Cena desagradável (foto Automotivre News) |
Oito carros na área do domo de
cristal do Museu Nacional do Corvette em Bowling Green, estado do Kentucky, foram
engolidos por um enorme sumidouro às 5h40 da manhã desta quarta-feira, informou
o museu. O sumidouro deve ter cerca de 12 metros de largura por 6 a 9 metros de profundidade,
segundo o museu.
Dois dos veículos — um ZR Spyder 1993 e um ZR1 Blue Devil 2009
— estavam emprestados pela General Motors. Os outros seis veículos, do acervo
do museu, eram um Corvette 1962 preto, um pace car PPG 1984, o milionésimo
Corvette, branco, o Corvette 1993 de 40° aniversário, o Z06 Mallett Hammer
2001, e o 1.500.000° Corvette, 2009.
O museu disse que engenheiros avaliarão a
situação hoje e o museu foi fechado esta tarde. Não há informação de vítimas. O
porta-voz do museu Bob Bubnis disse que por enquanto não dá para saber se os
carros são recuperáveis. “Ainda não sabemos”, disse. “Alguns dos danos são
variados, mas o que se vê na foto é o que se sabe. Honestamente, não sabemos o
estado dos carros”.
Bubnis disse que o museu ainda está esperando pelos engenheiros de estruturas para saber se é seguro voltar ao interior do domo.
Algo que ninguém esperava (foto Auitomotive News) |
O museu fica a cerca de 400 metros da fábrica da GM de Bowling Green, onde os Corvettes são fabricados desde 1981.
A região do centro-sul de Kentucky tem muitas cavernas e sumidouros, conhecidos como topografia de calcário. O Parque Nacional Mammoth Cave fica a cerca de 30 quilômetros de Bowling Green.
“Não é incomum para nós ver desmoronamento de sumidouros”, disse o porta-voz da cidade Lim Lancaster. “A maioria é bem menor do que esse de hoje".
O hidrólogo da cidade de Bowling Green, Tim Slattery, disse que quando o museu foi construído “os técnicos fizeram estudos” na geografia da área. Mas sumidouros podem se desenvolver com o tempo, à medida que a água corre sob o solo e leva o solo junto, disse.
O valor do prejuízo ainda é desconhecido, já que se trata de exemplares únicos de carros de colecionadores sem números de venda similares para comparar, de acordo com Sam Murtaugh, diretor de marketing da Leilões Mecum, de Wisconsin.
“Como se começa a avaliar o milionésimo Corvette produzido?” disse Murtaugh num e-mail. “É insubsttituível”.
Dave Chrisley, presidente e co-fundador do Clube da Fábrica do Corvette de Bowling Green, que foi fundado pelo funcionários da fábrica, disse acreditar que os carros emprestados pela GM eram os mais valiosos, especialmente o Spyder.
“Seria preciso leiloá-lo até para se estabelecer seu preço”, disse Chrisley. “Não posso nem dar uma idéia, era um carro-conceito.
A página do museu no Facebook tinha inúmeros comentários de fãs desconsolados, incluindo um sugerindo que bandeiras fossem hasteadas a meio-pau“em homenagem aos Corvettes que caíram”. (Automotive News/Reuters)
Fala sério... isso é uma maquete com os carrinhos do PK. Companhias de seguro não pagam esse tipo de coisa. Elas têm um termo para isso, "ato de Deus".
ResponderExcluirVerdade, olhando as fotos de relance também tive a impressão de ser uma montagem com carrinhos de brinquedo. Que curioso isso.
ExcluirAchei um site com a notícia e um vídeo das câmaras de segurança com o desabamento acontecendo: http://www.nydailynews.com/news/national/sinkhole-swallows-8-corvettes-national-corvette-museum-kentucky-article-1.1611201
ResponderExcluirXará que coisa triste, o chão simplesmente cai... lamentável
ExcluirBowling Green = Cajamar.
ResponderExcluirEntendedores entenderão.
Mais articulações axiais a serem substituídas, desta vez na Magneti Marelli Cofap. A exemplo da SKF, o Fiat 147 também está na jogada, mas também temos Del Rey, Saveiro e Gol do atual modelo, Iveco Daily e outros. Ao contrário do recall da SKF, em que era só um tipo de peça que servia para vários carros, aqui são vários modelos de articulação axial, o que faz crer que tenha sido um problema no processo produtivo como um todo.
ResponderExcluirShit ´s happen ,se fosse no Brasil já sei quem seria o culpado...
ResponderExcluirQuem seria??
ExcluirO horror, o horror...
ResponderExcluirUma pena pois ai estão muitas raridades únicas e tomara que a GM com muito empenho restaure todos eles.
ResponderExcluir