Coluna 0714 12.fev.2014 rnasse@autoentusiastas.com.br
Três cilindros, 1,5-l, 400 cv!
Nissan abre novo caminho
Nas
entranhas das muitas regras da engenharia automobilística, duas instigam e
balizam engenheiros e formuladores de produtos: uma, a potência específica. É a
relação de cavalos-vapor produzidos a cada litro de deslocamento volumétrico.
Na prática, ilustrado como cv por litro, escrito cv/l. Outra medida é um
desafio — produzir 1 cv na menor medida de peso. O Ford modelo T, automóvel que
deu mobilidade ao mundo, tinha motor de 4 cilindros, massa de ferro deslocando
2.900 cm³, pesando uns 200 kg
e produzindo 20 hp, 20,3 cv. Seu sucessor, o Modelo A, ampliou a cilindrada
para 3.300 cm³, peso assemelhado, fazendo o dobro em potência, 40 hp, 40,6 cv.
Há
constante evolução neste campo. Nos sistemas melhoradores da operação do motor
fazendo-o produzir mais potência e, no outro extremo, uso de materiais com
menor peso, como as ligas leves, o plástico, o compósito de plástico com fibras
com a de carbono. Por aí.
Agora a
japonesa Nissan exibiu o produto de pesquisas e elemento importante de um
projeto. Produto é um novo motor de 1.500 cm³, três cilindros. Pesa 40 kg e produz iniciais 400
hp, uns 405 cv. Chamou-o ZEOD RC Le Mans
– acrônimo indica Zero Emissions On
Demand, emissões zero quando solicitado. RC para Racing Car, e o
circuito francês sede da mais famosa prova de resistência automobilística à
base de velocidade, a 24 Horas, corrida em junho, onde estreará. Após, 2015,
corridas.
O automóvel combina o surpreendente motor Otto com outro, elétrico, mas não é um híbrido. O elétrico carrega sua bateria de íons de lítio com o sistema de regeneração da energia dos freios, emprestado de outro Nissan, o Leaf Nismo, um dos produtos no caminho da Nissan bem participar do mercado de carros elétricos.
O automóvel combina o surpreendente motor Otto com outro, elétrico, mas não é um híbrido. O elétrico carrega sua bateria de íons de lítio com o sistema de regeneração da energia dos freios, emprestado de outro Nissan, o Leaf Nismo, um dos produtos no caminho da Nissan bem participar do mercado de carros elétricos.
Estará na
categoria LMP1, classificação
especial, destinada a protótipos inovadores. Na prática, na corrida há um
índice energético, e nos dez turnos em que é dividida, a última volta de cada
um será dada apenas com tração elétrica. Uma curiosidade, em meio ao troar de
motores, o ZEOD passará sem fazer ruído e com emissões zero. Chamará atenções pelo
silêncio. Ambos os motores acionam a transmissão com câmbio de cinco marchas.
Separadamente, cada um é capaz de levar o automóvel a velocidades em torno de
300 quilômetros por hora. Será o primeiro elétrico a percorrer os 13.600 m do famoso
circuito.
A Nissan
busca fazer efeito demonstração do novo motor, mas também colher resultados de
baixas emissões — referência para os consumidores europeus.
Caminho
Faz
apresentação simpática, bem enfatizando as características do novo motor, seus
três cilindros, a injeção direta de combustível, o turbo pequeno e distante do
motor, a relação entre os 1.500 cm³ e os 400 hp/405 cv de potência, ou entre a
cilindrada e os 380 N·m — 38,7 m·kgf de torque, e todas estas medidas de
produção e o peso total, inacreditáveis 40 quilogramas. Mede
50 cm de
altura, 40 cm
de frente, e 20 de profundidade. Tão pouco em volume e peso, brinca dizendo ser
fácil levá-lo numa mala — e a se
considerar o atualmente visto, seria capaz de ser levado em mala de mão e
colocado acima de nossas cabeças nos aviões!
Em termos
de potência se equivale a um motor de Porsche 911 e, de relação entre peso e
potência, aos novos engenhos V-6 1600 empregados na Fórmula 1. Darren Cox,
diretor de desenvolvimento, disse que um dos pontos importantes está na redução
de atritos e, para isto, a Nissan teve como parceira a francesa fabricante dos
óleos Total.
Não deve
ser visto apenas como um novo motor em meio ao momento ascendente em
engenharia, com tantas demonstrações de ganhos de tecnologia para os motores de
ciclo Otto. É mais, é vertente no caminho, tanto pelos ganhos em seu
funcionamento, tanto por permitir à Nissan — e sua aliada Renault — ação
muito maior: projetar seus veículos, diminuindo o espaço destinado ao motor e,
com isto reduzir comprimento e/ou ampliar o habitáculo.
Como
disse um irônico jornalista inglês, não é um motor. É bruxaria.
Soichi Miytani, presidente da Nismo, área esportiva da Nissan, segura os 40 kg do motor ZEOD 1,5 |
A Kombi elegante do Seu
Habib
Seu Habib, explico logo, não é projetista ou
fabricante de automóveis, mas o engenheiro Sérgio Habib, dito o maior
revendedor de veículos novos no país, implantador das marcas Citroën e JAC,
desta sócio. Sabido, tem nome árabe mas é judeu. Em suma, do ramo.
Habib olhou o mercado observando, os veículos empregados em
deslocamento de turistas não acompanham a evolução da atividade. Resorts, hotéis caros, ou distantes de
aeroportos, contam com veículos para transportar seus hóspedes ou miniônibus —
baseados em projeto para transportar carga —, ou somam alguns automóveis, para
deslocar, por exemplo, família com quatro adultos. E que a demanda crescerá
neste período de Copa do Mundo de Futebol.
Importou de sua associada JAC um modelo de veículo de
transporte de passageiros dito T8 — a
indicação T é utilizada pela Volkswagen para a Kombi e sucessoras, sendo a geração
atual a T6.
Classifica-a como Maxivan
e entende, este nicho de vendas correspondendo a 2% das vendas de veículos de
passeio na Europa, está inteiramente disponível no Brasil. Medidas permitindo
conforto para sete passageiros e o motorista; capacidade de bagagem;
motorização atualizada, oferecendo bons resultados dinâmicos, boa velocidade
média, um 2,0, 16 válvulas, turbo, faz 175 cv, tocando transmissão com caixa manual
de seis marchas. Pela configuração mais próxima de automóvel que para veículo
de transporte, pode ser operado por condutor com Carteira de Habilitação B, as
comuns, para automóveis e veículos leves. O pacote inclui as obrigatórias
bolsas de ar, freios com ABS, e direção com assistência hidráulica, ar-condicionado
controlado por cada passageiro, kit multimídia. Preço da elegante Kombi do Seu Habib é em torno de R$ 115.000.
JAC T8, a Kombi do Seu Habib |
Roda-a-Roda
Acerto – Diz o importante Wall Street Journal, a Toyota está nos
acertos finais em acordo para encerrar investigações criminais e inerentes
ações indenizatórias relativas ao problema até hoje não explicado: carros da
marca subitamente acelerarem sozinhos. O fim de papo está orçado em US$ 1B.
? – Será uma das referências dos
eventos automobilísticos envolvendo eletrônica. Os Toyota assumiam o comando,
envolviam-se em acidentes. A marca tentou justificar o problema como sendo
causado pelos tapetes — sem êxito, ou explicação, chegou, até, a pedir auxílio
da NASA. Idem.
Assim, - Acordo encerrará os casos
nos EUA, mas não significa ter sido encontrada a causa.
Mico – Mercedes, BMW e Volkswagen
devolverão os prêmios recebidos por eleição para o troféu Yellow Angel realizada entre os 18 milhões de associados do ADAC, o
poderoso clube de serviços automobilísticos na Alemanha.
Vergonha –
A consultoria Deloitte descobriu, o ADAC inflou e manipulou resultados. Peter
Meyer, seu presidente, pediu demissão sob surpresa e desprezo, e a Deloitte
auditará todas as eleições desde 2005.
Pessoal –
Tenista, famosa, russa, embaixadora da marca Porsche, Maria Sharapova
apresentou na badalada Sochi, sua cidade natal, automóvel decorando
interpretando suas vontades: um sedã Panamera branco brilhante, incluindo
painel de instrumentos e a chave, estofamento em couro claro, rodas pretas em 20”, aplicações de fibra de
carbono com o nome da dona. Motor comum: V-8, 4,8 litros, aspiração
atmosférica, 446 cv. Diz andar, consumo combinado, 9,3 km com 1 litro.
Caminho –
O EcoSport acresceu mais duas conquistas em sua história: está à venda em 11
países europeus e é o veículo mais vendido na Argentina.
Promoção –
Para criar evento continuado, gerar acompanhamento e noticiário, enfim,
mostrar-se e lembrar ser produzido no Brasil, dois jipinhos goianos Suzuki
Jimny rodarão 100 mil km em 100 dias, em asfalto e fora dele.
Caminho –
Os Jimny são normais, sem preparo algum, exceto portar câmeras para registrar o
rodar 1.000 km
ao dia. Para acompanhar,
www.facebook.com/desafiojimny; www.twitter.com/suzukiveículos; www.instagram.com/suzukibr
Suzukis Jimny rodarão 1.000 km/dia. Geração de interesse |
Começou –
A Volkswagen fez festa com quem faz seus carros para inaugurar a ampliação da
fábrica de Taubaté, SP, onde iniciou produzir o up! Convidou 10 mil pessoas,
lideradas por obreiros e seus familiares. A festa encerrou as comemorações dos
60 anos da Volkswagen no Brasil.
Padrão –
Loja virtual de pneus em Blumenau, SC, a Pneus Fácil, padronizou os vários sistemas
empregados por importadores, revendedores, e lojas de pneus, visando
simplificar e evitar problemas. Grátis, o Código de Pneu Sistematizado está
acessível em www.codigodepneus.com.br.
BM, …BMW –
A marca alemã gostou do merchandising
feito com seus carros em filmes de ação do agente 007 então vividos pelo ator
Pearce Brosnan. Acertou-se com os produtores do ora festejado “Operação Sombra – Jack Ryan”. Incluiu sedãs
séries 3, 5, 7, e o 6 Gran Coupé e utilitário esportivo X5.
Ocasião –
Em São Paulo, a divulgação do filme fez pré-estreia com direito a festa e
exposição de automóveis BMW. Mas a associação dos revendedores perdeu
oportunidade de ação conjunta. Poderia ter convidado clientes atuais, futuros,
expor os modelos em todas as praças de estréia do filme.
Festa - Membros do grupo Alfa Romeo BR organizarão viagem
em março: 2.300 km
por São Paulo, Curitiba, Rio, Petrópolis, Xerém (distrito industrial em Duque de Caxias, RJ) e Betim. Festejarão os 40 anos do
início de produção (1974) do Alfa Romeo 2300, nascendo em Xerém, RJ, na
Fábrica Nacional de Motores, findando (1987) em Betim, MG, fábrica Fiat para onde a
produção foi deslocada.
Marco – Automóvel era o de maior refinamento técnico no
país, sedã de comportamento esportivo, e aos 25 de março a caravana estará na
FNM, exatas quatro décadas após seu lançamento. Para aderir no todo ou em
parte, veja
Inscrições,
limitadas, abertas em
http://arcmg.lojavirtual.maxihost.com.br/products/taxa-de-inscricao-alfa-romeo-2300-km.html
Gente - Mary Barra, presidente da General Motors, à toda. OOOO Lidera relação das 50 mulheres de negócios mais poderosas no mundo, pela revista Fortune. OOOO Nos focos atuais de Dona Barra, viabilizar a GM recém-separada do governos dos EUA; retomar a marca Cadillac ao patamar de referência em luxo. E,...OOOO Comprar um Camaro antigo.OOOO
RN
A coluna "De carro por aí" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
Cartaz do passeio/homenagem |
Gente - Mary Barra, presidente da General Motors, à toda. OOOO Lidera relação das 50 mulheres de negócios mais poderosas no mundo, pela revista Fortune. OOOO Nos focos atuais de Dona Barra, viabilizar a GM recém-separada do governos dos EUA; retomar a marca Cadillac ao patamar de referência em luxo. E,...OOOO Comprar um Camaro antigo.OOOO
RN
A coluna "De carro por aí" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
Interessante é o EcoSport que foi reprovado pela revista Quatro Rodas.
ResponderExcluirNão só está em alta no Brasil como se tornou líder na Argentina.
É muito estranho...
Suzuki Jimny,
ResponderExcluirBom jipinho, mas com preços inflacionados.
Então, vejamos: o motor Nissan/Nismo pesa 40kg. Mas e as baterias, pesam quanto? 100kg????
ResponderExcluirSenhor Nasser, tentando entrar em contato com o senhora um bom tempo, mas sempre que o senhor tem um e-mail diferente, nesta página aparece como rnasse@autoentusiastas, na página de contato como rnasser@autoentusiastas, e na semana passada jrnasserautoentuRiastas, com o R no lugar do S. Poderia me passar um e-mail de contato para o senhor? Preciso de umas dicas para procurar um automóvel antigo específico, mas possuo apenas uma placa antiga dele como referencia, e queria saber se há como ela me levar para algum em que eu descubra informações do carro.
ResponderExcluirA NASA mais alguns cientistas emitiram estudos mostrando que o provável problema foi ocasionado por um fenômeno chamado "Thin Whiskers".
ResponderExcluirÉ um tipo de oxidação que cria pequenos fios de cabelo na solda das placas eletrônicas e que provocam curtos circuitos. Esse problema só começou a aparecer depois que baniram o uso de chumbo na liga das soldas de estanho.
Obrigado pela informação. Pelo que informou, deve ser efeito de crescimento dos cristais da liga ou de elemento específico desta.
ExcluirAlém dos problemas com a tenacidade desta nova liga (não é firme mediante inúmeros ciclos de grande aquecimento e arrefecimento), ainda tem este problema. Resta saber como contornarão isto (mudança de composição desta ou com agente externo etc), pois afeta toda indústria (cada qual com seu nível de impacto), e não somente a automotiva.
Motor Nismo. Não é Magia, é tecnologia!
ResponderExcluirComo uma das melhores colunas automobilísticas tem tão poucos comentários?
ResponderExcluirTomara que também entendam se excelente e, ao final, concluam: sem comentários.
Parabéns, Nasser. Classe e objetivismo de sempre, trazendo novidades quase exclusivas, inteligência nesse mundo tão pobre.
Sucesso e vida longa!
Interessante essa viagem dos Alfas!
ResponderExcluirParabens aos idealizadores.