google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CONVERSA DE PISTA EXTRA: CBA PEDE DESCULPAS A PEDRO PIQUET, MAS NÃO ESCLARECE ASSUNTO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

CONVERSA DE PISTA EXTRA: CBA PEDE DESCULPAS A PEDRO PIQUET, MAS NÃO ESCLARECE ASSUNTO





 
Brasileiro foi autorizado a competir no Exterior e teve licença cassada após ter disputado duas rodadas de torneio na Nova Zelândia. Piloto russo de 15 anos segue competindo no certame

O imbróglio da cassação da carteira internacional do piloto Pedro Piquet, filho do tricampeão mundial de F-1 Nélson Piquet (1981/83/87) teve novo capítulo na tarde de hoje (5/2) com a divulgação de um pedido de desculpas (veja texto abaixo) da Confederação Brasileira de Automobilismo. Em nota colocada discretamente no site da entidade, seu presidente Cleyton Pinteiro e o presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), Giovanni Guerra, vieram a público “pedir sinceras desculpas ao piloto”. 

Até agora, porém, a entidade não esclareceu por que esperou o campeonato começar para cassar a licença do piloto, assunto que você pode ver mais detalhes neste link. Ao esperar 11 dias para se desculpar publicamente do próprio erro, a CBA confirma que trabalha com visível descompasso com a realidade sobre a qual deve zelar.

Como diz o capítulo II, artigo 6º, Parágrafo “e” dos próprios estatutos da CBA, a entidade deve “extremar-se no estímulo, na publicação e no incremento do desporto amadorista, assim como na disciplina da organização e da prática das modalidades profissionais ou mistas, sujeitos à sua direção”.

A licença de Pedro Piquet foi solicitada em outubro, emitida antes de dezembro de 2013 e o campeonato só teve início no fim de semana de 11/12 de janeiro, cerca de um mês após a publicação pela FIA das regras de emissão de licenças internacionais de pilotos. 

 A presença da Federação do Maranhão

A presença de Giovanni Guerra nesta história é conseqüência do fato de Pedro Piquet ser filiado à federação por ele presidida. Por telefone, Guerra afirmou ontem que foi ele quem iniciou as tratativas para a emissão da carteira de Pedro em outubro de 2013 e lembra que “na ocasião o presidente Cleyton me avisou que isso era impossível e ia contra as normas da FIA”. Curiosamente o mesmo presidente da CBA declarou em janeiro de 2014 ao site Voando Baixo que “A CBA deu a liberação ao Pedro Piquet pois em reunião do Conselho Mundial da FIA realizada no final de 2013 houve a recomendação de que, no caso do piloto completar 16 anos durante o ano de disputa do campeonato, poderíamos autorizar a sua participação.

No mesmo artigo Pinteiro agrega valor à confusão declarando que “até onde sei, ele (Matevos Isaakyan) é filiado a um clube não reconhecido pela FIA.”  Consultado, via e-mail, o gerente-geral da MotorSport New Zealand, Brian Budd, confirmou ao Ae que a licença de Matevos Isaakyan é emitida pela Federação de Automobilismo da Geórgia, entidade filiada à FIA, “que em momento algum fez algum questionamento com relação a esse documento” e que sua entidade não reconhece licenças de pilotos emitidas por organizações não reconhecidas pela Federação Internacional do Automóvel. Com relação ao caso de Pedro Piquet ele foi taxativo:

"A questão da licença de Pedro Piquet é entre a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a FIA. Não tem nenhuma relação com MotorSport New Zealand."

Vale lembrar que o piloto russo Matevos Issakayan completará 16 anos no dia 17 de abril próximo, ou seja, está competindo em situação idêntica àquela que a CBA usa para justificar a cassação da licença do brasileiro. Procurados no início da manhã de ontem e através de suas assessorias, Cleyton Pinteiro e Nelson Piquet não se manifestaram. 

Cópia do comunicado publicado ontem no site da Confederação Brasileira de Automobilismo:

"A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), na pessoa do seu Presidente Cleyton Pinteiro, e a Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), na pessoa do seu Presidente Giovanni Guerra, consternados com o episódio ocorrido durante o Campeonato Toyota Racing Series, na Nova Zelândia, em conseqüência de um ato equivocado, veem a público e à luz da verdade, pedir sinceras desculpas ao piloto Pedro Piquet. Certo de sua compreensão, permanecemos a disposição com o objetivo de sempre colaborar e apoiar nossos pilotos e nosso Automobilismo.”

WG


A coluna "Conversa de pista" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiatas.

11 comentários :

  1. Muito mal explicado, tem mais cara de "vingancinha" contra o Piquet que qualquer outra coisa. Seria o caso de se filiar em entidade de outro país?

    ResponderExcluir
  2. Leandro,

    Não é tão simples assim. Se o piloto não tiver dupla nacionalidade deve provar que está estudando em tempo integral no país e a autoridade esportiva local - que deverá ser filiada à FIA -, só emitirá a licença com o consentimento da autoridade do país da cidadania do requerente, Mais ou menos por aí.

    Abraço,

    Wagner

    ResponderExcluir
  3. O que deixou Piquet puto foi que a CBA recebeu o comunicado bem antes dele ir para a Nova Zelândia, e se a CBA tivesse comunicado a ele antes, ele poderia tentar contornar na FIA ou então não ir para a NZ. Jovino

    ResponderExcluir
  4. Resumindo: retaliação.

    Como é difícil carregar o sobrenome Piquet!

    ResponderExcluir
  5. Jovino,

    Concordo com seu raciocínio e acredito que há algo mais além disso.

    Abraços,

    Wagner

    ResponderExcluir
  6. Isso é porque ele bate de frente com a politicagem da CBA. Agora ficou realmente feio para a CBA. Pena que o Piquet é discreto. Já pensou se fosse o Galvão Bueno? Iria fazer um escândalo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quando o Piquet faz escândalo é pra derrubar, pergunte ao Flávio Briatore...

      Fernando

      Excluir
  7. O comunicado da CBA é um típico solilóquio flácido para acalentar bovinos. Espero que Piquet mova uma ação judicial contra a CBA para reparação de perdas e danos.

    ResponderExcluir
  8. CBA: Cada B´stia que Apronta...

    ResponderExcluir
  9. Errata: Piquet foi campeão em 87, não em 86

    ResponderExcluir

Consulte www.autoentusiastas.com.br.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.