Licenciamentos
Os licenciamentos de automóveis e comerciais leves novos nacionais em janeiro foi de 235.520 unidades, queda de 12,5% sobre dezembro, 269.291, mas 1,2% melhor que janeiro de 2013, quando foram licenciados 232.836 de veículos dessa categoria.
Nos importados, mesmo segmento, queda de 3,5% sobre dezembro, 64.582 contra 66.939 unidades, com ligeiro ganho sobre janeiro de 2013, 0,4%, apenas 230 veículos mais.
Considerando nacionais e importados, foram licenciados 300.102 veículos, menos 10,7% em relação a dezembro (336.230), mas com 1% mais (2.914 unidades) que em janeiro de 2013.
Os importados representaram 20,7% do mercado de automóveis e comerciais leves em janeiro, contra 19% em janeiro e 18,8% no ano passado.
Produção
Foram produzidos 221.183 automóveis e comerciais leves em janeiro, 716 veículos menos que em dezembro, 0,3% de queda. Mas a produção despencou comparando este janeiro e o último, que fora de 276.493 unidades, tombo de 20%.
Exportações
As vendas externas totalizaram US$ 886.200, queda expressiva de 26% sobre dezembro e 13,3% que o mesmo mês do ano passado, quando havia chegado a US$ 1,022 bilhão.
Em unidades montadas, foram exportadas 24.128 unidades, enquanto em dezembro esse número foi de 43.298 unidades, portanto queda forte de 40,3%. Comparando com janeiro de 2013, menos 28,9%, quando foram exportados 34.339 veículos montados.
O volume de CKD (desmontados) foi de 902 automóveis e comerciais leves, contra 1.584 em dezembro, queda de 43%. Em relação a janeiro de 2013, queda de 41,2%, quando foram embarcadas 1.536 unidades CKD.
Emprego
Em janeiro a indústria automobilística de veículos leves e pesados empregava 131.698 pessoas, praticamente o mesmo número de dezembro (131.595), 0,1% mais, mas aumentou o número de postos de trabalho na comparação com janeiro de 2013, quando era de 131.565, portanto variação também positiva de 0,1%.
Classificação
Fabricante
|
Autos
|
Com. leves
|
Total
|
%
|
|||
1º
|
Fiat
|
47235
|
15814
|
63049
|
21,01
|
||
2º
|
VW
|
44853
|
10379
|
55232
|
18,40
|
||
3º
|
GM
|
44039
|
9853
|
53892
|
17,96
|
||
4º
|
Ford
|
21785
|
7593
|
29378
|
9,79
|
67,16
|
4 grandes
|
5º
|
Renault
|
15785
|
5953
|
21738
|
7,24
|
||
6º
|
Hyundai
Br
|
13539
|
0
|
13539
|
4,51
|
||
7º
|
Toyota
|
7825
|
5049
|
12874
|
4,29
|
||
8º
|
Honda
|
10114
|
742
|
10856
|
3,62
|
||
9º
|
Outras
|
4337
|
4744
|
9081
|
3,03
|
||
10º
|
Nissan
|
5333
|
967
|
6300
|
2,10
|
||
11º
|
Citroën
|
5952
|
279
|
6231
|
2,08
|
||
12º
|
Mitsubishi
|
377
|
4754
|
5131
|
1,71
|
||
13º
|
Peugeot
|
4610
|
387
|
4997
|
1,67
|
||
14°
|
Hyundai
Imp
|
1264
|
3419
|
4683
|
1,56
|
||
15º
|
Mercedes
|
987
|
806
|
1793
|
0,60
|
||
16º
|
Audi
|
629
|
272
|
901
|
0,30
|
||
17º
|
Iveco
|
0
|
321
|
321
|
0,11
|
||
18º
|
Subaru
|
6
|
56
|
62
|
0,02
|
||
19º
|
Mahindra
|
0
|
39
|
39
|
0,01
|
||
20º
|
Agrale
|
0
|
5
|
5
|
0,00
|
||
228670
|
71432
|
300102
|
100,00
|
Fonte: Anfavea
Atualizado em 7/02/14 às 12h45, correção do número de funcionários na indústria em janeiro de 1913.
Atualizado em 7/02/14 às 12h45, correção do número de funcionários na indústria em janeiro de 1913.
Oie,
ResponderExcluirO AUTOentusiastas poderia fazer uma lista dessas com os quinze veículos (carros e com. leves) mais vendidos.
CCN 1410
ExcluirBoa idéia, vamos cuidar disso.
Quais são os comerciaus leves da Honda e da Totota?
ResponderExcluirRenato
Os que não são automóveis: CR-V, Hilux, RAV4 etc.
ExcluirBS, eu não entendi uma coisa:
ResponderExcluir"Em janeiro a indústria automobilística de veículos empregava 131.698 pessoas, praticamente o mesmo número de dezembro (131.595), 0,1% mais, mas aumentou o número de postos de trabalho na comparação com janeiro de 2013, quando era de 151.374, portanto variação positiva de 1,4%."
Você não quis dizer que ouve um recuo nos postos de trabalho visto que em 2013 tinha 151mil e hoje 131mil???
não sou fão...
ExcluirO número de pessoas empregadas em janeiro de 2013 era 131.565. O número 151.374 inclui os trabalhadores da indústria de máquinas agrícolas e rodoviárias (19.809), da qual não comento por ser fora do tema do Ae. Transcrevi o dado errado, já vou corrigir e agradeço seu alerta.
Quase 70% do mercado em quatro mãos... OU se preferir, pouco menos de 60% em três...
ResponderExcluirA concorrência, pelo jeito, anda meio preguiçosa!
A concorrência que tinha a chance de entrar com preços menores para forçar a competitividade e ganhar mercado, preferiu sucumbir a ganância do mercado brasileiro e perdeu a grande chance de alavancar as vendas e reduzir os preços dos automóveis no Brasil, vide os preços abusivos da Hyundai e da dupla Honda e Toyota. Ou seja, não querem ganhar mercado, querem vender pouco e ganhar muito. Assim o quarteto fantástico continua a sair ileso dessa briga e fazer o que quiser com o mercado, e nós ou andamos de carro usado com peças e mão-de-obra de terceiro mundo ou vendemos um Rim pra comprar um carro zero!
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