Não faz muito tempo, julho do ano passado, dirigi o A3 Sportback e gostei muito. Mas esse "3" sedã não fica atrás, me cativou, apesar de os dois serem praticamente iguais em trem motriz e desempenho. A novidade chega ao Brasil pouco depois de iniciadas as vendas na Europa e antes até dos Estados Unidos (primeiro trimestre de 2014), apesar de seu lançamento mundial ter ocorrido no último Salão de Nova York, em abril. O modelo é produzido na moderna fábrica de Györ, na Hungria.
Bom estilo da traseira |
Dimensionalmente, o sedã é 146 mm mais comprido (4.456 mm), 11 mm mais largo (1.796 mm) e 9 mm mais baixo (1.416 mm). É incrível, mas o entreeixos é 1 mm maior, foi de 2.636 mm para 2.637 mm. As bitolas dianteira/traseira aumentaram de 1.535/1.506 mm para 1.555/1.526 mm.
O A3 sedã pesa 1.295 kg, 35 kg mais que o Sportback, e isso reflete na aceleração 0-100 km/h, embora apenas marginalmente pior, 7,3 contra 7,2 segundos Mas como o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) do sedã é melhor, 0,30 contra 0,32, e a área frontal é menor, 2,12 m² contra 2,13 m², sua velocidade máxima é de 235 km/h, 232 km/h no hatch. Mas convenhamos que são diferenças desprezíveis na prática.
Porta-malas está mais para 400 do que para 500 litros: 425 |
Preferências pessoais à parte, o fato é que o sedã custa bem menos (R$ 7.900) que os R$ 124.300 pedidos pelo Sportback, anda igual e tem a vantagem do porta-malas de 425 litros, contra 380 litros. Tem o mesmo câmbio robotizado de sete marchas, o S tronic, os mesmos pneus 225/45R17Y (estepe fino T125/70R18) e a mesma direção rápida de relação 15,3:1 com assistência elétrica comandada por um excelente volante de 360 mm de diâmetro, 2,6 voltas entre batentes. E volante totalmente circular, nada de segmento reto no círculo, que a Audi acertadamente optou por não incluir no pacote do modelo para o Brasil.
O sedã traz o mesmo e brilhante motor EA888 turbo (0,8 bar de pressão) de duplo comando com acionamento por corrente, de fase variável e dois levantamentos das válvulas de escapamento, quatro válvulas por cilindro e a sofisticada injeção dupla, no duto para cargas parciais (pouca aceleração) e direta em solicitação de potência. O sistema na injeção "indireta" funciona à pressão de 6 bares e na direta, a 200 bares.
Motor turbo 1,8-l de 180 cv e 25,5 m·kgf |
Tudo resulta em 180 cv de 5.100 a 6.200 rpm e 25,5 m·kg de 1.250 a 5.000 rpm, 7,2 kg/cv e uma sétima marcha longa o bastante para dar v/1000 de 46,7 km/h para 2.600 rpm a 120 km/h. E com o benefício da roda-livre em 5ª, 6ª e 7ª estando a seleção de comportamento Audi Select em Eficiência (há Conforto, Auto, Dinâmico e Individual). Utilizá-la é prazeroso, ver o uso da inércia, aproveitar o combustível que foi gasto.
Com ou sem o monitor, a escolher
Por falar nisso, o sistema de carga da bateria é gerenciado de modo a fazer o potente alternador de 140 ampères carregar quando o carro está sendo freado ou desacelerando em freio-motor e desligar a geração de energia elétrica quando o veículo está sob aceleração, contribuindo para reduzir o consumo de combustível. Esse sistema vendo utilizado por outras marcas, como BMW.
As fichas técnicas oficiais alemãs indicam ser o sedã mais econômico, com 14,3 km/l na cidade e 20,8 km/l na estrada, contra 13,5 km/l e 20,5 km/l no hatchback, ambos com pneus básicos 205/55R16 e relações das marchas e dos diferenciais iguais. Aqui, com os pneus de 225 mm de seção e gasolina com 25% de álcool, esses números certamente caem. Mas mesmo assim, andando "à moda" e com ar-condicionado ligado o computador de bordo indicou 11 km/l com consistência. Fossem aplicadas as mesmas correções do Inmetro, 22% na cidade e 29% na estrada, teríamos 11,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, números coerentes. O tanque é que poderia ser um pouco maior, 50 litros é pouco num carro desse porte.
A Audi informou que para o pacote Brasil foi escolhida a suspensão de altura de rodagem igual à da Alemanha, dispensando a elevada "para maus caminhos" em 15 mm. Decisão acertada, passei por várias lombadas em Itu sem raspar nada embaixo, é o comportamento é de fazer sorrir até quem não é entusiasta. Independente do controle de estabilidade, é muito difícil um motorista sem grande habilidade perder o controle do carro. Como em todo automóvel rápido, a aproximação a veículos lentos à frente requer bom julgamento de distância e noção da capacidade de frenagem, pois o risco de não parar a tempo é grande sempre.
Como no irmão hatchback, o monitor de 7 polegadas no centro do painel é escamoteável eletricamente por interruptor no painel. A operação é por roda giratória com superfície central tátil tipo mouse, de uso bem simples, tanto para o GPS quando quanto para ajustes de mídia. O HD do sistema é de 60 gigabytes. No volante há os controles adicionais, como o do telefone. Os instrumentos, desnecessário dizer, são "Wolfsburg", de fácil leitura.
Como no Sportback, o espaço para os passageiros do banco traseiro é bom e estes contam com saída de ar-condicionado. Há cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos; bolsa inflável, até para os joelhos do motorista. Também repetindo o visto no Sportback, há a apreciada faixa degradê no pára-brisa.
Este é mesmo o Audi que faltava
BS
Roda giratória com função de mouse |
Como no irmão hatchback, o monitor de 7 polegadas no centro do painel é escamoteável eletricamente por interruptor no painel. A operação é por roda giratória com superfície central tátil tipo mouse, de uso bem simples, tanto para o GPS quando quanto para ajustes de mídia. O HD do sistema é de 60 gigabytes. No volante há os controles adicionais, como o do telefone. Os instrumentos, desnecessário dizer, são "Wolfsburg", de fácil leitura.
Sentado "atrás de mim" |
Como no Sportback, o espaço para os passageiros do banco traseiro é bom e estes contam com saída de ar-condicionado. Há cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos; bolsa inflável, até para os joelhos do motorista. Também repetindo o visto no Sportback, há a apreciada faixa degradê no pára-brisa.
A faixa... |
Este é mesmo o Audi que faltava
BS
Obs: Mais fotos após ficha técnica e relação dos itens do pacote Brasil.
FICHA
TÉCNICA AUDI A3 SEDAN
|
|
MOTOR
|
|
Tipo
|
Ignição
por centelha, 4 tempos
|
Instalação
|
Dianteiro,
transversal
|
Material
do bloco/cabeçote
|
Ferro
fundido/alumínio
|
N° de
cilindros/configuração/n° de mancais
|
4 / em
linha / 5
|
Diâmetro
x curso
|
82,5 x 84,1 mm
|
Cilindrada
|
1.798 cm³
|
Aspiração
|
Forçada por
turbocompressor com interresfriador, pressão 0,8 bar
|
Taxa de
compressão
|
9,6:1
|
Potência
máxima
|
180 cv de
5.100 a
6.200 rpm
|
Torque
máximo
|
25,5
m·kgf de 1.250 a
5.000 rpm
|
N° de
válvulas por cilindro
|
4
|
N° de
comando de válvulas /localização
|
2 /
cabeçote, com variador de fase de admissão e escapamento, corrente
|
Formação
de mistura
|
Injeção
eletrônica no duto e direta
|
ALIMENTAÇÃO
|
|
Combustível
|
Gasolina
E20/25, 95 octanas RON
|
SISTEMA
ELÉTRICO
|
|
Tensão
|
12 volts
|
Gerador
|
Alternador
140 A
|
Capacidade
da bateria
|
59 A·h
|
TRANSMISSÃO
|
|
Rodas
motrizes
|
Dianteiras
|
Câmbio
|
Robotizado,
duas embreagens a seco
|
N° de
marchas
|
7 à
frente e uma à ré
|
Relações
das marchas
|
1ª.
3,765:1; 2ª. 2,273:1; 3ª. 1,531:1; 4ª.1,122:1; 5ª. 1,176; 6ª 0,951; 7ª 0,795;
ré 4,176
|
Relações
de diferencial
|
1ª à 4ª
4,438:1; 5ª à 7ª 3,277:1; ré 4,176
|
FREIOS
|
|
De
serviço
|
Hidráulico,
duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS com EBD
|
Dianteiro
|
Disco
ventilado
|
Traseiro
|
Disco
|
SUSPENSÃO
|
|
Dianteira
|
Independente,
McPherson com subchassi de alumínio, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor
pressurizado e barra estabilizadora
|
Traseira
|
Independente,
multibraço com subchassi de aço, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
separados e barra estabilizadora
|
DIREÇÃO
|
|
Tipo
|
Pinhão e cremalheira, assistência
elétrica indexada à velocidade
|
Diâmetro
mínimo de curva
|
10,9 m
|
Relação
de direção
|
15,3:1
|
RODAS
E PNEUS
|
|
Rodas
|
Alumínio
7,5J x 17
|
Pneus
|
225/45R17Y
|
PESOS
|
|
Em ordem
de marcha
|
1.295 kg
|
Carga
máxima
|
550 kg
|
CARROCERIA
|
|
Tipo
|
Monobloco em aço, capô e pára-lamas dianteiros de
alumínio, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
|
DIMENSÕES
EXTERNAS
|
|
Comprimento
|
.4.456 mm
|
Largura
sem espelhos
|
1.796 mm
|
Altura
|
1.416 mm
|
Distância
entre eixos
|
2.637 mm
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.555/ 1.526 mm
|
AERODINÂMICA
|
|
Coeficiente
de arrasto (Cx)
|
0,30
|
Área
frontal (A)
|
2,12 m²
|
Área
frontal corrigida (Cx x A)
|
0,636 m²
|
CAPACIDADES
|
|
Porta-malas
conforme VDA (V211)
|
425 litros
|
Tanque de
combustível
|
50 litros
|
DESEMPENHO
|
|
Velocidade
máxima
|
235 km/h
|
Aceleração
0-100 km
|
7,3 s
|
CONSUMO
DE COMBUSTÍVEL
|
|
Cidade
(dado de fábrica)
|
14,3 km/l
(7 l/100 km)
|
Estrada
(dado de fábrica)
|
20,8 km/l
(4,8 l/100 km)
|
CÁLCULOS
DE CÂMBIO
|
|
v/1000 em
7ª
|
46,7 km/h
|
Rotação
do motor a 120 km/h
em 7ª
|
2.600 rpm
|
Rotação
do motor à vel. máxima 6ª/7ª
|
6.000/5.000
rpm
|
AUDI
A3 SEDÃ - PACOTE BRASIL
|
CONFORTO
E COMODIDADE
|
Acabamento
interno em estilo "3D barlovento"
|
Ajuste
elétrico do banco do motorista
|
Alavanca
seletor de marchas em couro
|
Apoio de braço
dianteiro
|
Apoio
lombar de 4 vias
|
Ar-condicionado
automático de 2 zonas
|
Bancos
dianteiros esportivos
|
Bancos em
couro sintético
|
Computador
de bordo colorido
|
Encosto
do banco traseiro rebatível
|
Espelho
interno fotocrômico
|
Fixações
Isofix no banco traseiro
|
Pacote de
luzes
|
Pacote
porta-obejtos
|
Porta-malas
com tapete reversível
|
Sensores
crepuscular e de chuva
|
Sobretapetes
dianteiros e traseiros
|
Teto
moldado em tecido
|
Teto
solar panorâmico
|
Vidros laterais
e traseiro com isolamento térmico
|
Volante
multifuncional em couro, multifuncional e com borboletas
|
EXTERIOR
|
Acabamento
das soleiras das portas em alumínio
|
Ajuste
elétrico dos retrovisores externos
|
Carcaças
dos espelhos externos na cor do veículo
|
Pára-brisa
com faixa degradê
|
Roda de
alumínio 7,5Jx17 e pneus 225/45R17Y
|
SEGURANÇA
VEICULAR
|
Audi
Drive Select
|
Bolsas
infláveis de cortina para os passageiros dianteiros
|
Bolsas infláveis
frontais e de joelho para o motorista
|
Controle
de estabilidade
|
Direção
Servotronic
|
Estepe
|
Estojo de
primeiros socorros e triângulo de segurança
|
Faróis
bi-xenônio com ajuste automático de altura do facho
|
Faróis de
neblina
|
Lavador
de faróis
|
Luz
traseira de neblina
|
Macaco
|
Sensor de
afivelamento dos cintos dianteiros
|
Sistema
Desliga-Liga motor
|
Travamento
central com controle remoto a distância
|
SEGURANÇA
PATRIMONIAL
|
Preparação
para rastreador
|
ÁUDIO
E COMUNICAÇÃO
|
Alto-falantes
|
Audi
Music Interface
|
Bluetooth
|
Rádio MMI
|
OPCIONAIS
|
Pintura
metálica ou perolizada
|
Sistema
de navegação
|
CORES
INTERNAS
|
Bancos em
preto
|
Painel
inferior em preto
|
Painel
superior em preto
|
Tapetes
em cinza
|
Teto em
cinza
|
CORES
DA CARROCERIA
|
Azul
Scuba (metálica/perolizada)
|
Branco
Amalfi
|
Branco
Geleira (metálica/perolizada)
|
Cinza
Dakota (metálica/perolizada)
|
Cinza
Monção (metálica/perolizada)
|
Marrom
Beluga (metálica.perolizada)
|
Prata
Gelo (metálica/perolizada)
|
Preto
Brilhante
|
Preto
Fantasma (metálica/perolizada)
|
Vermelho
Brilhante
|
Vermelho
Misano (metálica/perolizada)
|
Vermelho
Shiraz (metálica/perolizada)
|
Markus Gleitz, coordenador de Estilo Exterior Estúdio 4, da Audi AG, explica detalhes no novo Audi durante a apresentação à imprensa |
Saídas de escapamento duplas sempre ajudam no estilo, mesmo com motor 4-cilindros |
Ar-condicionado automático duas-zonas, imprescindível hoje |
Só faltou mesmo o interior bege. Com este exemplar azul então, ia ficar espetacular. Um habitáculo cinza clarinho também ficaria ótimo. E azul claro como houve aqui para os Chrysler brasileiros, ficaria divino. Existem essas opções? É um saco esse negócio de interior "pretinho básico".
ResponderExcluirMr. Car
ExcluirNao inventa moda...
Interior escuro suja menos e se evita o stress de brigar com criança , com a sogra e com o cachorro. Esses assíduos passageiros do banco de trás
Legal colegão, então compra o preto pra poder levar o cachorro dentro do carro. Deixa para quem não tem necessidade de fazer do carro um canil, motel ou transporte escolar comprar um com interior mais legal.
ExcluirAlém disso, a cor que mais esconde sujeira é cinza rato e não preto.
Criança e sogra não tenho, e o cachorro vai sempre dentro da cadeirinha dele (semelhante às de bebês) como manda a lei, e não solto dentro do carro. Além disso, mesmo assim, forro o banco bem forrado, só para garantir. Sem chance de sujar. Isso é com os relaxados que não impõem regras aos passageiros humanos (como não comer no carro, por exemplo) nem tomam cuidados necessários com os animais.
ExcluirMeu carro, um Fiat 500, tem o painel e volantes brancos, bancos com tecido vermelho e bege claro, não tem marca alguma, basta ter cuidado, como cita o Mr. Car.
ExcluirPuxa vida anônimo das 13:53! Andar com a sogra, criança e cachorro no banco de trás ninguém merece cara...
ExcluirSe eu fosse você, vendia o carro e ficava em casa deitado no sofá.
Mr Car
ExcluirVoce esta certo em cuidar bem do carro
Mas acho que voce e muito sistemático e metódico
Eu nao gostaria de estar na pele do seu cachorro
Pode apostar que milhares de cachorros gostariam de estar na pele do meu. Ele só vai preso à cadeirinha no carro, pelo mesmo motivo que um bebê vai: não ser lançado no caso de um impacto ou freada extremamente brusca, e também para não se enfiar sob meus pés (imagine um cachorro entre seus pés e os pedais do carro) ou pular no meu colo enquanto dirijo, o que poderia me atrapalhar e causar um acidente. De resto, muita criança estaria muito mais feliz se fosse tratada como o "Joy", que nunca tomou sequer um peteleco, embora seja um arteiro de marca maior, uma espécie de "Marley" (o famoso Labrador do livro e do filme), só que em miniatura.
ExcluirAgora entendi
ExcluirMudei de ideia sobre estar na pele do seu cachorro
Um ser humano de valor trata bem animais
Voce e um Ser humano de valor!
Tenho uma Jetta Variant nessa exata cor, com interior bege claro. Suja mais do que o preto, mas em compensação, uma esponjinha com sabão neutro resolve qualquer parada. Sei bem do que falo, pq tenho duas crianças pequenas.
ExcluirO cachorro não é o problema, cuidado com a sogra!rsrsrs...
ExcluirGostei do carro e do motor, para meu gosto é uma pena ter painel semelhante ao do gol, que acho feio (estou falando de tudo, não só dos mostradores atrás do volante).
ResponderExcluirTive a mesma sensação, de painel mais pobre, vendo alguns BMWs 320 na CSS. Ainda assim, de perto, é possível notar que o acabamento, disposição e a qualidade do material é infinitamente melhor do que no gol, mas essa questão de "fluidez" e "limpeza" deve ser coisa de alemão.
ExcluirSim, não duvido que o acabamento seja bom! Acho que isso nem se discute em um Audi.
ExcluirO que eu não gosto é o desenho do painel. Eu não seria louco para comparar o acabamento do gol com o acabamento do A3, só são semelhantes no desenho e é isso que me desagrada, acho o painel do Gol feio e como o painel do A3 é semelhante, achei feio também.
Abraços
Linda paisagem tem a foto que mostra "a faixa".
ResponderExcluirConcordo plenamente...pena estar tão discreta na imagem.
ExcluirAh! Certamente não existe a opção de câmbio manual...
ResponderExcluirSim existe
ExcluirMas só na Europa ou para o mercado argentino.
Há, há, há !
Tenho algumas broncas com esse Audi, como as rodas em hélice (cujo sentido de rotação fica invertido em um dos lados do carro), os bancos elétricos sem memória e o painel dianteiro, muito parecido com o de um Gol G5. Mas, apesar disso, ele já está me dando água na boca, especialmente nessa cor Azul Scuba.
ResponderExcluirE, quanto ao gancho que segura a cobertura do estepe, maldito seja o Departamento de Depenação da VW, que retirou esse utilíssimo detalhe do novo Jetta!
E como fica o A4? Eu não entendo o comprador desse A3, já que existe na própria marca um sedã maior e mais barato, há um tempo atrás tinha concessionário vendendo o A4 por 110k.
ResponderExcluirTambém não entendo isso, mas existe sempre a questão da novidade e a possibilidade de vender um carro de categoria abaixo pelo mesmo preço de um de categoria acima.
ExcluirBob, explica por favor essa dos dois levantamentos no escape. E na admissão varia só a fase? Acho que é o único motor assim, já que o levantamento quando varia quase sempre é na admissão ou em ambos.
A3 sedan, CLA, Classe A, BMW série 1. Grandes novidades, mas para mim não passam de estratagema para encarecer os verdadeiros modelos de entrada, A4, Classe C e Série 3. Quem compra está estimulando isso.PkornDF
ExcluirSó eu que gosto de painéis assim, simples?
ResponderExcluirNão gosto daqueles painéis escada, com vários degraus e firulas. Sem falar que quanto mais curtos, melhor; pois diminui o "efeito churrasqueira" quando pega-se o carro exposto ao sol.
Zelig effect
ExcluirEu também prefiro assim, simples.
ExcluirMas você sabe né, tem sempre aqueles que gostam de carro estilo alegórico. Ainda bem que para essa raça, atualmente sobram opções...
Sou absolutamente fã desses mostradores "Wolfsburg". Mostra o que tem de mostrar sem "poluir" o visual.
ExcluirEu devo ser um dos poucos que não consegue aceitar aqueles painéis digitais, de LCD, que imitam um painel analógico. Talvez, quando eu dirigir um carros que use esse tipo de painel eu mude de opinião, mas, até lá, ainda prefiro esse "painel de Gol". :)
Zelig effect mostando seu poder, geral confundindo barbaramente por repetir algo que nem entenderam. Painel de instrumentos é diferente de painel. E nem 8 nem 80, não precisa ser tão simples para não ser carro alegórico no que se refere ao painel. Já o painel de instrumentos, geralmente quanto menos poluído melhor mesmo.
ExcluirEsse ai tem mais boniteza que o BM 320!
ResponderExcluirJorjao
4750 rpm de conjugado plano é fantástico, tiro meu chapéu
ResponderExcluirCausa espécie a potência inferior à do Jetta TSi. Alguma explicação "oficial" aí, Bob?
ResponderExcluirA mim, não causa especie nenhuma, meu caro.
ExcluirO motor do Jetta tem maior capacidade volumétrica.
No Jeta 2.0 X 1.8l no Audi. A sobrepressão do turbo deve ser semelhantes, bem como as taxas de compressão. Assim nao é de se estranhar a maior potencia no Jetta.
Maiores detalhes podem ser consultados na ficha técnica desses.
A Audi informou que para o pacote Brasil foi escolhida a suspensão de altura de rodagem igual à da Alemanha, dispensando a elevada "para maus caminhos" em 15 mm. Decisão acertada, passei por várias lombadas em Itu sem raspar nada embaixo, é o comportamento é de fazer sorrir até quem não é entusiasta.
ResponderExcluirA Audi (e o grupo VW) deve estar investindo em posicionamento adequado de órgãos mecânicos para se conseguir manter altura de rodagem europeia sem raspar nas lombadas e valetas brasileiras. Já dirigi um TT de segunda geração e o mesmo passava por lombadas e valetas sem maiores problemas. E isso porque estamos falando do agravante dos Audis de motor transversal terem balanço dianteiro comprido e motor totalmente à frente do eixo dianteiro (Audis de motor longitudinal e plataforma MLB têm balanço menor e o motor está mais protegido pelas rodas por terem conseguido distanciar um pouco mais o eixo dianteiro da parede corta-fogo).
Caro Bob
ResponderExcluirUma correção,Mercedes-
Benz CLA 200 (R$ 150.500,00)
Parabéns pelo post.
welyton
ExcluirClaro, que mancada a minha. Já está corrigido, e obrigado!
Bob, entre o CLA 200 1st edition e esse A3, qual vc gostou mais?
ResponderExcluirEduardo,
ExcluirNão cabem opiniões pessoais, ferem a ética.
Ter opinião fere a ética, Bob?
ExcluirPaulo Freire
ExcluirTer, não; externá-la e vir a influenciar, sim.
Eu acho que não fere. Mas, entendo o teu lado. Se vc começar a dizer que prefere A do que B, a marca que fabrica B não lhe cederá carros para teste mais.
ExcluirTambém não gosto de base achatada, a pegada e o deslizar da mão não fica muito agradável em algumas situações. Qual sua crítica?
ResponderExcluirAí está uma coisa que eu, como leigo, nunca entendi: qual a função da base achatada nos volantes esportivos? Quais os benefícios que essa característica oferece e em quais ocasiões?
ExcluirEm alguns modelos isto é algo puramente estético, mas acredito que deva ter alguma utilidade prática em algo.
Se alguém puder responder, agradeço.
Lucas dos Santos
ExcluirNão é só você, muitos têm essa dúvida. O motivo do segmento reto no aro do volante é aumentar a distância entre ele e o banco, provendo mais espaço para as pernas do motorista estando as rodas retas à frente ou posição semelhante do volante.
Bob, é minha impressão ou este A3 está marginalmente melhor que o A4 "de entrada" e ainda é mais barato? Carro show de bola.
ResponderExcluirSei que é um Audi e tal tal tal... mas esse painel me lembra do Gol... só nessa eu jã brochei!!
ResponderExcluirSim, o painel é simples, mas com materiais de ótima qualidade e muitíssimo bem acabado.
ExcluirTransmite requinte e sofisticação, o que não ocorre no Gol.
Esse painel é inaceitável pra mim. Até o painel do Fox seria mais interessante (painel saídas de ar, console etc) Essas saídas de ar de Celta não tem como...
ResponderExcluirOBS: Faltou uma foto do painel por inteiro.
P500<<
Pessoal fala que o interior lembra o gol... vw... é porque só vê carro por foto. O painel tem desenho limpo, mas o acabamento é primoroso, alumínio de verdade, acionamento de comandos perfeito até no som que fazem... qualidade de iluminação... isso tudo tá longe de um Gol.
ResponderExcluirinterior não se vê, se sente... e isso é impossível por foto.
Isso demonstra como muitas pessoas, principalmente no Brasil, dão muita importância para o "visual" e pouca ou nenhuma para a qualidade de construção de fato. Ao vivo, e tocando esses controles, a diferença para os de segmento inferior é abismal. Pelo menos para os que dão valor à qualidade de construção e de materiais, é claro.
ExcluirSó não gosto da tela ser no meio do painel, parece um tablet colado com 3m... No mais, é um forte candidato a substituir meu atual veículo....
ResponderExcluirOs carros "engordam" tanto de uma geração para outra que esse A3 consegue ser maior que o A4 de 1995 (B5), que eu considero benchmarking em sedã compacto.
ResponderExcluirEm peso esse A3 acho que é um pouco menor
ExcluirJá andei é excelente, parece até que anda mais que o Jetta Tsi que conheço bem.
ResponderExcluirPessoalmente só vejo um defeito, a tração não esta onde Deus mandou ela ficar, nas rodas traseiras.
Álvaro Costa
ExcluirGaranto-lhe que a essa altura, com a engenhosidade que Ele mesmo deu ao Homem, Ele já reconsiderou sua ordem...
Um carro desse porte, com tração traseira, só se for para um público-alvo bem específico e restrito, como é o caso do Miata, ou do GT-86.
ExcluirNão precisa chegar no Miata, a série 3 ou classe C são de porte praticamente igual e com tração traseira.
ExcluirMas o Bob tem razão em uma coisa, hoje a tração dianteira evoluiu muito e não tem mais essa diferença toda para a tração traseira. Para quem não for dirigir perto do limite, chega a ser mesmo impossível de diferenciar um tração dianteira bom de um traseira. As diferenças ficam mais na hora de situações mais difíceis ou que exijam mais do carro, nisso o tração traseira ainda (e provávelmente sempre será assim) mantém uma diferença boa e muito apreciável para um entusiasta.
Pra mim ainda falta resolverem a tração em arrancada nos tração dianteira sem depender do ESP
No dia a dia fico com a impressão que um carro com tração dianteira é mais ágil e mais seguro no trânsito, principalmente ao dobrar esquinas e em dias de chuva.
ExcluirQue me desculpem os entusiasta!
ResponderExcluirEu deixo de comprar um carro, como este Audi A3 ,simplesmente pelo ''desleixo'' de não vir com MÍSEROS SENSORES de estacionamento.Isso falando no mínimo que esse carro teria que ter.
Qual é o cidadão que compra um Audi(preço Brasil nada é barato) com tanta tecnologia embarcada e, ficar exposto a arranhar esta bela carroceria em um simples ato de estacionar.
Barbeiro!
ExcluirNão faz a menor falta pra mim, não preciso de gps, central multimidia, ar digital, piloto automatico, sensor de chuva, etc... Não é a toa que eu fui muito feliz num Civic SI.
ExcluirEu também não!
ExcluirSejamos coerentes srs. realmente nada disso é necessário, mas num carro com gps, tela touch, central multimídia, telinha colorida, etc. a falta de um sensor de estacionamento é realmente uma contradição.
ExcluirA questão do sensor de estacionamento e até das cameras de ré, são fundamentadas não só para auxiliar durante a manobra de entrada e saída da vaga, mas também por segurança: caso existe uma criança ou um animal atrás do seu carro, ou ainda um objeto, buraco, etc, você será alertado. Em locais escuros e dias de chuva, quando não dá para ver muita coisa principalmente nos sedans, que não possuem limpador no vidro traseiro, a camera quebra um galho, pois capta bem em pouca luz. Ou então é dar uma de machão e encostar o parachoque nos outros a vontade... cada um escolhe como gosta.
ExcluirDanilo,
ExcluirO motorista bem preparado sempre olha atrás e ao redor do carro antes de entrar e dar a partida.
Recomenda-se, inclusive, que quando houver muitas crianças ou animais perto do veículo, que se peça a ajuda de alguém antes de dar ré ou fazer manobras.
Admito que me impressiona um carro com tantos atributos excelentes não dispor de um sistema de sensores cujo custo é praticamente desprezível, vendo a faixa de preço que ele se encontra.
ExcluirMas isso pra mim não é motivo para deixar de comprar o carro (caso eu tivesse dinheiro, é claro).
Mendes