O carro acima é, na opinião deste colunista, o mais emocionante lançamento automobilístico deste ano. Sim, a veneranda empresa familiar de Malvern Link, Worcestershire, Inglaterra, a Morgan Motor Co, volta a fazer um tipo de carro que a deixou famosa: o carro esporte de três rodas.
Henry Frederic Stanley Morgan, conhecido como HFS, foi um dos pioneiros do automóvel. Nascido em 1881, filho do rico vigário de Stoke Lacy, o honorável H. George Morgan, HFS cursou engenharia mecânica no Crystal Palace Engineering College. O reverendo Morgan tinha um verdadeiro xodó com seu filho, e encorajou sua paixão por aquela grande novidade técnica do início do século 20, o automóvel. Logo, HFS cria um pequeno carro barato de três rodas e apenas um passageiro, e mostra-o em 1909 no Salão do Automóvel de Londres, onde levanta grande interesse.
HFS queria, como Henry Ford, criar meio de transporte barato. O seu primeiro triciclo era incrivelmente simples e pequeno, mas já mostrava características que se tornariam famosas na marca. A principal ainda é presente em seus carros, mais de 100 anos mais tarde: A suspensão dianteira independente, por meio de pilar deslizante. Outra ficaria famosa apenas nos triciclos: o motor V-twin de motocicleta, neste caso um motor Peugeot de 7 cv.
A empresa comemorou 100 anos de idade em 2009, mas na realidade, a fábrica, financiada pelo reverendo Morgan, só começou a entregar um carro muito modificado, já com lugar para duas pessoas, em 1912. HFS teve grande sucesso, chegando, em 1921, a comprar uma gigantesca mansão, com direito a uma garagem que além de vários Morgans especiais, contava também com um belíssimo Rolls-Royce Phantom com carroceria feita na Morgan e o “spirit of ecstasy” em cima do radiador substituído pela tradicional cegonha de sua empresa (abaixo).
Mas o que realmente interessa aqui é que HFS fazia também um triciclo chamado de Super Sports, um minúsculo carrinho esporte que tinha incrível estabilidade e velocidade, devido à sua baixa altura e seu baixo peso. Apesar de ser espartano ao extremo, e deixar os ocupantes expostos ao mundo feito motociclistas, e de não ter sequer marcha a ré, os pequenos Morgans criavam uma ligação única com seus donos, aquela ligação incrível que acontece entre um carro obediente e veloz e seu motorista. Eram muitas vezes bem mais rápidos e ágeis que os grandes carros de prestígio da época.
A partir dos anos 30, quando carros baratos de grandes fabricantes acabaram com a galinha de ovos de ouro de HFS, ele reduziu seu tamanho e inteligentemente passou a se concentrar em seus carros esporte. Criou em 1936 um Morgan esporte de quatro rodas, e o resto já sabemos: continuou fabricando-o até hoje. Seu filho Peter Morgan o sucedeu, e o filho deste, Charles, é o atual presidente.
A fábrica é famosa por ainda usar técnicas do pré-guerra para fabricar seus carros, usando muito trabalho braçal. É um fantástico oásis do século 20 perdido no interior inglês do século 21.
O Morgan de três rodas era o carro do indiano Hrundi Bakshi, protagonizado por Peter Sellers em "Um convidado bem trapalhão" (The Party, 1968, direção de Blake Edwards). Na foto abaixo ele está com Michele Monet (Claudine Longet), por quem se encanta.
Peter Sellers e Claudine Longet em "Um convidado bem trapalhão", de 1968 (foto acertaincinema.com) |
O carro que a Morgan lança agora na verdade foi projetado e vinha sendo produzido nos EUA pela empresa de side-cars Liberty Motors, e chamado de ACE-Harley. A Morgan comprou o projeto, e agora a empresa americana produz os triciclos “sob licença”.
Mas não importa. É uma coisa simplesmente sensacional este novo Morgan. Um daqueles carros criados apenas para o prazer na direção. Cru, espartano, simples, incapotável. Leve e veloz, ágil, carismático, único. Andar em algo tão baixo, estando tão exposto, com o motorzão de Harley lá na frente puxando forte com seu característico som sincopado deve ser o nirvana para quem tem afinidade mecânica, que gosta de realmente dirigir uma máquina vibrante e temperamental, algo com personalidade, como algo vivo. Dirigir apenas para dirigir.
O carro usa o sensacional cambio de cinco marchas do Mazda Miata, famoso por ser delicioso de usar. O motor é da S&S americana, um motor baseado nos grandes V-twins refrigerados a ar da Harley-Davidson. A empresa não dá detalhes a não ser que tem 115 cv, e injeção eletrônica. Os pneus finos com rodas raiadas mostram freios a disco modernos, e a suspensão dianteira é uma belíssima, magnífica até, construção com longos braços "A" sobrepostos. Minha sensibilidade histórica não foi ferida pela falta do pilar deslizante. Por mim, é algo que não fará falta. A transmissão final é por correia dentada de borracha, como as Harley. Lembrem-se, como uma moto, não é necessário diferencial, mas pelo menos esse novo triciclo tem marcha a ré!
Uma cruza de Harley-Davidson com um Lotus 7, com pitadas de biplano inglês de 1930. Tudo que eu mais gosto em motocicletas, unido a tudo que adoro em carros esporte de verdade. Passa até a ser um hibrido a moda antiga: um carro esporte europeu com um motorzão americano, como o Cobra e o Iso Grifo.
Dizem que fará 0-100 km/h em menos de seis segundos, e atingirá 180 km/h. Lembrem-se, a trapizonga pesa ao redor de 500 kg apenas... Ai, ai,ai...
Fazia tempo que não desejava um carro tão intensamente.
MAO
Muito legal fazer um veículo histórico com tecnologias modernas.
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Pelo que vi, a transmissão desse Threewheeler moderno é da Mazda e de cinco marchas, a qual suspeito ser a mesma que a Ford usa na Ranger a gasolina:
ResponderExcluirhttp://www.jalopnik.com.br/conteudo/morgan-3-wheeler-uma-mistura-insana-de-carro-moto-triciclo-caca-aviao
http://www.insideline.com/morgan/2011-morgan-threewheeler.html
Só não me perguntem como se dá a passagem da força para a roda traseira. De repente quiseram agregar confiabilidade e ela se faz por cardã, como em uma moto BMW.
http://www.caradvice.com.au/106748/2011-morgan-threewheeler-on-sale-in-the-uk/
ResponderExcluirNeste link, explicam que a tal transmissão Mazda de cinco marchas é acoplada a uma correia dentada à moda da Harley. Só não sei como é que farão isso, uma vez que motor e transmissão são longitudinais.
sera q faz curvas como um carro esporte moderno?
ResponderExcluirPena que não chegará ao Brasil, e se chegar virá por um preço para lá de abusivo...
ResponderExcluirPra quem não curte estilo retrô, a opção é o Campagna T-Rex 14RR, com motorzinho da Kawasaki ZZR 1400!Um míssil!
ResponderExcluirEssencialidade e pureza de propósito - com uma pitada de insanidade.
ResponderExcluirTudo o que falta a quase todos os veículos de hoje...
Abracos,
Fernando Silva
muito interessante e bonito,
ResponderExcluirmas não posso deixar de imaginar o mesmo carro com duas rodas na traseira ao estilo das dianteiras... ficaria mais atraente, e seria superior não?
pelo que me lembro esses triciclos britânicos são resultado de um incentivo aos veículos com menos de 4 rodas, provavelmente dedicados mias a motocicletas que deram origem a carros como o Reliant Robin mais tarde... ou?
mas não deixa de ser muito interessante,
Nem tudo é perfeito. :(
ResponderExcluirNão gosto dos motores HAARGHley Davidson. Que me perdoem os puristas e apreciadores da marca... Mas estas unidades "poçantes" e "vibrantes", não são comigo.
Mas a idéia dos Morgan sempre foram legais ao meu ver. Aprecio muito esta "espartanidade" total. Um veículo esporte tem de ser isso mesmo, ao meu ver: Um bom chassis e suspensão com uma carroceria minimalista e extremamente leve.
Eu o entregaria para o AG instalar um qualquer-coisa-V6... Heresia total, sei... Mas...
Sensacional! Mas o meu viria sem os "motivos de tubarão", aí é só alegria...
ResponderExcluir- Osmar Fipi
HM,
ResponderExcluirA estória do incentivo fiscal é verdadeira (na Inglaterra, os triciclos são equiparados às motocicletas; então, o licenciamento anual é mais barato).
Quanto aos triciclos com duas rodas traseiras serem superiores, não é bem assim: em curvas, a inércia do movimento para a frente, somada à força centrífuga provocada pelo esterçamento, normalmente acaba sendo demais para a única roda dianteira. É o caso do Reliant Robin que você mencionou, como mostra este vídeo aqui.
APzeiro,
É fácil. Arranque o motor HD e coloque no lugar um da Moto Guzzi - que, de quebra, tem a vantagem do virabrequim longitudinal de nascença.
Xará Zamariolli, sei bem o que o Jeremy Clarkson passou, pois na infância tive um carrinho de rolimã com apenas uma roda na dianteira! Presente de um tio marceneiro, que nunca dirigiu um carro na vida...
ResponderExcluirPor ora continuo matutando sobre como fizeram para uma transmissão Mazda que me parece ser a mesma usada pela Ranger a gasolina transmitir a força para a única roda traseira via correia dentada.
ResponderExcluirColca um motor de V-Max nessa bagaça .. daí fica legal ..RSS
ResponderExcluirSerá que vai homologar na Europa e EUA com suas dezenas de leis de colisão? Ou entraria em alguma categoria aparte?
ResponderExcluirApesar de ser triciclo com única roda traseira difere bastante do Cam-Am da Bombardier por ter volante de direção e bancos que proporcionam uma posição de pilotagem similar ao dos automóveis. Deve liberar boas doses de adrenalina. Será que demora a chegar aqui?
ResponderExcluirAcho que os fãs do Can-Am podem ficar divididos com essa nova opção da Morgan. Legal a bessa!
Lamento mesmo é não estar dentro das minhas po$$ibilidade$
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