Oggi CSS, apenas 300 unidades produzidas para homologar o motor 1.415 cm³ para o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, em 1984. A Fiat era o único dos quatro fabricantes que não possuía um motor 1,6-litro, o 1,3-litro era o maior motor que equipava a linha 147 (Spazio, Oggi, Panorama).
Para não ficar em grande desvantagem, desenvolveu um novo virabrequim, com curso de 78 mm (contra 71,5 mm do 1300), levando o motor a 1.415 cm³, que com a adição de um carburador maior, cabeçote com válvulas maiores e nova árvore de comando de válvulas, desenvolvia 78 cv líquidos, contra 59 cv do 1300 a gasolina, um ganho bem razoável.
Mas sabe-se no meio que esse motor do CSS chegava a desenvolver 90 cv com o escapamento 4x1 permitido pelo regulamento e com a taxa de compressão "socada".
Curiosamente o Uno SX, versão esportiva nos primeiros anos da linha Uno, utilizava o 1300 levemente modificado, com declarados 70 cv. O 1415 ficou restrito ao Oggi CSS e hoje em dia é figurinha carimbada. A modificação do bloco do motor conhecido como Fiasa (sigla de Fiat Automóveis S.A.) só veio ocorrer alguns anos depois, permitindo montar um virabrequim com curso de 82 mm e consequentemente elevando a cilindrada para 1.488 cm³. Começou equipando as picapes Fiorino.
Os motores Fiasa têm sempre o mesmo diâmetro, 76 mm, variando o curso dos pistões: 54,8 mm para o Mille ( 994,4 cm³), 57,8 mm para o 1050 (1.048,8 cm³), 71,5 mm para o 1300 (1.297,4 cm³), 82 mm para o Oggi CSS (1.415,3 cm³) e 1500 (1.488 cm³)
E agora o AG, que anda meio sumido, me manda um e-mail com o seguinte link: http://www.poaparts.com.br/anuncios/ver/108 . Confesso que fiquei balançado com o carrinho, pois deve ser um dos poucos sobreviventes dessa versão tão rara.
Para não ficar em grande desvantagem, desenvolveu um novo virabrequim, com curso de 78 mm (contra 71,5 mm do 1300), levando o motor a 1.415 cm³, que com a adição de um carburador maior, cabeçote com válvulas maiores e nova árvore de comando de válvulas, desenvolvia 78 cv líquidos, contra 59 cv do 1300 a gasolina, um ganho bem razoável.
Mas sabe-se no meio que esse motor do CSS chegava a desenvolver 90 cv com o escapamento 4x1 permitido pelo regulamento e com a taxa de compressão "socada".
Curiosamente o Uno SX, versão esportiva nos primeiros anos da linha Uno, utilizava o 1300 levemente modificado, com declarados 70 cv. O 1415 ficou restrito ao Oggi CSS e hoje em dia é figurinha carimbada. A modificação do bloco do motor conhecido como Fiasa (sigla de Fiat Automóveis S.A.) só veio ocorrer alguns anos depois, permitindo montar um virabrequim com curso de 82 mm e consequentemente elevando a cilindrada para 1.488 cm³. Começou equipando as picapes Fiorino.
Os motores Fiasa têm sempre o mesmo diâmetro, 76 mm, variando o curso dos pistões: 54,8 mm para o Mille ( 994,4 cm³), 57,8 mm para o 1050 (1.048,8 cm³), 71,5 mm para o 1300 (1.297,4 cm³), 82 mm para o Oggi CSS (1.415,3 cm³) e 1500 (1.488 cm³)
E agora o AG, que anda meio sumido, me manda um e-mail com o seguinte link: http://www.poaparts.com.br/anuncios/ver/108 . Confesso que fiquei balançado com o carrinho, pois deve ser um dos poucos sobreviventes dessa versão tão rara.
AC
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ResponderExcluirCaramba, acho que nunca vi volante mais feio.
ResponderExcluirMas raridade...
Esse volante é de um mal gosto pra fazer inveja ao mais fanático tunador!
ResponderExcluirJa vi de perto, é charmoso e comfortavel.
ResponderExcluir13 paus???
ResponderExcluirKKKKkkkkKKKKkkkKKKkkkkkKK...
Chuta ae... qts enchentes este Oggi já passou?
Balançado AC? Fiatero roxo mesmo!
Belo post, boas memórias!
ResponderExcluirSe pudesse.....
mas começaria a festa com um e-torq 1.8 e upgrade na suspensão-freios-rodas-pneus - diversão pura.
Saudade do tempo em que os esportivos nacionais traziam alterações mecânicas em seus motores. Hoje navegamos um mar de adereços sem conteúdo.
ResponderExcluirQue sabe se o campeonato de Marcas e Pilotos fosse reestabelecido, a coisa mudaria de perfil.
Fernando Campolina
Muda a altura do bloco também?
ResponderExcluirAssim, dá para pegar um Fiasa 1.0 e virar 1.5 só trocando o vira e bielas?
Também fiquei curioso quanto ao aumento da litragem de um Fiasa...
ResponderExcluirQuanto ao Oggi CSS, tem uma matéria que o "Indiana Gomes" fez, entrevistando o dono de uma dessas raridades. Vale a pena dar uma olhada:
http://www.youtube.com/watch?v=N68CRThn0mU
Olhando o passado que vemos como os carros melhoraram em todos os aspectos...
ResponderExcluirEu conheço um!
ResponderExcluirÉ da mãe de um amigo meu, já nos divertimos bastante com ele.
É engraçada a reação de algumas pessoas quando a "coisa" preta passa...
Sem dúvida é um carro ímpar e chama bastante a atenção.
O desempenho é interessante!
Abraços
O volante do carro da foto não é original!!! Não dá pra só trocar bielas e vira pra aumentar a cilindrada!!! Mas seres humanos que usam pistões de corsa 79mm + virabrequim do 1500 num bloco do 1300 chegam a mais de 1600cm³ no pequeno Fiasa.
ResponderExcluirAssinado: Fiateiro de plantão.
GiovanniF
Sei não, é raro, com certeza! But...parece um tanto judiado apesar da idade do carro.
ResponderExcluirNessa faixa ainda vou atrás de um esportivo nacional dos anos noventa (Gol GTS, Voyage Sport, Uno 1.6 R-mpi)
Mister Fórmula Finesse
O volante original dele é esse:
ResponderExcluirhttp://todaoferta.uol.com.br/comprar/fiat-147-racing-oggi-css-volante-original-MXP6CED24A#rmcl
por sinal o mesmo da Lancia Stratos.
Se eu comprasse esse exemplar, iria caçar o volante original!!
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ResponderExcluirApesar de ser fan de VW Boxer, gosto muito de FIAT's desta era. Ainda terei uma Spazio 1300 alcool....
ResponderExcluirEste teto solar é original?
AC,
ResponderExcluirJá vi esse CSS a venda a uns 3 anos. Começou com 40 mil... já está em 13...
Nessa mesma época encontrei um no interior do Mato Grosso. Era de um senhor que vendia cachorro quente. Estava num estado deplorável, com buracos na lata, mas com boa vontade dava pra dar uma levantada. Quase comprei o carrinho, mas o fantasminha da falta de peças falou mais alto e desisti. É praticamente impossível encontrar os detalhes de acabamento interno e externo do CSS, e refazê-los em fibra de vidro não daria o charme dos originais
Eu troco por uma caixa de balas 7Belo. Aceita ou é diabético?
ResponderExcluirOutro carro que usa o volante original do CSS é o fora de série Dardo (réplica do Fiat X 1/9), mudando apenas o logotipo.
ResponderExcluirVi, durante muitos anos um desses de perto.
ResponderExcluirEra de um vizinho lá de perto de casa.
Em relação aos fiats da época era bastante completo de interior e, principalmente painel que, inclusive, até surpreendia pela quantidade de instrumentos, onde, originalmente ficavam pequenos logotipos e tampas plásticas.
Não sei como andava, mas que era bonitinho isso era.
Me lembro ainda que na época o pessoal tinha a estranha mania de colocar dois racks perto do vidro traseiro... sabe-se lá pra quê...
TallWang
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDependendo da concessionaria aonde foi comprado 0Km, ele nunca teve motor 1415cc...
ResponderExcluir"Treze pila"???
ResponderExcluirPra um clássico e raro "fitin" tá dado de presente.
Belíssimo carro, mas AC pisa no freio do contrário você vai comprar todos os Fiats que aparecem na tua frente.
ResponderExcluirEsta potência e fabricação de apenas 300 unidades me fez lembrar do 147 Sorpasso argentino que tinha um motor 1.3 de 90cv e foram fabricados 405 carros.
Carlos Eduardo,
ResponderExcluirFiquei tentado a comprar esse volante. Não ficaria com um acabemento legal no meu carro, um palio, mas que me deu vontade deu...
Alguma boa alma bem que poderia construir réplicas desse bichinho! Pra quem curte, venderia feito pão quente.
ResponderExcluirEu vi um desse, ao vivo, na Fukuda Motorcenter. Estava em muito melhor estado de conservação que esse aí do link...
ResponderExcluirAos que fizeram comentários jocosos, meus pêsames, vocês não provaram da fruta.
ResponderExcluirAC, não fique balançado, se tiver oportunidade nem pense, compre !
O carrinho é simplesmente delicioso e extremamente gostoso de ser conduzido, fui um feliz proprietário de um e durante o período fui um cara muito feliz!
A redundância, " simplesmente delicioso e extremamente gostoso " foi sem querer, desculpas aos que se sentirem ofendidos.
ResponderExcluirZé,
ResponderExcluirSe eu passei esta impressão, eu me expressei mal. Não quis debochar do carro, só achei o estado do carro do link péssimo.
"Caio Ferrari disse...
ResponderExcluirMuda a altura do bloco também?
Assim, dá para pegar um Fiasa 1.0 e virar 1.5 só trocando o vira e bielas? "
Não dá. Os blocos são diferentes..tem até vídeo no nosso fórum explicando sobre.
Abs!
Digo Garcia
Administrador - Clube do Uno Brasil
www.clubedounobraisl.com.br
Carrinho sensacional...
ResponderExcluirFiasinha girador ao extremo!
Câmbio bem escalonado, suspa firme, levinho...uma delícia.
Meu ex-preparador tem um desses c/ pneus P7 Corsa "biscoito".
Deixa MUITO carro esportivo p/ trás nas curvas de raio pekeno e médio. Donos de BM e etc ficam encabulados!
O FIASA 1.5 era torcudo, mas por causa do curso parecia em certos regimes motor diesel.
ResponderExcluirCarros clássicos OK
ResponderExcluirMas chamar Fiat Oggi de clássico é exagero!
A versão CSS é rara, jamais clássica!
Design dos anos 60 com um make-up para anos 70 do carro básico que foi enfeitado com um monte de exageros típicos dos anos 80.
Em resumo: um carro de pedreiro com um motor fraco para os padrões atuais. Se for original já perdeu muita potência, se já tiver sido feito sabe-se lá como foi feito... Um mau negócio anyway.
Tirando esse motor pseudo-especial ele tem todo o resto de um Fiat com 30 anos de vida. Freios ruins, suspensão velha com acerto de antigamente e sem peças de reposição de qualidade, etc.
Sinceramente, 13 mil nisso aí só sendo muito fã de FIAT... Pq quem é muito fã de CARROS vai comprar coisa melhor com esse dinheiro. Sério mesmo!
Com 13 mil o sujeito pode procurar, ainda na Fiat, um Uno Turbo. É muito mais divertido e vai pedir tanta manutenção quanto esse Oggi. Ou seja, muita. São carros velhos. Mas pelo menos ainda existe peça pra Uno Turbo...
Justameeeeente!!!
ResponderExcluirDo prezado ‘Raro sim, clássico não!’: “Design dos anos 60 com um make-up para anos 70 do carro básico que foi enfeitado com um monte de exageros típicos dos anos 80”. Pois bem, atualize as datas e dedique alguns instantes a espiar a versão Adventure de Palio Weekend e Strada. A velha receita ainda funciona, pois sim?
ResponderExcluircss gera dorzinha no coração ein, vai acabar classido querendo ou não.
ResponderExcluirLembro quando ví um desses que derrubou um poste na Av. Alvorada, atual Ayrton Senna no Rio...
ResponderExcluirO poste tinha mais de 1,50m de diâmetro...
Sempre achei os Oggi muuuito feios mas era fissuradasso no CSS!!