Não é à toa que os japoneses inventaram o esporte-espetáculo chamado de Drifting. Uma olhadela na quantidade de carros com tração traseira e turbocompressores oferecida ao povo de lá desde os anos 80 explica muita coisa.
Ao contrário de outros carros japoneses de 1985 que tenho postado aqui, já conhecia o Starion, que era vendido nos EUA e Europa. Sempre com um desempenho muito bom, e sempre equipado com árvores contra-rotativas em seus grandes 4-cilindros turbo, o Starion concorria com os Porsche 924 e 944, sempre oferecendo mais desempenho que os alemães, num pacote um pouco mais rústico e muito mais barato, com eixo traseiro rígido.
Notem o nome dado ao motor de três válvulas por cilindro desta versão (SOHC). Os japoneses sempre tinham nomes estanhos para seus motores nos anos 80. Será que ainda os tem, ou a característica cultural sumiu com a globalização?
Tem gente que não gosta, mas eu adoro a aparência deste carro. Me parece algo que o oficial Hayata dirigiria em direção ao centro de Tóquio para se transformar em Ultraman e enfrentar o monstro que destruía a cidade. O carro é de um futurismo japonês dos anos 80 irresistível...
MAO
STARION é tipicamente a forma escrita do nativo japonês pronunciar "Stallion", garanhão, em português.
ResponderExcluirStallion (stáliom) acaba saindo "stáriom"
Stallion=Starion
Se o proximo JDM a ser descrito e comentado por aki for algum Civic EG,certeza q eu começarei a pular hahahah
ResponderExcluirps:se vcs forem sei lá alguma vez,testarem ou dar uma olhadinah em algum EG VTi,me chamem por favor..haha
Belo post,o japão realmente é um bau de surpresas automobilisticas,surpresas boas..aliás otimas
Isaac
Ô, se o pessoal da MMC lá em Catalão ler essa belíssima matéria, quem sabe eles não criam um 'new Starion' na plataforma do TR4. Esse nicho dos esportivos mais baratos não vem sendo explorado aqui há décadas.
ResponderExcluirPois é, MAO. Sempre que estiver em perigo use a cápsula beta ou dê a partida no seu Starion... hehehe
ResponderExcluirA década de 80 e 90 foi a era de ouro dos esportivos Japoneses!
ResponderExcluirAdorei esse port porque o Starion é um carro meio esquecido. As pessoas devem se lembrar mais dos coupês Eclipse e 3000GT quando falam de Mitsubishi 2 portas.
Esse carro aí não era vendido pela Dodge nos anos 80? Acho que como Charger, mas não me lembro ao certo.
ResponderExcluirComentários sempre pertinentes! Dá vontade de entrar num desses e falar com voz de dublador ruim: "Acionar Starion Turbo!". Realmente, esse é lindo.
ResponderExcluirSó eu vi a Super Máquina nesse carro?
ResponderExcluirIrresistível.
Muito interessante essa linhagem de carros niponicos..
ResponderExcluirDesta sairam grandes carros como os pequenos Lancers 1600 dos anos 70, motor dianteiro e tracao trazeira (ha um no Brasil), os Nissan Datsun 240z e suas evolucoes: 300ZX, 350/370Z ate o incrivel GT-R
Se a Idade Media e considerada como o "periodo das trevas" para ciencia e liberdade de expressao.
Automotivamente falando : passamos por isso no Brasil entre 74 a 92 (importacoes proibidas). Ficamos num vacuo tecnologico com nossa industria impondo velhos e desatualizados modelos por muitos e muitos anos . Amargamos a estagnacao e deixamos de ter e usufruir muita coisa boa por aqui.
Mas enfim hj os tempos sao outros ... muitos modelos a escolha , tecnologia de ponta e principalmente uma industria robusta e sedimentada mesmos e gracas a concorrencia dos modelos importados.
Como muitos já falaram aqui, o Starion é bem interessante. A graça do carro em parte também está nesse design de Ultraman ou Jaspion. Aliás, os carros mais interessantes do Japão são sempre aqueles cujo estilo demonstra não ter vergonha de ser daquelas bandas.
ResponderExcluirtem um abandonado perto de casa aqui na zona leste
ResponderExcluirUm vermelho perto da rua Astarte? Passo toda semana lá e quase choro quando vejo....
ExcluirAI se eu tivesse grana...
Na primeira foto me veio a imagem de um Firebird à cabeça (e da Supermáquina junto) já nas outras é impossível deixar de associá-lo ao RX-7 FC. Vendo esse perfil, aquela traseira com vidros por todos os lados, o tamanho compacto e a tomada de ar no capô, simplesmente fico observando o carro com a idéia do FC em mente, não me parece um Mitsubishi.
ResponderExcluirInteressante como os japoneses da década de 80 tinham todos os componentes da carroceria bem encaixados, sem frestas e vãos excessivos. Nisso eles estavam à frente dos concorrentes, sem dúvida.
ResponderExcluirO bacana mesmo é esse preto aí da primeira foto...
ResponderExcluirParece com o grande KITT..., só que com o local do piloto errado...
Ô mania estranha essa dos japoneses fazerem carros com o interior pelo avesso... (lado errado). O pior é que os americanos perderam a oportunidade de acertar isso quando ganharam a guerra...
Já pensou esses carros vindo direto para cá sem grandes adaptações... Miatas, Mitsubishis 4x4 turbo, etc...
Talles Wang
Legal também esse da terceira foto, o MMC, deve haver algum modelo MDC por lá... o interessante são os pneus Pirelli, hoje seriam os Toyo.
ResponderExcluirNome bacana desse motor. Apelativo e marketeiro. Qual o nome dos motores de hoje da Volks? e da Renault? Chevrolet? O mais parecido que tivemos por aqui é o FIRE... e a potência e a tecnologia...
Talles
Alguma coisa de Miura X-8?
ResponderExcluirMao,
ResponderExcluirVocê falou do Hayata, e eu lembrei do Ideki Go e o Mazda Cosmo Sport que era o carro oficial do GAM (Grupo Anti-Monstros), no segundo seriado do Ultraman que foi exibido por aqui. Até hoje eu "babo" nesse carro! Tem umas fotos dele neste post:
http://autoentusiastas.blogspot.com/2011/01/museu-toyota-parte-1.html
Sobre o Mitsubishi, eu adoro carro quadrado, não sei porquê... rsrs
Falaram que ele lembra o KITT. Mas, ele me lembrou mesmo foi o carro do Jaspion...
Um abraço!
Queria que o autoentuaiastas postassem algo sobre drifting um dia qualquer, que ao contrário do que muitos pensam, não é puro exibicionismo, pode ser uma técnica pra correr mais rápido.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgostei desse carro meu, outro que gosto bastante do estilão unico é o famosos corolla 86, que inclusive fo ifeito uma série animada pra ele e tals e é icone em muitos jogos eletrônicos.
ResponderExcluirse você tiver algo dele, poste ai!
Eu quero um! :-)
ResponderExcluirAlo ,galera,prestem atenção ,não precisa ir ao Japao ou EUA para conhecer a famosa Starion Turbo 1985 ,eu tenho a unica do Brasil e quero vende-la o carro esta se acabando no tempo ,estou sem garagem...URGENTE ...É RARIDADE>
ResponderExcluir