VW PASSAT E A FORÇA




Volkswagen Vader


Tenho certeza que a grande maioria dos nossos leitores gosta de propagandas de carros que mostram os carros, principalmente das que mostram carros em ação, com bela imagens que nos fazem desejá-los.

Infelizmente a grande maioria das propagandas não é feita para entusiastas porque para os fabricantes o importante é que a propaganda consiga passar uma mensagem de maneira eficiente. E nem sempre o desempenho do motor ou o acerto da suspensão é a principal mensagem. Me lembro da propaganda do Logan, com três adultos no banco traseiro e sem aperto. Nada entusiasta, mas necessária para comunicar o principal atributo do Logan. 

Levanto esse ponto pois na sexta-feira um colega me perguntou se eu já tinha visto a propaganda nova do Passat para os Estados Unidos. A pergunta veio com um ar de grande novidade, como se a propaganda fosse fantástica. Como eu não tinha visto fui direto para o YouTube e a assisti.








De imediato não entendi  o que há de tão fantástico nessa propaganda. É uma propaganda como outra qualquer. Até que bacana, mas não fala absolutamente nada sobre o carro. O que para mim é ruim. Então notei a quantidade absurda de pessoas que assistiram o filme no YouTube. Mais de 27 milhões em apenas 10 dias! Do ponto de vista da VW a propaganda merece um prêmio. Seu ojetivo foi mais do que cumprido.

A VW está com uma estratégia para dominar o mundo. Quer ultrapassar a Toyota em vendas nos próximos anos e se tornar a número 1 do mundo. Em 2010 a Toyota vendeu 8,42 milhões de unidades em todo mundo, seguida da GM com 8,39 milhões e da VW, que vendeu 7,14 milhões. E para conquistar o mundo é fundamental que sua pequena participação no mercado americano aumente substancialmente.

Os carros de passeio mais vendidos nos Estados Unidos em 2010 são o Camry e o Accord, com mais de 300 mil unidades cada, seguidos do Corolla e do Civic, com mais de 260 mil unidades cada. O Camry é um carro feito para os Estados Unidos, e o Corolla, apesar de ser mundial, lá usa uma plataforma um pouco menos sofisticada que a usada na Europa, no Auris (antigo Corolla Hatch). Honda Accord e Civic também são concebidos para o mercado americano. Enquanto isso, a VW tratava de sofisticar cada vez mais o Passat e o Jetta com foco no mercado europeu, o que os deixava muito caros para competir nos Estados Unidos.

Para se tornar competitiva e aumentar as vendas o novo Jetta lançado em 2010 e o novo Passat, recém- lançado, foram desenvolvidos especialmente para o mercado americano. O novo Passat passará a ter duas plataformas/versões, essa nova para os Estados Unidos e outra mais sofisticada para a Europa e também será fabricado no Tennesse. Com um carro mais barato e sem o custo de importação deve ficar muito mais competitivo.

E qual era o objetivo da propaganda? Simplesmente comunicar que um novo Passat está no mercado. E a julgar pela quantidade absurda de pessoas que viram a propaganda no YouTube, não há dúvida que ele foi atingido. É claro que na propaganda tem muitos outros elementos para posicionar o Passat na cabeça dos consumidores. As pessoas que devem desejar o Passat também desejam ou tem uma bela casa, com filhos (o pequeno Vader tem uma irmã), tem um cachorro e devem ser homens jovens e bonitos. Enfim, uma bela e bem-sucedida fámília americana.

De quebra, para quem sabe do plano da VW para conquistar o mundo, ainda fica claro que a ajuda do Darth Vader e sua "força" serão mais do que necessários.

Aproveitando o embalo, acho que vale a pena também para postar outra propaganda nova da VW. Dessa vez uma propaganda do tipo teaser, que desperta o interesse por algo que ainda está por vir. Nesse caso trata-se do "novo" New Beetle.

O interessante é que apesar de não mostrar o carro, é uma propaganda autoentusiasta. Adorei o besourinho descolado! No finalzinho da propaganda dá para ver que o novo novo besouro agora tem teto e capô que não são mais completamente curvos. E por isso tiveram que achar um besourinho mais compridinho para estrelar a propaganda.

E para provar que o mundo não é feito de entusiastas, a propaganda do Bettle, que eu gostei muito mais, teve "apenas" 3,2 milhões de exibições.  







PK

36 comentários :

  1. PK,
    As duas propagandas achei muito boas. Mas há de considerar que são os compradores de cada carro nos EUA. O Beetle é um ícone e se auto-define.

    O Passat é um "desconhecido" americano... tiveram que apelar para o carisma e senso comum de quem hoje tem entre 30 e 40 anos, de acordo com o perfil do carro.

    Eles precisam fazer dinheiro.

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  2. PK;

    A VW tem umas sacadas boas...autoentusiastas no meu entender...Veja no Youtube as propagandas da VW de uma maneira geral. Aquela em que a Parati entra em uma vaga fazendo um cavalo de pau...

    A VW não costuma apelar para a masculinidade. A Fiat por outro lado apela mais.

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    1. Esse comercial é legal mesmo...
      Pra quem não viu: http://www.youtube.com/watch?v=8F2CCIacXkw
      É só meio "politicamente incorreto" hoje em dia, rsrsrs...

      Por falar em comercial "Politicamente incorreto,
      esse outro aqui da VW também muuuuito legal:
      http://www.youtube.com/watch?v=6SEDXKRlfHI

      VALEEEU!!!

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  3. Comercial bão é esse aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=Uogse2ftpqE

    Em tempo: muita gente (eu incluso) constuma falar mal da Hyundai, de sua prepotência em afirmar que seus carros são os melhores do mundo, etc. Mas tem um detalhe positivo: seus comerciais são um revival e mostram tão somente o carro e seus atributos, sem essa de historinhas. Ponto para eles.

    João Paulo

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  4. Pedro Navalha13/02/11 11:45

    A partir de 20.000 doletas. Essa é a parte que fala mais alto, principalmente para nós aqui no Brasil...

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  5. Dias atras fui num concessionario VW e havia um Passat exposto. Dei uma "xeretada" e saí de lá com a impressão de que faltava um pouco mais de requinte no sedan. Achei o interior simples demais pra um carro de 100 mil.
    Os estadiunidenses deve ter essa mesma impressão, e a VW deve ter notado isso ao separar os projetos do Passat. Um pouco mais de requinte não faria mal ao belo carro que o Passat é.

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  6. PK
    na verdade não há sofisticação, pelo contrário: os detalhes seguem no link abaixo.

    http://www.jalopnik.com.br/conteudo/como-a-vw-cortou-26-do-preco-do-passat

    A estratégia mesmo é reduzir 26% no preço de venda no Passat, em relação ao anterior, ou US$ 7,000.00

    abraço
    sérgio barros

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  7. Sérgio,
    Isso mesmo que eu disse. A versão mais sofisticada fica para Europa. Camry e Acordo não são sofisticados e não são vendidos na Europa.
    PK

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  8. João Gabriel Porto Bernardes13/02/11 15:00

    É Passat...

    Quem te viu,quem te vê....

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  9. Provavelmente o design deve ter sutis mas não menos importantes diferenças entre os irmãos yankes e europeus, os norte americanos incluindo a imensa colônia latina, principalmente os mexicanos, adoram cromados...

    A Ford já desenvolveu carros especialmente para o público latino nos EUA...

    Falando das propagandas... Eu gostei muito mais da propaganda do mini dart vader... É quase um curta-metragem com introdução, desenvolvimento, climax... Instiga a curiosidade e a simpatia do espectador, todo mundo querendo saber se o menino vai conseguir usar a "força" e uma boa parte torcendo para ele conseguir e com pena pq não estava tendo êxito. Até que o pai dá uma "forcinha", qual pai não deu uma ajudinha dessas ao filho???

    Assim, com a ajuda da "força" e um excelente time de marketing a VW vai mesmo dominar o mundo; se os chineses deixarem... Rs

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  10. Amei a propaganda do Passat.

    Sensacional.

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  11. Caio Cavalcante13/02/11 15:40

    Parece que a Volkswagen realmente vai investir pesado nos EUA: esse comercial do Passat estreiou no Super Bowl. O novo Jetta também foi feito sob medida pro mercado norte-americano.

    Sempre gostei das propagandas da Volkswagen, tanto as mais autoentusiastas como as mais generalistas. Tem idéias muito boas, as nacionais também.

    Grande abraço

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  12. Quando penso em propagandas de carros, três me vem à cabeça:

    ômega - Absoluto:
    http://www.youtube.com/watch?v=d7KV00dr7DE

    Lançamento Tempra 1992:
    http://www.youtube.com/watch?v=K_KRwhsCJS8

    Tempra HLX 1997:
    http://www.youtube.com/watch?v=MfqFsHgHpkE

    Entendo a idéia de prender o telespectador com uma história, como disse o Lawrence, mais acima. E entendo também que as propagandas devem agradar a maioria, e não uma minoria. Mas para um AUTOentusiasta, é meio brochante mesmo.

    agora ruim mesmo é a nova propaganda do Mille Economy (http://www.youtube.com/watch?v=JKW0XVP9x_U). Tá certo que o carro é conhecido, e tudo mais. Mas essa propaganda não destaca nada do carro, apenas diz que ele é melhor que tomar chuva, levar compras de supermercado na mão ou andar deônibus, além de ser o mais barato do Brasil.

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  13. Paulo, só mesmo para deixarmos as coisas mais precisas, o Accord vendido na Europa é aquele que nos EUA é conhecido por Acura TSX, que é menor que seus embanheirados concorrentes Insignia, Passat V e Mondeo, mas maior do que o BMW Série 3, só para ficarmos nas forças principais do segmento médio-grande europeu.
    Já o Accord vendido nos EUA (e aqui também, bem como Sudeste Asiático) é aquele conhecido no Japão por Inspire. Usa a mesma plataforma do europeu, mas com medidas maiores.

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  14. Quem se lembra do comercial da Kombi Carat, que aparecia um garoto dirigindo a Kombi, nada mais que um sonho de garoto, mas proibido e logo retirado do ar. E do gol lego, um garoto montava um carro e este logo desmotava, depois montou um que nunca desmontava, quando foi ver estava escrito gol na traseira. Durou pouco tempo no ar também.

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  15. Um dos motivos pelos quais o comercial do Darth Vader faz sucesso é que de certa forma ele resgata aquela simplicidade sofisticada típica de outros comerciais da VW, que também eram de ter nenhuma ou pouquíssima narração.

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  16. Depois do comentário anônimo acima, fiquei curioso e fui procurar fotos do Acura TSX. Por fora não achei lá essas coisas, mas o interior parece muito superior ao Accord.

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  17. Os 27 milhões de views se explicam pelo fato desse filme do Passat ter sido lançado no Super Bowl, o que de cara ajudou a turbinar os números no YouTube. Se alguém ainda acredita que o meio TV já era em tempos de mídia digital, pode ir revendo os seus conceitos.

    Quanto ao filme em si, ele joga com o tema das fantasias de criança, o que é quase sempre uma boa receita para agradar a um público "família". Poderia ser um filme para qualquer outro automóvel voltado a esse público. O roteiro é muito bem desenvolvido e a produção é excelente, mas não é um comercial para entrar para a história.

    Quanto ao teaser do New New Beetle, achei divertido e pertinente ainda que não tenha nada de muito inovador. Para mim, a metamorfose do besouro no final é um dos pontos altos. E ao ver esse comercial não pude deixar de pensar no filme das formiguinhas da Philco, que ganhou todos os prêmios publicitários lá por 1996, 1997.

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  18. Volkswagen é especialista em dull styling.
    São os carros mais sem graça da produção mundial, atualmente.

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  19. As pessoas assistiram a propaganda pq é engraçado ver a criancinha tentar usar "a força"! E porque há milhares de pessoas no mundo fãs da série Star Wars! Só por isso! :-)

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  20. Já tem no youtube uma paródia desse comercial. E adivinha o que tem no final? Um New Beetle! (com o tema desse comercial do new new beetle)

    http://www.youtube.com/watch?v=8ldk5Ty16TQ

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  21. Juvenal fieteiro

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  22. Todas as boas músicas de rock com três acordes já foram escritas. Talvez o mesmo aconteça com propagandas de carros para autoentusiastas: chega um momento em que simplesmente falar tecnicamente bem do carro não acrescenta mais nada para o público.
    Mas os publicitários precisam ser muito competentes para fazer uma propaganda de carro em que este apareça apenas nos segundos finais. Eles sabem que o autoentusiasta irá procurar saber mais à respeito do modelo nas revistas e Internet, ao passo que o coração daqueles menos entendidos no assunto será fisgado pelo carisma construído pelo enredo da peça de marketing.

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  23. Eu já tinha postado esta propaganda nos comentários de outro post... Ninguém falou nada, mas blz...

    Sempre curti as propagandas da VW. Bom... sou suspeito pra falar, mas são as melhores na minha opinião.

    E a propaganda da Renault, institucional, que aparece o Fluence no final, achei ótima também! Falando em Rock... música maneira, apesar de já muito tocada (The Verve) e o apelo com a Janis foi demais!

    Até a da Dafra eu curti, mandaram bem com a música do IRA!

    Abs

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  24. ahhh... uma pergunta... Existe esta função no carro? Ligar o carro pelo controle? Qual é a razão? Um amigo disse que a Captiva tem isso também.

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  26. Vingança Mestre Yoda realizou com um iPhone:

    http://www.youtube.com/watch?v=sWlCB8mVmWw

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  27. Não gosto da pasteurização do estilo atual VW. São linhas que podem durar muito, mas passam também a sensação de picolé de chuchu.

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  28. Não digo que não gosto, a linha toda "Sciroccada"... Mas ainda acho o Jetta V mais bonito que o atual... Aliás, tenho namorado uns 2008 na webmotors... hehehe
    Tem jeito melhor de gastar 53~54 paus???

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  29. Eu gostei demais das duas propagandas, obviamente a do New New Beetle é "empolgante" e cria expectativas em torno do desempenho do carro. É um belo teaser!
    A do Passat é muito boa, mas como foi dito antes, foca no público família e bate no lado emocional.

    Gostaria que tivéssemos propagandas boas assim por aqui, pois a última que me recordo e que era "boazinha", era a do novo Crossfox laranja, onde ele contracena com os tigres.

    Bonini

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  30. vou te contar viu... cada vez mais o povo aqui do AE estao conversando fiado...
    sera que 27 milhoes de pessoas estao achando algo legal e estao erradas?
    nao e atoa que o nick do blog dos carros antigos parou ate de postar depois que falou das besteiras que disseram aqui(quem quiser saber o que foi dito e so ir la no blog dele)
    acho que tinha muito tempo que nao via uma propaganda legal dessas... isso porque alguem ai ja disse que ela liga tanto as pessoas que tem 30 40 anos e os molequinhos de hj em dia que adoram ver o mini-vader...

    finalizando com o velho ditado que diz para que quando se dizer algo cuidar para que seja melhor que o silencio....

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  31. Anônimo das 22:54 do dia 14/02/11 escreveu:

    "finalizando com o velho ditado que diz para que quando se dizer algo cuidar para que seja melhor que o silencio...."

    Excelente conselho, meu caro, sugiro que você o siga para dar o exemplo.

    E aproveite também para melhorar a sua capacidade de expressão escrita principalmente com relação ao uso do subjuntivo. "Quando se dizer algo" (entre outras passagens no seu comentário) é simplesmente de doer.

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  32. Parece que no ranking de confiabilidade do JDPower, a VW americana vai muito mal. Aí, só apelando para o marketing e para o lado negro da força.

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  33. JD O Q??? AHHH Aquela que fala que o HYUNDAI é o MELHOR DO MUUUUNDO?

    SEEEEEEEEEEI!

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  34. Ô a Hyundai-Caoa conseguiu desmoralizar até o ranking de confiabilidade da JDPower?

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  35. Propaganda na TV não é feito para autoentusiastas, que conhece bem os carros, e se informa por revistas, internet, conversas com outros auto-denominados autoentusiastas...

    Propaganda na TV é para dizer: "ei! tem um carro novo aqui! venham ver!" e gravar a marca do carro na cabeça do consumidor, associando uma emoção a determinado carro.

    Esses simples consumidores não se importam com suspensão independente, duplo comando de valvulas... eles querem emoção! E esses dois ótimos comerciais transmitem isso.

    PS: o besouro do comercial está mais parecendo o Sonic do videogame, hehe.

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