google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 DO BAÚ DO MAO: JAPÃO 1985 - NISSAN GLORIA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

DO BAÚ DO MAO: JAPÃO 1985 - NISSAN GLORIA



Em 1985, meu pai voltou de uma viagem de negócios ao Japão com uma montanha de propagandas de carros japoneses. Naquele tempo, a gente não tinha a fonte maravilhosa de informação que é a internet. Para mim, quase tudo era grande novidade, coisa de um mundo distante e desconhecido... Até hoje os tenho, e se vocês gostarem continuo mostrando algumas coisas por aqui.

Hoje resolvi falar desse sedã grandão aí em cima. Sim, é quadradão e extremamente ultrapassado olhando-se da perspectiva de 2011. Mas uma olhada mais cuidadosa mostra muita coisa interessante...




Primeiro, o sedã convencional de motor dianteiro e tração traseira tinha um motor inacreditavelmente avançado e exótico para um brasileiro dos anos 80: o então novíssimo V-6 SOHC da Nissan, predecessor da família VQ que equipava meu Maxima. Com três litros de deslocamento volumétrico e injeção eletrônica, este carro ainda contava com um turbocompressor, para 233 cv e 34 mkgf de torque, uma das poucas coisas que consegui entender do folheto em japonês.


E depois há o interior. Reparem nas janelas sem coluna, coisa comum no Japão de então, e que hoje arrancam-me um suspiro de saudade... Que coisa legal era poder abrir janelas assim. Hoje, dificilmente veremos algo deste tipo, com o aumento das legislações de impacto lateral. E vejam o interior cheio de brinquedos dos anos 80. Datado pacas, tudo bem anos 80, cafona hoje. Mas ah, como eu queria um sedã desses ainda hoje...

MAO

28 comentários :

  1. Extremamente cafona para 2011. Mas impressionante para anos 1980, muito bem acabado e com detalhes interiores de acessórios "futuristas" para aquela época.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Navalha20/02/2011, 10:59

    Os carros lindos e modernos de hoje serão os cafonas de amanhã...

    O consumismo nunca pode parar. É um trem sem freio, descendo a ladeira.

    ResponderExcluir
  3. cafona é uma palavra usada por gente que gosta de roupas que só podem ser usadas uma vez.
    esse tipo de opinião eu respeito, esse carro ai tem um design muito próprio e bonito isso sim.

    cafona é a frente do agile meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. Por min você pode postar carros japoneses antigos a vontate... ^^

    ResponderExcluir
  5. Parece o opala de um baiano que se achava lá em Duque da Caxias...

    ResponderExcluir
  6. Sempre morro de rir com o nome dos carros japoneses: Sylvia, Carol, Maxima,esse aí é novo pra mim "Gloria" hehehe...

    Parece até carro de pastor... rs

    ResponderExcluir
  7. Olhando parao carro e depois para o motor, dá pra imaginar que os japoneses preocupavam-se mais em formar engenheiros que designers.
    Na verdade, acho que os bons profissionais de desenho da época deveriam estar é fazendo mangás. Até que deu certo para eles! E os carros dessa época são mesmo muito interessantes. Brinde-nos com sua coleção, MAO.

    ResponderExcluir
  8. MAO, continue postando mais carros japoneses.

    O bicho é feio, mas tem uma técnica (como sempre) interessante.

    ResponderExcluir
  9. MAO à vontade pra postar.
    Esse carro tem um charme quadrado dos anos 80.
    Fantástico.

    ResponderExcluir
  10. Alexandre - BH20/02/2011, 15:44

    Resumindo: Pegue essa mecânica, sem mudar um parafuso, dê uma atualizada no painel e encaixe numa carroceria moderninha. Pronto. Teremos o carro mais sofisticado fabricado no Brasil. Já que adoramos importar maquinário velho (vide prensas chinesas do 'novo' Chevrolet Classic), que venham tecnologias como a desse Gloria.

    ResponderExcluir
  11. Tristeza! Com certeza, esse carro ainda deixa muito top de linha 2011 brasileiro no chinelo.

    ResponderExcluir
  12. Grande MAO,

    Continue postando esses oldjaps.

    Design é uma coisa muito subjetiva, e não duvido que daqui um tempo volte a ter carros assim, tudo quadradinho. Basta ver o grande numero de repaginações dos carros de outrora.

    Fora a qualidade tecnica que os carros japoneses já possuiam a 20/30 anos atras.

    Abs,

    Roberto.

    ResponderExcluir
  13. Fábio Almeida20/02/2011, 17:09

    MAO,

    Muito interessante este sedã. Continue mandando estes scans.
    Mas, sobre o Gloria, o motor não seria um V8, como aparece na foto?

    ResponderExcluir
  14. Muito legal! O painel parece nave espacial. Nave dos anos 80, claro, mas mesmo assim é bem bacana!

    ResponderExcluir
  15. Esse é carro de Bosozoku! hehehehe

    ResponderExcluir
  16. Grande carro! Como já foi dito, da época em que os japoneses se preocupavam com engenheiros e não com designers, mas não me incomodaria de ter um.

    ResponderExcluir
  17. MAO, posts como esse são muito bem vindos. Muito bacana o carro. Imagino isso há 26 anos.

    Abraço

    Lucas crf

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente fantástico ver um dos últimos sedãs hardtop feitos em série. Hoje em dia só vemos mesmo falta de coluna central em conceitos, coluna essa que logo é reposta no modelo de série.

    ResponderExcluir
  19. Esse Gloria é uma espécie de Maxima em escala ampliada e mais carregado de cromados. De certa forma, ele é o avô do Infiniti.

    Em 1985, a Nissan (e os japoneses de um modo geral) ainda não tinham uma linguagem de design própria. O Gloria, assim como o Maxima, deve muito do seu estilo a certos carros americanos do início da década, notadamente o Dodge Aries e os outros K-cars da Chrysler.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Nossa! Desenho "quadradão" e forração interna de veludo... Adorei esse carro!

    ResponderExcluir
  22. Também adorei estes bancos.
    "É style" kkkkkkkkk

    Seria bem interessante surpreender uns e outros com um sleeper desse!

    ResponderExcluir
  23. Velho, mas limpinho21/02/2011, 15:48

    Não tenho dúvidas que esse carro é mais avançado, confortável e confiável do que qualquer carro brasileiro disponível hoje.

    Além de ser mais bonito que o Ágile, pois ele tem um design da época, enquanto que esse outro não tem desculpa alguma pra ser feio.

    ResponderExcluir
  24. Marcelo R, também sou daqueles fãs de forração em veludo. Meu carro atual tem bancos em couro e te digo que, quando trocá-lo, farei questão de pegar um com bancos em veludo. Veludo é mais fácil de limpar e deixar bonito, não carece de hidratação e, por ser tecido, deixam o ar passar pela trama, ficando assim mais fresco caso o carro esteja no sol.
    Aliás, saudades dos tempos em que você podia adquirir um carro topo de linha com bancos de veludo. Aliás, a diferença de revestimento entre um topo de linha para uma versão intermediária costumava ser o tipo de forração: veludo cotelê para o mais simples, veludo grosso para o topo de linha.

    O pessoal reclama dos ecochatos, mas neste ponto eles podem ser a solução quando querem carros topo de linha sem revestimento de couro nos bancos. Acaba sendo um gosto que orna com o de muitas pessoas de consciência ecológica normal e que só adquirem carros com banco de couro porque é isso que lhes é empurrado.

    ResponderExcluir
  25. Só quem já andou numa dessas barcas japonesas para saber como é bom. Tem muita gente que ainda acha que Corolla e Civic são os grandes carros japoneses...hehe. O padrão desses grandes sedans 6 cilindros é outro.

    ResponderExcluir
  26. MAO, poste uns Honda ae!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo 21/02/11 17:11,

    Concordo com o que você disse sobre os bancos de couro. O problema é que hoje eles "viraram moda", e eu já cansei de ver gente trocando a forração original, de tecido ou veludo, até em modelos antigos, que nem condicionador de ar tem, por eles... Fico imaginando esse povo derretendo em cima deles, naqueles dias de quase 40 graus de temperatura. Mas, o que eu acho pior que isso, são aquelas pessoas que TEM a/c no carro e NÃO USAM, nas mesmas condições. Vai entender a cabeça desse povo...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.