DIRIGINDO NO GELO

Fotos: autor


Faz alguns dias. Era 27 de janeiro. Um dia muito bonito e um pouco frio. O lago estava todo congelado e estava assim há um mês. Pensei: Quantos centimetros de gelo tem agora? Será que dá para sair com o carro no lago para se divertir um pouco?

Também lembrei que o JJ aqui no blog quer que eu explique para os brasileiros que virão passear de carro aqui, se há algumas dicas para não perder o carro no lago e também não ficar resfriado com a água a +1 grau Celsius.

Então, peguei o furador de gelo e a câmera fotográfica e sai andando no lago para ver o gelo mais de perto.


Primeiro tem uma equação que é bom saber. O peso que você vai colocar no gelo flutuando por cima da água. E aqui estou falando de água sem sal. Com sal tudo fica diferente e é mais perigoso ainda.

Use a língua se você não tem certeza se é mar ou lago, mas não coma neve que parece suja ou amarela, pode dar dor na barriga.

A fórmula é o peso dividido por quatro e com o resultado se faz a raiz quadrada. O resultado é a espessura mínima que deve ter o gelo para poder andar com segurança, em centímetros.

Exemplo. 75 kg / 4 = 18,75. Raiz quadrada de 18,75 = 4,33 cm. Fácil.

Então eu nunca ando a pé no lago com gelo menos de que isso. Na verdade, quero mais alguns centimetros, já que o gelo é da natureza e nunca se sabe...

Com uns 6 a 7 centimetros, algo para furar o gelo, e um aro com dois "pinos" para ter condições de subir da água se o gelo quebrar, eu saio sem problema.

Mas agora tinha mais gelo, com certeza, e levei o furador grande. No sol bonito comecei a furar e depois uns 20 a 25 centimetros o gelo estava furado. Água no buraco. Coloquei a mão na água fria para fazer foto bonita.



Então, serve para sair com um carro? As rodas são bem separadas, acho que se pode dizer 300 kg em cada roda dianteira, pelo menos no meu A2.

Então, 300/4 = 75. Raiz quadrada de 75 = 8,66 cm. Só isso? E com 1.000 kg então? Precisaria de 15,8 centimetros.

Eu sei de um doido que saiu com um Chrysler Voyager por cima de gelo (com sal) de 12 cm. O gelo quebrou! O carro caiu na água.

Mas agora está com pelo menos 20 cm, tem que dar, não?

Com gelo "seguro", tem-se que encontrar uma praia ou outra área onde dá para sair, e mais importante ainda, voltar e subir de novo.

Eu sei de um local assim perto de casa, onde nós entramos com barcos no reboque do carro. Eu fui para lá para ver se tinha algum obstáculo. Estava sem problemas, o gelo tinha formado uma lombada bastante grande, mas parecia bom. Ia dar.

A lombada que dificulta entrar e sair do lago gelado
Naquele dia bonito não tive mais tempo para sair com o carro. Um dia depois quando voltei do trabalho testei. Sai... bem devagar... faz algum barulho? Poucos,...Quebra? Ou... não quebra?

Não quebrou não. Um riso grande. Eu fiz um pouco de "rally" aí. Mas,estava quase escuro, nublado, nada de sol bonito
.
Hans no seu "rally" no gelo
O sábado chegou com temperaturas positivas. A camada fininha de neve no lago derreteu, virou um pouco de água. Também faltava sol e eu tive que ajudar meu filho com um campeonato de hóquei no gelo. Não dava tempo e nem estava bom para andar.

Chegou o domingo. Sol bonito, 4 graus negativos. Liguei para o meu amigo.

- Vamos tirar alguns fotos no lago hoje? Com o seu Jaguar S-type?

Ele veio, mas a lombada no lugar de entrar era grande demais e não queremos ficar presos nela.

Mas saímos com o A2. E agora... oops que liso.... sem neve fica muito, muito liso mesmo. O meu A2 não tem "pregos" nos pneus (a foto mostrando pregos é do Jaguar). Acelerar e frear faz os sistemas ASR e ABS ficarem malucos.

Os pneus com pregos do Jaguar S-Type
Dá para derrapar bastante, rodando o carro para fazer piruetas não sei quantas voltas.

É uma experiência muito diferente. Com um piso liso assim é precisa pneus para rally para poder dirigir rápido e controlado no gelo. E dirigir no gelo é divertido, também um bom local para um filho aprender um pouco como é dirigir sem ter "nada" para bater.



Na verdade, e como dá para ver nas fotos, suecos "normais" acham que sair com carro num lago é perigoso demais. Poucos fazem, pelo menos aqui no sul. Moro em Simenas, próximo a Throllattan, a cidade da Saab.

No norte do País é outra coisa. Lá tem alguns locais onde o Ministério dos Transportes faz estradas controladas, com placas e tudo.

E no caso do gelo não ser seguro eles fecham a estrada.

Numa foto que eu encontrei num site deles tem uma placa engraçadinha dizendo que é proibido pescar e fazer fogo na estrada! 

HJ

Nota do AE: Os suecos são bem humorados até nas placas de trânsito.

14 comentários :

  1. Hans Jartoft, tem que ser um pouco maluco para fazer isso, mesmo se fundamentando em física e matemática. Mas acho que é bem divertido mesmo. Gostaria de ter a chance de guiar num terreno bem amplo e liso como vocês. Além de ser um bom estímulo aos instintos, a paisagem pelo jeito é linda.

    Renan Veronezzi

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  2. Lindo país, a Suécia. Isto sem falar em outros aspectos.
    Enquanto isto, aqui no RJ, 45º celsius...

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  3. hehheheheh... eu acho que a velocidade faz diferenca na fisica quantica da coisa. Se vc for atarvessar o lago voando baixo eh uma coisa.... a outra eh ficar parado tirando foto do carro :D


    Abracos

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  4. "helter skelter"

    MFF

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  5. Boa HJ!!!

    Brincadeira boa pra dar um "frio na barriga"... hehehe

    Em algumas fotos parecem que o carro está sobre a água, digo não sobre o gelo... Interessante o efeito!

    Valeu Hans!

    Abs

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  6. HJ,
    Ótima estória. De fato brincadeira de gente grande!

    Gostaria de pedir pra você, se possível, fazer um post sobre dicas de como dirigir e cuidar do carro em condições de neve.

    Dentro de algum tempo devo precisar dirigir na Alemanha, mas nunca dirigi um FWD ou RWD na neve.

    Obrigado pelo post.

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  7. Hans, muito bacana o teu post! Achei as fotos muito bonitas.

    Espero que os meus elogios te dêem ânimo para escrever mais coisas interessantes para nós.

    Abraços

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  8. Francisco V.G.09/02/11 16:20

    Coisa de maluco, mas bem que eu gostaria de meter meu carro sem nenhum recurso eletrônico e/ou preparado para a situação. Só pra ver no que iria dar.

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  9. Deve ser uma delícia um Chevette nesse lago congelado.
    Ou um Audi Quattro clássico.

    Legal Hans, escreva muito mais sobre as coisas diferentes que vocês tem aí na Suécia.

    Juvenal Jorge

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  10. Hans, este post é sensacional! gostei muito!

    O máximo que consigo aqui é andar na praia, já que a o mar "seca" bastante e fica uma longa faixa de praia com areia firme e que permite um acesso seguro. Nos pontos mais afastados dá até para brincar um pouco andando meio forte e sentir o carro mudar repentinamente de trajetória. Gosto muito disso, mas com cuidado pra não atolar...hehe
    Agora no gelo tenho verdadeira curiosidade em andar com um carro. Deve ser muito "assustador" guiar praticamente sem aderência. O máximo que consegui foi sentir uma escapadinha de traseira num clio sedan numa estradinha com um pouco de neve. Meio frustrante...
    Aproveitando, gostaria de sugerir um post onde vc poderia nos explicar mais detalhadamente as diferenças dos pneus de neve para os normais, e algumas tecnicas de direção que a neve requer, não é mesmo?

    Abraço!

    Aléssio Marinho

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  11. Hans,ou alguém que saiba informar, sabe me dizer se a espessura do gelo é sempre constante, ou há o risco de a perfuração feita não representar a espessura do lago todo e acontecer algo ruim?

    Pedro Bergamaschi

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  12. Faltou um vídeo pra gente babar... rsrs.

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  13. Post show!!!
    Deve ser muito divertido...
    Abraços

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  14. Rodrigo

    Na alemanha normalmente não tem muita neve, só as veces. Explicar tudo como dirigir na neve é um pouco complicado. Se você aluga um carro, aluga um com ESP, isso ajuda muito.
    E quando você esta la, procura um estacionamento grande e vazia e practice. Que contece quando se acelera demais, freia demais, vira o volante demais? Isso você vai sentir quando você perde o controle do carro. Até no jogo GT5 no PS3 acho que voce pode sentir um pouco de isso no mundo virtual.

    Pedro

    A espessura do gelo nunca é constante. Um pouco de movimento da agua em baixo do gelo e a espessura vai ser menos. Você tem que conhecer o lago muito bem, ou medir a espessura mas ou menos em tudos os lugares aonde você quer dirigir.

    HJ

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