A cada dia que passa, o trânsito nas grandes cidades parece sempre aumentar. Muitas vezes congestionamentos de vários quilômetros surgem e desaparecem, e quando isto ocorre geralmente não há motivo aparente para tal.
Passo diariamente por uma das rodovias que ligam São Paulo ao interior, e todos os dias há trânsito sem explicação aparente. Sempre suspeitei da incompetência alheia em dirigir em rodovias, e agora tenho um argumento científico ao meu favor. Eu havia recebido este vídeo faz um tempo mas nunca mais o achei, até agora.
Um estudo da Universidade de Nagoya (Japão) provou que não é preciso de nada especial para gerar um congestionamento, apenas pessoas dirigindo seus carros. Em uma pista circular fechada, diversos carros deveriam seguir em velocidade constante de 30 km/h, e em pouco tempo, com a variação de velocidade de um carro para outro, o chamado "efeito de onda de choque" ocorre e voilà, congestionamento formado. É a prova de que a culpa de grande parte dos congestionamentos é da incapacidade de dirigir corretamente, mantendo uma distância constante do carro à frente, e isso aparentemente é um problema mundial. Vejam o vídeo do experimento japonês abaixo e tirem suas próprias conclusões.
Passo diariamente por uma das rodovias que ligam São Paulo ao interior, e todos os dias há trânsito sem explicação aparente. Sempre suspeitei da incompetência alheia em dirigir em rodovias, e agora tenho um argumento científico ao meu favor. Eu havia recebido este vídeo faz um tempo mas nunca mais o achei, até agora.
Um estudo da Universidade de Nagoya (Japão) provou que não é preciso de nada especial para gerar um congestionamento, apenas pessoas dirigindo seus carros. Em uma pista circular fechada, diversos carros deveriam seguir em velocidade constante de 30 km/h, e em pouco tempo, com a variação de velocidade de um carro para outro, o chamado "efeito de onda de choque" ocorre e voilà, congestionamento formado. É a prova de que a culpa de grande parte dos congestionamentos é da incapacidade de dirigir corretamente, mantendo uma distância constante do carro à frente, e isso aparentemente é um problema mundial. Vejam o vídeo do experimento japonês abaixo e tirem suas próprias conclusões.
Perfeito! Só faltou a famosa batidinha na traseira por falta de atenção.
ResponderExcluirEu vi esse vídeo numa coluna do Bob. É o mito de que a velocidade em absoluto é a grande causadora de acidentes que está levando todo mundo a dirigir em câmera lenta.
ResponderExcluirTodos os motoristas têm que assistir esse vídeo para perceberem o porquê da importância de se andar acompanhando o fluxo.
ResponderExcluirEssa da batidinha na traseira foi genial, para completar de vez o vídeo!
Quem quiser se divertir com simulações que demonstram esse e outros efeitos:
ResponderExcluirhttp://www.traffic-simulation.de/
Sinais de trânsito:
http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/index.php?topic=139
Freeways:
http://www.freewaysimulator.com/demo/index.html
MM
Minha teoria: após o advento do telefone celular, há mais motoristas iniciando lentidões no trânsito. O careta começa a falar, vai tirando o pé do acelerador, e provoca a diminuição da velocidade de quem vem atrás e não tem espaço para mudar de faixa. Imagine uma avenida com uns 5 kms de extensão. Deve ter ao menos um motorista por km falando ao celular, e não devem estar todos na mesma faixa de rolamento. Pronto, a avenida toda vai ficar lenta.
ResponderExcluirO camarada que fala ao celular e não consegui dirigir nem deveria ser habilitado. Sou completamente contra a proibição de se dirigir com uma das mãos ou falando ao celular. Quem quer usar o carro mais lentamente (falando ao celular ou não) que use as faixas adequadas para isso, mesmo assim nunca a menos de 70% da máxima da via (esses 50% do código só atrapalham).
ResponderExcluirVejo isso todo dia na principal ligação norte-sul do Rio, o túnel Rebouças. Onde tem curva, o pessoal tira o pé demais e pronto, retenção criada. Passou desse ponto, volta a andar, às vezes fica aquela 'avenida', vazia, por conta da distãncia entre quem vinha andando normalmente e prosseguiu e o murrinha que 'jogou âncora' só por causa de uma curvinha besta ou um ônibus do lado.
ResponderExcluirSensacional o vídeo. É como dizem: O transito é causado pelo excesso de veículos, o excesso de veículos lentos!
ResponderExcluirAqui em SP na subida da 23 de maio (nos dois sentidos) é sempre a mesma coisa, o pessoal resolve não manter a velocidade, seja por medo de rpm, carga no acelerador, ou reduzir. O mais incrível, é que os motociclistas fazem a mesma coisa, eles só tem coragem de andar com velocidade relativa elevada no corredor de veículos lentos, quando está tudo livre, alugam a esquerda no meio da faixa. O dia que eu estiver com o "ovo virado" eu vou derrubar um e vcs vão me ver no Datena...
ResponderExcluir