google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Trânsito - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Trânsito

A cada dia que passa, o trânsito nas grandes cidades parece sempre aumentar. Muitas vezes congestionamentos de vários quilômetros surgem e desaparecem, e quando isto ocorre geralmente não há motivo aparente para tal.

Passo diariamente por uma das rodovias que ligam São Paulo ao interior, e todos os dias há trânsito sem explicação aparente. Sempre suspeitei da incompetência alheia em dirigir em rodovias, e agora tenho um argumento científico ao meu favor. Eu havia recebido este vídeo faz um tempo mas nunca mais o achei, até agora.

Um estudo da Universidade de Nagoya (Japão) provou que não é preciso de nada especial para gerar um congestionamento, apenas pessoas dirigindo seus carros. Em uma pista circular fechada, diversos carros deveriam seguir em velocidade constante de 30 km/h, e em pouco tempo, com a variação de velocidade de um carro para outro, o chamado "efeito de onda de choque" ocorre e voilà, congestionamento formado. É a prova de que a culpa de grande parte dos congestionamentos é da incapacidade de dirigir corretamente, mantendo uma distância constante do carro à frente, e isso aparentemente é um problema mundial. Vejam o vídeo do experimento japonês abaixo e tirem suas próprias conclusões.

9 comentários :

  1. Perfeito! Só faltou a famosa batidinha na traseira por falta de atenção.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse vídeo numa coluna do Bob. É o mito de que a velocidade em absoluto é a grande causadora de acidentes que está levando todo mundo a dirigir em câmera lenta.

    ResponderExcluir
  3. Todos os motoristas têm que assistir esse vídeo para perceberem o porquê da importância de se andar acompanhando o fluxo.

    Essa da batidinha na traseira foi genial, para completar de vez o vídeo!

    ResponderExcluir
  4. Quem quiser se divertir com simulações que demonstram esse e outros efeitos:
    http://www.traffic-simulation.de/
    Sinais de trânsito:
    http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/index.php?topic=139
    Freeways:
    http://www.freewaysimulator.com/demo/index.html

    MM

    ResponderExcluir
  5. Minha teoria: após o advento do telefone celular, há mais motoristas iniciando lentidões no trânsito. O careta começa a falar, vai tirando o pé do acelerador, e provoca a diminuição da velocidade de quem vem atrás e não tem espaço para mudar de faixa. Imagine uma avenida com uns 5 kms de extensão. Deve ter ao menos um motorista por km falando ao celular, e não devem estar todos na mesma faixa de rolamento. Pronto, a avenida toda vai ficar lenta.

    ResponderExcluir
  6. O camarada que fala ao celular e não consegui dirigir nem deveria ser habilitado. Sou completamente contra a proibição de se dirigir com uma das mãos ou falando ao celular. Quem quer usar o carro mais lentamente (falando ao celular ou não) que use as faixas adequadas para isso, mesmo assim nunca a menos de 70% da máxima da via (esses 50% do código só atrapalham).

    ResponderExcluir
  7. Vejo isso todo dia na principal ligação norte-sul do Rio, o túnel Rebouças. Onde tem curva, o pessoal tira o pé demais e pronto, retenção criada. Passou desse ponto, volta a andar, às vezes fica aquela 'avenida', vazia, por conta da distãncia entre quem vinha andando normalmente e prosseguiu e o murrinha que 'jogou âncora' só por causa de uma curvinha besta ou um ônibus do lado.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional o vídeo. É como dizem: O transito é causado pelo excesso de veículos, o excesso de veículos lentos!

    ResponderExcluir
  9. Aqui em SP na subida da 23 de maio (nos dois sentidos) é sempre a mesma coisa, o pessoal resolve não manter a velocidade, seja por medo de rpm, carga no acelerador, ou reduzir. O mais incrível, é que os motociclistas fazem a mesma coisa, eles só tem coragem de andar com velocidade relativa elevada no corredor de veículos lentos, quando está tudo livre, alugam a esquerda no meio da faixa. O dia que eu estiver com o "ovo virado" eu vou derrubar um e vcs vão me ver no Datena...

    ResponderExcluir

Consulte www.autoentusiastas.com.br.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.