Li outro dia o post do Paulo Keller sobre o novo conceito BMW e parei para pensar nas SWs e SUVs. É impressionante como os SUVs vem ganhando nossas ruas (e no mundo inteiro, imagino), mesmo sendo uma escolha nada racional. A gente começa a conversar com amigos e descobre que um comprou um Tucson, outro, um Honda CR-V. Meu irmão, que gosta de carros rápidos, outro dia, num bate-papo, disse que um CR-V estaria em sua lista se a grana desse. Eu sei que todas essas pessoas não pegam uma estradinha de terra (10 km que sejam) nunca, o que já seria um motivo para se ter um SUV. Se fossem a um sítio com frequência e no caminho tivesse uma estradinha pior, o maior vão livre seria um bônus, apesar de que, na maioria das vezes, até um Uno passa nessas estradas de terra.
Então, porque o SUV? Espaço interno? Meu irmão entrou um CR-V e ficou decepcionado com o espaço interno. Acho que o mais provável é a sensação de segurança, estar sentado acima dos outros. Pode ser o visual aventureiro, ou a sensação de "mais carro" pelo mesmo dinheiro, só porque um SUV é mais alto, com rodas maiores.
Sinceramente? Eu iria de SW. Pro meu gosto, mais bonito. E muito mais lógico. Para que arrastar tanto peso à toa? Para que gastar pneus enormes no asfalto, que custam o dobro para repor, e ainda receber em troca um handling pior ? Sentar mais alto pode ser bom no trânsito, mas numa estrada sinuosa é bem pior. Mas, fazer o quê, os fabricantes têm que vender carros, SUV vende bem (e deve ter uma margem de lucro boa), e nessa até a Porsche fez o seu. Essa página já virou.
Então, porque o SUV? Espaço interno? Meu irmão entrou um CR-V e ficou decepcionado com o espaço interno. Acho que o mais provável é a sensação de segurança, estar sentado acima dos outros. Pode ser o visual aventureiro, ou a sensação de "mais carro" pelo mesmo dinheiro, só porque um SUV é mais alto, com rodas maiores.
Sinceramente? Eu iria de SW. Pro meu gosto, mais bonito. E muito mais lógico. Para que arrastar tanto peso à toa? Para que gastar pneus enormes no asfalto, que custam o dobro para repor, e ainda receber em troca um handling pior ? Sentar mais alto pode ser bom no trânsito, mas numa estrada sinuosa é bem pior. Mas, fazer o quê, os fabricantes têm que vender carros, SUV vende bem (e deve ter uma margem de lucro boa), e nessa até a Porsche fez o seu. Essa página já virou.
Plenamente de acordo. Desperdício de energia sob todos os aspectos.
ResponderExcluirAcabei de voltar de 3 dias de praia em Garopaba, com 9 Km de estrada de terra e areia. Fui com um 407SW que um amigo me emprestou, e andei com cuidado, mas nada de mais pois a altura do solo ta mais pra "baixura" que altura. Na pousada onde fiquei, estavam outros veiculos, entre eles um Outlander e um Land Crusier, que nem sairam do lugar quando choveu, pois seus donos estavam com medo de atolar os carros. Ou seja, essa turma dos SUV estão mais pra mostrar os carros do que realmente usar, claro que tem gente que realmente usa, mas são poucos.
ResponderExcluirAlém do "commanding view" as pessoas compram SUVs por status ou o que chamo, pobreza de espírito.
ResponderExcluirA maioria dos usuários dos SUVs e crossovers os têm como "cartão de visitas", pois querem que os carros testemunhem o sucesso do dono ou ainda para terem sensação de poder.
ResponderExcluirSe eu tivesse grana e quisesse pegar uma estradinha de terra escolheria SWs voltadas para o off-road leve como a Saab 9-3X ou a Audi A4 Allroad, já que o fato de ser 4x4 também mexe com a cabeça dos compradores dos SUVs e afins, mesmo que muitos nunca venham tirar proveito recurso.
Dentro de um utilitário esporte (recuso-me a usar a sigla caoaniana SUV), ainda por cima "filmado", o propriotário se sente o rei da cocada preta. Precisa explicar mais por que vende tanto?
ResponderExcluirSW rules!!
ResponderExcluirSe for esportiva brava (AMG, RS, M, VXR...) melhor ainda!
Não tenho nada contra utilitários.
abs
Milton,
ResponderExcluirTambém não tenho nada contra utilitários -- caso seja necessário ter um.
Outro dia vi num estacionamento um casal de idosos se matando para escalar o banco traseiro de um utilitário "esporte". O filho comprou o carro para agradar ao vizinho, os pais que se danem... Tenho cada dia mais dúvidas se brasileiro é realmente "apaixonado por carros" como dizia o comercial.
ResponderExcluirEstradas de terra ? Embarreadas? Arenosas? Poeirentas?
ResponderExcluirFiat Uno Way
Sempre gostei de peruas. Acho as muitas vezes mais bonitas que os carros que lhe deram origem, mais práticas, mais jovens. Acredito que muitos, assim como eu, as associem a infância, viagens, diversão, família. Uma amiga me diz que peruas têm cara de coisa boa.
ResponderExcluirTivemos em casa uma belina 74 amarela que nos serviu por diversos anos. Lembro-me da briga que tive com meu pai quando ele a vendeu para ceder espaço ao santana 84 recém-lançado e comprado. Criança, chorei, chorei... Mais uma vez, 20 anos depois uma perua bateu em minha porta: uma marea weekend, 2.0. Era de um tio, impecável, preço bom. Tava sem grana, mas como a oportunidade era boa, comprei. Era meu brinquedo: roncava lindo, como todo marea 5 cilindros, amortecedores mais firmes, chip, filtro. Um dia, chegando à casa de minha namorada, arma na cabeça e adeus weeekend. Agora adulto, chorei, chorei... Mas é isso, a vida continua. Ainda tenho vontade de ter outra perua, acho uma pena a Fielder nâo ter vindo na nova geração.
Quanto aos SUVs, que perigo! Tem muito motor, mas o comportamento dinâmico é um lixo! O pior é que quem normamente as dirige acha que está em um kart, tamanho são os abusos. Não é à toa que com alguma frequencia vemos tragédias com esse tipo de veículo.
Abraços
Lucas
O maior "X" da questão dos utilitários esportivos é justamente o que já foi comentado por aqui: a maioria das pessoas que os compram tem pavor de enfrentar estradas de terra. Com lama, nem pensar! Tanto é que vários utilitários esportivos têm tração padrão nas... rodas dianteiras! Tração atrás, somente no modo 4x4.
ResponderExcluirTambém defendo vida longa às peruas. Se algum dia precisar de veículo utilitário, compro uma picape, pois pelo menos a tração padrão continua no eixo traseiro. Mas espero que jamais precise de um utilitário...
Bom, parece que eu sou o unico aqui que tem um sport utility em casa. Comprei de um outro amigo entusiasta. É uma Grand cherokee 97 5.2 V8. E que eventualmente ve um pouco de barro, lama e estradas não pavimentadas, mas no geral é um carro que uso pouco. Como exemplo de comparação, comprei a Ram em meados de 2001 e até hoje rodei 64 mil km com ela, e com a Cherokke, comprada em setembro de 2006, rodei apenas 12 mil. Engraçado para mim, que amo carro americano, e nunca, por mais que use e diriga não me sinto nunca a vontade ou sinto real prazer de dirigir um carro com tração dianteira, como me sinto bem e em casa com o jipão. Definitivamente é um carro que me agrada muito. Completamente a vontade tanto no asfalto quanto fora dele, e com um motor que infelizmente não existe mais, e o cheiro do interior que lembra outros dodges do passado, foi um carro que me fez gostar muito dele desde o primeiro contato. Já usei tmabém uma sport, pequena com motor 6 em linha 4 litros e gostei pacas também, apesar de ser um veiculo bem distinto da minha. Não tenho nada contra e para falar a verdade até a favor de alguns suvs. Mas daí a catar outra ou sequer cogitar comrar outra nova identica ou algum placebo tipo crossfox, ecosport e outros tem um universo de distancia.
ResponderExcluirO SUV e o utilitário propriamente dito são coisas diferentes e o último é aceitável em alguns casos.
ResponderExcluirGosto do clássico Jeep Willys. Mas ele poderia ser classificado como um utilitário propriamente dito?
Porém, contrariando minha cisma com SUVs, gosto do Rural e do Veraneio (o modelo original), tendo maior afeição por este último. Mas, seriam estes precursores da onda SUV?.
Mas intragável mesmo é esse negócio de crossover...
Li todos os comentários e percebi que ninguém tocou num aspecto que os Utilitários Esporte se dão melhor que os carros baixinhos: encarar as nossas vias urbanas (e um bocado de estradas). Hoje eu recebi uma Ecosport e tive que tirar o pneu de reserva da 5ª porta (deram ré num muro e o pneu amassou lataria..). Coloquei o pneu do lado do meu Escort e deu pra ver a diferença de tamanho. Um pneu assim encara bem melhor o terreno lunar que eu tenho que percorrer pra chegar na casa do meu irmão. O inverno está chegando e com ele as ruas alagadas. É ou não é mais tranqüilo estar a bordo de um SUV quando as ruas parecem rios?
ResponderExcluirAinda assim jamais trocaria um Focus num Eco ou numa Pajero/Blazer se pudesse andar apenas em terreno bom. Mas quando vem aquele asfalto bombardeado e aqueles alagamentos, um SUV até que não parece uma má idéia, não é mesmo?
Clésio,
ResponderExcluirnesse ponto tenho que concordar. E assumo, tenho uma moto Sahara e só rodo no asfalto, justamente porque nosso asfalto às vezes é pior que uma estrada de terra bem conservada.
Xará,
Nunca digo que não teria algum tipo de carro. Mas acho que uma viagem Rio-SP, por exemplo, transcorre tão mais tranquila e rápida num SW que não consigo ver vantagem em ir de SUV. Mas se fosse frequente um asfalto ruim ou estrada de terra, trocaria na boa um pelo outro.