Hoje fui a pé aqui perto, no bairro (Moema), fazer uma compra rápida e fiquei impressionado com o ruído do motor dos ônibus. Não só de escapamento, mas ruído mecânico. É impressionante como vivemos em meio a uma sinfonia de todo tipo de som alto.
O mesmo vale para os caminhões. Exceto alguns mais novos, como são barulhentos! Os caminhões de lixo precisam acelerar para acionar as pás rotativas de carga e o barulho é insuportável, especialmente à noite.
O que dizer dos turbodiesels que provocam o ruído de ar, amplificado de alguma forma, a cada troca de marcha, produzido pela válvula de prioridade?
Quando adolescente, eu fazia muito barulho com as bicicletas motorizadas e depois scooters, até que um dia vizinho de muro, um senhor americano, veio à rua e esbravejou: "Parem com esse barulho desnecessário!" Aquilo bateu fundo no garoto de 15 anos, foi uma grande lição que recebi. Barulho desnecessário: é isso mesmo!
Hoje, passados 51 anos, quando a minha audição deveria estar diminuída pelo efeito dos anos, está ocorrendo o oposto. Não dá mais para aguentar viver em meio a um mundo tão barulhento. Entre as fontes de ruído mais comuns nesta terra descoberta por Cabral, estão:
- volume elevado no áudio em qualquer tipo de festa, jantar ou reunião social, a ponto de tornar difícil conversar. Por que isso? Qual a graça?
- Só uma vez presenciei música em jantar cujo volume de som era adequado, a ponto de eu parabenizar o diretor de maior nível hierárquico naquele momento: lançamento do novo Vectra, em Brasília, outubro de 2005. O resto, todos, sem exceção, são um horror.
- veículos trafegando com os estéreos a pleno, o maior exemplo de imbecilidade misturada com incivilidade que existe. Adicionalmente, estacionar em algum lugar, como defronte a um boteco, abrir o hatch e o som. Dica: para isso adianta chamar a polícia, pois se trata de infração de trânsito. Só não adianta quando é som alto dentro de uma propriedade. Aí é coisa para o Psiu, mas a ação é retardada, não resolve o problema na hora.
- motocicletas com escapamento modificado para...fazer barulho. Tanto mecânica japonesa quanto americana, esta pior. Carros não ficam atrás, embora em número menor, mas há alguns em que proprietário devia pegar 10 anos de cadeia.
- ainda nas motos, os idiotas das 125 e 150-cm³ que ficam desligando a ignição em marcha para produzir estampidos pelo escapamento que mais parecem tiro de 32.
- Faz tempo que não volto do litoral num início de noite de domingo, mas há alguns anos, com a subida da Imigrantes carregada, o buzinaço nos túneis era enlouquecedor. Que turma de bobos-alegres!
- falar em voz alta nos ambientes. No recente funeral do João Gurgel fiquei chocado com o vozerio no saguão contíguo à câmara do velório, no Cemitério Morumby. Parecia festa. Ninguém estava nem aí para mostrar respeito e reverência ao falecido e à família.
- uma das maiores fontes de ruído no trânsito provinha dos Fuscas, que felizmente existem em número bem menor hoje. Não que o carrinho fosse barulhento de fábrica, o que acontecia é que 99,99% dos proprietários mandava remover o elemento de lã-de-vidro dos tubos duplos de escapamento e, não raro, dobravam-nos para cima. Como o som se propaga melhor na vertical do que na horizontal, o efeito para os ouvidos era perverso. Nesse ponto, ainda bem que sumiram.
BS
Ainda nas motos 125 e 150 cm3, existem os nós cegos que retiram o filtro de ar e, nas motos Honda, instalam o escapamento da antiga Turuna. O barulho é infernal, sem contar que o motor se estraga rapidinho sem o filtro. Se andassem ao menos mais rápido com essa estupidez toda...
ResponderExcluirMe parece que a turma das motinhas relaciona barulho com potência de forma diretamente proporcional. O que acontece é que ouvimos a moto antes e muito depois dela passar em nossa frente.
ResponderExcluirAqui no meu bairro todo o domingo ocorre um buzinaço de motos (geralmente modelos 125 e 150 cm³), todas com escapamento “modificado” e fazendo a tal simulação de tiroteio. A maioria dos motociclistas são “mototaxi” e fazem manobras arriscadas como andar sobre o assento e empinar a moto em ladeirinhas, tendo como equipamento de proteção uma bermuda, chinelos de dedo e a pele do tórax. Certo dia um dos exibidos deixou um pouco de pele e músculo no asfalto da minha rua, após cair empinando a moto. Sem contar que fazem dos estampidos uma espécie de apologia ao crime.
Outra manifestação bastante comum é a da turma da “caixa selada” que toca funk carioca madrugada inteira nos fins de semana. De certo que gosto não se discute, mas aqueles ruídos não podem ser considerados música; são compostas por letras chulas e criminosas, um atentado à moral. Se aquilo é funk, que ritmo era aquele que o James Brown tocava?
Já ouvi muito motoqueiro justificar que troca o escapamento por motivo de seguraça. Para serem vistos no trânsito. Desculpa de amarelo é comer barro.
ResponderExcluirAo mesmo tempo é impressionante como um V8 pode roncar como um trovão (lembro-me daquela reduzida que o Tom Cruiser dá em Days of Thunder) ou ser silencioso a ponto de não se perceber se está ligado como em um Galaxie ou um belo 300C.
O meu Pacato não passa na rua sem ser visto, ou melhor, ouvido.
Mas porque será que a maioria esboça um sorriso no canto da boca quando ouve? Será que a freqüência sonora faz cócegas?
Mesmo assim sinto que perdi a razão para reclamar dos motoqueiros, apenas torço para que eles enjoem logo do barulho.
É Bob, sinais dos tempos, estamos ficando velhos !!! Nesses 6 meses em Santa Teresa (RJ) aprendi a distinguir os ruidos dos tiros de 38, 380, AR-15, AK47, etc....
ResponderExcluirOs onibus são um problema a parte, motores antigos, a maior parte são chassis de caminhões adaptados, com motor a frente, e sistemas de exaustão mal dimensionados (custos). Sei disso porque trabalhei na Arvin Meritor e lidava com isso diariamente.
Mas cá entre nós, um Formula 1 acelerando em Interlagos a 19000RPM é de arrepiar.
Muito bom esse blog.
Abração, Luiz
Veja pelo lado bom: se a protecao que eles usam eh chinelo e camiseta, fica a torcida pra que o indice de acidentes aumente por causa da distracao, fazendo com que o nuero de babacas em duas rodas caia proporcionalmente.
ResponderExcluirJa vao tarde...
Há brechas na legislação de ruído. Somente trabalho sério, como já feito com emissões de diesels, é capaz de reverter.
ResponderExcluirNa Europa, vê-se ônibus transitando civilizadamente, sem incomodar. Por que não fazemos o mesmo no país que tem o maior mercado de ônibus do mundo?
Dränger,
ResponderExcluirQuando o barulho é necessário, e o de um carro de corrida numa prova é, não só é tolerável como é agradável. Imagine como seria uma corrida de carros elétricos...
Giovanni,
ResponderExcluirO que é exatamente o Pacato?
Acho que a questão do barulho é muito mais relacionada à idade. A garotada gosta de fazer um pouco de barulho, não que isso seja justificável, mas todos aqui, uma vez ou outra, principalmente se gostarem de carro e moto, já fizeram um pouco de barulho.
ResponderExcluirAs vezes, a consciência demora a acordar, principalmente na juventude.
Gosto de um som um pouco mais esportivo no carro ou na moto, mas aprendi a dosar o ruído com o tipo de uso que faço do carro, para que, também, não incomode terceiros.
Por exemplo, já tive uma Ipanema com intermediário direto e apenas um abafador esportivo na traseira. O ronco era lindo em baixa e agressivo em alta, principalmente quando se reduzia a marcha e se escutava o retrocesso.
Pois bem, era lindo até o dia que peguei a Bandeirantes e tive que rodar 100 km a 120 km/h. O barulho dentro do carro era insuportável, não adiantava fechar os vidros, aumentar o som do carro, nada. Resultado: na volta da viagem mandei instalar o intermediário original, restando apenas o esportivo traseiro que só se fazia notar quando em alta rotação.
Em motos de baixa cilindrada também. Tenho uma Intruder 125 para o dia a dia, para escapar do trânsito e, já coloquei um escapamento mais “esportivo”. O problema de escapamento em motos pequenas é que, em 99% do tempo, tem-se que pilotar em alta rotação para acompanhar o fluxo. Aí, o barulho fica insuportável tanto para quem pilota como para quem vê/ouve a moto passar. Hoje, voltei o original e a diferença é absurda no conforto.
Quanto ao comentário do Anônimo, é dispensável, o preconceito é tanto que só teve coragem de postar no anonimato. Aliás, não é só moto pequena que faz barulho. Muitos proprietários de Harleys, parecem medir o tamanho de seu ego pelo som do escapamento, assim como aqueles donos de esportivas que colocam escapamento direto para desfilar no Guarujá.
Bob,
ResponderExcluirO pacato é um maverick GT V8. O chamo assim porque ele vive assim preguiçoso na garagem, mas quando acorda vira o gato guerreiro como no desenho do He-man. E o culpado por isso tudo é o nosso amigo AG.
Bob,
ResponderExcluiressa dos motoqueiros "atirando" é realmente insuportável. sinceramente torço para que o pistão rache ao meio quando fizerem isso.
outra coisa inútil, imbecil e incômoda é a turma do esgoela-motor em encontros de motos grandes. qual é a graça de ouvir um motor, nesses casos, magnífico (4 cilindros de moto com altíssima potência específica) sendo violentado a mais de 14 mil rpm, com o veículo parado? eu acho isso coisa de terrorista.
barulho pode ser coisa de juventude, também tive meu tempo de ponteira esportiva kadron, mas foi igual o Sérgio relatou, bastou uma viagem na estrada pra mandar recolocar o original.
outro dia, experimentei retirar o catalisador do meu daily-driver(como diria o Egan) e voltei atrás, não por causa de não ter feito a menor diferença no desempenho, mas porque ficou com um ruído chato...
Eu tenho ojeriza por VW motor a ar por causa disso. Uma vez falaram para eu comprar um fusca, mas retruquei na hora dizendo que quero escutar música e dirigir AO MESMO TEMPO. Isso é válido para kombis, variantes e afins. Picapes: aqui no interiorr (puxa o erre mesmo) de São Paulo o pessoal fura a carcaça do turbo em um determinado ponto e sai esse barulho maldito a cada reduzida de giro. Ônibus: Antigamente sentava na frente, mas era uma concorrência desleal com o meu antigo MP3, a ponto de chegar em casa zunindo. Hoje procuro sentar no fundo para fugir um pouco do barulho. Os piores são os com motor Mercedes, passando seis meses depois da compra o barulho começa a ficar insuportável. Pelo menos agora entendo porque o pessoal compra tanto caminhão VW agora...
ResponderExcluirMotos: A molecada não tem jeito mesmo... Esses estouros também é feito e principalmente com moto 2 tempos, especialmente quando se acelera-se muito e reduz ao mesmo tempo.
Carros elétricos e híbridos: esses quando vierem a se popularizar serão obrigados a instalar um vrum-box por causa dos cegos...
Polara,
ResponderExcluirRealmente, viajar com som de escapamento audível dentro é muito desagradável.
Sérgio,
ResponderExcluirÉ isso, barulho é inversamente proporcional à idade. Acho que maior parte de nós já fez isso.
1k2,
ResponderExcluirFusca com escapamento original até que é silencioso. É um motor mais ruidoso mecanicamente, pelo arrefecimento a ar, mas dá (ou dava) para conviver bem com ele.
Giovanni,
ResponderExcluirObrigado pelo retorno. Esse Ogro do Planalto apronta mesmo (rs). Mas seu Maverick é mesmo tão ruidoso? Ou tem aquele som mais grave de V-8?
Caro Bob,
ResponderExcluirNão dá para escutar Nick Cave, Sigur Rós, Radiohead, Air, Belle e Sebastian com o boxer se esmurrando lá trás. Não há revestimento acústico que resolva. E consumo por consumo, um Opala saía mais em conta, por módicos R$ 4500 dá para achar um com ar, direção hidráulica, trio e se eu quiser escutar o motor, é só abrir a janela. Mas estou procurando um Tempra, que dentro de minhas modestas posses é o que há de mais moderno e silencioso, apesar dos 4 cilindros. Viajei em um e o único ruído era das saídas de ventilação na cabine. Não sou romeiro para viver em um eterno sacrifício (tenho 1,77, sou meio claustrofóbico e neurótico e não gostaria de ver uma carreta crescendo no retrovisor e uma ponte estreita adiante dirigindo um [rsrsrsr]).
Eu nunca dava bola para isso, morava longe do transito, agora INFELIZMENTE moro colado em uma rua que nao é principal, é toda residencial, mas como fica entre o centro da cidade e um bairro, e é reta e comprida virou a rota de fuga das ruas principais, muitos motoqueiros e seus escapes alterados acelerando fundo, caminhoes o mesmo, o caminhao de lixo me assusta sempre... sem esquecer dos carros detonados e dos IDIOTAS do som alto, realmente é algo que deveria ser levado mais em consideração, e eu apesar de ter um fusca (1300, com todo o sistema do escapamento original de fabrica, entao o barulho nao é tao absurdo) odeio agora os fuscas e kombis com o escapamento modificado/detonado.
ResponderExcluiracho bonito, em pista de corrida ou sei la aonde... agora dentro da cidade seria bonito ter mais silencio.
O som é gostoso, grave, não é aquele estalado chato, o escape é em X com 2 abafadores do tipo JK. Andando a 2000 giros até fica bem comportado. A lenta é que embaralha um pouco. Foi o mais perto de um motor civilizado que consegui negociar.
ResponderExcluirÉ Bob realmente, o barulho que os ônibus fazem é muito desagradavel. E desnecessario !
ResponderExcluirO encapsulamento é uma técnica barata e muito eficas de diminuir e muito o ruído HORRIVEL por sinal dos motores a diesel. Que lembra ao fundo um motor a gasolina com detonaçao, popular "batida-de-pino". Mas sabe como é né, tudo é custo em engenharia.
Fora a poluiçao, é rarissimo ver um ônibus em São Paulo sem um minimo de material particulado, fuligem, emanado pelo escape. Que pelo menos sai pelo alto, e não na nossa cara como em furgoes diesel.
Essa caso das motos é loucura demais, queria saber o que esses motoboys tem na cabeça. Justifica o ganho de potencia em um escape mais livre, ou melhor ganha-se potencia ? Como no meu caso mais abaixo ?
Quem já teve um retrovisor externo, lógico, arrancado sabe o quão grande é a vontade de abrir a porta quando se ve os cachorros loucos vindo buzinando e alternando o farol alto e baixo passando pelo corredor de marginais e 23 de Maio. Logico que pensando melhor nunca faria isso, mas me peguei quase fazendo isso uma época. Carta fresca, sabe-se como é, sabe e pode tudo . . .
Meu sonho de criança era ter essas bicicletas motorizadas, essas motonetas Caloi e Monark, não precisa de carta. Pena que papai e mamae nunca deixaram !
Po Bob, falar mal justo do meu lindo primeiro carrinho tão amado.
Realemente modifiquei meu escape, sai do estrangulador original para um quase bom 4x1 tipo puma com um abafador. Mas não foi para "fazer barulho, aparecer" foi para dar alguns potrinhos a mais ao meu manco 1300L 78 e seus 38 potros sempre contundidos.
Melhorou bastante por sinal, podendo acompanhar o fluxo dos carros modernos em grandes avenidas e rodivias.
1k2, dá sim para escutar musica tranquilo ao longo de uma viagem com o fusca. Até uns 90 km/h é bem aceitavel, acima disso concordo que o meu radinho original TKR da época com somente um auto falante não da conta.
Mas se eu tivesse um radinho melhor e um alternador daria conta sim.
Sei bem como é, faço todo dia a rota sampa-sbc para a FEI, via anchieta/imigrantes.
A isolaçao acustica do meu fusca, ainda original, trabalha rasoavelmente bem. Mas já vi fuscas com 4x2 bem desmiolados sem abafador nenhum com uma boa isolaçao acustia, e fica muito bom !
Mas para quem esta dentro né, quem esta fora concordo, muito desconfortavel.
O senhor Anonimo sabe o que é um 1300 de 38 cavalos em um dia a dia que 1.0s tem 70 e 1.4s 105 !
Boa parte do barulho dos VW à "ar" é devido a não correta e frequente regulagem da folga das valvulas(0.10mm), entao o bancim fica dando porradas e porradas na valvula, por isso o barulhão "caracteristico" da linha à "ar". É muito notoria a diferença de uma valvula extremamente desrregulada para um com a folga correta, vejam
http://www.youtube.com/watch?v=Y0Hc_dfttLc
Outra fonte é a falta de camisas d´agua para absorver parte grande dos ruidos das explosoes !
Mas reclamar de uma 7galo, Honda 750 Four, ninguem reclama né ?
Ou então como dito uma maravilhoso maveco V8 !
Chato mesmo não são fuscas e derivados, chato é o pessoal, especialmentes jovens como eu, que trocam o abafador traseiro por um popular "JK". Nonsense mesmo. Tem o mesmo fundamento dos CGzeiros e tribais do tipo que andam sem filtro e com escapes "da hora manú !"
O engasgo e a embaralhada de V8 é uma coisa, até um V6 Vortec ou V6 das Dakotas fica bem legal, mas 4 cilindros dos APosentados e fins ficam meio chatinho, né ? . . .
Um espirrinho e um assobio discreto de um caracol debaixo do capô tambem fica legal, como nos A3 e Golf GTI. Ou mesmo uma L200 turbodiesel do modelo anterior, assobiava muito bonito !
Discordo sobre a sensibilidade aos barulhos ser um fenômeno influenciado pela idade. Ao meu ver, barulho é um "som desagradável", denominação que não vale para os maravilhosos sons das motos V2 e 4 cilindros, dos motores V8 (incluindo os dos bólidos da F1) ou de qualquer motor bem regulado e, até mesmo, o ronco metálico do fusca.
ResponderExcluirContrariando a tal proporcionalidade, odeio barulho e sou um ancião de 22 anos!
Honda 750F, o som de moto mais bonito que já ouvi na minha vida. Nunca tive moto mas se tivesse que ter só por ter, seria essa. Aquele bloco atravessado com os 4 carburadores são maravilhosos. Tenho um amigo que tem uma totalmente desmontada no quartinho dos fundos do quintal. Fico torcendo pelo dia em que ela irá roncar denovo.
ResponderExcluirGiovanni,
ResponderExcluirPor falar em bloco atravessado, se você quiser arrumar briga com um harlista, diga-lhe que o motor da Harley-Davidson é transversal...
Giovane, o som das Galo é assim por conta do motor 8 válvulas. Pode notar que toda Four com 8 válvulas produz um ronco parecido.
ResponderExcluirBob, cuidado com os comentários, "Harleyro" é pior que APzeiro... rsrsrsrs
Por exemplo, Harley não vaza óleo, apenas lubrifica os cromados automaticamente... Harley não vibra, massageia a lombar... rsrs
Ronco de 7galo dentro do tunel da imigrantes é de arrepiar ! Pau a pau com ferroscas !
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirEles são paralelos não é isso? Mas quando falamos de longitudinal ou transversal nos referimos à árvore de manivelas. Não entendo o que significa esse arranjo em paralelo? Será que todos estão falando da mesma coisa?
APzeiro, Fusqueiro, Fieteiro, Cheveteiro, Opaleiro, escorteiro...
ResponderExcluirtodos unidos por uma mesma paixão, o automóvel, só muda as cores das bandeiras...
Motor paralelo é o das CB400/450/SR..
a propósito, seguia eu tranquilamente a bordo do meu daily-worker-car a caminho de casa quando pude ouvir um Honda Civic SI em uma esticada até pipocar o limite... rapaz, que ronco é aquele! se não fosse a visão do automóvel, poderia confundir com uma moto possante!
Giovanni,
ResponderExcluirCorreto, é pela posição da árvore de manivelas em relação ao eixo longitudinal da moto (ou do carro). Na H-D a árvore é perpendicular a esse eixo, portanto motor transversal. O "V" é que é longitudinal, assim como os cilindros de uma BMW boxer são transversais -- mas como a árvore de manivelas é alinhada com o eixo longitudinal da moto, o motor é longitudinal. Falei de "briga" com harlista só para enfatizar como às vezes se vê as coisas de maneira diferente. Não dá briga nenhuma.
Motoboys em geral e a turma do porta-malas cheio de caixas de som, são inqualificáveis. E não podemos usar palavras de baixo calão para descrevê-los, pois esse é um blog de gente inteligente e educada.
ResponderExcluirO que mais me entristece é que essas bestas desumanas também têm direito a possuir um título de eleitor.
Depois que esse bando de comunistas do Foro de São Paulo tomou o poder a situação só vai piorar.
ResponderExcluirComunista é falastrão e incompetente - vejam Cuba e outras "maravilhas"...
Aqui onde moro além de todos os barulhos citados existem "vigilantes noturnos" (prá mim são bandidos) que passam a noite toda tocando estridentes sirenes eletrônicas!
Para eles - a exemplo dos motoboys - não existe Lei do Silêncio.
Isso tudo é fruto da FALTA DE AUTORIDADE!
Tenho saudades do tempo em que as pessoas respeitavam a lei - e bandido respeitava a Polícia....
Eu estava procurando na internet pessoas q como eu tb se encomodam com barulho,eu tenho 21 anos + tenho um espirito um pouco diferente dos jovens de hoje em dia,eu odeio escandalos,odeio som alto e barulhos desnecessários em geral.Parabéns ao Sr por ser uma pessoa de senso!
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