Esta lista é para meu amigo Alexandre Garcia, engine swapper emérito e o sumo sacerdote das trocas de motor.
1) Chevette AP turbo do Eber
1) Chevette AP turbo do Eber
O motor VW AP parece que nasceu para o Chevette. Extremamente fácil: basta um espaçador de 1 polegada de espessura, e dois coxins híbridos, basicamente. O AP gira e tem potência e torque em rotações parecidas às motor original do carro, e portanto todaa transmissão original funciona muito bem obrigado. É mais leve e mais potente e até o escapamento desce pelo lado certo. Um Chevette com um 2.0 a álcool de Santana é extremamente apaixonante e barato.
Mas tem gente que quer mais. O Eber (www.eberturbo.com.br), que costumo chamar de "O Chevetteiro maluco de Pirassununga", cansou de perder transmissões em seu Chevette tubarão vermelho, equipado com seus APs turbinados de mais de 400 cv, resolveu radicalizar. Colocou uma tranmissão de Omega e montou o AP "em pé", sem sua tradicional inclinação. Enorme cirurgia necessária no túnel do carrinho. Vejam abaixo porque isto é uma insanidade divertidíssima: o câmbio é maior que o bloco do AP...
A conversão para motor grande mais simples para o Chevette e, na verdade, de baixa insanidade. Simples e por isso mesmo ótima, só não é perfeita porque o motor V-6 é um pouco mais pesado que o do Chevette, atrapalhando um pouco a ótima distribuição de peso do carrinho. Mas não me entendam mal: ainda é plenamente aceitável. Mais do que isso; andar com o V-6 num Chevette deve ser um raro prazer.
3) Chevette V-8 sbc
4) Chevette LS7
Minha idéia é ir a uma concessionária Chevrolet nos EUA e comprar um LS7 de 7 litros de Corvette Z06 (custa apenas 12 mil dólares). São 512 cv e 200 kg, num motor pequeno e com injeção eletrônica, tratável, de rua, vendido com garantia no Corvette.
Montaria um Chevette com slicks largos atrás e rollcage, e pneuzinhos finos na frente. Vou ao trabalho todo dia com ele, mas de vez em quando levanto as rodas dianteiras nos sinais. Simples!
5) Chevette V-8 Buick/Rover
Na verdade, não há nada de insano aqui, mas queria falar disso. Este motor é pequeno, de alumínio, e pesa menos que o original do Chevette. Mas desloca de 3,5 a 4,2 litros. Para mim, é o Santo Graal do chevetteiro.
O JJ conhece um motor de Land Rover Discovery, com injeção e 167 cv, à venda porque alguém o substituiu por um Diesel. Sonho com ele todo dia.
6) Hot Rod's "Bad Seed"
Em abril de 2000, Steve Magnante, escrevendo para a famosíssima revista Hot Rod dos EUA (o slogan dela é genial: "Where it all began". Só ela pode usá-lo.) sentou para maquinar uma história definitiva de como conseguir velocidade gastando muito pouco. O objetivo era gastar no máximo 2.000 dólares. O resultado foi um Chevette com um motor Cadillac de 500 polegadas cúbicas (8,2 litros, mais de um litro por cilindro, como o AG gosta) tirado de um Coupé de Ville 76, com cabeçotes de alta taxa dos modelos até 70. Tudo, inclusive o Chevette, comprado em ferro-velho. O motor foi montado bem recuado, ao lado do piloto.
Fez o quarto-de-milha em 11,9 segundos a 178 km/h.
7) Chepala da Suspentécnica.
Já falamos dele aqui. Leiam o título da lista. Cai como uma luva, não?
8) Marajó verde V-8 turbo
Recebi isso ontem, e caiu como uma luva nesta lista. V-8 Chevrolet de alumínio e dois turbos!!! Quão insano é isto?
9) Chevette-Marea
Velha idéia minha, que nem sei se é factível. O 5-em-linha do Marea com 2,4 litros e 160 cv é um motor apaixonante, mas o Marea é um carro irrelevante. Junte o Chevette a este motor girador, potente e vocal, e o resultado não tem como não ser fantástico.
10) Chevette-MWM sprint
Outra idéia maluca minha: fazer um carro de arrancada com o 4 cil. de 3 litros "high speed Diesel" MWM, que é montado em caminhões pequenos da VW. A calibração pode ser facilmente modificada para o motor debitar mais de 200 cv. Seria no mínimo divertido.
Chevette Diesel é um sinônimo de carro muito, mas MUITO lento nos EUA, para quem não entendeu a piada.
MAO
Depois desse câmbio de Omega e desse Chevette 8,2 litros, a Elba Hemi central-traseiro deixou de ser insanidade...
ResponderExcluirA idéia do Chevette-Marea é boa, talvez o motor Marea turbo também fosse legal. Por que não tentar?
Mas, numa visão mais conservadora, mantendo o motor no estado original (ou quase) qual seria o melhor transplante: Blazer V6 ou AP? Analizando-se todos os aspectos, não apenas nº de cilindros ou potência.
MAO,
ResponderExcluirQue tal?
Chevette com o motor do Civic Si. Apesar de ser de uma marca japonesa, esse motor é legal. Acho que ficaria excelente no Chevette.
Abraços.
Marlos,
ResponderExcluirEm minha opinião, o melhor, mais barato e mais equilibrado é o Chevette AP.
Mas se o poder lhe corromper como fez irremediavelmente ao nosso amigo AG, vá de V6.
MAO
Marlos,
ResponderExcluirOs motores Honda giram ao contrário de todos os outros motores no mundo. Arrumar uma transmissão ia ser problema.
Chevettes para mim não podem custar muito. Vá de AP tirado de ferro velho, e terás um grande carrinho por menos de 10 mil Reais.
MAO
Existe em SP (se não me engano) um Chevette Tubarão 2.2 16v turbo equipado com IE. É um carro muito bonito e que também anda muito.
ResponderExcluirAlém desse tubarão, em BH tem um cara que participa regularmente de arrancadas com um Chevette com motor C20XE do Calibra/Vectra GSI.
Tem também outro híbrido maluco que corre nas arrancadas de SP que usa um motor 2.3 4 cilindros de Maverick no Chevette.
Quando vcs vao mudar o nome do blog pra Chevettentusiastas? Ta demorando...
ResponderExcluirAntes era GM entusiastas, agora o funil ta ficando menor ainda.
Pelo menos mudando o nome oficialmente faz com que as pessoas interessadas em carros em geral parem de perder tempo acessando isso aqui.
MA, o Chevette morreu, acabou. Aceite e viva com isso. Saudosismo eh bom enquanto ainda fica num nivel saudavel. Tudo que eh demais faz mal. Cara, vira a pagina, no final vc ainda vai me agradecer.
Cansei, ja tirei o AE (?) dos meus favoritos.
MAO,
ResponderExcluirO Chevette está rolando ! Mas era um carro acertadinho, apesar da coluna de direção meio torta. Tem potencial, mas fora tunning (que tenho horror, provas de arrancadas etc), que tal fazer um carro para o uso diário, com tudo q temos direito, como ar condicionado, torque em baixa etc..... Estou velho, dirijo um Puma 1600 no dia a dia, mas esse artigo acendeu uma chama! O lance é um bloco de alumínio, mais leve e aí fazemos a barata ! O V6 Vortec parec se uma boa solução para quem não quer fazer curvas, mas ainda acredito em um 4 cilindros apimentado e carburado. Injeção é tão sem graça. Chip aqui e ali e fica nisso. Ainda tenho o estecoscópio com ponta para ouvir a equalização dos carbiuradores.
Um grande abraço
Luiz Dranger
O Chevette mais insano que me agradou foi o com motor Vortec V6. Dado o equilíbrio muito bom do Chevette em curvas, uma piora na estabilidade fará até bem (ficaria mais fácil de entrar nas curvas de lado...)
ResponderExcluirO com V8 de Corvette me parace insanidade pura, não precisa tanto. 512 cv num carro que ficaria com pouco mais de 1000 kg, é brutalidade extrema! Pensando bem, não seria nada mau um Chevette 7-litros...
MAO,
ResponderExcluirThanks. A idéia do marea nem é tão ruim assim numa primeira olhada, duro vai ser transplantar toda a eletronica pendurada no motor para fazer tudo funcionar (direito) depois da troca.
Dranger,
O Chevette com V6 é tão natural que chega a ser dificil de acreditar. Refiz o motor de um que veio pronto pra cá e fiz outro do nada, no melhor estilo Hot Rod e Steve Magnante. Minimalista ao extremo, com apenas um quadrijet, ignição eletronica com avanço mecanico e vamos que vamos. A relação final é obviamente curta, mas ainda sim legal para uso urbano, e o som, ah que som, perfeito, harmonico, liso e delicioso. Fiz com escape duplo, um cano saindo de cada lado na traseira, muito legal. Gostei pacas e te digo que se feito com parcimonia, sai barato. Tem muito V6 aí barato a venda, feiots, usaveis ou para retificar e instalar, e o resto fora o motor quase não mexe em nada, logo sem muita despesa. Algo bem fácil de se fazer.
O V8 é drag car. O V8 de aluminio Rover/Olds/Buick é dificil demais de se achar aqui e caríssimo de fazer. E para se usar cambiomanual praticamente tem que mandar vir uma flange da inglaterra.
Dranger,
ResponderExcluirIa esquecendo: não é comum, não dá em arvores, mas existiu um V6 identico ao Vortec, todo feito em aluminio, bloco e cabeçotes qe montado completo pesava cerca de 100 quilos, o bloco sozinho pesava 35. Tinha possibilidade de cilindros siameses, funcionais até 4.125", e aceitava até 3.75" de curso, o que era bom para 300 polegadas, ou algo como 4,9 litros. Esse motor ers uma proposta da GM para ser usado em provas de circle track e não foi muito popular porque era caro. Hoje acho que com boas ferramentas de busca como o e-bay tem alguma chance de se localizar um. Apenas pela onformação, ok? Os acessórios eram todos os normais dos motores de produção e muita coisa do sbc V8 cabe nele, como bombas de agua, oleo, trem de valvulas, etc...e a Scat, firma tradicional na preparação de motores nos eua também fez uma versão V4 do sbc toda de aluminio, ultra leve e com excelente potencial de preparação. Infelizmente exótico e caro.
Anônimo,
ResponderExcluirHemingway dizia que:
"A terra sobre qual o romancista escreve é a terra que ele conhece. E a terra que ele conhece está em seu coração."
Não se pede para Hemingway parar de escrever sobre a África ou a Espanha, nem ao MAO para não falar de Chevettes.
Eu não gosto da África, mas gosto quando Hemingway fala dela.
OK, eu não sou Hemingway nem de longe. Dê graças a Deus: a reação dele a uma crítica dessas seria pegar sua espingarda de matar urso e ir a sua procura.
MAO
Anônimo,
ResponderExcluirImagina a cena: Hemingway com a tal espingarda indo à sua caça ao som de Jesus Built My Hot Rod, num Chevette insano preparado pelo ogro do Cerrado...
Poucas vezes dei tanta risada com os amigos ! caro Anônimo, leia outros posts que mais lhe agradem. Deixe os de Chevette para quando estiver com insônia. Eu leio revistas normais de automóveis, ou vejo uns minutos de jogo de futebol ou tênis quando preciso dormir e não consigo.
ResponderExcluirChamr o Marea de irrelevante é sacanagem.
ResponderExcluirAnonimo,
ResponderExcluirTambém acho sacanagem. Mas pior mesmo é se chamasse o Focus de irrelevante....
Acho que o Marea é um dos carros mais injustiçados do mercado. Bom para quem conhece a máquina, já que hoje pode comprá-lo por uma pechincha.
ResponderExcluirAbraços
Lucas
Lucas,
ResponderExcluirO marea tem um motor sensacional.
SEN-SA-CIO-NAL.
O resto do carro não é ruim, mas não há nada de especial.
Igualzinho meu Nissan Maxima. Carro irrelevante, motor bravo, preço correto. Teria um Marea sem problema algum!
MAO
KKKKKKKK
ResponderExcluirPrimeira vez q entrei aqui, e adorei.
Quase morri de rir imaginando a cena "Hemingway com a tal espingarda indo à sua caça ao som de Jesus Built My Hot Rod, num Chevette insano preparado pelo ogro do Cerrado"...rs
O Chevette seria o preto V6 feito pelo "ogro do cerrado", claro...
Putz, Chevette com motor de Marea tb já foi um sonho meu.
ResponderExcluirEu imaginava um motor de marea turbo com os devidos up-grades! Coisa pra 500cvs!!
Mas teria que ter a toda a estrutura reforçada e um belo acerto de suspensão :)
tem um cara que tem um chevette 82 que usa motor 6 bocas do opala aspirado(normal)que não faz feio diante de carros turbo por aqui...mas V8 seria sensacional
ResponderExcluirMARCO DE BRASILIA DF, POR AQUI JA FOI VISTO ALGUNS CHEVETTES COM MOTOR DIESEL!!!! UMA MARAJO COM MOTOR 1.9 DOS GOL ARGENTINOS E UM CHEVETTE SLE 88 COM MOTOR 1.6 DA KOMBI QUE EM BREVE RECEBERA UM KIT TURBO E INTERCULER.
ResponderExcluira minha ideia é o tao famoso e conhecido 2JZ da supra com os upgrades devidos para uns 700cv ou mais acho q ficaria muito bacana e a um custo legal pois se acha esse motor com facilidade no ebay junto com a tao sonhada transmissão de 6 marchas oq acham chevette 6cc cambio 6 marchas acho q ficaria bem interessante
ResponderExcluirconhe o blog hj, mas ja curti muito, falando em morto de marea, quase peguei 1, soh nao peguei pq o meu invetei de fazer pistoes do monza 1.8 e até agora nenhum mecânico conseguio botar pra render... mas eh isso ai, sou dono do site www.chevetteclube.com.br que logo vou por pra funcionar de novo...
ResponderExcluire dai cara
ResponderExcluirqueria sabe c akela adaptação de cambio de omega no motor ap funcionou de boa
c não teve mais problema de a caixa estoura
valeu
E eu achando que era exagerado porque eu montei um escort conversivel 20v aspirado...
ResponderExcluirKzR:
ResponderExcluirMAO, eu já pensei também nesse motor do Marea num Chevette. Depois que vi a maravilha que ele fez em um Fiat Coupé, fiquei maravilhado com esse motor. Ia ficar gutural!!!
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-458334022-chevette-v6-_JM
ResponderExcluirMAO, sei que esse post é bem antigo já, mas como vc mencionou sobre um Chevette com motor de Marea...
ResponderExcluirE se ao invés do motor Fivetech fosse o 2.2 usado nos Audi S2/RS2? Basicamente um AP 1.8 16V com um cilindro a mais. O fato de já ser montado em posição longitudinal também facilitaria a adaptação...me pergunto se as flanges pra chevette AP à venda no mercado serviriam neste caso...
De qualquer forma, mesmo o motor sendo mais comprido que o original, não teria problema, acho que a adaptação não seria de todo complicada...
um Chevette com motor ABY 2.2 turbo, 5-cilindros em linha, com uns 315 cv [RS2] e tração traseira...diversão garantida nos finais-de-semana :D
Realmente Rodrigo, acho que não seria complicado já que colocam o 6 em linha do opala no chevette!
ExcluirDigo uma coisa, quem gosta de carros tem obrigação de ler AE...O resto é resto.
ResponderExcluirSou mais conservador gosto do meu codorninha com motor de Chevette tachado com uma turbina Garret apl42/48 corta os 201 aqui em Minas nos 9.3 e a coisa mais gostosa e dar nos Apex nos mareias nas opaleras com um motorzinho de Chevette bem trabalhado!!!!
ResponderExcluirEu tenho um chevette v6 com motor da f250 cambio de f-1000 e diferencial do v8 ele foi montado em 2002 e tem laudo pra anda com blower meu email :lucasyesparaquedete@hotmail.com ...fasso todo tipo de montagem em chevette ,opalas ,hots etc ...cel:01992152908
ResponderExcluirSó acho que faltou o tal do "Chepallet", um misto de Chevette, com diferencial de Opala e motor e frente de Kadett...
ResponderExcluirSe eu fosse montar um, seria uma Chevy 500, mas com motor do vectra 2.0 16v...
Alias, daria para montar o cabeçote de 16v do vectra no bloco do Chevette?