No final de semana, aconteceu de novo. Minha sina me alcançou, por mais que eu a evitasse, viajando para um lugar ermo bem acompanhado. Perdido em alguma rua em Itatiaia, RJ, cruzei com mais uma Alfa GTV em busca de um dono. A namorada, já escolada, nem esperou eu pedir:"Pode ir lá ver o carro. Acho que tem um anúncio de vende-se na janela", e lá fui eu.
Prata, rodas de liga-leve, volante de 2300, vidros elétricos, e, segundo o anúncio, com direção hidráulica. Crap! Mexida demais, mas não custava nada ligar. Nada, a não ser o custo de uma ligação DDD de um celular fora de área + impostos. Caixa postal, deixei recado, e segui viagem, obviamente pensando em um donor car para a esquecida neguinha na garagem.
Chegando em São Paulo, o celular toca, um número com prefixo do RJ. Atendo, e obviamente, guio logo a conversa para o preço.
(Interrompo agora para deixar uma nota ligeriamente relacionada: alguém se lembra do Citroën AX GTi que encontrei tempos atrás num passeio de Alfa Spider? Aquele cujo dono ficou com um cartão meu, e disse que entraria em contato quando fosse vender o veículo? Pois é, ele me contatou, perguntando se ainda havia interesse, há cerca de uma semana. Respondi que sim, e ele não respondeu. Flertei com a idéia de um carrinho com a pintura faded com o preço FIPE equivalente ao que pagaria de seguro esse ano no daily-driver mais a franquia, caso eu necessitasse dos serviços, mas como não houve resposta, deixei para lá.)
O dono da Alfa prontamente respondeu, 45 mil reais. Na minha cabeça, pelo estado do carro, 10 mil era muito bem pago. Funilaria porca, nada de original... mas desconversei logo, e falei que nesse preço compraria um carro aqui em SP mesmo, agradecendo o retorno da ligação.
Hoje o dono do Citroën respondeu, 11 mil reais. Por um carro cuja tabela FIPE é 5500 reais, e que necessita de pintura!!! E por que escrevo aqui se achei tudo caro e não vou comprar nada?
Para agradecer, isso sim. Preciso mesmo guardar dinheiro, venho gastando muito. E nem um AX GTi barato, muito menos uma GTV barata poderiam me ajudar agora.
Se criou um Hype no AX GTi por causa de alguns que participaram nos Trackdays de SP e RJ, então muita gente que nunca tinha ouvido falar do carro passou a conhecer e os donos resolveram aproveitar pra faturar um em cima. No caso da alfa não me surpeende, hoje em dia se você anunciar uma Brasilia como velha o povo paga x, se anunciar como uma Brasilia antiga o povo aceita pagar 5x.
ResponderExcluirEsse pessoal que vende carro antigo é tudo seguidor do Gérson. Como é possível pedir 45K reais por uma Alfa GTV e 11K reais por uma Citroën AX GTi?
ResponderExcluirInfelizmente é aquela velha história: Valer tudo isso o carro não vale, mas o dono tem o direito de pedir o valor que quizer...enquanto tiverem loucos ou desinformados para comprar continuará assim.
ResponderExcluirAX bom antigamente valia 6-7 pratas e era informação privilegiada guardada apenas por meia dúzia de entusiastas.
ResponderExcluirDepois que apareceu o do Nilo (que toca muito bem) andando forte num Trackday do Rio rapidamente apareceram mais uns dois que andaram aqui e em SP... Virou modinha de internet e o carro passou a ter procura.
Mas como todo bom carro, se não for bem tocado ele não vai virar tempo e ainda por cima vai ficar láááá atrás pq não tem motor pra compensar nas retas. Logo logo a modinha passa e os preços voltam ao normal, é só uma meia dúzia comprar o carro, tomar pau de geral e começar a falar mal. Enquanto isso aqueles que sabem o que fazer com o volante nas mãos continuarão tirando proveito dos carrinhos.
Foi assim com o Ka, provavelmente será assim com o AX.
Este Alfa dos anos 70 seria legal para se ter e curtir sua beleza. Mas esse Citroën sim seria interessante conhecer seu comportamento ao rodar, afinal, como todo carro dos anos 90 pra cá, o comportamento dinâmico já é de fazer inveja a muito carro famoso do passado. Se não me engano ele tem 98 cv a 6800 rpm, é potência específica boa até para os dias de hoje.
ResponderExcluirPor 45 tem uma bacana na Private Collections. Não está perfeita claro, meio racing, mas dá para se divertir.
ResponderExcluirDá uma olhada nesse na região serrana aqui do RJ, segundo o vendedor, vai outro pra tirar peça...
ResponderExcluirhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88474628-citroen-ax-gti-2-pelo-preco-de-1-paris-dakar-zx-_JM
Sabe aquele amigo que te oferece "só UMA cervejinha" quando vc decide parar de beber?
ResponderExcluirhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88474628-citroen-ax-gti-2-pelo-preco-de-1-paris-dakar-zx-_JM
DOIS AXs (um documentado 2009 e o outro para tirar peças).
Não estou avalizando, pois nem conheço o anunciante. Maaaaas... dois por 9,500.
Umberto (do RJ).
Caraca postamos junto. Rsrsrs
ResponderExcluirUmberto.
Jonas,
ResponderExcluirO AX tem um motor 1.4 8v velho de 100hp originais de fábrica. Marcha lenta afetada, comportamento agudo, incrível. Motor envenenadinho MESMO. Muito legal.
Comportamento dinâmico é o seguinte: O carro é baixo, curto, leve, eixos bem nas pontas. Acertado com muito carinho... O chão do carro segue mais ou menos a linha do motor: mexidinho de fábrica.
Resumindo: Diliça.
Quem pede 45 mil por um Alfa GTV é da turma que pede 25 mil ou mais por um Opala antigo, com a justificativa de que é um clássico nacional... Se for um modelo SS vá lá, mas por esse preço, no way! E olha que sou fã dos Opala/Caravan.
ResponderExcluirUmberto,
ResponderExcluirEsse cara do anúncio tem que dar uma comissão pra gente!
Hahaha.
Road Runner,
Aqui no RJ tem uns caras que pedem esse tipo de valor em Chevette Tubarão, Escort Conversível e Fusca (principalmente 1.600S e Itamar)! Afinal de contas, são clássicos nacionais.
Guys,
ResponderExcluir45 lascas numa GTV não é tão caro, se ela tiver BOA ou ÓTIMA. Num caco-véio nada original, absurdo.
Sobre o AX, lembro muito de conversar com o Nilo antes dele comprar um. Na verdade, quase comprei o carro dele antes dele, e quase comprei o carro dele depois, mas...
Bom, fica para uma próxima.
Bill
Esse AX está comprovado como disse o anônimo, é fogo de palha, moda de verão...
ResponderExcluirDilemas a parte, sou meio ialiano meio portuga. Gosto do trevo de quatro folhas e tive alguns na garagem...todos traseiros, AX é coisa atual, outra tocada, puxa não empurra. hoje tenho um double chevron gti de 94, todo original menos os pneus, os 185/60-13 da michelin eu não acho mais. Em Portugal, o pessoal entende muito mais de AX do que aqui na filial do império, e nem o Saxo curou a febre. pros moldes atuais, AX anda e muito e não é só o do Nilo. quem tem coragem de socar o pé numa autodelta 1750? Os irmãos diniz faziam isso na da Jolly lá nos idos de 70. hoje duvido.
ResponderExcluirSalvem esse pobre AX de um final triste! Eu não tenho 6600 pra dar por ele.
ResponderExcluirhttp://tinyurl.com/lzhj68 (o link redireciona pro webmotors)
Estou com vários AX na manga, primeiro eu,hahahahahaha,depois posto os links........Se eu esquecer me contatem via email...
ResponderExcluir