Faz tempo que não posto uma foto de Corvair, então aí vão mais algumas para não perder o costume. Começo pela Greenbriar, versão de passageiros do CorVan:
E termino com o mais raro de todos os Corvairs, a Loadside pickup, que nada mais é do que uma Rampside sem a rampa lateral:
MAO
Os Corvair foram carros únicos, com uma linha de modelos bastante ampla. E o pior é saber que tudo acabou por causa de um advogado cabeça de vento, que se achava entendido em segurança sobre rodas...
ResponderExcluirFábio, por acaso você está se referindo a Ralph Nader?
ResponderExcluirFrancisco (sou eu, o Fábio - mudei meu ID no Google),
ResponderExcluirÉ a ele a quem me refiro. Fez acusações infundadas sobre problemas de segurança na suspensão traseira dos Corvair de primeira geração. Para piorar, a GMC fez uma tremenda presepada ao tentar desmoralizar o Ralph Nader, ao invés de processá-lo legalmente e deu no que deu: o Corvair foi quem pagou pela panacéia generalizada...
Como diria o saudoso Sérgio Porto, através do seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta, a "plebe ignara" já se assustara com o falso fato do Corvair ser inseguro e as vendas simplesmente minguaram. Um tremendo e belo carro em seu tempo, vítima de pessoas despreparadas, nos mais variados assuntos.
A suspensão por semi-eixo oscilante traseira aliado a outras características do carro é que levaram a alguns acidentes, segundo manifestações do advogado. Mas uma coisa é verdade, este tipo de suspensão é a pior entre as independentes.
ResponderExcluirFábio, respeito sua opinião, porém, não concordo quando você menospreza a atitude de Ralph Nader. Acho que ele contribuiu para melhorar a segurança dos carros norte-americanos. Segurança por aquelas bandas é assunto sério hoje em dia. E, convenhamos, suspensão traseira por semi-eixos oscilantes... tivemos bons exemplos por aqui, não é mesmo?
ResponderExcluirSinceramente, se o Brasil tivesse uma justiça eficiente e implacável, um órgão de trânsito honesto e preocupado com a segurança e, finalmente, muitas pessoas com o mesmo propósito do Sr. Nader, muita coisa seria diferente por aqui. Quer um exemplo pequeno e bem bobinho? Por que diabos não temos repetidores laterais em todos os carros fabricados no Brasil? TODOS. Pode parecer bobagem, mas aquela luzinha piscando na lateral pode ser a diferença entre dar passagem ou envolver-se em acidente. Não se pode contar apenas com boa vontade dos fabricantes se, por outro lado, temos a leniência de que deveria obrigá-los a cumprir com o que se deve. E quanto ao consumidor? Simples. Informação. Ele tem de saber o que está deixando de ter e saber a importância disso, só assim ele poderá exigir mais. Gostaria de fazer algo a respeito mas não sei nem por onde começar. Desculpe o texto longo e bom fim-de-semana à você e a todos deste blog.
Francisco,
ResponderExcluirA atitude do Ralph Nader foi boa, sem dúvida, mas acabou por sacrificar um (único) automóvel que já no ano seguinte ao seu lançamento (no modelo 1965), recebeu melhorias no sistema de suspensão traseira. Em paralelo, testes posteriores com o modelo 1964 do Corvair provaram que o comportamento não era mais perigoso do que os demais automóveis americanos da época.
É importante que todos estejam atentos a armadilhas, para não levar gato por lebre, ou então ignorar sistemas simples que aumentam a segurança de todos. Mas o principal culpado disso tudo são os consumidores padrão ("a plebe ignara"), onde o que importa é um carro bonito que dê status, mesmo que estejam levando um modelo antiquado a preço de modelos top de linha.
Mas a nossa parte é justamente essa: usar nossa experiência e conhecimento para "abrir os olhos" do povão, dando assim importância ao que realmente é pertinente.
Grande abraço!
Fábio
E isso aí, Fábio. Mas vai dar um trabalhão... As pessoas parece que estão cada vêz mais hipnotizadas.
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