google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O ACERTADO C3 - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

O ACERTADO C3

Uma definição adequada para o Citroën C3 é “urbano bom de estrada”. Mede apenas 3,85 metros de comprimento, o entreeixos é de 2,46 metros e a altura, 1,519 metros. Mas dinamicamente é excelente, mesmo nas curvas de alta das estradas, certeza de tranquilidade e segurança em viagem.

Na cidade se desloca com facilidade, ajudado pela direção com assistência elétrica de excepcional variabilidade inversamente proporcional à velocidade e pela baixa carga do pedal de embreagem, resultado do acionamento hidráulico. A visibilidade é ampla em todas as direções e os amplos espelhos externos convexos ajudam sua vocação urbana, complementada pelo exclusivo formato do para-brisa, curvo em dois planos, uma marca registrada do C3.

Uma característica que desagradava desde o lançamento em 2003 era a dureza da suspensão. Era, porque no modelo Exclusive 2009 avaliado em longo termo (três meses) ela se mostrou um ponto alto no nosso chão, onde boa pavimentação é muito mais exceção do que regra.

O rodar agradável tem no motor flex 1,6-l duplo-comando, 16-válvulas de 113 cv a 5.600 rpm (com álcool) um grande coadjuvante. Sua disposição para acelerar em altos regimes combina-se com grande elasticidade, tornando o dirigir muito agradável em qualquer situação. É um ponto alto no modelo. Só precisaria de uma quinta final mais longa, pois a 120 km/h, velocidade típica de autoestrada, o motor está a 3.500 rpm. Tem potência em baixa suficiente baixar cerca 300 rpm nessa condição de uso.

Em viagem, o computador de bordo indica 10 km/l com consistência, a álcool, mas o tanque deveria ser um pouco maior, mas cinco litros mais no tanque – é de 47 litros – fariam muito bem quando se usa álcool, o que permitiria rodar uns 500 quilômetros entre reabastecimentos.

Bancos dianteiros confortáveis e proporcionando bom apoio lateral, com densidade de espuma correta, combinam-se com o quadro de instrumentos com velocímetro de leitura digital – que passei a apreciar não faz muito tempo – e tem sobre ele o conta-giros em forma de arco. Não é ideal como leitura, mas é suficiente para se saber a quantas anda o motor.

Atrás, o espaço longitudinal é um pouco aquém do desejável, mas nada que impeça dois adultos de se acomodarem bem, especialmente em curtos trajetos. O compartimento de bagagem acomoda 305 litros, volume razoável para o porte do C3.

O preço varia de R$ 44.330 a R$ 48.320, mas a dotação de série da versão inclui freios com ABS e auxílio mecânico à frenagem, airbag frontais, ar-condicionado automático, faróis principais e luzes com acendimento automático, faróis de neblina, sensor de chuva para o limpador de para-brisa, entre outros itens interessantes. A cor básica é branco Banquise, sólida. Nunca vi um C3 branco em São Paulo, o reino do preto-prata, mas vi um no Rio, perfeito. As outras cinco cores, todas metálicas, custam R$ 700.

As rodas são de aço com pneus 185/60-15, bem-escolhidos para o porte, peso e desempenho do C3, 1.152 kg. Crítica para o acionamento elétrico dos vidros, que não é tipo um-toque. É muito chato ter que ficar apertando a tecla. A fábrica devia corrigir isso.

O C3 é mesmo um citadino bom de estrada. Por isso está na minha lista de compra.
BS

27 comentários :

  1. Pô bob, fala mais do comportamento dinâmico do carro. Como ele é sem curvas de alta? Ta, vc falou que é excelente, mas discorra mais... Ele inclina muito a carroceria como o Palio ou fica firme no chão? A carroceria "dobra muito"?
    É como o Fiesta, que não "avisa" quando é hora de parar e quando você vê, escapou?

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  2. Caio,
    Aponta certo, rola pouco e tem leve, mas muito leve, subesterço. Muda de trajetória no meio de curva sem nenhum susto. Experimente um.

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  3. Olha, acredito que o carro deve se fato ser bom, até mesmo porque nào existe carro atual ruim. Mas como é FEIO! Acho um atentado ao bom gosto, pois mistura linhas retas e curvas de forma desarmonica, ao contrário do focus, por exemplo. Acho que a maioria o aceita porque já se acostumou às bizarras linhas.Mas gosto é assim,cada um tem o seu.
    Abraços

    Lucas

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  4. Apesar do C3 ser uma espécie de “carro-de-pelúcia” para as mulheres e eu preferir os modelos mais quadrados, acho o carrinho bem harmonioso, parece uma joaninha.
    Já experimentei um num breve percurso e o que mais gostei no modelo foi a direção. Maravilhosa! Quando manobrei para estacionar, mais parecia que o volante estava “solto” no painel sem estar ligado à direção.
    Bob, o C3 tem bate-pé? Não deu pra observar, pois o que eu dirigi estava “equipado” com tapetes de borracha.
    Parabéns pelos testes. Já está se tornando o testador oficial do blog.
    Abraços.

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  5. Lucas,
    Acha mesmo? Ele tem a linha básica em arco, moderna, até no para-brisa. Mas, como você disse, gosto é gosto. Eu teria um fácil.

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  6. Marlos,
    Não tem bate-pé. Estava com sobretapete de carpete.
    Acho útil para o leitor essas impressões rápidas.

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  7. Bob,

    Essa do bate-pé foi de lascar, até pouco tempo tinha. Uso um 206 Feline 1,6 e já são três anos de uso sem tapete o o bate-pé está novo. Coisas que não me agradaram no C3 por isso optei pelo "primo":
    1) Velocímetro digital, não dá pra "olhar" só com a visão periférica, tem que cravar o olho, e como vivemos no mundo dos radares de velocidades hipócritas... 2) Marcador de combustível digital, que entra na reserva na última luz com mais de 100 km de autonomia. Se a versão tiver computador de borbo, problema revolvido. 3) Posição dos vidros dianteiros na frente do câmbio e sem um-toque.
    4) Relação de direção mais alta que o "primo" e a média dos modelos pequenos, assim como o raio mínimo de curva.
    5) Reclamação mais comum dos proprietários: caixa de direção de pouca durabilidade, loteria, e só na concessionária e entre 3 mil a 5 mil reais.

    Mesmo com a adoção de um nome polêmico, o "207" deve fazer parte da sua lista.

    Um grande abraço

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  8. Pois é, Bob, o C3 ainda não me desce. Mas já aconteceu de eu achar um carro muito feio e, após conhecê-lo melhor, o admirá-lo muito. O carro é o clio sedan. O achava especialmente esquisito depois da "plástica" de 2003-2004. Depois de fazer o curso de piloto de competição do Manzini num desses, apaixonei pelo carrinho. Me cativou o comportamento, o motorzinho berrando com gosto e também a resistência, dado que os alunos são "cruéis" e os clios nem reclamavam. Os franceses tem me surpreendido pela qualidade. Rodei muito num Megane do serviço e é sensacional. Dei um volta num pallas e é um show. Mas no C3 ainda não andei. Quem sabe, quando andar, não passe a admirá-lo?
    Abraços

    Lucas

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  9. Jonas,
    Sempre fui contra velocímetro digital, mas hoje prefiro-os ao analógicos. Você bate o olho e já lê direto, não precisa conferir posição do ponteiro e escala. Teclas dos vidros, prefiro-os no console, apesar de ser canhoto. Não lembro da relação de direção do 206/207, mas a do C3 me pareceu adequada. O diâmetro de curva é 10,5 m, contra 10,2 m do 206/nosso 207, mas este tem entreeixos um pouco menor, 2,44 contra 2,46 m do C3. Não posso opinar sobre a graduação do medidor de combustível, pois este e outros C3 em que andei tinha computador de bordo. Sobre a caixa de direção, não sei dizer, mas será que é preciso trocar a caixa toda? Em geral problema de caixa tipo cremalheira e pinhão é buchas de apoio da cremalheira gasta, que ocasiona batidas secas. E vou andar no 207 proximamente.

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  10. O C3, como o Fox, é um carro que eu tenho que entrar de "olhos fechados", pois o desenho externo da carroceria não me agrada muito (a altura da carroceria poderia sem menor...) Porém, interna e dinamicamente, são projetos muito bem resolvidos. Andei no C3 antes das mudanças na suspensão, mas não a considerei muito firme, visto que gosto de carros que "telegrafam" o piso. Agora então deve estar um espetáculo, no ponto exato entre conforto e estabilidade.

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  11. Realmente essa falta do bate-pé foi uma tremenda gafe da Citroën. Nesse que dirigi, de uma amiga, o sobretapete de borracha não tinha bom aspecto e era longo, atingindo a região abaixo dos pedais, porém, não sei se era original.

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  12. Bob,

    O problema da caixa é mais propriamente com relação ao sistema elétrico de assistência, que passa a perdê-la de modo intermitente ou definitivo, mas a marca troca a caixa toda, esteja na garantia ou fora dela. Os reparadores independentes não conseguem fazer reparo só nesta parte, pode ser por falta de componentes vendidos separadamente.

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  13. Jonas,
    Muito malfeito isso. Caixa de direção e sistema de assistência são reparos fáceis. Vou ver esse assnto com a Citroën.

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  14. Bob
    Gostaria de saber se vc consultou a Citroen a respeito da caixa de direção, pois a direção do meu C3 "endureceu" de repente e por pouco não bati o carro. A concessionária diz que tem que trocar a caixa toda, mas o valor é simplesmente absurdo! E vc mesmo comenta no final que é um reparo fácil...

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  15. Ola Bob, queria tirar uma duvida contigo. Li uma materia antiga sua sobre um escapamento para DKW feito junto com seu `primo billy´. Acaso é William o nome dele? Se não, voce tem algum parente chamado William Sharp que tinha um maverick baquela epoca. Participode um forum e pintou essa duvida. Se puder me responder, agradeço, Fábio fb.s.rodrigues@gmail.com, valeu.

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  16. Tenho um c3 que apresentou problemas na caixa de direção aos 20.000 km. Os barulhos eram bem altos. O carro ainda estava na garantia e depois de vários meses e reclamações no sac da citroen a caixa, que custa mais de 4000 reais foi trocada quase no fim do período de garantia contratual. A direção ficou ótima após a troca, porém, o carro agora está com 40.000 Km e voltou a fazer uns barulhos. Senti a direção meio bamba na estrada em alguns momentos.
    O c3 é um carro excelente em todas as situações, inclusive, a direção dele é muito leve e precisa quando está funcionando bem. Porém, este problema na caixa de direção me deixou muito chateado, já que comprei o carro pensando em ficar com ele por bastante tempo.
    Agora o carro não está mais na garantia e estou com receio, pois vi vários usuários reclamando sobre a questão de segurança, quando o volante endurece sem mais nem menos, podendo provocar uma batida.
    Sinceramente, acho que este é um caso muito sério, em que a citroen está colocando em risco os usuários deste veículo.
    Em minha opinião, a fábrica precisa reavaliar a qualidade desta peça, pois caso contrário, este carro não poderia sequer estar à venda e acho que os usuários com este problema poderiam processar a montadora para a devolução do valor investido no carro, mediante sua devolução.
    É triste esta situação, pois o carro apesar deste problema sério, é realmente ótimo.

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  17. tenho um c3 aprox.01 mês e ele esquenta demais o porta malas.
    Na parte q fica em cima do escapamento a temperatura sobe incrivelmente a ponto de meu filho nao querer viajar 200 km com ele com receio de incêndio.
    A concessionária nos falou que nucna ninguém reclamou deste problema, logo, prestem atenção no que colocar no porta malas.

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  18. Fernanda Carvalho01/05/2011, 22:53

    Tenho um C3 2008 e meu carro apresentou o problema da caixa de direção aos 27.000Km. Sempre fiz as revisões e nunca foi acusado o defeito. Agora a Fábrica se recusa a trocar a peça em virtude do término da garantia. Pela quantidade de reclamações, vê-se q é um problema recorrente que deveria ser tratado com mai seriedade pela empresa, já que põe em risco a vida dos condutores. Não tinha queixas do carro, mas fiquei extremamente decepcionada com a atitude da Fábrica e pretendo nunca mais comprar nenhum carro da marca. Considero tal postura um ato de má-fé contratual e o correto seria ter feito um recall.

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  19. Olá, meu nome é Valcir e eu gostaria de saber se a Citroen fêz algum recall no C3, com relação ao marcador de combustível, pois o marcador do carro da minha esposa não é nada confiável. Está sempre marcando errado, de uma hora para outra marca que está na reserva, mas na realidade tem meio tanque ou até mais.

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  20. Olá,
    me chamo João Francisco e sou propietário de um C3 modelo 2008 com 35000Km. Nos últimos 2 meses vem apresentando uma alternância no marcador de temperatura, as vezes marca 2 pontos, sobe pra 3 e ficar irregular. Consultei um mecânico de confiança e ele me disse pra não preocupar, já que a temperatura não ultrapassa a normalidade. Porém não fiquei conformado, ainda fico preocupado. Caro Bob, vc sabe alguma coisa sobre isto? Agradeço João

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  21. João Francisco
    Pelo que você diz, a válvula termostática deve estar prendendo aberta. É um reparo fácil e barato. O mecânico tem razão, não há como superaquecer, mas convém ter válvula termostática funcionando normal, até por questão de consumo de combustível.

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  22. Só o freio que me desagradou, o resto é perfeito!!

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  23. o meu c3 de 2011/2012 é uma maravilha!!!! me encantei com elee !!!!!! otimo otimoo..!!!!
    mas deu problema na caixa de cambio :(
    te liga né citroen, se nao fosse por isso seria perfeitoo !!!! Além do alarme nao ser na propria chave, é separada ... !!!! MAS É LEGAL SIIM !! NA VIAGEM É OTIMO!!! confortaveel e na cidaddeee melhoor ainda!! direçao bem levee!
    bjus

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  24. Eu tenho um 1.4 flex 2011, versão GLX. Virei fã de Citroën depois que comprei, nunca tinha tido carro francês. Esse 1.4 é muito econômico na gasolina, no álcool é gastão e senti que não há diferença nenhuma de rendimento entre os dois(creio que pela taxa de 10:1, ideal pra gasolina). Ele desenvolve muito bem na cidade, tem ótimo torque em baixa, mas na estrada ele empaca, não passa de 160. A direção elétrica dispensa comentários, muito boa. O meu tá indo pra 40 mil km rodados, não deu nenhum problema na caixa de direção, apenas tive que ajustar uma leve folga q surgiu nos primeiros km rodados(o ajuste é feito por um parafuso na parte externa da caixa....um leve aperto e pronto) e fora isso nenhum outro problema, nenhum mesmo. O ajuste de suspensão das últimas versões deixou ele bem macio, mas continua um carrinho bom de curva e prazeroso de guiar. Recomendo muito esse carro, vale a pena.

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  25. Bom pessoal ru tenho um c3 2008 e ele ta dando problema na direcao eletrica ja gui na concessionaria e eles querem trocar por outra procurei a loja q comprei o carro eles ja trocarao 2 vezes a csixa completa mas mesmo assim continua o problema descobri c um mecanico da citroen que o defeito e o motor da caixa esatamente o chicote do motor que aoresenta um mal contato vou fazer o reparo por fora c esse mecanico da citroen depois Posto o Resultado .Obs vou ter que pagar tbem por fora

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    1. Ola meu caro! tenho um c3 08 também e to com problema na direção, mas trocar a caixa completa como pede a autorizada fica extremamente caro, queria que vc especificasse como era o problema que lhe ocorreu pra saber se posso fazer o mesmo reparo que vc!

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