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Blog AUTOentusiastas antenado nos lançamentos...





Estava nesta sexta-feira caminhando pela Avenida Ibirapuera, de volta para casa, quando noto que a concessionária Citroën colocara o novo C4 hatch à mostra.

Havia chegado esta tarde. Modelo Exclusive, quase completo, faltava kit xenon, com faróis direcionais, preço de R$ 71 mil. Com o kit, pula para R$ 78 mil! UAU!

Segundo o vendedor, o carro não foi lançado ainda. Na verdade, fora lançado em novembro passado, na Argentina, com boa cobertura em vários sites e blogs automobilísticos daqui. Porém está chegando agora às lojas, poucos dias antes de março, data oficial para início das vendas.

Aproveitei a proximidade de casa, apanhei a máquina e, mesmo à noite, sem o mínimo de equipamentos, como tripé, companhia para o flash etc., tirei algumas fotos.

Para mim, será o mais belo hatch médio do momento, mais ainda que o novo Focus (cadê as vendas do Ford?) e estes dois, os mais atualizados tecnicamente com a Europa.

Dizem as boas línguas, o modelo hatch é beeeeeem melhor de chão que o sedã. Teorias a respeito, muitas. A que mais dou crédito é que o C4 nasceu hatch e o modelo sedã veio depois e que na "espichada" que lhe deram, foram-se alguns dotes dinâmicos. E a espichada se encarregou também de alterar a distribuição de peso. O hatch é mais equilibrado. Esperemos pelas primeiras avaliações nas revistas especializadas ou relatos de quem andou de verdade. Test-drive de loja não se presta para isso.

Também pude confirmar os preços que foram estimados no lançamento, começando em R$ 55 mil, mas os modelos mais completos estão um pouco mais salgados.

5 comentários :

  1. Carlos,
    Sempre prefiro hatch a sedã em carros de mesma base. Fora que o entreeixos do C4 hatch, 2.608 mm, é 104 mm menor que o do Pallas -- que já era bom de curva. Tenho certeza de que o hatch irá surpreender nesse ponto.

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  2. Será que os brasileiros vão gostar do design? Tenho a impressão que brasileiro de uma maneira geral é conservador.

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  3. Bob,
    Ansioso por 'ouvir' suas linhas, depois de andares no carro.
    Sei que comparar projetos sedan espichado com hatch não significa muito, mas você já comparou o Vectra GT/GTX com o sedan? há diferenças de comportamento em curvas entre estes?

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  4. Carlos,
    Nunca dirigi o Vectra GT/GTX, mas nesse caso o entreeixos é o mesmo do Astra hatch ou sedã, 2.615 mm. O Vectra "normal" é na verdade um Astra sedã espichado, com 2.705 mm de entreeixos. Entre o Astra sedã e hatch, prefiro este.

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  5. Tenho minhas dúvidas quanto às qualidades dinâmicas desse carro.

    Já tive a oportunidade de dirigir um C4 VTR de fabricação francesa (ao contrário dos outros que são, salvo engano, uruguaios) com um motor 2.0 16v de uns 150hp.

    Dava pra sentir que a plataforma era boa porém muito mal acertada. Relação de direção longa demais, problema amplificado pelos pneus balão ridículos e totalmente incongruentes com o resto do carro. Juntando isso tudo com a maciez execessiva das molas, o resultado foi um carro cheio de fru-frus internos muito agradável ao sujeito que usa o carro para ir daqui até ali sem se importar com a viagem.

    Já o entusiasta terá nas mãos um carro bobo que rola demais e aponta de menos. Pelo menos a plataforma dá sinais de que aceitará e recompensará os bons upgrades vindos da Europa. Pena apenas que o motor não é mais o brutamontes da época dos Xsara VTS com suas bielas de Adamantium que toleram 400hp sem reclamar... Esse motor já é de concepção mais moderna com interior mais leve e eficiente, porém mais frágil. E por ser novo, ainda tem pouca peça pronta lá fora para venenos "plug and play".

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