Acabei de voltar da Livraria Cultura onde (mesmo em tenpos de crise) comprei um livrão. The Corvette Dinasty conta toda a história do ícone americano e vem recheado de reproduções de catálogos, desenhos, folhetos, adesivos e outros itens relacionados aos mais de 55 anos de existência do Corvette. Além disso acompanha o livro um CD com sons de vários Corvettes clássicos (ainda não escutei).
Na primeira e deliciosa folheada no novíssimo livro um ítem me chamou muito a atenção. Uma carta do lendário Duntov ao não menos lendário Ed Cole. Naquela época o Duntov já trabalhara para colocar o V-8 small-block no Corvette, mas queria criar um time específico para ser responsável pelo modelo. Então ele deu um ultimato no seu chefe e chamou a responsabilidade para si. Mas o ponto de maior destaque na carta anexa é o motivo pelo qual ele julgou ser capaz de assumir tal responsabilidade: o entusiasmo!
Veja abaixo a tradução da carta:
Assunto: Corvette
Data: 12 de julho de 1955
Para E. N. Cole
Conjuntamente com minha proposta falada sobre o Corvette, a situação geral do Corvette está revirando novamente em minha cabeça.
Para encurtar isso eu penso o seguinte:
Eu não acredito que um produto para um mercado competitivo seja um bom negócio ou tenha chances de lutar, a menos que seja conduzido com determinação e entusiasmo.
Não existe ninguém ou nenhuma organização em que o objetivo único seja o sucesso do Corvette.
Eu proponho a criação de um pequeno grupo operando através dos departamentos de design, engenharia e outros recursos existentes para cuidar de todos os problemas relacionados ao Corvette.
Dessa maneira sua política em relação ao Corvette terá uma chance de ser levada com o mesmo sucesso dos nossos carros de passageiros e picapes.
Adicionalmente, proponho confiar-me a responsabilidade sobre o Corvette e isso não é por causa do que eu faço ou do meu conhecimento, e sim por causa do entusiasmo e energia que colocarei nesse projeto.
Esse é o esboço de minha idéia e eu estou ansioso para saber sua atitude.
Z. Arkus Duntov
Conjuntamente com minha proposta falada sobre o Corvette, a situação geral do Corvette está revirando novamente em minha cabeça.
Para encurtar isso eu penso o seguinte:
Eu não acredito que um produto para um mercado competitivo seja um bom negócio ou tenha chances de lutar, a menos que seja conduzido com determinação e entusiasmo.
Não existe ninguém ou nenhuma organização em que o objetivo único seja o sucesso do Corvette.
Eu proponho a criação de um pequeno grupo operando através dos departamentos de design, engenharia e outros recursos existentes para cuidar de todos os problemas relacionados ao Corvette.
Dessa maneira sua política em relação ao Corvette terá uma chance de ser levada com o mesmo sucesso dos nossos carros de passageiros e picapes.
Adicionalmente, proponho confiar-me a responsabilidade sobre o Corvette e isso não é por causa do que eu faço ou do meu conhecimento, e sim por causa do entusiasmo e energia que colocarei nesse projeto.
Esse é o esboço de minha idéia e eu estou ansioso para saber sua atitude.
Z. Arkus Duntov
Saiba mais sobre o Duntov em outras postagens do blog: DUNTOV
Foi o Duntov que mandou tirar a divisão do vidro traseiro do Corvette Stingray para o modelo 1964?
ResponderExcluirClesio, exatamente, o Duntov, engenheiro, implicou com a obstrução da visão traseira pela coluna central e o eliminou no modelo 64. O desenho do "split window" 63 foi inspirado no Bugatti 57C Atlantic.
ResponderExcluirVeja o novo wallpaper.
Sempre ele, o entusiasmo, o néctar das grandes realizações.
ResponderExcluirViva a GM e pessoas como Duntov !!!!!!!!!!!!
Impens´[avel uma dupla dessas trocando correspondencias no nosso mediocre panorama industrial de hoje, Ed Cole e Duntov. Vivemos na vigencia da crise, isso infelizmente é passado. O Zora talvez tenha sido um dos caras mais geniais fantásticos nesse nosso mundo automotivo. Ed cole é o pai do small block chevy, Duntov um grande entusiasta que fez muito pelo corvette e pela marca que o abrigava também. Essa e outras correspondencias dele que se consegue ainda ler na net são um bom exemplo de como ele pensava e agia.
ResponderExcluirNa verdade a divisão central foi eliminada em 64 praticamente a pedido dos consumidores. Foi a queixa frequente em publicações como Popular Mechanics, que fazia extensas matérias colhendo a opinião e impressão dos consumidores. Quem bateu o pé exigindo a divisão foi o poderoso Harley Earl, chefe de estilo à época. Eu tive a oportunidade rara de dirigir um split window de um amigo e posso afirmar que a coluna é excelente para o design, mas ruim para a visibilidade. Consegue "esconder" um carro com facilidade.
ResponderExcluir