google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Enceradeira - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Enceradeira

Depois desse magnífico post do MAO aí embaixo -- concordo com tudo o que ele diz -- tenho de compartilhar com os leitores uma história pertinente.

Há muitos anos um sobrinho se referiu, diante do pai dele (meu único irmão), ao ciclomotor Gulivette como "enceradeira". Meu irmão ficou possesso, deu aquela bronca no filho que tinha 12 anos então. Disse-lhe que aquele simples ciclomotor era um produto de engenheiros, que suaram, colocaram nele toda a sua capacidade, desenvolveram-no, testaram-no. Aquele mecanismo, mesmo simples, merecia ser tratado com respeito, reverenciado.

Hoje meu sobrinho está com 43 anos, advogado bem-sucedido, bem casado e com um casal de filhos. Sabem o que ele comprou recentemente? Uma Motorella, para pequenos deslocamentos na cidade onde sempre viveu, o Rio de Janeiro. Uma bicicleta motorizada!

Que lição bem dada!

E por falar em Uno Mille, estou com um desde ontem. Que agradável surpresa! Com o carro está maduro (e perfeito) aos 25 anos. Outro dia falo mais dele, mas se algum fabricante quiser saber como se projeta pedais, é só passar numa concessionária Fiat e examinar o Uno.

Nem é preciso pensar para se fazer o punta-tacco...
BS

20 comentários :

  1. Bob,

    E logo do Uno falam mal!
    É um carro excelente, em minha humilde opinião.

    MAO

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  2. Tenho um Mille 1997 4 portas. Que carrinho fantástico! Robusto como um tanque, visibilidade incomparável, e uma capacidade de carga do outro mundo com os bancos rebaixados.

    Dá pra brincar com ele e se divertir muito. Além dos pedais que o Bob mencionou, o Uninho tem um sub-esterço muito gostoso de controlar com o volante. Totalmente previsível, muito bacana. Só não sou muito fã da posição do volante ("tilt"), mas dá pra conviver e se adaptar a isso tranquilamente.

    []s!

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  3. Bob, agora entrou "na minha praia". Tenho um Mille Flex, realmente a posição dos pedais é perfeita. Muito melhor do que o acelerador afundado do Celta e Fiesta. É o Mille economy?

    Queria muito saber qual o melhor ponto de troca de marcha para obter maior economia. Normalmente eu passo a marcha pensando que a próxima deve entrar pelo menos a 2000 RPM...

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  4. Caio,

    A receita atual para dirigir com máxima economia é pouca rotação com grande abertura do acelerador. Você está certo com a rotação, pode ser até um pouco menos, mas abra bem o acelerador. O econômetro diz exatamente isso.

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  5. Bob, mas tem um problema... tem que ter um ponto mínimo de rotação aí, senão o motor fica "rajando" como se fosse uma leve batida de pino.
    Se o Mille for fire, experimente jogar a 5a a 50km/h e pressionar o acelerador para ganhar velocidade... Aí quando o carro chega aos ~60km/h o barulho para.
    Eu to trocando assim
    1a até 15km/h (dependendo da esticada)
    2a até 40km/h
    3a até 50km/h
    4a até 60km/h

    Com isso, a marcha seguinte sempre entra acima das 2000 RPM ( com o erro do velocímetro, dá para garantir acima das 1800 rotações, que é o ideal para o motor não "rajar" e para o cut-off entrar em ação quando for oportuno) e consegui a máxima economia de combustível. Já testei de tudo, mesmo o método carga máxima, que a única coisa que eu entendi foi: entre reduzir a marcha e afundar o pé no acelerador, prefira a ultima maneira. Ok, mas quando chego à velocidade que quero, pé na lasquinha do acelerador, sempre. Consegui maior economia assim. Quando viajei, usei dois métodos, um com o pé pressionado para manter 120 a todo custo, outro dosando o pé, pegando embalo antes das subidas para não ter que afundar o pé ou reduzir na subida, nas retas, só na lasquinha do acelerador. Esse método foi mais economico. 11,5km/L no alcool contra 10,3km/L do outro.

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  6. Não tenho Uno, mas sim a irmã dele, uma Elba CSL. Tem todas as qualidades do Uno, uns mimos e maquiagens a mais, uns cavalinhos adicionais (com um consumo não tão maior) e um farto espaço para a bagagem. O estepe junto ao motor é outra solução fantástica no Uno.

    Caro Bob,
    DÚVIDA: A maior abertura do acelerador a baixa rotação também é o melhor método de reduzir o consumo num carro carburado como o meu?
    Espero pelo post sobre o Uno...
    Um abraço.

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  7. Este post me fez recordar a época que tive o prazer de dirigir um Mille Fire. Apenas não me acostumei direito com a coluna de direção emprestada do Palio (me corrijam se estiver errado). Foram 2 anos de pura diversão.

    Abraço!

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. Tive muitas aventuras com o uno em uma delas tive que resgatar meu sogro e minha sogra que estavam em uma fazenda ilhada pela chuva. As pessoas que encontrei no caminho à beira dos atoleiros mediziam que há uma semana não passavam carros por ali e o uno passou. Registrei belas fotos, ajudei uma D-20 e uma Caravam a sair de atoleiros que eu acabara de passar e numa situação inusitada, cheguei a um córrego que havia transbordado junto com uma Bandeirantes e após o motorista examinar aqui e ali só resolveu passar depois e eu fui. Foi muito divertido e eu não estava nem ligando para o carrinho tratava-o como tratava minha caloicross quando criança. Depois de chegar na cidade haviam poças de água dentro do carro foi só lavar tudo por dentro e por fora e mandar confeccionar outra placa dianteira que desapareceu.

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  10. Caio,
    Isso, use a rotação a mais baixa possível, antes de o motor começar a reclamar.

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  11. Marlos,
    A técnica vale tanto para injeção quanto para injeção.

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  12. "Kowalski",
    A questão de volantes inclinados é polêmica. Saiba que o importante não é o ângulo do volante com a vertical, mas o ângulo entre volante e tronco, que deve ser de cerca de 45°. Em carros como o Uno, o Scénic e o Nissan Sentra (e Puma VW) o tronco deve ficar mais para a vertical (encosto menos inclinado). Experimente e verá como tudo fica certo.

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  13. Eu gosto da posição do volante do uno. Minhas pernas são grandes, preciso usar o banco todo para trás (nos trilhos), regulo o encosto mais para a vertical e mesmo assim consigo manter os braços corretamente flexionados ao segurar o volante. No Gol G4, por exemplo, para acomodar bem as pernas, os braços acabam por ficar muito esticados, o que não é correto.

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  14. Eu gosto da posição do volante do uno. Minhas pernas são grandes, preciso usar o banco todo para trás (nos trilhos), regulo o encosto mais para a vertical e mesmo assim consigo manter os braços corretamente flexionados ao segurar o volante. No Gol G4, por exemplo, para acomodar bem as pernas, os braços acabam por ficar muito esticados, o que não é correto.

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  15. Eu dirijo um Escort 93 (Sapão/Europeu) a álcool/GNV e como ele é carburado e quando está frio, eu tenho que fazer punta-taco(PT) pra mante-lo funcionando enquanto manobro pra sair de casa. O afogador não funciona. Então, como os pedais dele não colaboram para fazer PT enquanto dirijo descalço (ao sair de casa de sandálias), eu tenho que pisar com a ponta do pé na parte de cima do pedal do freio (na haste acima da borracha do pedal), enquanto o calcanhar aciona o acelerador. Quando estou usando tênis, a metade esquerda aciona o freio e a metade direita aciona o acelerador.
    Obrigado Ford...

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  16. Bob,

    Muito bacana mesmo esse exemplo dado pelo seu irmão ao seu sobrinho. Para os meros mortais, fica difícil de enxergar que mesmo por trás de um singelo veículo, existe muito trabalho suado!

    Vou reparar melhor na posição dos pedais do Uno. Minha irmã tem um, mas confesso que não percebi que é ideal para o punta-tacco. O que reparei é na absurda economia do motor. Certa vez, voltando de Cumbica para Campinas, com 5 adultos mais bagagem a bordo, o carrinho fez 15 km/L de gasolina! E foi possível manter 100 km/h mesmo em subidas e em quinta marcha. Foi aí que minha opinião sobre modelos 1-litro começou a mudar...

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  17. Clésio Luiz,
    Li há muitos anos uma entrevista do Giorgetto Giugiaro na qual ele disse que começa a desenhar um carro pelos...pedais! Como são importantes!

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  18. Fábio,
    O Uno é mesmo um grande projeto. Minha filha (26 anos) dirigiu esse Mille Economy que está comigo e adorou.

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  19. Pô bob, que vontade de dirigí-lo. Tenho um Flex (não economy) e gosto muito. Apesar acho que a fiat fez besteira no cabeçote. Mesmo não sendo tucho hidraulico, ele sempre bate um pouquinho em dias frios. Eles deveriam ter recomendado um óleo nenos viscoso da fase fria ou mudado algo no cabeçote. Dei a partida num economy na concessionária e percebi que esse problema não ocorre mais.

    Você vai testá-lo na pista ou rodará com ele apenas na cidade? Pô, leva ele em algum lugar aí de sampa para eu conhecê-lo! :)

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