google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Design do Ano - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Design do Ano

Confesso que sou meio avesso a eleições de melhor qualquer coisa. Ainda mais quando os critérios são subjetivos. A menos que se trate de uma diversão, sem qualquer pretensão de chegar a um resultado incontestável, como a eleição de melhor post de 2008 que fizemos no blog.

Quando se fala em design a coisa complica ainda mais, pois a subjetividade é imensa. Porém hoje ví o resultado da eleição de design do ano no site Car Design News. Pelo menos foi feita por um site especializado em design e que só fala disso. Na verdade foram duas eleições, a de melhor design de carro conceito e a de melhor design de carro de produção.

O que me chamou a atenção foi o vencedor de melhor conceito, o BMW GINA. Na verdade o conceito em si é um dos mais originais de todos os tempos. O tecido especial aplicado sobre uma armação (que me lembrou os Superleggera) móvel faz a superfície do carro ter um aspecto de pele, e que dependendo da posição deixa os músculos a mostra. Segundo o Car Design News, esse conceito tem mais de 10 anos, porém só foi mostrado agora (provavelmente atualizado). No vídeo abaixo podemos ver o "lendário" Cris Bangle explicando o conceito (desculpem-me, mas só existe a versão em inglês).




O segundo lugar na categoria carro conceito foi o Mazda Furai. Um racer que segue a linha Nagare (fluxo) dos últimos conceitos da Mazda. Outro design muito original e empolgante.


Já o terceiro lugar, o Chrysler EcoVoyager, não me empolga em nada. Pelo contrário, me causa estranheza, pois a traseira se confunde com a frente.



Na categoria carros de produção, eu não poderia deixar de concordar com o primeiro lugar. Depois de tanto se falar e criticar a onda retrô (ou o heritage design), os designers do novo Camaro conseguiram fazer uma atualização irretocável e à altura do ícone americano. Quanto mais eu olho para o Camaro, mais eu gosto.


O segundo lugar nessa categoria é interessante, porém não acho que tenha originalidade e equilíbrio para estar nessa colocação. O Fisker Karma lembra muito o Maserati Gran Turismo, mas tem proporções não muito harmoniosas. Além disso, a grade dianteira parece a boca do Coringa (do último filme do Batman).


O terceiro colocado, o Opel Insignia, se destaca pela originalidade. Tanto que já foi até copiado pela Chrysler com o 200C. Concordo que mereça uma posição de destaque mas gostaria de ter visto os outros finalistas, não divulgados pelo site.

5 comentários :

  1. PK,
    Realmente o Camaro é fantástico, ainda mais nesse tom de amarelo da foto. Não sou muito fã de pintura preta, mas tive que abrir uma exceção para o Camaro Black que estava no SEMA 2008. Aquelas "auréolas" vermelhas em torno dos faróis deixaram o carro assustador! Ainda sobre cores, uma das mais bonitas que vi num carro (conceito) foi o púrpura soprano do Holden Efijy; infelizmente é rara a disposição destas cores “menos ortodoxas” nos modelos nacionais.
    Em contrapartida ao Camaro, a plástica que fizeram no Mustang para 2010 foi bastante infeliz, uma involução que tirou bastante da agressividade das linhas. Agressividade que teve seu auge no GT 500KR. Também acho o Challenger interessante, mas não tanto quando o muscle da GM.
    Talvez no lugar do EcoVoyager (que tem a silhueta de um inseto, talvez uma barata ou joaninha) devesse estar o ainda conceito Ford Verve hatch.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Aliás,
    Aquele ensaio do que seria o novo SP2 deveria ser, pelo menos, expresso em um carro-conceito, ainda que não tivesse a configuração mecânica do original, mas a de um outro VW atual para facilitar o projeto.
    Belo desenho saído de uma cabeça tupiniquim.

    ResponderExcluir
  3. fico esperando para ver o novo Camaro ao vivo. esta semana vi um Dodge Challenger (do novo modelo) aqui em Brasília e o resultado me decepcionou. achei o carro muito volumoso, pesado, truncado - até mesmo para os padrões de muscle cars. perto dele o Mustang exala leveza, ao mesmo tempo em que não esconde sua esportividade. resta ver como o novo Chevy ficou...

    ResponderExcluir
  4. e ah, Marlos, faço suas as palavras sobre a pintura do Holden Efijy (e sobre todo o conceito em si). outro que me agradou bastante foi o Holden Torana - tanto pelas cores interna (branca) e externa (um rosa que jamais emplacaria nas ruas), quanto pela proposta.

    ResponderExcluir
  5. O camaro e o Challenger novos são o que tem de mais fantástico hoje no mercado. Se não houesse questão financeira, compraria um de cada, o Camaro maravilhosamente amarelo e o Challenger laranja.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.