Confesso que sou meio avesso a eleições de melhor qualquer coisa. Ainda mais quando os critérios são subjetivos. A menos que se trate de uma diversão, sem qualquer pretensão de chegar a um resultado incontestável, como a eleição de melhor post de 2008 que fizemos no blog.
Quando se fala em design a coisa complica ainda mais, pois a subjetividade é imensa. Porém hoje ví o resultado da eleição de design do ano no site Car Design News. Pelo menos foi feita por um site especializado em design e que só fala disso. Na verdade foram duas eleições, a de melhor design de carro conceito e a de melhor design de carro de produção.
O que me chamou a atenção foi o vencedor de melhor conceito, o BMW GINA. Na verdade o conceito em si é um dos mais originais de todos os tempos. O tecido especial aplicado sobre uma armação (que me lembrou os Superleggera) móvel faz a superfície do carro ter um aspecto de pele, e que dependendo da posição deixa os músculos a mostra. Segundo o Car Design News, esse conceito tem mais de 10 anos, porém só foi mostrado agora (provavelmente atualizado). No vídeo abaixo podemos ver o "lendário" Cris Bangle explicando o conceito (desculpem-me, mas só existe a versão em inglês).
O segundo lugar na categoria carro conceito foi o Mazda Furai. Um racer que segue a linha Nagare (fluxo) dos últimos conceitos da Mazda. Outro design muito original e empolgante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-WIlTsGybKJhDIla6fnq8GvQdbGkFwsj30H3iXHSFLedhlvSbhlwXZqICOIdZSyGLOhw3uuf8Opi11BgKE_P4Tw-9jAN84iThufkZfrAlte6UoP5OiScHRlxbpAoXFCFy2FRoyePrkpt_/s400-rw/Mazda+Furai+Concept.jpg)
Já o terceiro lugar, o Chrysler EcoVoyager, não me empolga em nada. Pelo contrário, me causa estranheza, pois a traseira se confunde com a frente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcYO59iJ_SI81S7E5TR70cutaHpkyZ73C1FmwHDLIwNlTkhLmhxt66pzBtcg_er5kEBzwRpWksxF0Z0qZVxqGIzL-1Q2Tu-95mg_lpNV3u92UjHCQ9hb6q5C-WrO-auqjkhQmV1O3cPJAj/s400-rw/chrysler_ecovoyager_concept_4.jpg)
Na categoria carros de produção, eu não poderia deixar de concordar com o primeiro lugar. Depois de tanto se falar e criticar a onda retrô (ou o heritage design), os designers do novo Camaro conseguiram fazer uma atualização irretocável e à altura do ícone americano. Quanto mais eu olho para o Camaro, mais eu gosto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoYzgzOcquwnIur2sDT5iUhX8SPROwnd1YDFjEK8fBQz8AuRTgDCgGZfJ1CrzAYpQLZit4thZ58-KaXibE2Xudk6ZutXOuoYdIxC7O1mMPRBPRJoCBFjy_mtfFGy9ZaEa8pXP4g-8NIymQ/s400-rw/chevrolet-camaro-production-2010-yellow-nose.jpg)
O segundo lugar nessa categoria é interessante, porém não acho que tenha originalidade e equilíbrio para estar nessa colocação. O Fisker Karma lembra muito o Maserati Gran Turismo, mas tem proporções não muito harmoniosas. Além disso, a grade dianteira parece a boca do Coringa (do último filme do Batman).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzVpf7msODrQ7gHBaons7qODKVziq2pDLnL4Wj9KmksH9KpthrvzHcsRyB6qNEaYZzHukwanuoiRqZnQ9sDN4BXzPqKTE4hRpAkrd1FC2aPF54JHF9X0WbooThc9gWpCtWDk3-r6GFV4bM/s400-rw/FiskerKarma.jpg)
O terceiro colocado, o Opel Insignia, se destaca pela originalidade. Tanto que já foi até copiado pela Chrysler com o 200C. Concordo que mereça uma posição de destaque mas gostaria de ter visto os outros finalistas, não divulgados pelo site.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6CPHOPgzBVwotRSEqgvPfBjSRf6nsn7eGGYMsjQh4e63UNmBUncwINJOWPhQwTTlZ_09Ssvi4DoCrIbZK51J_LwhWsUwN8CcJHs2RD_Q_bNw-TS7azUydcj8EDFYcf6nE0xlwrE3OaedU/s400-rw/Opel+Insignia.jpg)
PK,
ResponderExcluirRealmente o Camaro é fantástico, ainda mais nesse tom de amarelo da foto. Não sou muito fã de pintura preta, mas tive que abrir uma exceção para o Camaro Black que estava no SEMA 2008. Aquelas "auréolas" vermelhas em torno dos faróis deixaram o carro assustador! Ainda sobre cores, uma das mais bonitas que vi num carro (conceito) foi o púrpura soprano do Holden Efijy; infelizmente é rara a disposição destas cores “menos ortodoxas” nos modelos nacionais.
Em contrapartida ao Camaro, a plástica que fizeram no Mustang para 2010 foi bastante infeliz, uma involução que tirou bastante da agressividade das linhas. Agressividade que teve seu auge no GT 500KR. Também acho o Challenger interessante, mas não tanto quando o muscle da GM.
Talvez no lugar do EcoVoyager (que tem a silhueta de um inseto, talvez uma barata ou joaninha) devesse estar o ainda conceito Ford Verve hatch.
Abraços.
Aliás,
ResponderExcluirAquele ensaio do que seria o novo SP2 deveria ser, pelo menos, expresso em um carro-conceito, ainda que não tivesse a configuração mecânica do original, mas a de um outro VW atual para facilitar o projeto.
Belo desenho saído de uma cabeça tupiniquim.
fico esperando para ver o novo Camaro ao vivo. esta semana vi um Dodge Challenger (do novo modelo) aqui em Brasília e o resultado me decepcionou. achei o carro muito volumoso, pesado, truncado - até mesmo para os padrões de muscle cars. perto dele o Mustang exala leveza, ao mesmo tempo em que não esconde sua esportividade. resta ver como o novo Chevy ficou...
ResponderExcluire ah, Marlos, faço suas as palavras sobre a pintura do Holden Efijy (e sobre todo o conceito em si). outro que me agradou bastante foi o Holden Torana - tanto pelas cores interna (branca) e externa (um rosa que jamais emplacaria nas ruas), quanto pela proposta.
ResponderExcluirO camaro e o Challenger novos são o que tem de mais fantástico hoje no mercado. Se não houesse questão financeira, compraria um de cada, o Camaro maravilhosamente amarelo e o Challenger laranja.
ResponderExcluir