Peter Kalikow é um empresário do ramo de imóveis no estado americano de Nova York.
Nascido em 1942, sempre foi um adorador de máquinas exóticas e exclusivas. Em 1967 se associou a Alfred Momo, um especialista em carros europeus e dono de oficina, a New York Jaguar Garage, para construir um carro alternativo a um Aston Martin DBS, que considerava adquirir.
Como Kalikow não é de brincadeira, escolheu o melhor de dois mundos. Adotou-se um motor Chevrolet de 350 polegadas cúbicas e, em viagem à Itália, contratou Pietro Frua para o design e construção das carrocerias.
Nasceu aí o Momo Mirage, com apenas 5 unidades construídas em 1971, sendo que três ficaram com Kalikow.
Problemas financeiros o levaram a desistir dos 25 carros planejados, mas entregou ao mundo um carro belíssimo, do mesmo conceito design italiano-mecânica americana, que o coloca o Mirage no grupo do Facel Vega, do Jensen Interceptor e do Gordon-Keeble.
Mais um carro que eu não conhecia.
Nascido em 1942, sempre foi um adorador de máquinas exóticas e exclusivas. Em 1967 se associou a Alfred Momo, um especialista em carros europeus e dono de oficina, a New York Jaguar Garage, para construir um carro alternativo a um Aston Martin DBS, que considerava adquirir.
Como Kalikow não é de brincadeira, escolheu o melhor de dois mundos. Adotou-se um motor Chevrolet de 350 polegadas cúbicas e, em viagem à Itália, contratou Pietro Frua para o design e construção das carrocerias.
Nasceu aí o Momo Mirage, com apenas 5 unidades construídas em 1971, sendo que três ficaram com Kalikow.
Problemas financeiros o levaram a desistir dos 25 carros planejados, mas entregou ao mundo um carro belíssimo, do mesmo conceito design italiano-mecânica americana, que o coloca o Mirage no grupo do Facel Vega, do Jensen Interceptor e do Gordon-Keeble.
Mais um carro que eu não conhecia.
JJ
O que e super interessante nesses carros, motor Americano, chassi e carroceria Europeus era como eram chamados: Hibridos. Hoje Hibridos sao carros eletricos/combustao como o Toyota Prius.
ResponderExcluirCarro interessante! Também não o conhecia.
ResponderExcluirAcho que ainda se somam à lista "design italiano-mecânica americana": o americano Cunningham, os italianos De Tomaso e Iso Grifo e o suiço Monteverdi... sem contar o (mais recente) Cadillac Allanté.
Há outros?
Sds,
Der Wolff
Magnífico o carro! Fico imaginando um carro com esse desenho lindo e a facilidade de hoje em se obter peças de performance. Sem dúvidas ia ser interessante.
ResponderExcluirPois é, JJ, esse mundo de decobertas sempre nos mostra algo mais excitante que a descoberta anterior ou, no mínimo, curioso.
Grande abraço,
Eduardo Zanetti.
Definitivamente sou mais o Gandini (Lambo), Pininfarina em doses moderadas e a Guia, antes de se tornar um logotipo de Del Rey...
ResponderExcluirBoxy, boxy, boxy... Adoro linhas retas, quando todo mundo acha que elas são o cúmulo da mesmice, são elas que denunciam a criatividade, pois carros "quadrados" são um grande desafio a qualquer designer.
ResponderExcluirGhia - "Logotipo de Del Rey"
ResponderExcluirEsse foi o comentário do dia!
Der Wolff,
ResponderExcluirBoa lista. De bate pronto não lembrei de mais nenhum.
PK
PK, acho que o mais divertido é justamente a pesquisa por exemplares exóticos.
ResponderExcluirOu seja, um pouco de "arqueologia" aplicada ao mundo automobilístico.
Sds,
Der Wolff
Hey are you a professional journalist? This article is very well written, as compared to most other blogs i saw today….
ResponderExcluiranyhow thanks for the good read!