google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 MOMO MIRAGE - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

MOMO MIRAGE

Peter Kalikow é um empresário do ramo de imóveis no estado americano de Nova York.
Nascido em 1942, sempre foi um adorador de máquinas exóticas e exclusivas. Em 1967 se associou a Alfred Momo, um especialista em carros europeus e dono de oficina, a New York Jaguar Garage, para construir um carro alternativo a um Aston Martin DBS, que considerava adquirir.

Como Kalikow não é de brincadeira, escolheu o melhor de dois mundos. Adotou-se um motor Chevrolet de 350 polegadas cúbicas e, em viagem à Itália, contratou Pietro Frua para o design e construção das carrocerias.

Nasceu aí o Momo Mirage, com apenas 5 unidades construídas em 1971, sendo que três ficaram com Kalikow.

Problemas financeiros o levaram a desistir dos 25 carros planejados, mas entregou ao mundo um carro belíssimo, do mesmo conceito design italiano-mecânica americana, que o coloca o Mirage no grupo do Facel Vega, do Jensen Interceptor e do Gordon-Keeble.

Mais um carro que eu não conhecia.

JJ

9 comentários :

  1. O que e super interessante nesses carros, motor Americano, chassi e carroceria Europeus era como eram chamados: Hibridos. Hoje Hibridos sao carros eletricos/combustao como o Toyota Prius.

    ResponderExcluir
  2. Carro interessante! Também não o conhecia.

    Acho que ainda se somam à lista "design italiano-mecânica americana": o americano Cunningham, os italianos De Tomaso e Iso Grifo e o suiço Monteverdi... sem contar o (mais recente) Cadillac Allanté.

    Há outros?

    Sds,

    Der Wolff

    ResponderExcluir
  3. Magnífico o carro! Fico imaginando um carro com esse desenho lindo e a facilidade de hoje em se obter peças de performance. Sem dúvidas ia ser interessante.

    Pois é, JJ, esse mundo de decobertas sempre nos mostra algo mais excitante que a descoberta anterior ou, no mínimo, curioso.

    Grande abraço,

    Eduardo Zanetti.

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente sou mais o Gandini (Lambo), Pininfarina em doses moderadas e a Guia, antes de se tornar um logotipo de Del Rey...

    ResponderExcluir
  5. Boxy, boxy, boxy... Adoro linhas retas, quando todo mundo acha que elas são o cúmulo da mesmice, são elas que denunciam a criatividade, pois carros "quadrados" são um grande desafio a qualquer designer.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Keller08/05/2009, 07:46

    Ghia - "Logotipo de Del Rey"
    Esse foi o comentário do dia!

    ResponderExcluir
  7. Paulo Keller08/05/2009, 07:48

    Der Wolff,

    Boa lista. De bate pronto não lembrei de mais nenhum.

    PK

    ResponderExcluir
  8. PK, acho que o mais divertido é justamente a pesquisa por exemplares exóticos.

    Ou seja, um pouco de "arqueologia" aplicada ao mundo automobilístico.

    Sds,

    Der Wolff

    ResponderExcluir
  9. Hey are you a professional journalist? This article is very well written, as compared to most other blogs i saw today….
    anyhow thanks for the good read!

    ResponderExcluir

Consulte www.autoentusiastas.com.br.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.