Até aí tudo igual a qualquer prova importante do mundo. Acontece que na 24 Horas de Nürburgring tem muito mais coisa legal do que os últimos lançamentos da indústria. Exemplares de carros fundamentais na história do automobilismo mundial, como o Mercedes 190 2.5 Evo e o Opel Manta participaram da prova desse ano! Carros com 20 anos de história nas costas dividindo curva com carros oficiais de fábrica ultramodernos.
O Mercedes terminou a prova em 60º lugar, com 124 voltas, ficando a 31 voltas do líder e a frente de alguns carros de fábrica. O Opel abandonou a prova.
Foi a bordo de um Mercedes bastante parecido com esse (uma versão 2,3-litros) que Ayrton Senna, então um novato na Fórmula 1, ganhou a prova promocional da inauguração do traçado moderno do autódromo de Nürburgring. Desbancando todos os pilotos de ponta de Fórmula 1 da época e antecipando o embate com Prost que seria tão frequente em sua carreira. Isso foi no ano de 1984. Bom demais saber que esses carros, que povoaram os sonhos de quem tem um pouco mais de 30 anos, ainda dão um bom caldo.
As fotos são da corrida desse ano.
Maravilhoso post! Jamais imaginaria que seria possível ver Mercedes 190E e Opel Manta competindo novamente, sem ser uma prova exclusiva para carros clássicos.
ResponderExcluirNurburgring tem mesmo algo mágico ao redor...
O ano da disputa dos Evo's com Senna foi em 1984 se não me engano. Maravilhoso post!
ResponderExcluirMFF.
ResponderExcluirVocê está correto. Editei o post, obrigado!
VR
Muito bom!!
ResponderExcluirFocalizaram bastante a 190E durante a corrida, bem como o Manta, que tinha até torcida organizada.
abs
VR,
ResponderExcluiro 190E é espetacular. Do tempo em que os carros não eram gordos. Há uma semana atrás vi um cinza-escuro, uma das minhas cores preferidas, lindo. E o 190 normal também não fica atrás. Maravilhosos. Muito boa essa iniciativa desses carros na pista novamente. Tenho um poster do 190 no DTM, pilotado pelo Keke Rosberg. Fica guardado e olho para ele de tempos em tempos, imaginando o dia em que terei uma garagem/oficina básica para ele ir para a parede.
Lembro bem da Quatro Rodas na época da abertura das importações, o Mercedes 190 Evolution na capa e o resultado dos números obtidos em Limeira, uma fera em todos os aspectos....aqui no Brasil, na mesma edição, tinhamos o comparativos do Santana Executivo versus o Monza 50O E.F. em uma viagem até a Bahia, eram o que os "nossos" pequenos mercedes top's da época (rs). Não deixavam de ser carros de sonho na época (eu fiquei paralisado diante de um executivo azul-mônaco no estande da volks)....
ResponderExcluirÉ muito legal ver clássicos dando trabalho a carros modernos. Ótima iniciativa, espero que ponham outros clássicos para participar.
ResponderExcluirGostaria de ver novamente em ação o BMW CSL "Batmóvel" e, certamente, não faria feio...
VR,
ResponderExcluirExcelente, gostei pacas, muito egal o ocorrido na prova e muito bom seu relato, valeu mesmo.
JJ,
Voce não falou o desejo direito, por favor edite sua resposta:
Fica guardado e olho para ele de tempos em tempos, imaginando o dia em que terei uma garagem/oficina básica para ele ir para a parede.Troque e escreva conforme abaixo:
Volta e meia olho ele, esperando logo chegar i dia que porei ele na minha garagem bem na frente da vaga na qual guardarei minha 190E23 16. Ok? Aprendeu como é que se começa a ter o direito de ter os objetos de nossos sonhos?
Ótimo post, a pista realmente tem algo de magico para nósapaixonados por carros.
ResponderExcluirabs
AG
ResponderExcluirÉ assim mesmo.
VR
Eu assiti a prova pelo site oficial. Realmente é a última corrida para carros de verdade, no máximo GT1.
ResponderExcluirEsse ano foi sensacional com o Porsche #1 da Manthey abrindo 1 volta do Audi R8 apenas na última volta quando a Audi juntou todos os carros para a tradicional foto cruzando a linha de chegada. A diferença ficou entre 3 e 6 minutos e sempre trocando de posição.
Se vocês se entusiasmaram com Merça 190 e Manta, até tradicionais em corridas de clássicos na Europa, teve Audi V8 do antigo DTM, BMW M3 dos primeiros, Seat Ibiza da década de 80...
Nos anos anteriores vários Mini, BMW CSL, Escort MkII...
O Mais maneiro é que qualquer carro participa, sem limite de preparação e contanto que não seja protótipo. A propósito o recorde de volta em Nurbur é de um Porsche 956.
me surpreendeu foi ver o endereço de um site na internet no carro do Senna..
ResponderExcluirjá existia internet essa época?