Na época em que o Fox foi lançado me disseram (um insider) que o novo VW fora "inspirado" no Yaris da Toyota. Inclusive que a VW teria comprado alguns Yaris para avaliação. Quando eu vi o Fox e seu "inovador" banco traseiro deslizante, similar ao do Yaris lançado anos antes, logo entendi a "inspiração".
Recentemente um amigo viajou para o Chile, onde existem Toyotinhas importados, e tirou essas fotos. Julgue por você mesmo o quão inovador foi o Fox.
É um facelift..
ResponderExcluirThiago
Olhando de repente, a impressão que se têm é serem carros com a mesma plataforma, fabricados com marcas diferentes (tipo Seat Cordoba e VW Polo Classic dos anos 90)
ResponderExcluirDepois falam que são os chineses que ficam copiando os outros...
ResponderExcluirVolkswagen. Você conhece, você desconfia.
ResponderExcluire no fim, emplacou aqui no Brasil, tudo o que a VW faz, vende igual água aqui,
ResponderExcluirvai entender né
Se somar os dois, não dá um automóvel que presta.
ResponderExcluirExiste uma fofoca de que a VW vai lançar o Polo com câmbio DSG. Até quem enfim um automatizado que não dá tranco...
ResponderExcluirSó que o primeiro carro com banco traseiro deslizante, que me lembre, foi o Twingo...
ResponderExcluirCesar,
ResponderExcluirBem lembrado. Alias, o Twingo sim foi algo muito especial.
Então foi alemão que copiou japa que copiou francês.
Nesse mundo nada se cria...
Tem uns comentários muito legais de ler. esse do El Chueco me fez rir muito.
Valeu pessoal.
É tudo farinha do mesmo saco. Não vejo a hora de ver algo realmente inovador em automóveis, coisa que não ocorre há mais ou menos 40 anos.
ResponderExcluirFB
O Fox na verdade, foi feito para vender para clientes que não são da VW. Todo mundo que tem um Gol ou Parati detesta o Fox, o que não acontece com outras marcas. E esses carrinhos crossovers (meio vans/meio carros) já era uma tendência na Europa. Veja o bom e velho Uninho, preferido das mulheres por causa da posição "motorista de ônibus" dele. E quem não vai de Tucson ou Ecosport vai de Fox mesmo. O mestre Giogetto Guigiaro disse em uma entrevista na 4 Rodas que todos se copiam. Tudo bem que direito de imagem é patrimônio imaterial da empresa, mas não precisam exagerar como fez a Jeep acusando a Mahindra de copiar os seus veículos...
ResponderExcluirLembram quando a GM lançou o novo Corsa mais ou menos na mesma época que a Ford lançou o novo Fiesta?
ResponderExcluirEram dois carros muito parecidos.
Naquele caso, não acredito que um copiou o outro, mas sim que houve um processo de "convergência", onde ambos chegaram a usar as mesmas medidas "ótimas" para aquela proposta de carro, resultando em dois produtos muito similares.
Mas acho que não é o caso em questão aqui.
Aqui parece cópia mesmo.
1k2: na verdade o uno tem uma posição de condução bem melhor do que a linha fox, para "vestir" bem um fox, você tem que ter paciência de monge budista para acertar milimetricamene o "cockpit" que nunca será o ideal.Já os unos mais recentes são mais francos nesse aspecto, acolhem melhor. Quem anda de fox também detesta Gol e Parati pela bicheira que a famosa caixa da volks - associação motor AP - virou nos últimos anos, bem como a linha de motores 1.6 vibrantes no mau sentido.
ResponderExcluirjá li e ouvi uma história que na década de 80 havia um projeto para um sucessor da Brasília, e que esse veículo teria o "na época" inovador banco traseiro ajustável.. será??
ResponderExcluiruma coisa que me incomoda no Uno de hoje é aquele volante alto e inclinado emprestado do Palio
ResponderExcluirO novo Voyage também tem um quê de Corsa sedan...
ResponderExcluirOlá amigos...na minha opnião...ainda prefiro o VW FOX...abraços ! Fernando
ResponderExcluirÉ o seno e o cosseno. Tem que elevar os 2 ao quadrado e somar para dar um.
ResponderExcluirPolara,
ResponderExcluirVocê está certo, inclusive quanto à época. A primeira tentativa brasileira de banco traseiro ajustável em distância foi num protótipo da Volkswagen que acabou não sendo produzido: Projeto BX. Mas a ideia foi copiada de um carro que trazia o recurso, o Honda Joy.
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ResponderExcluiro banco deslizante o vitara ja tinha em 1992... ainda regulava a inclinação do encosto
ResponderExcluirNo Brasil se da mais valor a um carro que desliza banco, do que um item básico e obrigatório mundo afora, como, por exemplo, a regulagem intena de altura dos faróis.
ResponderExcluirMister Fórmula Finesse
ResponderExcluirDiscordo em relação ao que você disse sobre motor e caixa do Gol/Parati.
Um AP 1.6 hoje tem um balanceamento estático muito mais refinado do que teve em toda sua história. Sem falar na ótima relação R/L que o torna bem liso em qualquer rotação.
A caixa tem comando por varão, que eu acho ótimo. Comandos por cabo como o do câmbio MQ do Fox são moles demais na minha opinião, mas aí já é uma questão de gosto pessoal.
Suas críticas devem ser em relação ao isolamento do trem de força, aí sim sou obrigado a concordar com você. Não tem como comparar a "coxinização" dos anos 80 com a dos carros mais atuais, como o Fox.
FB
Bob,
ResponderExcluirO projeto da VW nos anos 80 que foi abortado na pré-série foi o BY, não é? BX é a família Gol.
Abraço
FB,
ResponderExcluirVibrante não seriam os 1.6 novos, não AP?
AP 600, curso de 77mm e biela de 146mm com pistões relativamente leves é uma delicia de motor sob a otica de vibrações.
Gosto muito da qualidade dos VWs e do rodar do Polo e Golfs. Mas em termos de design preferiria os Seat, seria juntar a forma à função. Um Ibiza ou um León eu teria ambos fácil.
ResponderExcluirAh, o Fox, foi feito pra agradar as mocinhas sentadinhas lá em ciiiiiiiiima...
Oi Felipe;
ResponderExcluirA título de comparação, não tem como comparar o nível de vibração - ou aspereza - dos motores Ap e dos atuais VHT ou da geração anterior dessa linha (incluíndo os primeiros motores 1.6 SRI importados do Golf)... o motor ap pode ter melhorado sim ao longo do tempo, ele é mais "liso" que os motores da década de 80 (pós md-270) e 90, mas, acelerar até o regime máximo de rotações é algo totalmente diferente de acelerar a linha mais recente dos motores da mesma cilindrada da volks. O motor atual sobe de giro de forma civilizada e organizada em relação ao ap, dá para sentir isso no pé e até nas mãos ao volante...e a caixa, lembra da linha bx dos anos 80? dos gols e paratis que eram sempre elogiados pelo comando da caixa sempre lépido e certeiro, não tinha como errar, era com certeza o melhor conjunto do país, mas vá dirigir um gol hoje, a segunda marcha parece que foi clonada da linha FW do corsa, é ruim de entrar e as demais marchas não entram com a suavidade e o feeling mecânico de outrora, a mim, parece que houve retrocesso em relação a isso, os antigos modelos gols eram mais divertidos de operar. Nesse ponto, o conjunto motor/transmissão da linha fox (polo e golf) está bem acima dos seus antecessores, mas como comentou, talvez seja questão de gosto...
Eu acho ambos muito feios.
ResponderExcluirAinda sou fã do desenho do Gol GIII
Mas são bons carros, não há como negar. Tenho 1,90m e ando num Fox com espaço pra me mexer, mesmo atrás. No Gol era impossível.
considerando todas as famílias Gol, acho que a pior de todas em relação ao comando de câmbio era a família AB9, conhecida por Bola. Os engates eram realmente mais pesados e em meu caso, pareciam que endureciam ainda mais após um uso intensivo do veículo.
ResponderExcluirNormalizou da G3 pra frente.
acredito que essa impressão de que o câmbio VW não é mais aquela Brastemp, é porque na década de 80 a diferença era gritante pra concorrência, e hoje, é "mais um no meio da multidão".
essa é a modesta opinião de alguém que, da VW, já teve um Gol GL 1.6 89/89, um Gol Star 1.6 97/98 e hoje um saveiro 1.8 01/01.
Ué, porque a crítica a Volkswagen? Não são os japoneses que mais copiam?
ResponderExcluirNão, são os chineses que copiam...
ResponderExcluirThiago,
ResponderExcluirIsso, BY, a memória de vez em quando nos trai...Obrigado pelo alerta, que interessa a todos aqui.