google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PROJETO RAPTOR - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PROJETO RAPTOR

Em março, no post 7 x Seven além de mostrar sete discípulos do Lotus Seven eu também falei um pouco sobre a experiência de andar num outro discípulo feito aqui no Brasil.


"Outro dia tive a oportunidade de dirigir um modelo como esses lá em Interlagos. Confesso que a experiência superou muito minhas expectativas. O acelerador leve e sensível me assustou com respostas diretas e empolgantes proporcionadas pela relação peso-potência do modelo. Potência de sobra, transmissão precisa, direção rápida, meu traseiro a poucos centímetros da pista e o vento batendo em todo o meu corpo completaram a experiência alucinante. Pena que durou apenas uma volta na pista. Afinal, eu estava lá para fotografar, e não para me divertir. Na verdade o carro estava sendo testado pelo seu criador e pelo Arnaldo Keller para fazer os últimos acertos de suspensão. Com certeza eu e o Arnaldo vamos voltar a falar e mostrar esse carro aqui no Ae."


Trata-se do Projeto Raptor que originou o Motiva 416R construído pelo engenheiro Eduardo Polati, dono da Motiva Motorsports. Eu admiro muito o Polati (que faz parte dos AUTOentusiastas, porém não está no blog) por ele ter conseguido realizar o seu sonho de construir um carro esporte a partir do zero. E o mais interessante é que ele realmente projetou o carro pensando em produzi-lo e utilizou todo o seu conhecimento de engenharia. Não se trata de mais um aventureiro que juntou peças e componentes em algum chassi existente ou em alguma estrutura tubular feita no "achismo". O 416R é coisa fina, foi estudado e desenvolvido utilzando o Sofware CAD da SolidWorks que permitiu fazer testes dimensionais e simulações para definir o desenho da estrutura tubular e geometria de suspensão, por exemplo.


A recriação do Polati usa o motor Ford Zetec Rocam 1.6 a álcool com 140 cv de potência e 18 mkgf de torque. Com apenas 540 kg de peso acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Diversão garantida.


A matéria com as impressões do Arnaldo Keller está na Car and Driver número 17 que já está nas bancas.

19 comentários :

  1. Mais do que coisa fina, um projeto de verdade, um carro para ser dirigido por prazer, e não burocraticamente. Quem me dera ter podido dirigí-lo !

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  2. Sem querer desmerecer o projeto, pois eu dou muito apoio a quem toma esse tipo de iniciativa, mas já que o carro foi inteiro "desenvolvido" em CAD, porque fizeram ele igual o Seven ?? Não poderiam ter feito um outro design?? Pois sinceramente, a primeira vez que vi esse carro, pensei : achou a planta na internet e construiu, melhorou uma coisa ou outra e fez um foguetinho divertido.

    Adoro o Seven, já estou com um Duratec 2.0 16v guardado aqui pro meu proximo projeto, que será um Seven.

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  3. Barbaridade esse motor!!
    com 105cv no focus ja eh "invocado"

    Thiago

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  4. Barbaridade esse motor!!
    com 105cv no focus ja eh "invocado"

    Thiago

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  5. Felipe Fernandes09/05/2009, 11:09

    Gostaria de saber porque não foi citado na matéria um dos principais idealizadores e executores do projeto, Marcelo Federici.

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  6. Eduardo Polati, Diretor Executivo – Motiva Motorsporst11/05/2009, 09:30

    Caro Felipe, Marcelo Federici é sócio da empresa e foi responsável pelo desenvolvimento de estilo e design da carroceria. É claro que sua contribuição no desenvolvimento do projeto foi fundamental, mas seu nome não foi citado a pedido do próprio Marcelo. Eduardo Polati, Diretor Executivo – Motiva Motorsporst

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  7. Eduardo Polati, Diretor Executivo – Motiva Motorsporst11/05/2009, 09:32

    Caro Fernando, o projeto de um carro vai mais além do que simplesmente comprar um livro e construir no quintal da sua casa um Lotus Seven. Nossa idéia inicial era desenvolver um projeto completo de engenharia veicular cuidando de todos os aspectos, desde o desenvolvimento conceitual, simulações, cálculo estrutural, design, aerodinâmica e principalmente criação de dispositivos para ajustes de geometria com objetivo de criar um laboratório de dinâmica veicular. A escolha de basearmos o projeto no Lotus Seven vem exatamente da mesma adoração que você tem pelos Lotus, engenharia simples e eficiente, mas principalmente a diversão que é dirigir um carro destes. Se observar cuidamos no projeto de detalhes importantes de ergonomia e aerodinâmica que são questões críticas do projeto original e mais profundamente chassi e suspensões com soluções para torná-lo flexível para outras carrocerias.

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  8. Paulo Keller11/05/2009, 13:24

    Poalati,

    Obrigado pelas respostas.

    PK

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  9. Luís Otávio11/05/2009, 15:52

    Edu, parabéns pela BELA viatura; sei o quanto foi duro para vocês (Caverna incluso), desde o primeiro exemplar, até chegar neste final.

    Mesmo de longe torço por vocês da Motiva (caverna incluso, de novo...), e desejo principalmente muito sucesso e MOTIVAÇÃO (sem trocadilhos), para continuar esta sua caminhada.

    Muito legal este carro com as mesmas "cores" do antigo VR.

    Abraço.

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  10. Sem palavras!!
    Melhor que isso só quando o Federici me ajudar com o meu projeto impossivel de construir um MACH 5!!
    GO GO GO GO MOTIVA!!!
    Adriano Alvarez

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  11. Federici, o Verna, meu grande amigo, um dos idealizadores do projeto. Vi o carro nascer pelas palavras dele, há quase 10 anos! Prometo para a próxima semana um texto sobre o Motiva Raptor, da época em que se chamava V-Raptor.

    Erick Boccia

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  12. Heróico e poético!

    Iniciativas assim, além de fazer com que nossos olhos brilhem, nos dão o alento de que os bons tempos também são os atuais.

    Parabéns pelo projeto. Que este permita os melhores frutos a todos os envolvidos!

    Sds,

    Der Wolff

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  13. GO GO GO ENG. FEI!
    com o motor 2.7 turbo da audi fazia em 5.5s
    fazer um 1.6NA andar mais ainda
    Parabens pelo projeto!

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  14. Michel P. Khoury14/12/2009, 12:06

    Vi o projeto desde o inicio, noites em claro no telefone com o Marcelo(caverna)falando sobre lanterna, chassis, motor e etc...Até participei um pouquinho lixando alguns tubos, hehehehe
    E tive o prazer de dar uma volta no carro em Interlagos no camando de Polateiras e Verna...Fantastico !!!

    Obrigado

    Michel Picolo KHoury

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  15. PARABÉNS POLATI E VERNA!

    Um carro fantástico e executado com um profissionalismo de empresa de engenharia!

    Como os 2 sabem logo q soube no fim de 2008 da máquina pronta (a qual tive o prazer de ver no salão do automóvel de 2008), comprei e guardo carinhosamente um exemplar da revista CAR AND DRIVER no.17 com o teste do Motiva 416R, na minha visão a evolução do antigo V-Raptor.

    Um forte abraço e sucesso para vocês!

    Só escrevi agora pq 2009 foi um ano meio conturbado pra mim!

    André Sperl

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