PROJETO RAPTOR

Em março, no post 7 x Seven além de mostrar sete discípulos do Lotus Seven eu também falei um pouco sobre a experiência de andar num outro discípulo feito aqui no Brasil.


"Outro dia tive a oportunidade de dirigir um modelo como esses lá em Interlagos. Confesso que a experiência superou muito minhas expectativas. O acelerador leve e sensível me assustou com respostas diretas e empolgantes proporcionadas pela relação peso-potência do modelo. Potência de sobra, transmissão precisa, direção rápida, meu traseiro a poucos centímetros da pista e o vento batendo em todo o meu corpo completaram a experiência alucinante. Pena que durou apenas uma volta na pista. Afinal, eu estava lá para fotografar, e não para me divertir. Na verdade o carro estava sendo testado pelo seu criador e pelo Arnaldo Keller para fazer os últimos acertos de suspensão. Com certeza eu e o Arnaldo vamos voltar a falar e mostrar esse carro aqui no Ae."


Trata-se do Projeto Raptor que originou o Motiva 416R construído pelo engenheiro Eduardo Polati, dono da Motiva Motorsports. Eu admiro muito o Polati (que faz parte dos AUTOentusiastas, porém não está no blog) por ele ter conseguido realizar o seu sonho de construir um carro esporte a partir do zero. E o mais interessante é que ele realmente projetou o carro pensando em produzi-lo e utilizou todo o seu conhecimento de engenharia. Não se trata de mais um aventureiro que juntou peças e componentes em algum chassi existente ou em alguma estrutura tubular feita no "achismo". O 416R é coisa fina, foi estudado e desenvolvido utilzando o Sofware CAD da SolidWorks que permitiu fazer testes dimensionais e simulações para definir o desenho da estrutura tubular e geometria de suspensão, por exemplo.


A recriação do Polati usa o motor Ford Zetec Rocam 1.6 a álcool com 140 cv de potência e 18 mkgf de torque. Com apenas 540 kg de peso acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Diversão garantida.


A matéria com as impressões do Arnaldo Keller está na Car and Driver número 17 que já está nas bancas.

19 comentários :

  1. Mais do que coisa fina, um projeto de verdade, um carro para ser dirigido por prazer, e não burocraticamente. Quem me dera ter podido dirigí-lo !

    ResponderExcluir
  2. Sem querer desmerecer o projeto, pois eu dou muito apoio a quem toma esse tipo de iniciativa, mas já que o carro foi inteiro "desenvolvido" em CAD, porque fizeram ele igual o Seven ?? Não poderiam ter feito um outro design?? Pois sinceramente, a primeira vez que vi esse carro, pensei : achou a planta na internet e construiu, melhorou uma coisa ou outra e fez um foguetinho divertido.

    Adoro o Seven, já estou com um Duratec 2.0 16v guardado aqui pro meu proximo projeto, que será um Seven.

    ResponderExcluir
  3. Barbaridade esse motor!!
    com 105cv no focus ja eh "invocado"

    Thiago

    ResponderExcluir
  4. Barbaridade esse motor!!
    com 105cv no focus ja eh "invocado"

    Thiago

    ResponderExcluir
  5. Felipe Fernandes09/05/2009 11:09

    Gostaria de saber porque não foi citado na matéria um dos principais idealizadores e executores do projeto, Marcelo Federici.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Polati, Diretor Executivo – Motiva Motorsporst11/05/2009 09:30

    Caro Felipe, Marcelo Federici é sócio da empresa e foi responsável pelo desenvolvimento de estilo e design da carroceria. É claro que sua contribuição no desenvolvimento do projeto foi fundamental, mas seu nome não foi citado a pedido do próprio Marcelo. Eduardo Polati, Diretor Executivo – Motiva Motorsporst

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Polati, Diretor Executivo – Motiva Motorsporst11/05/2009 09:32

    Caro Fernando, o projeto de um carro vai mais além do que simplesmente comprar um livro e construir no quintal da sua casa um Lotus Seven. Nossa idéia inicial era desenvolver um projeto completo de engenharia veicular cuidando de todos os aspectos, desde o desenvolvimento conceitual, simulações, cálculo estrutural, design, aerodinâmica e principalmente criação de dispositivos para ajustes de geometria com objetivo de criar um laboratório de dinâmica veicular. A escolha de basearmos o projeto no Lotus Seven vem exatamente da mesma adoração que você tem pelos Lotus, engenharia simples e eficiente, mas principalmente a diversão que é dirigir um carro destes. Se observar cuidamos no projeto de detalhes importantes de ergonomia e aerodinâmica que são questões críticas do projeto original e mais profundamente chassi e suspensões com soluções para torná-lo flexível para outras carrocerias.

    ResponderExcluir
  8. Paulo Keller11/05/2009 13:24

    Poalati,

    Obrigado pelas respostas.

    PK

    ResponderExcluir
  9. Luís Otávio11/05/2009 15:52

    Edu, parabéns pela BELA viatura; sei o quanto foi duro para vocês (Caverna incluso), desde o primeiro exemplar, até chegar neste final.

    Mesmo de longe torço por vocês da Motiva (caverna incluso, de novo...), e desejo principalmente muito sucesso e MOTIVAÇÃO (sem trocadilhos), para continuar esta sua caminhada.

    Muito legal este carro com as mesmas "cores" do antigo VR.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Sem palavras!!
    Melhor que isso só quando o Federici me ajudar com o meu projeto impossivel de construir um MACH 5!!
    GO GO GO GO MOTIVA!!!
    Adriano Alvarez

    ResponderExcluir
  11. Federici, o Verna, meu grande amigo, um dos idealizadores do projeto. Vi o carro nascer pelas palavras dele, há quase 10 anos! Prometo para a próxima semana um texto sobre o Motiva Raptor, da época em que se chamava V-Raptor.

    Erick Boccia

    ResponderExcluir
  12. Heróico e poético!

    Iniciativas assim, além de fazer com que nossos olhos brilhem, nos dão o alento de que os bons tempos também são os atuais.

    Parabéns pelo projeto. Que este permita os melhores frutos a todos os envolvidos!

    Sds,

    Der Wolff

    ResponderExcluir
  13. GO GO GO ENG. FEI!
    com o motor 2.7 turbo da audi fazia em 5.5s
    fazer um 1.6NA andar mais ainda
    Parabens pelo projeto!

    ResponderExcluir
  14. Michel P. Khoury14/12/2009 12:06

    Vi o projeto desde o inicio, noites em claro no telefone com o Marcelo(caverna)falando sobre lanterna, chassis, motor e etc...Até participei um pouquinho lixando alguns tubos, hehehehe
    E tive o prazer de dar uma volta no carro em Interlagos no camando de Polateiras e Verna...Fantastico !!!

    Obrigado

    Michel Picolo KHoury

    ResponderExcluir
  15. PARABÉNS POLATI E VERNA!

    Um carro fantástico e executado com um profissionalismo de empresa de engenharia!

    Como os 2 sabem logo q soube no fim de 2008 da máquina pronta (a qual tive o prazer de ver no salão do automóvel de 2008), comprei e guardo carinhosamente um exemplar da revista CAR AND DRIVER no.17 com o teste do Motiva 416R, na minha visão a evolução do antigo V-Raptor.

    Um forte abraço e sucesso para vocês!

    Só escrevi agora pq 2009 foi um ano meio conturbado pra mim!

    André Sperl

    ResponderExcluir
  16. Thank you, that was extremely valuable and interesting...I will be back again to read more on this topic.

    ResponderExcluir
  17. Cool website, I hadn't noticed autoentusiastas.blogspot.com earlier in my searches!
    Continue the wonderful work!

    ResponderExcluir
  18. Hello,

    I have a question for the webmaster/admin here at autoentusiastas.blogspot.com.

    May I use some of the information from your post right above if I provide a link back to your website?

    Thanks,
    William

    ResponderExcluir
  19. William,
    You can use the contents and photos once you provide the link to this post.

    Please let us know where you are using it.

    Best regards,

    Paulo Keller, editor.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.