google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 24 HORAS DE NÜRBURGRING - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

24 HORAS DE NÜRBURGRING

No último final de semana realizou-se a prova 24 Horas de Nürburgring. A corrida, vencida pelos Porsches GT3 RSR da equipe Manthey , talvez seja a última grande prova romântica do mundo.
Na edição desse ano havia 4 Audis R8 LMS oficiais da fábrica, um sem-número de Porsches GT3 RSR de última geração, cinco equipes oficiais Volkswagen a bordo do novo Scirocco, além dos cinco Aston Martin Vantage em sua versão preparada exclusivamente para essa prova, batizado de Vantage N24.

Até aí tudo igual a qualquer prova importante do mundo. Acontece que na 24 Horas de Nürburgring tem muito mais coisa legal do que os últimos lançamentos da indústria. Exemplares de carros fundamentais na história do automobilismo mundial, como o Mercedes 190 2.5 Evo e o Opel Manta participaram da prova desse ano! Carros com 20 anos de história nas costas dividindo curva com carros oficiais de fábrica ultramodernos.

O Mercedes terminou a prova em 60º lugar, com 124 voltas, ficando a 31 voltas do líder e a frente de alguns carros de fábrica. O Opel abandonou a prova.


Foi a bordo de um Mercedes bastante parecido com esse (uma versão 2,3-litros) que Ayrton Senna, então um novato na Fórmula 1, ganhou a prova promocional da inauguração do traçado moderno do autódromo de Nürburgring. Desbancando todos os pilotos de ponta de Fórmula 1 da época e antecipando o embate com Prost que seria tão frequente em sua carreira. Isso foi no ano de 1984. Bom demais saber que esses carros, que povoaram os sonhos de quem tem um pouco mais de 30 anos, ainda dão um bom caldo.

As fotos são da corrida desse ano.

12 comentários :

  1. Maravilhoso post! Jamais imaginaria que seria possível ver Mercedes 190E e Opel Manta competindo novamente, sem ser uma prova exclusiva para carros clássicos.

    Nurburgring tem mesmo algo mágico ao redor...

    ResponderExcluir
  2. O ano da disputa dos Evo's com Senna foi em 1984 se não me engano. Maravilhoso post!

    ResponderExcluir
  3. MFF.

    Você está correto. Editei o post, obrigado!

    VR

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!

    Focalizaram bastante a 190E durante a corrida, bem como o Manta, que tinha até torcida organizada.

    abs

    ResponderExcluir
  5. VR,
    o 190E é espetacular. Do tempo em que os carros não eram gordos. Há uma semana atrás vi um cinza-escuro, uma das minhas cores preferidas, lindo. E o 190 normal também não fica atrás. Maravilhosos. Muito boa essa iniciativa desses carros na pista novamente. Tenho um poster do 190 no DTM, pilotado pelo Keke Rosberg. Fica guardado e olho para ele de tempos em tempos, imaginando o dia em que terei uma garagem/oficina básica para ele ir para a parede.

    ResponderExcluir
  6. Mister Fórmula Finesse27/05/2009, 14:13

    Lembro bem da Quatro Rodas na época da abertura das importações, o Mercedes 190 Evolution na capa e o resultado dos números obtidos em Limeira, uma fera em todos os aspectos....aqui no Brasil, na mesma edição, tinhamos o comparativos do Santana Executivo versus o Monza 50O E.F. em uma viagem até a Bahia, eram o que os "nossos" pequenos mercedes top's da época (rs). Não deixavam de ser carros de sonho na época (eu fiquei paralisado diante de um executivo azul-mônaco no estande da volks)....

    ResponderExcluir
  7. Marlos Dantas27/05/2009, 19:53

    É muito legal ver clássicos dando trabalho a carros modernos. Ótima iniciativa, espero que ponham outros clássicos para participar.
    Gostaria de ver novamente em ação o BMW CSL "Batmóvel" e, certamente, não faria feio...

    ResponderExcluir
  8. VR,

    Excelente, gostei pacas, muito egal o ocorrido na prova e muito bom seu relato, valeu mesmo.

    JJ,

    Voce não falou o desejo direito, por favor edite sua resposta:
    Fica guardado e olho para ele de tempos em tempos, imaginando o dia em que terei uma garagem/oficina básica para ele ir para a parede.Troque e escreva conforme abaixo:
    Volta e meia olho ele, esperando logo chegar i dia que porei ele na minha garagem bem na frente da vaga na qual guardarei minha 190E23 16. Ok? Aprendeu como é que se começa a ter o direito de ter os objetos de nossos sonhos?

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post, a pista realmente tem algo de magico para nósapaixonados por carros.



    abs

    ResponderExcluir
  10. Carlos Galto28/05/2009, 08:05

    Eu assiti a prova pelo site oficial. Realmente é a última corrida para carros de verdade, no máximo GT1.
    Esse ano foi sensacional com o Porsche #1 da Manthey abrindo 1 volta do Audi R8 apenas na última volta quando a Audi juntou todos os carros para a tradicional foto cruzando a linha de chegada. A diferença ficou entre 3 e 6 minutos e sempre trocando de posição.
    Se vocês se entusiasmaram com Merça 190 e Manta, até tradicionais em corridas de clássicos na Europa, teve Audi V8 do antigo DTM, BMW M3 dos primeiros, Seat Ibiza da década de 80...
    Nos anos anteriores vários Mini, BMW CSL, Escort MkII...
    O Mais maneiro é que qualquer carro participa, sem limite de preparação e contanto que não seja protótipo. A propósito o recorde de volta em Nurbur é de um Porsche 956.

    ResponderExcluir
  11. me surpreendeu foi ver o endereço de um site na internet no carro do Senna..
    já existia internet essa época?

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.