google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PORSCHE DO POVO FAZ 40 ANOS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PORSCHE DO POVO FAZ 40 ANOS

Autor do post: Paulo Keller

Um pequeno relato sobre o Volksporsche, que completa 40 anos em 2009.

Em meados de 1960 a VW procurava um sucessor para o defasado Karmann Ghia Type 34 enquanto a Porsche lutava para expandir suas vendas num segmento promissor, abaixo do 911. Então em 1966 Ferry Porsche e o então presidente da VW, Heinrich Nordhoff, fizeram um acordo verbal onde a VW solicitou à Porsche o desenvolvimento um carro esporte com motor central e baixo custo. A versão com motor de 4 cilindros seria vendida como VW e a de 6 cilindros, como Porsche.

Mas em 1968 Nordhoff morreu de repente e Kurt Lotz assumiu sua posição, rompendo o acordo e requisitando todos os direitos de venda do novo carro em desenvolvimento pela Porsche. Depois de muitos confrontos e quase cancelamento do projeto por algumas vezes, as duas empresas concordaram que o carro seria VW-Porsche e seria vendido em parceria entre as duas empresas.


Em abril de 1969 as empresas se uniram formando a VW-Porsche Sales Company para vender os novos modelos 914 e 914/6. Em setembro de 1969 o 914 foi apresentado no Salão de Frankfurt. Entretanto a combinação das duas marcas acabou se tornando um problema para a imagem do carro o qual era referido como “Volksporsche” ou “Porsche do povo”. Especialmente para o modelo 914/6 com o motor 2-litros de 6 cilindros contrapostos do 911 T que, apesar do excelente desempenho, dificilmente era aceito pelos clientes tradicionais da Porsche.



Por outro lado, o 914, com motor 4 cilindros, representou um grande sucesso com a produção de 115.631 unidades até o fim de sua fabricação em 1976, tornando-se o carro esporte mais vendido do seu tempo. A maioria dessa produção foi destinada aos Estados Unidos, onde era comercializado como um Porsche genuíno, sem o prefixo VW.

A produção do 914/6 totalizou apenas 3.338 unidades, o que o torna muito procurado por colecionadores. Ainda existiram 2 unidades do 914/8, com motor 8-cilindros.

5 comentários :

  1. Se você estiver em um domingo ensolarado de sorte poderá ver alguns rodando em São Paulo com certa facilidade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Porsche mais desacreditado de todos. Não é lá muito bonito, mas é muito bom de handling, quase um kart.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. A arquitetura de motor central-traseiro acabou vingando no Boxster e depois no Cayman, é bom lembrar.

    ResponderExcluir
  4. Clésio Luiz08/04/2009, 19:20

    Fiquei imaginando o que é que o MAO acha desse carro...

    ResponderExcluir
  5. Vejam só, em nossas pistas:

    http://www.velocidadeonline.com.br/

    e

    http://www.velocidadeonline.com.br/fotos/displayimage.php?album=765&pos=69

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.