google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O JEEP DE ESPARTA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

O JEEP DE ESPARTA

espartano
es.par.ta.noadj (top Esparta+ano2) 1 Relativo a Es­parta (Grécia antiga). 2 Caracterizado por simplicidade, frugalidade, abstenção de conforto e luxo, autodisciplina, severidade de maneiras, bre­vidade no falar, imperturbabilidade perante a dor ou o perigo. 3 Austero, sóbrio. sm Natural ou habi­tante de Esparta. Var: esparciata, espartíaco, espartiata.

O post de Egan a respeito da despedida de seu Jeep CJ5 me fez pensar em duas coisas.

A primeira é que a rotatividade anda alta na casa dos Egan. Compraram, usaram e venderam o Jeep sem que eu visse o bicho!

A segunda diz respeito a palavra aí em cima. Espartano é a melhor definição para o CJ5. Sério, eficiente, frugal e avesso ao supérfulo. Na verdade, o verbete acima devia ser ilustrado pela foto abaixo:


Hoje em dia se diz que um carro é espartano quando é depenado de equipamentos opcionais; para mim um uso errado da forte palavra. Os espartanos, além de viver sem luxos, eram altamente disciplinados, fortes, sérios e eficientes em batalha. Sua duríssima educação os tirava de casa aos sete anos para efetivamente viverem sozinhos, e portanto suas vidas não tinham lugar para frivolidades. A palavra não cabe a um Mille ou a um Celta, mas é perfeita para o veterano de batalhas acima. Assim limpo, ascético, sem rodas enormes e bancos modernos e santantônios e pinturas berrantes, é como todo CJ5 devia ser.

Deve-se defenestrar também aquele monte de lonas que tentam fazer passar por teto nestes carros. Afinal de contas, se os espartanos viviam pelados e sem abrigo até os 18 anos de idade, nada mais justo.

O carro, pelado dessa maneira, exibe uma aura de desprezo a frivolidades e a modismos visuais, que temos que respeitar. Um jipe CJ5 vai levar você a qualquer lugar do mundo, em qualquer terreno, a qualquer hora, sem reclamar ou lhe dar trabalho. Não é veloz, não é confortável, mas é fiel como poucos à sua missão básica.

Só de olhar para essa foto nos faz imaginar como seria bom se nossa vida fosse tão simples como este carro. É quase uma sessão de terapia instantânea, e uma lição de que a vida não precisa ser refrigerada e isolada do que se passa lá fora, como nos acostumamos a vivê-la.

MAO

5 comentários :

  1. Andei de carona em um finado CBT, esse estava mais para romeiro que espartano. Era muito barulhento e vibrava demais por causa do motor MWM a diesel, fora que o banco disposto lateralmente não é o melhor exemplo de conforto, mesmo no Defender 110. O único opcional, acredito, era o teto de lona que debaixo do sol ribeirãopretano esquentaria mais que a sauna que matou o deputado. Mas jipes são assim.

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  2. Marlos Dantas14/04/2009, 19:59

    O difícil é encontrar um à venda sem os bancos concha multicoloridos, adesivos sobre a prática de trilhas e os pneus de quase 50 cm de largura...

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  3. Mario Henrique16/04/2009, 00:26

    Este caro ainda tem o seu lugar, diante da precariedade de estradas em todo o nosso Brasil.
    Fora o fato de que servia de máquina agrícola pois tinha tomadas de força.
    Uma oportunidade que as montadoras estão perdendo!

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  4. MAO

    É importante lembrar da ilusão que um 4x4 traz aos não iniciados.

    Um CJ5 (ou qualquer outro) não vai levar você a qualquer lugar do mundo, a menos que você tenha um BOM bloqueio de diferencial. Esqueça o bloqueio das F-75 e Rural, aquilo é uma idéia furada que jamais deveria ter sido criada.

    Também com relação à capota, faço questão absoluta da capota francesa de inverno, difícil de se achar por essas terras. Os espartanos não tinham Jeeps, mas se tivessem não iriam aguentar o frio de um Jeep aberto a 60Km/h em uma manhã de inverno.

    FB

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  5. Um aspecto interessante sobre o atemporal Jeep é que ele também pode ser definido como um carro esporte.

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