google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PEGA NA MENTIRA! - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PEGA NA MENTIRA!

O jornalista Jason Vogel, entusiasta e amigão dos AUTOentusiastas, fez uma compilação dos achismos que ouvimos frequentemente em conversas sobre o mundo automotivo. Essa matéria saiu no O Globo no dia 1° de abril.


Pega na mentira!

Hoje é 1° de abril mas, para muita gente, todo dia é dia de contar uma mentira. Tenha ela perna curta ou não, que cruze os dedos quem nunca levou uma rasteira. Preparamos uma lista de lorotas, repetidas por maldade ou pura ignorância, para que o crédulo leitor não caia mais. Portanto, divirta-se e... cuidado! Nem tudo é como dizem.

NAFTALINA NO TANQUE: Diz uma antiga lenda que botar uma bolinha de naftalina no tanque aumenta a octanagem da gasolina e melhora o desempenho do carro. Até há algum sentido, já que a poeira do naftaleno é explosiva — mas para ter algum efeito seria necessário dissolver muitas bolinhas no combustível. Mesmo assim, o resultado seria duvidoso — lembre-se que nem todo carro se beneficia com gasolina de alta octanagem, como a Premium. De quebra, a naftalina deixa resíduos que podem entupir o sistema de alimentação.

ENCHENTE NA VW: A cada chuva forte, circula pela internet uma mensagem mostrando um pátio de carros alagado. O texto diz que foi na fábrica brasileira da Volks e que a imprensa nada noticiou para não afetar as vendas de automóveis. Mas quem der uma olhada melhor nas fotos antes de passar o hoax adiante notará que os carros sequer são feitos aqui. Na verdade, são da marca Skoda e a enchente aconteceu em 2003, na República Tcheca.

FUSCA VIRA ULTRALEVE: A história teve início nos anos 80, quando os ultraleves começavam a se popularizar. “Estão roubando Fusca e Brasília para botar os motores em ultraleves!” A julgar pelos números de roubos desses veículos na época, teríamos a maior frota de aviação experimental do mundo...

CARRO DO GETÚLIO: É um clássico das reportagens sobre automóveis antigos. Qualquer modelo americano dos anos 30 é apresentado como “carro que foi de Getúlio Vargas”. Já os modelos alemães de luxo sempre foram “presentes de Hitler” a algum diretor de banco ou embaixador. É uma forma de esquentar a matéria e valorizar o carro.

AMORTECEDOR BARATO: Comerciantes desonestos anunciam amortecedores e pneus abaixo do preço de custo. O incauto chega na loja, tem a suspensão desmontada, ouve mentiras e se vê obrigado a trocar buchas, molas e bandejas. Tudo de segunda linha, claro, mas com preços de primeira. A conta é sempre de assustar. O pior é que, muitas vezes, ainda dizem que os amortecedores ou pneus ruins (motivo inicial da ida à loja) estão bons. Afinal, se trocasse estas peças pelo preço anunciado, o lojista mau-caráter sairia no prejuízo.

CELULAR DESTRAVA PORTA: Um velho boato fez muita gente acreditar que quem, por distração, trancar o carro com as chaves dentro pode abrir a porta facilmente
usando um celular. Bastaria ligar para casa, pedir que alguém pegasse a chave reserva, aproximasse-a do bocal do telefone e apertasse o botão do controle remoto da trava elétrica. Lenda urbana das brabas: na imensa maioria dos casos, o sinal do controle remoto não é sonoro, mas sim por frequência de rádio, que não é transmitida pelo celular.

MOVIDO A ÁGUA: Volta e meia aparece um gênio que inventa “um revolucionário carro movido a água”. Bastaria abrir a torneira para abastecer. Há quem jure que viu um Opala a H2O na Ilha do Governador, nos anos 70. Como a cascata nunca se torna realidade, a história termina com uma “sabotagem” dos fabricantes de automóveis ou um “sequestro” encomendado pelas multinacionais do petróleo.

CITROËN CAPOTADO: Uma mentira do tempo da vovó, que vem sendo repetida desde os anos 50: a Citroën dá um automóvel novo a quem conseguir capotar um modelo da marca. Há décadas, os Citroën são conhecidos por sua boa estabilidade, mas a fábrica nunca trocou carros que viravam.

BRILHO COM QUEROSENE: Há quem jure que lavar o carro com querosene deixa a pintura brilhando como se tivesse recebido cera. Tudo o que se consegue, contudo, é estragar a tinta e provocar corrosão. Na lavagem, querosene só serve para tirar sujeiras persistentes — como manchas de asfalto — antes de ser bem enxaguado.

ANTIGAMENTE ERA BOM: O sujeito vê um modelo moderno com plásticos nos para-choques e afirma que antigamente é que os carros eram seguros. “Aquilo sim era lataria!”. A verdade é justamente o inverso: os modelos modernos têm estruturas deformáveis para amortecer impactos. Já as parrudas banheiras dos anos 50 amassavam pouco, mas repassavam aos infelizes ocupantes a maior parte da força da colisão. Sem falar que não havia dispositivos como colunas de direção retrátil e volantes de material macio.

PREÇO DE CUSTO: É um golpe velho como o rascunho da Bíblia. Em anúncios de jornal, o carro é oferecido a preços incrivelmente baixos. O incauto liga e ouve a história de que o vendedor é funcionário de uma fábrica de automóveis e tirou o carro mais barato (ou outro caô do gênero). O vigarista, então, pede um depósito como sinal e desaparece para todo o sempre. É incrível, mas ainda há quem caia nessa.

FLEX A PRESTAÇÃO: Comprou um carro zero-quilômetro flex? Pois comece abastecendo com gasolina e vá botando álcool aos poucos, para o carro ir se acostumando... Pois é: a besteira acima é repetida por alguns mecânicos. No mundo real, não há prejuízos em pôr álcool ou gasolina, em qualquer proporção, desde a saída do carro da fábrica.

ÚNICA DONA: É sempre um apelo na hora de anunciar o automóvel, como se o sexo isentasse alguém de descuidar da manutenção ou cometer barbeiragens. Alguns dos maiores cupins-de-ferro que rodam por aí são mulheres.

ÓLEO NO DEDO: Nessa cascata clássica, o frentista puxa a vareta do óleo, esfrega o lubrificante entre os dedos e diz que está na hora de trocar o óleo. Não caia nessa. É normal que o óleo esteja escuro, já que, além de lubrificante, o produto tem poder detergente e mantém as partículas de sujeira em suspensão. Para saber a hora da troca, basta anotar a quilometragem do carro e fazer a substituição no prazo indicado pelo manual.

PRODUTOS MILAGROSOS: Volta e meia aparecem remédios mágicos para todos os males do motor. São pílulas para se jogar no tanque, aditivos que dispensam óleo no cárter ou ímãs que ordenam as moléculas de gasolina, garantindo mais economia e potência. Invariavelmente são “testados pela Nasa” e seus anúncios mostram “atestados de institutos americanos de tecnologia”. Se o caro leitor não quer gastar dinheiro à toa, fuja desses milagres automotivos. Outra vertente é a dos chips que transformam qualquer carro a gasolina em flex — mas sempre aumentando muito o consumo.

TEM QUE DESCARBONIZAR: O carro tem pouco tempo de uso e aparentemente está perfeito. Quando vai para a revisão, a concessionária mal intencionada empurra um serviço de “descontaminação” ou “descarbonização” do motor. Tal procedimento não consta em qualquer dos planos periódicos de revisão estipulados pelos fabricantes.

AMORTECEDOR MORRE AOS 35.000KM: Nos anos 70 e 80, uma grande fábrica de amortecedores brasileira inventou que este componente da suspensão tem prazo de validade. Puro golpe para vender mais. Não existe uma quilometragem certa para a troca: o componente pode durar apenas 10.000km ou passar dos 100.000km em perfeitas condições— a vida útil depende do tipo de uso que o carro tem e dos caminhos que são percorridos.

ÓLEO GROSSO: Tem gente que aconselha usar óleo de grande viscosidade em motor com alta quilometragem. A justificativa é de que se gastará menos lubrificante, mesmo que o motor já esteja com grandes folgas internas. O problema é que, com o “óleo grosso”, o bombeamento é dificultado e a lubrificação é reduzida. Em resumo: o desgaste do motor será ainda mais acelerado.

ADITIVADA É RUIM: Outra tremenda bobagem, repetida por muitos mecânicos (e até alguns consultores técnicos de concessionárias). Na verdade, este tipo de combustível mantém limpo o sistema de alimentação do motor. Mesmo carros que nunca usaram a aditivada não terão problema em adotar o combustível, já que a ação detergente é bem suave e não solta todos os detritos de uma vez. Parte dessa confusão foi alimentada por um texto mal redigido no manual do proprietário dos carros da Honda. Vale lembrar que, em muitos países do Primeiro Mundo, todas as gasolinas trazem aditivos.

30 comentários :

  1. Meu avô fala "Os carros de hoje não prestam ! Bom mesmo era meu Landau". Coitado, tento explicar mas ele não entende.


    Sobre a enchente no pátio da VW é verdade mesmo, e no pátio da Ford tambem. Estudo na FEI em SBC, ondem ambas fábricas tem pátio. Não tive como voltar para São Paulo naquela terça feira chuvosa. Anchieta alagada, com água na altura das placas, e o caminho para a Imigrantes alagado tambem ! Durmi em um colchao de ar, de piscina em uma republica de amigos.



    Agora a moda não é descarbonizar, a moda é limpeza dos bicos injetores !

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  2. só não concordo que aditivada é melhor, gasolina aditivada é só uma gasolina com corante pra ficar azul, ou vermelha e etc... e carro não anda com detergente e nem com corante, e sim com gasolina

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  3. Clésio Luiz04/04/2009, 18:40

    Aqui vai uma lorota boa que de vez em quando eu escuto e o meliante jura de pé junto que é verdade: que ele consegue botar 100 km/h em primeira marcha no carro dele pisando bem fundo no acelerador... Se estes coitados andassem de Ferrari ou Porsche até que dava pra acreditar, mas tá meio difícil de fazer isso num Gol, Corsa, Uno...

    Outra que eu não tenho certeza se é mentira: quando seu carro a gasolina estiver carbonizado (as cabeças dos cilindros), você esvazia do tanque, colocar uns 5 ou 10 litros de álcool e vai dar um "coro" no bixinho. Quando o álcool acabar, é só colocar gasolina de novo e seu motor estará limpinho. Álcool poderia fazer isso mesmo? Carro a álcool carboniza? Pergunto porque meu pai tem um Escort 93 CHT igual ao meu, só que a gasolina, e pelo menos o carburador do meu (a álcool) está sempre mais limpo que o dele.

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  4. Antonio Martins04/04/2009, 20:18

    O brasileiro - "apaixonado por carros" - é pego pelo excesso de zelo na manutenção. Fiquei espantado quando vi mais um retrocesso na linha 2009 da GM: a troca de óleo passou de 15 mil km ou 1 ano, para 10 mil km ou 1 ano, sendo a metade destes valores para uso severo.

    Vai chegar uma hora que vai ser uma troca de óleo a cada tanque de combustível... é esperar para ver. É a contra mão do que ocorre mundo afora, onde o disperdício e a questão ambiental estão na ordem do dia. E se considerarmos que boa parte da frota só usa álcool, que contamina menos o lubrificante, aí é que a coisa fica séria mesmo.

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  5. Anonimo,

    Desinformação mata, achar que gasolina aditivada é só corante é o mesmo que acreditar nas histórias acima. Não é só corante, e faz boa diferença, que voce só percebe ao passar do tempo, com os injetores sempre se mantendo limpos.

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  6. Antonio,

    Imaginar uma troca de óleo a 15 ou 20 mil km é, no meu entendimenmto um absurdo sem tamanho e um ato de um pão durismo impar. A Fiat fez esta mesma besteira de anunciar que sob condições favoráveis o oleo dos marea poderia ser trocado em intervalos de até 20 mil km. Junto com os corsas é o campeão absoluto de motores mortos por black death. Oleo se troca a cada 5 mil, no máximo, em motores relaivamente novos e com baixo esforço se chega a 10 com óleos de primeira linha e olhe lá. E o valor de uma troca de óleo é irrisório perto do preço de refazer um motor por problemas de lubrificação. Eu sei, o mecanico tem que comer e alimentar a familia também, mas vamos pular essa manutenção desnecessária, ok?

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  7. Antonio Martins04/04/2009, 21:02

    Essa de "lembra do Marea 20 mil km e motor fundia" é coisa de quem nunca leu o manual, mereceu.

    A troca nos primeiros Palios e Mareas era a cada 20 mil km ou 18 meses, ou 10 mil km ou 9 meses para uso severo. Quem respeitou isso nunca teve problemas.

    Quem só rodava na cidade e levava 2/3 anos esperando 20 mil km tem mais é que se ferrar mesmo, pois não lê nem o manual do próprio carro, tenho certeza que foi esse tipo de gente que virou o "agora só troco com 5 mil". Tive Palio 16V e fazia a troca no uso severo de 10 mil ou 9 meses e nunca tive problemas, o carro foi vendido com mais de 200 mil km. E na época exigia-se um simples SH de base sintética, nem classificação Acea existia.

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  8. Alexandre Garcia;
    alienação tambem mata,
    por que varios postos ja vendem a gasolina comum pelo mesmo preço da aditivada? como então eles mudam aquela gasolina de cor amarela para azul? claro que tem um monte de corante, por que você acha que a honda e fiat recomendam gasolina comum?
    aditivo na nossa gasolina é só para ganharem dinheiro

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  9. Sinceramente eu tambem tenho minhas duvidas quanto a gasolina aditivada, até por que essa história de limpeza de bicos esta cada vez "escassa", todas as gasolinas vem como gasolina comum e cada bandeira de posto, coloca seu aditivo, sendo que alguns despejam o aditivo no caminhão antes dele sair da refinaria, e deixam o aditivo misturar no caminho...

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  10. Uma vez parei meu carro em um posto para realizar a troca de óleo e minutos depois fui abastece-lo. O frentista com toda a sua ignorância (e cara de pau pois não pedi para olhar o óleo por motivos óbvios) vai lá, tira a varetinha e me diz que tá na hora de trocar o óleo... Respondi a ele que tinha acabado de trocar o óleo no próprio posto minutos antes; como ele explicaria que seria preciso trocar? O frentista não sabia onde enfiar a cara. Hoje em dia com toda a informação possivel na internet e tambem com a etiqueta informando a próxima troca, ainda querem tentar enganar?

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  11. minha autonomia sempre é maior quando eu uso gasolina comum, se limpa ou não os bicos eu não sei... mas que rende mais, rende

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  12. Marlos Dantas05/04/2009, 01:00

    Por aqui o pessoal das lojas de troca de óleo vem recomendando adicionar "banana amassada" na troca de óleo para "melhorar a lubrificação e diminuir o consumo de lubrificante". Também já ouvi que o fluido de freios fica melhor se diluído com álcool (podendo ser aquele vendido como produto de limpeza).
    Também não sei por que todo vendedor de carro sempre fala no diminutivo: "Eu tenho um carrinho bom pra você" ou "Esse carrinho só tem que fazer uma lanternagenzinha"... Sem contar que eles dizem que todos os carros são de mulher ou de senhor (uns falam de coroa ou tiozão).

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  13. Rod,

    legal seria você aceitar e ir lá trocar de novo o óleo. Na hora que cobrassem, você mostraria a nota, com data do mesmo dia e diria: - Tá pago !

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  14. Anonimo,

    abasteça então em posto de bandeira branca com a gasolina mais barata e quem quiser que use aditivada colorida. Eu uso e não me arrependo.

    Cada um com suas crenças. Eu, por exemplo, acredito que a maioria das pessoas que se dão ao trabalho de escrever bobagens aqui (ao invés de contribuir) são 'anonimos'.

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  15. Paulo Loyola (anônimo)05/04/2009, 16:06

    Alexandre Cruvinel;

    existem infinitas formas de discordar sem magoar ou ofender os outros, respeito é o carro chefe da convivência humana, pena que anda em falta;
    Acho que o cuidado com as palavras é de suma importância em uma discussão sádia, se você não tem educação suficiente, e nem capacidade de defender seu ponto de vista, e apelou, perdeu.

    é proibido postar algo como anõnimo? por que então o BLOG aqui permite isso?

    eu falei em abastecer em posto bandeira branca ou usar gasolina mais barata?

    quem não sabe ler, não deveria nem escrever, sua opinião pra mim não importa mesmo pois suas matéria são tão inuteis que nem me dou ao trabalho de ler.

    não vou discutir com você pois com este seu comentário você ja está provando a sua "procedência",
    como não sou prepotente, não nasci sabendo e sei que tenho muito o que aprender ainda, ao contrário de você, respeito sua opinião, e respeitar a opinião e ponto de vista dos outros além de demonstrar educação, é algo que se limita somente aos não ignorantes, pena que esse não é o seu caso. Fora disto, aí temos então a mera escolha de palavras, a eficiência da argumentação e a capacidade de catalogar os fundamentos pelos créditos que mereçem.

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  16. "Alexandre Cruvinel disse...
    Rod,

    legal seria você aceitar e ir lá trocar de novo o óleo. Na hora que cobrassem, você mostraria a nota, com data do mesmo dia e diria: - Tá pago !"

    Alguem que recomnda o leitor fazer uma coisas dessas, nem precisa dizer mais nada, além de se rebaixar ao mesmo nivel do frentista ignorante ou mau caráter, pelo jeito não tem nada o que fazer.
    lamentavel.

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  17. Putz... Meu homônimo tá querendo aparecer!!

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  18. Os prazos de troca de óleo no Brasil são curtos.
    Estou vendo uma revista portuguesa (Auto Magazine) de agosto de 2006 que fala que alguns carros como o Audi A6 Allroad precisam trocar óleo a cada 30.000 (trinta mil) Km.
    Será que a gente precisa trocar mais cedo por causa de combustível menos confiável?

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  19. Paulo Loyola,

    concordo que não devemos alongar a discussão. Aqui não é local para isso.

    "só não concordo que aditivada é melhor, gasolina aditivada é só uma gasolina com corante pra ficar azul, ou vermelha e etc... e carro não anda com detergente e nem com corante, e sim com gasolina"

    Eu entendo que não se trata de simples opinião, você se referiu ao outro Alexandre como alienado. Para quem diz "como não sou prepotente, não nasci sabendo e sei que tenho muito o que aprender ainda", os comentários a respeito do assunto não soam como de alguém que pretende discutir o assunto abertamente.

    Como sei de pelo menos dois carros que usaram gasolina desde 0km até 160 mil km e nenhum dois dois apresentou qualquer irregularidade de funcionamento, tampouco sofreram a tal limpeza de bico, credito o resultado ao uso de gasolina aditivada. A uso e recomendo. E, sinceramente, não acredito que grandes empresas como Petrobras, Shell, entre outras, venderiam mais caro gasolina 'colorida' prometendo vantagens a quem a usasse.

    Quanto a corantes, mesmo a comum os recebe, pois a gasolina é incolor.

    Provavelmente se estivéssemos discutindo pessoalmente a conversa não teria tomado esse rumo. Mas a barreira que a internet (e a escrita) coloca entre nós causa mal-entendidos.

    Faça o julgamento que quiser de mim, sinceramente não me importo. Mas estou aberto a discutir esse e qualquer assunto com todos.

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    Respostas
    1. "Quanto a corantes, mesmo a comum os recebe, pois a gasolina é incolor."
      Quem garante que a gasolina aditivada não é uma gasolina comum com um corante de outra cor?

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  20. Chutando o balde, ôôôô pão durismo...
    Como vou comprar uma samambaia em breve, eu só sei de duas coisas: óleo recomendado pelo fabricante e troca a cada seis meses e gasolina somente premium e abastecendo pouco, para renovar sempre. Para quem anda diariamente, um tanque a cada mês de aditivada ajuda bastante, mas tem que ser de posto de bandeira. E ninguém vai morrer pagando 0,03 a mais numa aditivada. Manutenção de carro é assim, você economiza hoje aqui e paga mais caro no futuro, na oficina, isso se não ficar na estrada...

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  21. 1k2,

    Eu colocava gasolina comum em minha moto, uma Honda Sahara 97. Uma vez liguei ela, quando aliviei o afogador, ela morreu e não pegou mais de jeito nenhum. Empurrei até a oficina, tinha uma 'gelatina' na cuba do carburador. Desde então, passei a usar só aditivada, quase sempre V-power. Impressionante, tem uns 3 anos que não sei o que é mexer no carburador. Pega sempre de primeira, lenta perfeita, não morre nunca, parece até injeção. Já pensei em mandar abrir o 'bura' preventivamente, mas está tão bom que tenho medo. E continuo usando a aditivada, um tanque sim e outro também. Dinheiro bem gasto, ao meu ver.

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  22. daqui a pouco vai precisar de um moderador por aqui... quanta gente revoltada, credo!

    uso gasolina aditivada e recomendo, depois que tive uma experiência semelhante ao do Cruvinel com sua moto. só que no meu caso me rendeu um tombo e um retrovisor quebrado por causa de uma engasgada e consequente travada da roda traseira que me desequilibrou na garagem de casa.
    mandei abrir o carbura e lá estava a geléia.
    desde então só aditivada e a motoca funciona redonda sem me causar sustos.

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  23. Olá para todos. A V-Power, inclusive, prometia desempenho um pouco melhor para motores que pudessem usufruir desse benefício. Pode ser impressão, mas eu tive uma Uno EP que quando era abastecida com V-Power melhorava o consumo e eu sentia um pouco mais de disposição em retomadas (esse disposição pode ser um fator psicológico). O fato é que nenhum dos carros que tive, desde a Uno, precisou fazer limpeza de bico ou carburador por problemas de gasolina. Só uso aditivada e, depois de ler o artigo, estou pensando em, eventualmente, colocar a Podium. Tive duas Paratis carburadas onde era normal ouvir um "não precisa disso pra esse carro", assim como ouvia isso também para o óleo que eu usava (Shell Helix Plus). Abraço a todos.

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  24. Paulo Loyola06/04/2009, 18:44

    Alexandre Cruvinel,
    quando falei em alienação, não quis ofender ninguem por chamar de alienado, apenas acho que as refinarias fazem muita propaganda em torno da gasolina aditivada objetivando "alienar" os consumidores, pois isso convém a eles. quando comprei meu Marea 0km, tive alguns problemas com partida a frio e falhas em altas rotações, após levar o carro na concessionária Fiat, o consultor técnico me aconselhou a usar somente gasolina comum e me disse que a Fiat fazia diversos testes com as gasolinas que temos no Brasil e ultimamente hávia constatado que a gasolina aditivada tinha mais água do que a comum, achei que fosse conversa furada, mas logo após começar a abastecer com gasolina comum, os problemas desapareceram, até hoje ja rodei 150.000km e nunca precisei efetuar limpeza de bicos ou descarbonização, se fazem tanta propaganda em torno da gasolina aditivada e éla é realmente superior, por que até hoje ainda vendem gasolina comum?

    Concordo com você que a internet facilmente nos leva a erros de interpretação, e as vezes uma vírgula a mais ou a menos pode transformar uma palavra em um palavrão, infelizmente esse é um dos pontos negativos das discussões pela internet, acho que assim como você me interpretou mal, eu tambem te interpretei mal e fiz um mal julgamento de sua pessoa, peço a você e aos demais, minhas humildes desculpas se acabei ofendendo ou fui duro demais com as palavras, pois não foi essa a minha intenção.

    Abraço a todos

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  25. Aeeee

    O filho da Vera fez as pazes com o sobrinho da Thereza!!

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  26. Quanto às trocas de óleo, assino embaixo o que o AG disse.

    Fazendo uma analogia imbecil, óleo é que nem sangue (e o filtro de óleo faz o papel dos rins, filtra o sangue). Recomendo sim troca de óleo a cada 5000km para reduzir a possível contaminação do mesmo, ainda que se abasteça em um único posto "de confiança".

    O mesmo para o filtro de óleo, que custa em média R$ 10,00.

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  27. Dono de Posto07/04/2009, 23:12

    Recomendo a troca de óleo a cada 3.000 km com Shell Helix Ultra, seu motor ficará sempre 100%. E não leiam o manual do veículo, quem projetou o carro não entende nada, qualquer dúvida consulte o meu frentista, o Seu Zé, esse sabe tudo.

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  28. Paulo Keller08/04/2009, 08:40

    Esse dono do posto é um cara legal!! Ou melor, engraçado.

    Valeu

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  29. heheheheh,
    tambem acho que a maioria das pessoas troca o óleo com muita frequencia, 10.000 km ja está de bom tamanho

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