Dia desses nosso amigo Milton postou sobre as puxadas de tapete na F-1.
Depois o Juvenal mandou o post sobre o belly tank e me chamou a fazer uma alteração, criando um altered. Aí isso me trouxe lembranças agradáveis. Lembranças que conheci de leitura, porque remontam à época em que nasci. Lembrança de regras que são tão antinaturais que pedem para ser quebradas.
O Bob comentou que os novos Stock estão com o motor praticamente detro do carro de tão recuados. Se recuar motor em carro de corrida em circuito, road race, é bom, imagina em um carro de arrancada.
Isso era algo natural, recuar o motor, tão inerente a drag race como pneus grandes no eixo traseiro e pequenos e finos na frente.
So why not? Porque alguns escrevedores de regra acharam que não deveria ser usado em categorias mais comuns.
Como regras existem para ser quebradas, e como os hot rodders são insatisfeitos e não gostam de se submeter cegamente a regras, algo aconteceu. Não pode recuar o motor? Bom, mas ninguém disse que não se pode avançar os eixos.
Primeiro de forma tímida, como factory experimental.
Teve resultado, foi bom e positivo. Primeiro tudo era muito bem cuidado, muito discreto ou pelo menos o mais próximo disso possível. A suspensão dianteira ainda era a original. Com o tempo, e com a certeza de que estava emplacada a alteração, veio a fanfarra, veio a aclamação pública e a guerra dos gassers aconteceu.
Lógico que com o tempo muitos refinamentos aconteceram e essa alteração foi superada, outros progressos e inovações vieram, mas o impacto visual permanece o mesmo, impossível ficar indiferente.
Como não podia deixar de ser, um eixo rígido de F-75 4x2 repousa em minha garagem, com moderníssimos freios a disco, originais de um opala 75, já devidamente adaptados. Quem sabe o que o futuro reserva.
Vai fazer um custom com aquele Dart "coupe"?
ResponderExcluirAG,
ResponderExcluirNesta terça fui ao estabelecimento do Sr. Antoinne. Ele foi muito cortês e conversamos por muitos minutos. Ele foi muito transparente, realmente uma excelente pessoa.
Estou passando para agradecer a dica. Agora, estou “angariando fundos” e pretendo fazer o serviço ainda este mês.
Um abraço.
P.S.: Desculpe-me ter fugido ao tema do post.
Paulo,
ResponderExcluir"Aquele dart coupe" tem algumas decisões já tomadas, como o motor, como os aros e pneus, a cor, plum crazy, mas a suspensão dianteira ainda está em aberto.
Marlos,
Que bom que vcs se entenderam, o cara é seriamente legal mesmo, fico feliz com isso.
AG
ResponderExcluirVocê já montou algum carro de arrancada?