Opcional nos Pontiacs grandes de 1960 a 1968, a 8-lug wheel é uma pequena amostra do que já foi a hoje tão combalida General Motors. Um pequeno detalhe que mostra quão diversificada era a companhia em seu ápice; cada divisão do gigante não se diferenciava apenas em detalhes de estilo, mas em engenharia, motores, suspensoes, rodas.
Hoje em dia, uma corporação como a GM só desenha uma roda nova por força de estilo. Nunca mais veremos um carro normal fazer uma roda melhor projetada como foi essa, "só" porque propiciava menos massa não-suspensa.
Para quem não percebeu ou nunca ouviu falar dela, a 8-lug, na verdade, é uma roda na qual apenas o aro e as abas onde estão os furos para os 8 parafusos são roda realmente; o resto é tambor de freio.
Na foto abaixo, pode se ver melhor o esquema:
MAO
Que legal que você postou isso. Lá você nos deu a dica. Mas quando eu fui procurar o carro ele já não estava mais lá.
ResponderExcluirAbraço PK
A primeira vez que vi esse carro, por volta 2002, fiquei maravilhado com essa roda...nunca mais vi ou ouvi falar de algo tão interessante em termos de roda.
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ResponderExcluirOs Pontiac doas anos 60 são espetaculares, os mais belos produtos da GM nessa época.
ResponderExcluirTenho um Bonneville para reformar a Venda.
ExcluirSe tiver interesse me envia um e-mail.
ricardocn_pedroso@hotmail.com
Um conceito parecido foi usado também nos VWs, não?
ResponderExcluirnão entendi.o esquema e identico ao de caminhoes com 'rodas raiadas'.o cubo continua como massa nao suspensa. mas e muito bonita.
ResponderExcluirque maravilha ! não sabia disso ! bom saberrrrrrrrrr
ResponderExcluirÉ esse tipo de refinamento técnico, romantismo até, que sinto falta nos dias atuais. Praticamente todos os carros modernos são completamente despidos de "alma".
ResponderExcluirHoje é sabido que uma massa não-suspensa convencional nas rodas não é um problema do outro mundo, mas o que a Pontiac fez nos anos 60 foi aprimorar ao máximo seus modelos, em busca de um comportamento dinâmico mais refinado.
A 8-lug wheel vai ao encontro de outro post aqui do AUTOentusiastas, a respeito do aprimoramento feito ao longo do tempo nos distribuidores convencionais de antigamente (infelizmente não me lembro ao certo quem foi o autor... Ô memória de ervilha!)
E, agora, a Pontiac literalmente morreu... (não está exatamente morta, mas sabe-se que da UTI não passa!)
Provavelmente esse carro necessitava de protetor para a câmara de ar, correto MAO ?
ResponderExcluirReduzir a massa não suspensão da roda (integrando o cubo com a roda), reduz a inércia do conjunto não suspenso (roda, pneu, braços de suspensão, amortecedor, mola, etc.), o que melhora a dinâmica do veículo, por mais que isso diminuisse pouca massa por roda num carro tão pesado. Esses detalhes mostravam a criatividade dos projetistas em apresentar soluções eficientes sem comprometer o estilo do carro. Hoje em dia talvez não fosse aceito, porque quando fura um pneu na estrada, o pessoal prefere afrouxar quatro ou cinco parafusos para trocar uma roda do que oito, sem falar na flexibilidade em trocar modelos e tamanhos de roda. É mais um lance comercial, porque é um crime alterar por conta os projetos (medidas de roda e pneus, suspensão, etc.), sem saber o que está fazendo. Pena que a Pontiac esteja agonizando.
ResponderExcluirA Pontiac foi a vertente mais criativa do grupo GM, sempre inovando com charmosas técnicas a 8-lug é um exemplo disso.
ResponderExcluirÉ uma lástima o destino que o mundo automóvel está tomando, a Pontiac não merecia este fim!
Costumo dizer que antigamente carros iguais conseguiam ser diferentes e hoje o que vemos é totalmente oposto, carros de marcas diferentes praticamente iguais! Como se isso não bastasse estão cada vez mais descartáveis...