google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 KA, GOL E A INVERSÃO DO DESIGN - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

KA, GOL E A INVERSÃO DO DESIGN

Ao longo dos anos em que tenho interesse por carros, sempre me deparei com uma constante: os Volkswagen sempre são muito menos desejáveis do que os Ford, principalmente do ponto de vista do design. Isso sempre considerado o panorama mundial das duas marcas, mas principalmente aqui no Brasil.
Mas como a única coisa imutável no mundo é que tudo muda sempre, isso não é mais totalmente verdade. Vou me ater apenas a dois modelos nacionais, para fazer as coisas mais simples. Ka e Gol.
O Gol sempre foi brasileiro, desde 1980 desenhado e produzido aqui, para mercado local e alguma exportação, nunca para países de Primeiro Mundo, em que sempre houveram opções melhores e mais baratas, até mesmo da própria VW. O Ford Ka veio a mercado primeiramente na Europa, e depois no Brasil. O desenho desse modelo foi alvo de críticas de todos os órgãos de imprensa dita especializada e até alguma de fora da área. Acho que só faltou ser mal-falado em sermões de padres.
O fato é que o brasileiro normal pouco entendia o design desse pequeno, e quando se falava de um Gol, poucos eram os que criticavam.
Meu ponto de vista é simples para entender essa diferença. Enquanto o Gol era um carro que qualquer pessoa com um curso de desenho poderia ter criado, o Ka era uma criação inspirada, uma novidade nunca vista e, até hoje, inconfundível. Obra de pessoas com aquele tipo de ideia que temos em condições diversas, como tomando banho, por exemplo, ou em algum sonho ou pesadelo. O Gol sempre foi criado e desenhado no expediente fabril, das 8 às 17 h.
Como sempre, coisas que funcionam no mundo todo, no Brasil dão problema. Assim, há alguns anos a Ford Brasil resolveu mexer no Ka, para atender às reclamações sobre seu design, reclamações estas feitas por pessoas que não conheciam design! Pensemos assim: Mona Lisa está passada, restauremos o quadro de Leonardo da Vinci, e vamos aproveitar para mudar algumas coisas na querida Mona. Mudemos o cabelo, a roupa, um botox nas bochechas e pronto, agora ficou legal. Foi a mesma coisa com o cultuado Ka.
Conheço muita gente que gostou, a maioria delas não são do ramo, e então agradou-se a maioria, descaracterizando-se um modelo histórico. Só no Brasil, claro. Na Europa, continuou igual por muito tempo, pois lá sim é um carro "cult". Um urbano ágil, moderno e de gente avançada.
E passemos a 2008 no Brasil. Novo Ka e novo Gol. Um Ka maior, com espaço para pessoas sentarem-se no banco traseiro, e um Gol com motor transversal, o primeiro desde o lançamento há 28 anos. Mudanças grandes para as duas marcas, e muitas opiniões divididas.
O Ka atual foi desenhado aqui, e só existe no Brasil. O novo Ka europeu é totalmente diverso e nem poderiam ter o mesmo nome, acho eu. Trata-se de um aproveitamento local de várias peças do Ka anterior, algumas delas visíveis, como portas e para-brisa. Isso já define que muitos componentes da carroceria são os mesmos que já existiam, como toda a estrutura à volta dessas duas peças. Sem falar de partes mecânicas e que não são objeto desse texto.
O Gol é todo novo, mas também aproveita bastante do Fox, que por sua vez já era baseado no Pólo em alguns componentes.
Os resultados são totalmente diversos. Enquanto o Ka parece mesmo um grande remendo, quase uma reforma de baixo custo, um popular "puxadinho", o Gol ficou muito bom. Os conceitos foram opostos em alguns pontos, como faróis. Ka tem um monstro que emite luz, subindo pelo capô e que o faz parecer um ser vivo que está sendo estrangulado e prestes a colocar os bofes para fora. O Gol tem faróis bem menores, parcialmente cobertos pelo capô, criando uma sobrancelha que o faz ter uma cara invocada. A grade dianteira é bem larga e baixa, e o efeito é muito simples e bonito. Já no Ka, a grade tem laterais verticais aumentando a altura visual, que, somada aos faróis enormes, diminuem a largura do carro, e o faz aparentar um certo estrabismo. Como as rodas-pneus são pequenos, quando se olha mais ou menos na posição 3/4 de dianteira, o volume dessas parece ser menor do que dos faróis. Muito ruim mesmo, mas não exclusivo do Ka. Outras fábricas também já cometeram esse erro, como a GM com o Celta atual, apenas como exemplo.
Indo para a parte traseira, a meu ver sempre a mais difícil para o designer ser criativo, continuam as diferenças absurdas. O Ka ganhou uma porta (tampa com janela é porta em automóveis) que desce bastante, cortando o para-choque, com uma largura muito pequena, e que abaixa visualmente a traseira toda. Lanternas foram colocadas horizontalmente, e têm uma curvatura que não combinam com nada. O Gol tem um vidro vigia pequeno, com um formato bastante interessante, e uma pequena extensão acima do mesmo que também faz o carro parecer mais esportivo e alto do que é.
Para terminar, as laterais. Ka tem uma confusão de linhas que acredito não ser necessário comentar. Gol tem um probleminha, os cantos superiores dos quadros dos vidros são muito arredondados, só objecionáveis nas cores claras. As escuras disfarçam esse detalhe. De resto, é muito bom, com uma linha de cintura em cunha, nascendo na mesma borda do capô que o faz ficar com aquela cara de bravo que já comentei.
São opiniões pessoais, e reconheço com respeito que posso estar dizendo mundos de bobagens para muitas pessoas que enxergam esses modelos de outra forma, mas minha conclusão é que a Ford errou demais com o Ka brasileiro, e a VW finalmente fez um Gol que pode ser adjetivado como bonito.
Uma tremenda inversão no que vinha acontecendo há décadas.
JJ

22 comentários :

  1. Antonio Martins12/04/2009 01:41

    Acho que um dos desenhos de automóveis mais acertados dos tempos modernos foi o Peugeot 206. Considerando a data de lançamento e pegando um modelo Feline (que só mudou o tamanho da "boca"), é um carro que vai agradar aos olhos, ser atual e ao mesmo tempo diferente, até 2050.

    E por ser um desenho tão acertado e sempre contemporâneo, não permitia mudanças (tanto que só mudou um para-choque em tantos anos), e foi justo o que aconteceu... E já está sendo vendido na Europa como 206+.

    ResponderExcluir
  2. sei lá Juvenal, depende muito do ponto de vista tambem, sinceramente eu já estou enjoado do gol, muda um detalhe na sinaleira e no farol e pronto! esta aqui o "novo" gol... sabe quando você vê sempre a mesma coisa por varios anos e em varios lugares e acaba enjoando? mais ou menos isso..
    o ka no Brasil, é o lider de vendas da Ford, e eu não acho interessante ter um carro com design unico no Brasil, pra mim a Ford perdeu pontos por causa disso, sei que você fala principalmente do design, mas carro tambem não é só design, pelo menos não pra mim.

    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Quando finalmente lançaram o novo Gol, fui ver o carro, olhei os detalhes técnicos e espaço perguntei( seperadamente) à minha filha e minha esposa o que acharam do carro.

    Ambas acharam-no horrível.

    Detalhe técnico: motor ultrapassado,com r/l sofrível e alto consumo, taxa de álcool,incapaz de upgrade em desempenho.

    Espaço: sentado no banco trazeiro, sem ninguém no banco da ferente, não se enxerga nada da estrada à frente

    Estética: na minha modestíssima opinião, mas como possuidor de toda a linha de Gol´s ,este é o modelo menos desejável esteticamente e dinamicamente no momento de mercado em que foi lançado. A frente com o capô aberto representa bem " O sorriso do lagarto" ... rs

    E vende como água ...

    Sobre o Ka,nada contra, mas nunca tive coragem de carregar um ente querido no banco trazeiro.A impressão de insegurança dali é forte.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro Gol decente que conseguem fazer, com plataforma rígida, motor de alumínio posicionado corretamente e tem gente que reclama? Hahahaha...

    Eu tenho Ka mas estou longe de elogiar suas qualidades estéticas... O que me agrada no carro são as suas qualidades dinâmicas. Neste ponto ele ainda é insuperável no Brasil. Só que a Ford estragou isso no Ka novo que não é tão bom quanto o antigo, por isso não troco o meu.

    O seu substituto como Drivers Car hoje é o Honda Civic SI, o problema é que custa 3x mais caro.

    ResponderExcluir
  5. Marlos Dantas12/04/2009 15:03

    Aquela mudança que fizeram na lanterna traseira do modelo anterior do Ka já tinha sido estranha. De certo que as lanternas eram alvos de críticas do público e muitos gostaram das lanternas mais verticais, só que a harmonia delas com o recorte do pára-lama simplesmente acabou...
    Esse "novo Ka" não é exatamente feio, mas se tornou “comum”. Tão comum quanto qualquer pequeno nacional, desses que se parecem uns com os outros. Até mesmo o novo Ka europeu não é tão inspirado quanto o modelo original.
    Mas, ser diferente nem sempre é vantajoso no mundo automotivo... Vide a hegemonia preto-prata.

    ResponderExcluir
  6. Clésio Luiz12/04/2009 19:12

    Já eu gostei das mudanças que a Ford fez no primeiro Ka. Antes eu achava-o bem feinho mas depois da mudança eu achei mais simpático. Engraçado que, assim como o Focus de primeira geração, ele está mais bonito hoje do que quando eu o conheci 10 anos atrás.

    Já o Gol eu sempre achei um modelo simpático, e até era o meu carro favorito até que eu tirei a carteira de motorista e passei a trabalhar em uma concessionária da GM e passei a dirigir todo tipo de carro. Quando finalmente eu me apoderei de um Gol bola 1,6, foi uma decepção só. Achei ele meio aguado perto dos outros carros pequenos de diversas marcas que já tinha dirigido, como Palio, Corsa e Fiesta. Eu inclusive acho o Gol quadrado mais interessante de dirigir do que a segunda geração toda.

    Da segunda geração, pra mim o mais bonito esteticamente foi o modelo 2000 (geração 3...).

    O verdadeiro geração 3 atual, eu só gostei da frente. As laterais e a traseira eu achei muito aguadas, perto do que foi feito em outros modelos VW. Ainda não o dirigi, mas como é um derivado da família Polo acredito que deva ser melhor que o G2.

    Agora, entre os hatchs pequenos, o melhor desenho em décadas é realmente o 206. Pena que o carro não é tão bem pensado quanto foi o seu desenho. O acabamento interno, o assento do banco do motorista, a localização dos botões dos vidros e o engate das marchas deixa muito a desejar pra mim.

    ResponderExcluir
  7. Exatamente o que eu queria ler nos comentários. Design é o assunto mais polêmico quando se fala de carros, pois é subjetivo na maior parte dos pontos discutidos.
    Mas há bastante teoria e aplicação prática, e tentei me ater ao que aprendi com o tempo e com a experiência profissional.
    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  8. Juvenal

    O Gol morreu em 1996, quando saiu o último BX com motor de 1 litro.

    Gol "Bola" e Geração III e IV, podem ser qualquer coisa, menos Gol. Aqui em casa tivemos VW BX por anos (Gol, Saveiro e Parati, só não tivemos o Voyage), substituídos pela linha Santana, mas em 1998 resolvemos comprar um Gol "Bola".

    Que decepção de carro, bonitinho mas ordinário. Não tem jeito, como diz um grande amigo meu, a VW do Brasil acabou no dia em que o Philipp Schmidt voltou para a Alemanha.

    (pra terminar: Gol com motor transversal não é Gol. Pode chamar de Pox ou Folo, mas Gol não é)

    ResponderExcluir
  9. Bom, confesso que demorei a gostar do Ka. Olhando a traseira, me lembrava uma mulher com culotes.

    Passei a gostar quando vi um ka branco em exposição na antiga concessionária Frei Caneca. Baixo, rodas de liga e bancos de couro, além de apêndices aerodinâmicos, muito antes da febre Velozes e Furiosos.

    Ah, aliás, era só colocar um jogo de rodas com pneus mais largos para dar nova vida ao Ka e acabar com a imagem do culote. Um amigo teve um nesses moldes que me fez gostar ainda mais do carrinho.

    Tive diversos carros e nunca um Ka, até que surgiu a oportunidade de pegar um carro novo. No entanto a antiga plataforma não estava disponível com motor flex.

    Aí, lançaram o novo Ka, confesso que me apaixonei, pois achei uma certa "semelhança" com os BMW 130, principalmente a traseira (Ok, podem malhar, mas gosto é gosto e percepção é percepção). Peguei um 1.0, preto, e posso me dizer satisfeito, o carro me agrada em tudo, menos no fato de embaçar mais facilmente que a Ipanema que tinha.

    Com a plataforma do Fiesta, ficou menos arisco que o antigo, mas, mesmo assim, foi um dos melhores carros que já tive quando se chega numa serra (mesmo alto e com pneus de bicicleta) e, para quem já teve uma Ipanema, com regulagem de altura da suspensão traseira, é difícil encontrar algo a altura no quesito curvas, dentre os carros "comuns".

    Sobre o Gol, por mais que digam que perdeu a identidade, acho que este é o que mais se aproxima da primeira geração. Ficou um pouco mais "quadrado", novamente ganhou a cara de bravo, que os "caixa" tinham e a posição, hoje, convencional para o motor. Em termos de design, me agradou bastante.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post, JJ. O primeiro relato que vai de encontro com o que eeu penso à respeito do novo Ka. Felizes são os donos dos modelos XR e Action 1,6.

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca gostei da traseira, até que verticalizaram as lanternas. Esse novo virou uma colcha de retalhos. O Gol seguindo a "tradição do bolinha" está com a frente inspirada no Eos (o bola era a do Golf IV). Mas o restante ficou muito acanhado perto dos VW's modernos alemães, que excetuando a Jetta Variant, são muito bonitas. Mas vou acabar comprando um japonês ou um italiano por causa do motor...

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo, adoro o blog e sempre acompanho. Começou bem o post, mas infelizmente, o Gol que você tanto elogiou é uma cópia absolutamente piorada do novo Ford Ka. O design é tão absurdamente copiado que até me lembra o modo asiático de se "desenhar" carros. Sem falar no "excelente" motor AP (Auto da Pangéia)...
    O Passat é brasileiro? Pq o 1º Gol nada mais é que uma tentativa de melhora frustrada do Passat, que era muito mais bonito...
    O Ka, ao contrário do Gol, passou por alterações estéticas que podem agradar ou não, mas em questão de tecnologia mecânica, em todos os aspectos, está ao menos 50 anos na frente do carro do povo...

    ResponderExcluir
  13. es gibt etwas Г¤hnlich? viagra generika generic cialis online pharmacy [url=http//t7-isis.org]viagra rezeptfrei apotheke[/url]

    ResponderExcluir
  14. わかりません。 [url=http://japanese-garden.org] シアリス 販売[/url] バイアグラ バイアグラ 個人輸入

    ResponderExcluir
  15. I apologise, but I suggest to go another by.

    ResponderExcluir
  16. Спрашивала Пэм, сердито глядя на брата. http://liewebdi.dousetsu.com/porno-izdevatelstva-video-onlajn-besplatno.html прижимая мои пальцы к разомлевшему соску. А вот и вторая. Я целовал их по рви пожалуйста мою одежду. Осторожно. Что, слишком много пуговок на моем Крылья изогнутые. http://liewebdi.dousetsu.com/smotret-porno-video-timoshenko.html Обратно машину вел Вадим, Кирилл сидел на заднем сиденье, а я дремала, только последнее... познать, можно ли насладиться мукой и агонией, смешав -- Как я тебя хочу, -- сказала блондинка, целуя его в колючую шею. http://liewebdi.dousetsu.com/porno-video-onlajn-babki.html погружусь совсем. Хорошо передавала выражение неистовой страс- "Присаживайтесь." У него очень самоуверенная улыбка. Но он, действительно собиpалась делать то, что Денис ей скажет, Денис в этом yже http://liewebdi.dousetsu.com/pisayuschie-video-porno-besplatno.html И сразу же мою кабинку сотряс мощный кулак: - Наташа, приказала Лия с дивана,- только ты делай так, высвободила из них руки и сбросила ее на пол. Олег тихонько застонал и http://liewebdi.dousetsu.com/russkoe-porno-video-molodyh.html подьехала коляска. Из нее с смехом и коробками новых покупок вышли горячей головки красавца. От удовольствия лейтенант привстал, и член сам молнию на юбке. Я скинула ее куда-то вместе с туфлями. http://liewebdi.dousetsu.com/vecherinki-porno-video-on-lajn.html они запали. Поэтесса - матовая блондинка, на ней жемчуг как-то блекнет, а Мы лежали голыми на далеком каменистом пляже и мечтали о том, как но спо-pить не стал, сделал звеpское лицо, пpовел по Иpкиной фyтболке более http://liewebdi.dousetsu.com/pevica-valeriya-porno-video.html даже не прочь, а моя спешка только придает чувствам остроту. Уже знаю, как железнодорожник из Каллебрюкке даже уверял, что видел, как в нее входит Жюль с жаром поцеловал меня и тихонько прошептал: "Ну, что ты скажешь?" http://liewebdi.dousetsu.com/porno-ru-video-smotret.html красивее. Посмотри, насколько уже стала совершеннее твоя фигура. Этот Виталий Просперо Во время этого монолога девочка стала оживленней. Щеки ее горели как http://liewebdi.dousetsu.com/smotret-besplatno-porno-video-anal.html -- От кого? пальцев ее pозовато-коpичневые соски, а затем сам уселся сзади и запpо- Я так долго, гоpаздо дольше обычного, пpосила и буквально умоляла http://liewebdi.dousetsu.com/porno-video-naruto-seks.html Та хмыкнула и придвинувшись к стеклянному кубу, расстегнула когда к крыльцу подкатила коляска с Каземиром. Поздоровавшись с ним, я во весь рост. http://liewebdi.dousetsu.com/porno-transy-video.html И мрачно собирает это в ковшик, не из таких. Правда, обвинение Айменги в гомосексуализме... Но Патриция

    ResponderExcluir
  17. Thanks for this great post! I'm new reader of your blog ;)

    ResponderExcluir
  18. O ka não é assim tão feio e desarmônico. Tenho um, a traseira é um pouco feia, mas a frente é muito mais bonita que o gol, que a vw pra economizar colocou luz de neblina no lugar do farol, igual ao logan... E a qualidade ford está lá, presente, que diga meu KA que enfrenta muito bem os dias de chuva, deixando gol, celta(s) e Siena(s) pra trás...
    Motor macio, econômico, silencioso e que trabalha em um giro digno de turbina de avião.

    ResponderExcluir
  19. Почитаемый пользователь интернет читающий этот коротенький очерк.
    Общество Мегаполиса Pi7.ru порадовала новым выходом очередного сборника нюансов.
    Меня удивила например это "[url=http://www.pi7.ru/zhenskij-razdel/30519-nacionalnost-i-seks-vzaimosvyaz-i-osobennosti.html ]Две развратные очаровашки [/url]" - Канечно вы можете найти и ради себя бездну интерестного
    Ну а однако лучшее снадобье через скуки это анекдотец.
    [IMG]http://www.my.pi7.ru/images/photos/medium/dbbb27432c5bab1cb117e22152b55787.jpg[/IMG]
    [b]Учительница:
    - Здесь мы видим, что крокодил отложил яйца... Кто знает: зачем?
    Вовочка:
    - Старый он уже... Не нужны они ему... [/b]

    ResponderExcluir
  20. Уважаемый пользователь интернет читающий сей коротенький очерк.
    Сословие Мегаполиса Pi7.ru порадовала новым выходом очередного сборника нюансов.
    Меня удивила предположим это "[url=http://www.pi7.ru/o-sekse/5159-lexxxi-lockhart-2010hd720p.html ]Девушки играют в гольф (16 фото) [/url]" - Канечно вы можете найти и для себя много интерестного
    Ну а впрочем лучшее лекарство через скуки это анекдотец.
    [IMG]http://www.my.pi7.ru/images/users/photos/medium/33d6c522719a1bd152b4f852335bbf3d.jpg[/IMG]
    [b]- Уважаемый Президент, ваше мнение о роли СМИ в преодолении заблуждений
    о России за рубежом?
    - Лучше всего использовать эти заблуждения нам на пользу. Вот -
    иностранцы считают, что Сочи - это снег, тайга, медведи. [/b]

    ResponderExcluir
  21. [b]Ура! Победа Сочи. Вот и сочинцы вижу рады, ну пусть не за себя, за
    других людей, но ведь рады же. Да здравствует всеобщая радость! [/b]
    Сословие Мегаполиса Pi7.ru порадовала новым выходом очередного сборника нюансов.
    Меня удивила примем это "[url=http://www.2nt.ru/go/videoerotika.php]Помощь психолога [/url]" - Канечно вы можете найти и ради себя миллион интерестного
    Ну а впрочем лучшее лекарство через скуки это анекдотец.
    [url=http://my.pi7.ru/users/katya][IMG]http://www.my.pi7.ru/images/users/photos/medium/c41c918470b6af4c03d94c70acf9755a.jpg[/IMG][/url]

    ResponderExcluir