google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ANDANDO EM PISTA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ANDANDO EM PISTA



A primeira (e única) vez que andei de carro em um autódromo foi no Time Trial, uma forma de andar em pista a custo baixo e com pouquíssimas chances de acidentes. Esse formato nos foi apresentado pelo Paulo Mello, um amigo que morou nos EUA por uma década, e que participou por vários anos de Time Trials lá, organizados pela EMRA (www.emraracing.org/Emratt.htm).
Consiste em andar em pista com vários outros carros, porém sem ultrapassagens em curvas ou forçadas de barra, de forma que a chance de alguém se "enroscar" com outro é quase nula. Ninguém chega lá e vai para pista sem nunca ter andado, antes temos que andar com alguém experiente, primeiro no banco direito, depois já pilotando mas sendo corrigido pelo instrutor voluntário. Uma vez que se adquira experiência, e tendo participado de alguns eventos, já podemos passar nosso conhecimento a outros novatos.
Participei dos primeiros como voluntário, nas estações de bandeira, auxiliando na sinalização. Mas um belo dia...
Chego no autódromo de Jacarepaguá com meu valente (mas fracote) Palio Young 1-litro, branquinho, 4 portas, sem as calotas. Me junto aos demais e o escolhido para me dar instrução é o Villa, meu amigo e participante ativo aqui do blog. Passo para a "cadeira 2" e ele assume o carro, entramos na pista e ele já vai sentando a bota. Vai me mostrando as técnicas de andar em pista, os pontos de frenagem, os macetes da parte sul de Jacarepaguá.
Algumas voltas depois assumo o carro e ele vai do lado. Rá, aí é que a gente vê que não sabe de nada. Eu sempre andei rápido na rua, em estradas, e a gente acha que em pista é mais fácil, já que o asfalto é melhor, a pista larga e com áreas de escape e visibilidade ampla. Ledo engano, justamente por não ter obstáculos em volta, a gente aperta o pedal do prazer com vontade, quando chega a Curva Sul pela primeira vez a gente já alivia, meio cabreiro, e aí, a primeira lição na hora da frenagem para entrar no "S".
O carro vem todo apoiado de um lado, você tem que dar uma freiada curta mas forte e fazer a curva para o outro lado. A chance de uma desgarrada é grande, e é ali que o Villa começa a aulinha, já que o trecho anterior tinha sido a Reta dos Boxes, Junção e Retão.
Como não sou totalmente cru, Villa me libera para andar sozinho depois de duas voltas. Começo a andar rápido, dentro do que é possível com 61 cv e pneus 145-13 meio gastos. Nilo, outro amigo, anda nesse dia com um Clio 1-litro de 59 cv, o que me permite acompanhá-lo durante boa parte da pista. Só que ele, mais experiente, fazia o miolo algo mais rápido.
É engraçado, contando assim parece que um Time Trial é monoto, mas não é não. O fato de não ser corrida, com grid, largada e ordem de chegada, não tira a graça da coisa. Aliás, acho que se tivesse que ficar andando sozinho num autódromo, marcando tempo, já me divertiria.
E lá rolava mais do que isso, sempre tinha um peguinha ou outro (mas com distância segura nas curvas), eu mesmo fiquei com o Opala 4100 do Milton no "cangote" durante algumas voltas. Foi até curioso, no miolo eu pensava que o despacharia, e ele não desgrudava, já nas retas achava que ele ia me atropelar, mas parece que o segundo estágio do carburador estava preso, e o seizão botava do lado mas não passava o Paliozinho valente.
Dei muitas voltas, mas aprender o traçado não é coisa para uma única vez. Claro que da primeira à última volta a diferença foi grande, mas no final já estava virando mais redondo. Mas tinha a certeza que estava muito aquém do que um dia poderia fazer se treinasse mais, muito mais. Uma pena não haver incentivo real para que eventos desse tipo se realizassem com mais frequência. Sei que os Track Days estão a todo vapor, mas me parece que são eventos um grau acima do que eram os Time Trials, o que talvez afaste os iniciantes. Devo ir no próximo para conhecer de perto.
Aqui, um link para um vídeo desse TT que participei, filmado por um outro participante assíduo dos TT, com sua inconfundível Parati turbo. Reparem o Paliozinho na frente do Opalão verde. Atenção para o belo Mercury Cougar, que tive o prazer de guiar em outra ocasião.http://www.youtube.com/watch?v=AVeIfg2V1B0

11 comentários :

  1. Paulo Keller03/04/2009 23:29

    Bacana AC. Legal você ter falado que na pista não é mais fácil. Todo mundo se acha piloto, mas é só numa pista, assim como você descreveu, é que podemos saber quem realmente tem aptidão.

    Abraço

    PK

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  2. Xará,

    Muito legal isso tudo. Na época que o Paulo voltou e começou a fazer TT aqui eu cheguei a ir ver, mas meu lance em pista era mesmo drag race. Mas é uma experiencia muito legal e muito válida. Pena que aqui nada vá muito a frente, acho que só vai deslanchar o dia que tivermos mais autodromos particulares.

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  3. Hehehe Poxa, me senti homenageado!

    Senti uma ponta de nostalgia nesse texto hein... Qdo é que vc vai andar num TD?

    Não consigo entender pq nunca vi um Opala Vinho passar o dia andando de lado e queimando uns 3 jogos de slick usado... hahaha

    Faz tempo que eu queria ver um texto de Trackday aqui! Vamos ver se esse post vai bombar hahaha

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  4. Emoção foi fazer a 3 lá embaixo, paredão aquilo, pista emborrachada pelos Gols da VW que fizeram teste de resistência logo antes.

    Fazer a 3 de Interlagos e no século XXI, não tem preço...

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  5. ACHO que conheço o cara que fez essa foto... :o)

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  6. Marlos Dantas05/04/2009 00:26

    Gostaria de participar de um evento desses para ter uma noção de pista e pôr os cavalinhos do 1,6 ACT para correr.
    A turma aqui do blog até poderia marcar um encontro quando houvesse um evento assim...

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  7. Teremos vários por agora...

    No próximo domingo (Páscoa) tem o Oktane TrackDay em Jacarepaguá.

    No dia 19 tem o Trackday NDA em Interlagos.

    No dia 03 de Maio tem o Trackday FASP em Interlagos

    E por aí vai...

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  8. Algumas dicas de videos:

    Trackday em 2003 quando o Enrico começou a fazer drift com FWD sem freio de mão: http://www.youtube.com/watch?v=2w-YTAqV37w

    Em Março de 2004, vários bons pegas e gente tentando aprender drift: http://www.youtube.com/watch?v=fQ81FFsSqOI

    Dezembro de 2008, eu filmei minhas gracinhas: http://www.youtube.com/watch?v=AZiACZ0_ERI

    Trackday em 2004 com ótimos pegas: http://www.youtube.com/watch?v=XOUCSsldNNs

    Uma Edição de 2007 com bons pegas inclusive um Corsa 1.7 8v de +- 160hp (hoje é 1.7 16v com 205hp) x um Fusca com motor Autolinea 2.3: http://www.youtube.com/watch?v=FRjb7JTu4Vw


    Interlagos 2007: Golf VR6 Supercharger x Astra Alugado e abusado (eu) x Honda Si fazedor de caquinha: http://www.youtube.com/watch?v=5KmcOLD7K9E


    Ford Ka x Mitsu EVO na chuva em Interlagos: http://www.youtube.com/watch?v=qYvauM3ABas

    Pelos videos relacionados a esses dá pra ver bastante coisa também...

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  9. Estou planejando participar de um Track & Day qualquer dia desses, mas antes preciso tirar uns vazamentos de óleo pelas juntas do cárter e tampas laterais dos tuchos de válvulas de meu Caravan 1988, já que não são permitidos vazamentos de óleo de qualquer espécie. E andar com o Ford Ka 1-litro, de uso diário, não terá a mesma graça... Não pelo desempenho do Ka, mas pelo carro em si, pois o Caravan é companheiro de longa data, merecemos esse "passeio"!

    Mas depois de ler este post, a vontade de acelerar num autódromo aumentou ainda mais!

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  10. Carros 1.0 originais são proibidos nos Trackdays hoje em dia...

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  11. Em priscas eras eu fiz um track day em JPA... Acabei com os pneus do meu Santana em 10 voltas!!!! E tocar rápido em um circuito é beeem diferente de ruas e estradas, sem referências paradas ou andando mais devagar. Mas era um tesão mesmo.
    Tambem já esgoelei uma kombosa da CET/RIO em uma época em que meu irmão trabalhava na companhia.
    Um Ka XR deve ser um pitéu numa brincadeira dessas, se bem que JPA é muito pouco travado pra curtir mesmo um carro pequeno.

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