google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ABS BLUES - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ABS BLUES


Ontem de manhã, ao fim de uma longa frenagem ao chegar a um cruzamento, invoquei inadvertidamente o ABS do Maxima. Sempre que isso acontece, fico meio chateado. E por que isso? Não é uma coisa normal?

Bem, o fato é que, toda vez que isso acontece, tenho a nítida impressão de que o carro me chamou de idiota e tomou o controle, que até então era meu, para si. E isso me irrita profundamente.

Eu não sou um piloto, nem tenho a ilusão de que sou um exímio motorista, mas eu sempre mantive meu carro dentro de seus limites de aderência, principalmente freando. Eu nunca senti necessidade desse ABS, em nenhuma situação que já vivi nesses mais de 25 anos que dirijo. E pior: acredito que com o ABS, estou ficando um motorista pior.

Vejam o caso desse acionamento involuntário de ontem: será que ia travar mesmo? Eu não acredito, mas como a Maxima tem o equipamento, eu nunca vou poder calibrar o pé e prestar mais atenção para não repetir o erro. Vou ter que confiar no tal sistema, cegamente. Em outros carros, chegava a um nível de intimidade com o pedal do meio que nunca chegarei na belonave oriental. E isso é perigoso, já me peguei pensando: "Ah, se precisar frear tem o ABS!", para logo depois lembrar que as leis de Newton não foram revogadas pelo sistema.

Eu realmente odeio isso. Entendo que o sistema exista para incompetentes causarem menos estrago, mas na realidade estas pessoas deviam ser proibidas de dirigir e pronto. Não é o ABS que vai resolver o problema delas.

Além disso, há um segredo muito bem guardado que ninguém comenta sobre o sistema, mas vou revelar aqui para os estimados leitores do AUTOentusiastas: existem situações que o ABS deixa você completamente sem freios.

Flashback: corria o ano de 2005 e o intrépido MAO estava indo do Rio de Janeiro para São Paulo num Gol 1,6 com ABS. Na altura de Guaratinguetá, um acidente fecha completamente a pista, e o MAO segue outros motoristas por um desvio, e acaba se perdendo completamente por estradas de terra do Vale do Paraíba. Já cansado e louco para chegar em casa, começa a andar bem rápido por elas para tentar chegar em algum lugar, logo.

Chegando a uma curva fechada que apareceu repentinamente, minha reação foi automática: pé no freio, rodas travariam por um tempo para tirar alguma velocidade, e faria a curva sem problemas. Mas tinha me esquecido do maldito ABS...Para quem não sabe, quando o terreno é bem acidentado, como costelas de vaca, o pequeno cerebrozinho do maldito sistema se perde totalmente, diz "HÃ?" e te deixa completamente sem freio. A sensação de colocar o pé lá com força e não receber nenhuma desaceleração de volta é desesperadora, terrível e inesquecível. Por pura sorte, consegui ainda fazer a curva não sei como, e não tive que explicar ao meu empregador como destruí um carro de frota no meio do mato quando devia estar na Dutra.

Meu amigo Bob Sharp certa vez me contou que aconteceu a mesma coisa com ele, descendo de BMW a av Jandira em Moema, SP. O asfalto estava horrível perto do cruzamento com a movimentada Av Ibirapuera, e o nosso colega quase acaba atravessando-a, cruzando o sinal vermelho.

O que traria outra pergunta pertinente: quem pagaria a multa por cruzar o sinal vermelho? E se houvesse um acidente grave?

MAO

27 comentários :

  1. Rodrigo Laranjo07/04/2009, 10:21

    Realmente, vamos proibir o ABS para que gente correndo em estrada de terra não se mate. Acredito que vai ser mais fácil dar aulas de pilotagem para as velhinhas que andam em SP todo dia. Realmente.

    Eu gosto muito desse blog, mas hoje foi péssimo.

    Eu já fui salvo pelo ABS. Alguém mais?

    ResponderExcluir
  2. Paulo Loyola07/04/2009, 10:31

    Concordo plenamente com o Marco Antônio Oliveira; ABS pode colocar em risco a vida de TODOS nós motoristas, quem não sabe frear, não deveria nem tirar a CNH, acham que o ABS vai salvar a vida de motoristas imprudentes, bebados, e pessoas que trafegam em vias esburacadas, sem iluminação e sem sinalização? quanta ingenuidade, mais uma vez o governo querendo iludir e "alienar" o povo, acham mesmo que o culpado pelas mortes no trânsito é a falta de airbag e abs? quanta ignorância, cabeça é feita para pensar, e não para se chocar contra um airbag

    ResponderExcluir
  3. o abs só dá uma falsa impressão de segurança, o que é ainda pior, os motoristas imprudentes e sem prática, vão contar mais ainda com os freios, ai já viram né...

    Rodrigo Laranja, quem vai dar aula para as velhinhas? você?

    ResponderExcluir
  4. O Bob Sharp já escreveu um texto legal sobre o tema no BCWS. Eis o link: http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b257a.htm .

    Particularmente, acho que o ABS mais ajuda que atrapalha. É verdade que ele já me deu sustos, um sobre um sonorizador e o outro num piso muito liso de garagem, mas se fosse comprar um carro hoje, queria que tivesse tal equipamento. Para motoristas que dirigem acima da média acredito que ele possa ser dispensado, mas para os comuns, acho um grande aliado, contando que se saiba de suas peculiaridades.

    Abraço


    Lucas

    ResponderExcluir
  5. Ah, ia me esquecendo: o uso do ABS não é tão simples. Além da questão da vibração do pedal, que faz com que os motoristas não acostumados aliviem a pressão no pedal, há a tendência a forte saída de traseira quando se dá um golpe no volante e se freia, mesmo que "de leve". Reparem que na foto que ilustra matéria, a mercedes branca já está em pleno contra-esterço, com o piloto todo torcido no banco. Poucos motoristas sabem controlar uma "traseirada" dessa, e a quase sempre a manobra termina em pêndulo. Tanto é assim que uma das técnicas de drift é um forte golpe no volante concomitantemente a uma freada.
    Em outras palavras, a principal vantagem do ABS, que é manter o controle da direção numa freada forte, pede muita atenção.

    Abraço.


    Lucas

    ResponderExcluir
  6. Acho o ABS na roda trazeira muito útil, pois permite usar a pressão máxima ali enquanto que sem ele o freio trazeiro fica subutilizado. Para a segurança dos passageiros é melhor bater de frente que de lado.

    ResponderExcluir
  7. Concordo 100% com o Rodrigo Laranjo.

    Quer dizer então que o sistema não presta pq vc tava correndo numa rua de terra esburacada e ele não te salvou?

    Desculpe mas... Para IMPRUDÊNCIA ainda não inventaram nenhum dispositivo.

    Esse post já pode ganhar o troféu pior do ano.

    ResponderExcluir
  8. Luiz Fernando;

    Como que você concorda com o Rodrigo Laranja? FREIO É PARA FREAR. PORRA!
    não interessa se ele estava em uma autobahn, ou no interior da Bahia.

    ResponderExcluir
  9. complementando, o ABS foi feito para estradas com gelo, aqui no nosso Brasil é muito mais provavel de termos estradas esburacadas ou de terra, do que gelo.
    façam-me o favor!

    ResponderExcluir
  10. Clésio Luiz07/04/2009, 12:38

    Eu sou totalmente a favor que os freios anti-blocantes continuem. Se acrescentarem distribuição eletrônica de frenagem e controle de tração melhor ainda. Andando na BR, em dia de chuva e com algum obstáculo no caminho eu agradeceria a Deus por estar num carro assim equipado.

    Quanto ao ABS soltar o carro em ruas esburacadas, isso é questão de calibração do sistema.

    Se ABS não fosse eficiente, não teriam banido ele da F-1.

    ResponderExcluir
  11. É importante sim o ABS. Já evitei encher a traseira de um pequeno lambaz certa vez, em piso molhado.
    Mas concordo que equipamentos intrusivos sejam estúpidos. O ideal seria uma chave liga-desliga. Quem quiser usa, quem não quer, desliga.
    O pior dos exemplos é o maldito sensor de chuva que liga limpadores de pára-brisa. Será que sou tão retardado assim que preciso de assistência até nisso ?
    E na terra não se acelera como no asfalto Sr. MAO. Há que se ter carinho e suavidade com os comandos.

    ResponderExcluir
  12. Em lama não se freia mesmo, andei numa Parati sem ABS e deu medo quando o meu amigo deu uma reduzida e a perua deslizou de lado. Nada como uma aceleradinha que não resolvesse, mas a lateral do Astra patinando do boyzinho crescendo é uma visão assustadora. Em situações como essa é só acelerar DEVAGAR e frear SUAVEMENTE e esterçando e contra-esterçando também suavemente para o pneu "cavar" um túnel. Em situações em que a neve se transforma num rinque de patinação o ABS também teria efeito nulo.

    ResponderExcluir
  13. Já tive alguns sustos guiando forte uma Ranger V6 em estradas de terra por conta do ABS, é realmente bastente ruim contarmos algumas vezes apenas com o auxílio do freio motor, mas paciência, andando devagar não acontence e acredito que os sistemas mais atuais já estejam calibrados para pisos menos acurados. ABS é muito importante sim, em asfalto molhado podem acreditar que já salvaram a vida de muita gente independente de sua habilidade ou experiência, a possibilidade de desviar de um obstáculo montado em cima do freio é de grande valia nessas situação, vc diminui a velocidade e a mesmo tempo tem como escolher rota de evasão. Não nos torna motoristas piores, apenas nos dá mais recursos para evitar acidentes, além do mais, mesmo o mais virtuoso motorista, nem sempre estará nos seus melhores dias e pode acontecer de em um momento de distração, a experiência acumulada não vir "a tempo"....ABS, curso, educação e informação, quanto mais melhor.

    ResponderExcluir
  14. Se for levar para o lado do texto, seria coerente pensar q se tivesse 150 km/h numa estrada, o transito parasse de repente e vc não conseguisse evitar o choque a culpa era da ineficiência do freio. ABS - Auxiliary Brake System. Auxiliar não é o mesmo que Infalível.

    ResponderExcluir
  15. Não concordo com quem critica o ABS. Ao invés de denegrir o sistema por suas falhas, prefiro esperar para que ele avance e funcione mesmo em ruas esburacadas. Quem diz que "quem não sabe freiar não deveria dirigir", deveria repensar o papel do automóvel e das ruas públicas. Todos tem o direito de ter um carro, se locomover desde que estejam habilitados para dirigir. "saber freiar" como vocês dizem, requer muita habilidade e muito sangue frio. Justamente por isso, existem limites de velocidade, afinal, se todos fossem pilotos que soubessem freiar, fazer curvas em alta velocidade, poderíamos andar na marginal a 220km/h sem problemas.
    Acho o ABS um sistema maravilhoso e espero que ele avance muito e esteja em todos os carros nacionais.

    ResponderExcluir
  16. Em piso esburacado ou muito "ondulado", realmente o ABS mais atrapalha do que ajuda.

    Porém, devemos levar em consideração que o asfalto brasileiro é a exceção, não a regra.

    Em piso bom, o ABS ajuda até numa tocada mais forte, já que dá pra frear praticamente dentro da curva, inclusive numa chuva. É questão de adaptação.

    Obviamente, perde-se um pouco da sensibilidade que a experiência proporciona, mas ganha-se em outros pontos.

    Em motos, por exemplo, o ABS pode ser de grande valia quando se vem inclinado numa curva e se encontra o trânsito parado a frente.

    Só quem já passou por isso sabe o sufoco que é colocar a moto em pé pra poder alicatar com vontade.

    ResponderExcluir
  17. Como o ABS não é tão popular aqui por causa do custo, muitas empresas de seguro bancam treinamentos em autódromos para educar novos motoristas em frenagens de emergência. De certa forma, estão tentando aumentar a capacidade do motorista médio a reagir adequadamente a situações de emergência e, obviamente, evitar colisões e prejuízos à seguradora. Ensinam a identificar as situações de travamente e, mais do que isso, como reagir. SEMPRE que já passamos por uma situação dessas antes, em local adequado, podendo tentar e retentar, nos condicionamos à reação correta. Ponto pras seguradoras que investem nesse tipo de treinamento, criando motoristas com "ABS natural".
    Novamente, pro motorista médio, o ABS é muito mais útil do que o Air Bag. Pelo simples fato que EVITA a batida, não apenas minimiza suas consequências.
    Mas quero meus carros sempre com ABS, por favor. Com ou seu botão liga-desliga. Vai que meu pai, já velhinho, precisa do carro...

    MM

    ResponderExcluir
  18. Marlos Dantas07/04/2009, 20:07

    Bem, não sou radical quando se trata de ABS, ao contrário, admito que ele seja útil e pode vir a salvar vidas. As divergências sobre sua utilidade existem não pelo equipamento em si, mas, como muitos já citaram, pela incompatibilidade do mesmo à qualidade dos nossos pisos e ao mau preparo do motorista que são sabe usá-lo, “aliviando o pé” ao menor sinal de vibração. A questão da qualidade da pavimentação das nossas vias é um assunto antigo e acredito que as autoridades não dêem importância pra isso a ponto de melhorar repentinamente o piso para que se adéqüe ao equipamento, porém, a capacitação dos condutores a usar o equipamento é de simples implementação, inclusive deveria ser obrigatória nos CFCs.
    Meu carro não tem ABS e, até agora, só passei duas situações mais complicadas. Numa, freei bruscamente para não atropelar uma moto que saiu arrastando pelo asfalto após o motociclista cair (não sei o motivo), o carro parou sem travar, mas deu pra ouvir o começo da perda de aderência; noutra, freei para não bater na porta (que foi aberta de repente) do carro duma mulher, a pista estava um pouco molhada e a ação foi sobre (leves) ondulações no asfalto e também não travou, mas nessa, acredito que com ABS eu teria arrancado a porta, justamente por causa da ótima pavimentação daqui...
    Nos testes que vemos na tevê, em sua totalidade, o carro freia e desvia de um obstáculo ao mesmo tempo. Porém, acho essa situação um tanto estranha: ou se freia (parando totalmente) ou se desvia de algo, as duas exigências numa situação só são bem menos comuns.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  19. Ando meio distante deste blog, já que no serviço a rede "Blogspot" foi bloqueada e em casa ando sem tempo para quase tudo. Mas lá vai meu pitaco...

    Eu não sou contra o ABS ou qualquer outro auxílio eletrônico, desde que sirvam para evitar acidentes, ou seja, componentes ativos, não passivos (estes últimos o caso do air bag, que só atua quando o pior já aconteceu). Porém, no atual momento de minha vida, carro meu não terá ABS, EBD, ASR e correlatos. Se for equipamento de série, mando desativar tanto quanto for possível. O simples fato de que o "auxílio milagroso" possa vir a falhar justamente no momento de maior necessidade, me incomada bastante.

    Também não me considero o melhor dos motoristas, mas por ser um autoentusiasta, dirijo sempre procurando me aprimorar ao volante, tendo adquirido experiência suficiente para saber me lidar bem em situações extremas. Já precisei "alicatar" o freio na chuva ou frear forte no meio de uma curva para não "carimbar" a traseira de outro veículo, não sentindo a mínima falta de um computador decidindo por mim o que fazer. Dá trabalho atuar corretamente em situações extremas, é fato, mas isso mais me agrada que incomoda, pois sentir o domínio absoluto do veículo é fantástico para mim. Talvez as brincadeiras de kart de alguns anos atrás tenham ajudado bastante a aprimorar o ato de dirigir, não sei.

    Dirigindo de forma defensiva e conhecendo muito bem o veículo e seus limites (motorista incluso), os "sustos" praticamente não ocorrem, pois você pode prever o que os outros ao seu redor irão fazer e sabe exatamente até onde pode-se chegar. E olha que já abusei (e muito...) ao volante nos meus tempos de recém-habilitado.

    Como sempre digo, sou mesmo "Neanderthal" para muitas coisas. No próprio computador, tudo que é automático no sistema operacional fica desligado. As rotinas automatizadas do Windows mais me incomodam que ajudam.

    Com o passar do tempo, quando os reflexos se tornarem lentos, quem sabe eu avalie melhor esses equipamentos. Ou então tome a dura decisão de "aposentar" e andar somente no banco do carona. O que menos quero nesta vida é ser um empecilho ou representar perigo para os demais.

    Todas estas ponderações se aplicam aos automóveis, já que não sinto atração por motos e não tenho o mínimo conhecimento de dirigir forte em duas rodas. Desde que tirei minha habilitação, dirigi por somente duas vezes uma moto.

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo Laranjo: certa vez um amigo disse que havia sido salvo pelo ABS. Perguntei que carro ele tinha, era um Polo Classic. Ficou surpreso quando lhe contei que nenhum Polo Classic tinha ABS...

    Caio Ferrari: nem ABS nem airbag deveria ser obrigatório. O que deveria ser obrigatório de verdade é a boa formação dos motoristas, mas sempre vai existir uma auto-escola (CFC) que venda habilitações, com um esqueminha bom no Detran.

    Road Runner: meu "daily driver" durante muito tempo foi uma Toyota Bandeirante 1993, com freios a tambor nas 4 rodas. O "carro" pesava 2350kg e NUNCA me vi em nenhuma situação complicada, pelo simples fato de conhecer os limites daquele trambolhão japonês. E andava a 120 Km/h (tinha quinta marcha), com chuva ou não e tinha ABS!!! (os freios não travavam acima dos 50 Km/h, mesmo que você montasse no freio com os dois pés).

    ResponderExcluir
  21. O dia em que não houver mais aviso nos manuais do proprietário de que o ABS em determinadas situações pode signficar maior distância de parada, compro a idéia. Isto será sinal de que o ABS não poderá mais ser enganado pelo piso. Enquanto isso não acontecer, prefiro não tê-lo.

    ResponderExcluir
  22. Por resolução do CONTRAN publicada ontem no Diário Oficial, o ABS também será obrigatório a partir de 2014.

    http://www.estadao.com.br/geral/not_ger351901,0.htm

    MM

    ResponderExcluir
  23. Pessoal,

    O comentário mais sensato foi o do JJ: botão liga-desliga.

    Assim os que acham que os duendes de estimação de Robert Bosch estarão sempre a postos para salvar sua vida ficam felizes, assim como eu, que prefiro confiar em mim mesmo.

    MAO

    ResponderExcluir
  24. OPA!!!!
    Polo Classic teve ABS como opcional sim. Tinha uma versão bem completa com teto, air bag duplo e ABS. Hj deve ser difícil de encontrar um desses mas, na época (1999) aparecia com uma certa facilidade.

    ResponderExcluir
  25. Leonardo Amaral08/04/2009, 17:17

    Eu já tive esse problema com uma S-10 com ABS traseiro. Ela aliviou o pedal do freio quando pisei fundo e o carro simplesmente passou o sinal vermelho, tudo por causa do asfalto todo irregular...
    abraços...

    ResponderExcluir
  26. Por que será que você conseguiu fazer a tal curva com o gol? Por que o abs não fez as rodas dianteiras perderem completamente o atrito ou por que Deus te ajudou bem na hora?
    Adorei o blog, mas esse post foi infeliz. Reanalise o ocorrido considerando que vivemos em um país tropical com diversas regiões com altos indices pluviométricos e pense da seguinte forma: ele mais ajuda ou mais atrapalha?
    Em média o ABS melhora o controle do carro em situações extremas.

    ResponderExcluir
  27. ABS é para estrada de padrão americano ou europeu, não para os nossos "pavimento de carroça".

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.