Fotos: autor
Apesar das dificuldades que o mercado automobilístico local vem encontrando, os tempos de vacas gordas da nossa economia e a tributação adicional de IPI para carros importados contribuíram para a tomada de decisão de marcas premium se instalarem no Brasil. E com isso BMW, Audi, Mercedes-Benz e Land Rover estão construindo suas fábricas. Com medo da "invasão chinesa", os fabricantes já instalados aqui bateram na porta no governo e pediram providências. Afinal, carros importados já estavam chegando na mesma faixa de preços dos nacionais. Como o governo não gosta de facilitar nada para ninguém, ao invés de implementar medidas para facilitar o desenvolvimento da indústria local e com isso atrair mais investimentos, decidiu dificultar mais ainda as coisas com o aumento em 30 pontos porcentuais do IPI. Como nosso mercado é um dos maiores do mundo — o quarto — e os principais mercados já estão bem saturados, não restou outra alternativa para as marcas premium aumentarem suas vendas no Brasil a não ser produzindo localmente. Estamos ganhando novas fábricas ou atualizando já existentes (Audi), mais empregos, disponibilidade e confiança para comprar carros de luxo (melhor pós-venda).
Além disso, a "invasão chinesa" foi contida. Mas o mercado de carros de luxo é de cerca de 50.000 unidades por ano e mesmo com a produção local não deve ultrapassar as 100.000 unidades. Praticamente irrelevante perto dos 4 milhões de unidades do mercado total. Além disso, essa política nada fez para os preços dos carros já fabricados no Brasil diminuírem de preços. Muitos podem achar que os preços dos de alguns importados caíram, mas na realidade eles voltaram ao patamar de antes do aumento do IPI. Isso nos modelos que serão fabricados no Brasil, que já contam com redução do IPI antecipadamente. Um reflexo disso é que quando forem fabricados aqui os preços não devem cair.
Mas o reflexo de tudo isso na minha vida é que tive a chance de passar uma semana com o Audi A3 sedã 1,8. Na verdade assim que vi um anúncio no jornal do A3 sedã 1,4 com preço a partir de R$ 94.800 (curiosamente a Audi começou a vendê-lo antes de fazer o seu lançamento) pedimos um A3 com essa nova motorização para Audi.a Fiquei extremamente curioso sobre como seria o A3 com o motorzinho de 122 cv. Porém quando fui pegar o carro na Audi recebi um 1,8 completo. Na hora eu fiquei bem chateado. Mas logo caí na real que tive sorte! OK, mas acho que a grande maioria dos nosso leitores tem a mesma curiosidade que eu.
O manobrista trouxe um A3 tinindo de novo, vermelho. Não são todos os carros, principalmente sedãs, que ficam bem em vermelho. Mas de algum modo me parece que vermelho é a cor desse sedã.de 4.456 mm de comprimento, 220 mm maior que o hatch Sportback. Ele tem um porte mais compacto, o que já me atrai muito, pois prefiro carros menores e mais ágeis e por isso prefiro os hatches aos sedãs, além da esportividade natural dos hatches. Mas o A3 sedã até parece menor do que realmente é. E muita gente anda comparando o A3 com o BMW série 3, que é quase 200 mm maior, que tem outro porte e concorre diretamente com o A4. O A3 tem dimensões de carros como o Corolla e o Civic, que no Brasil são considerados sedãs médios (compactos, nos EUA).
Segundo a Audi as únicas partes externas comuns entre o sedã e o hatch são os faróis, grade, retrovisor e maçanetas, sendo todas as partes de chapa diferentes. Isso porque além do comprimento maior o sedã é mais baixo e mais largo, o que resulta numa proporção mais acertada que no hatch.
A traseira do sedã é realmente muito bonita. O caimento da coluna "C" é leve, quase que como um cupê, deixando a saliência do porta-malas muito curta. E a tampa traseira ainda incorpora um defletor, acentuando a esportividade do sedã. Esses elementos, mesmo para mim que tenho preferência por hatches, deixaram o conjunto muito atraente e eliminando qualquer percepção de carro de tiozão ligada aos sedãs. Andando com o A3 sedã eu me senti bem descolado e jovem. E depois de alguma relutância aceitei minha preferência pelo sedã. Bem que o Bob disse que o A3 sedã era "o Audi que faltava".
Entrei no carro e antes mesmo de me acomodar senti que estava em um carro premium. São vários fatores que proporcionam uma sensação diferente; desde o toque dos materiais, o fechamento da porta, o isolamento, a precisão dos acionamentos de todos os comandos, a textura dos materiais, até o design. Nunca vi nada a respeito, mas sou capaz de afirmar que os carros premium passam mais horas no design que os carros de massa. Há um refinamento maior, mais atenção aos detalhes, e mais esmero. O Golf, irmão do A3, tem muito mais equipamentos chega até a parecer mais luxuoso que o A3. Por exemplo, o Golf tem os porta-objetos das portas forrados por completo e o A3 não tem. Mas o Golf tem excesso de botões e luzinhas e um arranjo mais tradicional. O que estou tentando descrever pode até ser um pouco intangível, pois está relacionado a uma sensação.
Segundo a Audi as únicas partes externas comuns entre o sedã e o hatch são os faróis, grade, retrovisor e maçanetas, sendo todas as partes de chapa diferentes. Isso porque além do comprimento maior o sedã é mais baixo e mais largo, o que resulta numa proporção mais acertada que no hatch.
Traseira curta com lanternas de LED e ponteira de escapamento dupla |
A traseira do sedã é realmente muito bonita. O caimento da coluna "C" é leve, quase que como um cupê, deixando a saliência do porta-malas muito curta. E a tampa traseira ainda incorpora um defletor, acentuando a esportividade do sedã. Esses elementos, mesmo para mim que tenho preferência por hatches, deixaram o conjunto muito atraente e eliminando qualquer percepção de carro de tiozão ligada aos sedãs. Andando com o A3 sedã eu me senti bem descolado e jovem. E depois de alguma relutância aceitei minha preferência pelo sedã. Bem que o Bob disse que o A3 sedã era "o Audi que faltava".
Quase um cupê e um defletor integrado deixam o sedã mais esportivo que o hatch |
Entrei no carro e antes mesmo de me acomodar senti que estava em um carro premium. São vários fatores que proporcionam uma sensação diferente; desde o toque dos materiais, o fechamento da porta, o isolamento, a precisão dos acionamentos de todos os comandos, a textura dos materiais, até o design. Nunca vi nada a respeito, mas sou capaz de afirmar que os carros premium passam mais horas no design que os carros de massa. Há um refinamento maior, mais atenção aos detalhes, e mais esmero. O Golf, irmão do A3, tem muito mais equipamentos chega até a parecer mais luxuoso que o A3. Por exemplo, o Golf tem os porta-objetos das portas forrados por completo e o A3 não tem. Mas o Golf tem excesso de botões e luzinhas e um arranjo mais tradicional. O que estou tentando descrever pode até ser um pouco intangível, pois está relacionado a uma sensação.
Simplicidade funcional muito bem feita |
E aqui eu tenho certeza que muitos vão discordar de mim. Mas eu adorei o minimalismo do interior do A3. Quase não há botões ou elemento desnecessários. Para não falar da Apple, quem curte equipamentos de som premium sabe que quanto menos botões, mais sofisticado é o equipamento. Ao contrário, outro dia estava na Fast Shop vendo os sons mais populares e tinha uns com néon piscante dentro dos alto-falantes! Costuma se dizer por aí que a simplicidade é a máxima sofisticação. Eu concordo muito com isso, desde que a operação não seja comprometida. Para mim quanto menos luzinhas, botões, acionamentos, menus, e ajustes inúteis, melhor e mais maduro é um produto. Resumindo, o interior do A3 me encantou pela qualidade construtiva e pelo design inteligente. O único senão é a posição do botão de volume do áudio, que deveria estar no volante, e foi parar em um lugar tão estranho.
Essa simplicidade toda é possível graças ao sistema MMI com controle único no console central. Para facilitar o entendimento, é equivalente ao i-Drive da BMW. Através do controle do MMI se ajusta tudo relacionado a central multimídia além do Audi Drive Select. No centro do seletor ainda é possível escrever as letras com a ponta do dedo para, por exemplo, entrar o endereço de uma rua no navegador. Leva-se algum tempo para se acostumar com esse sistema de entrada que acaba também sendo redundante quando se pode usar a entrada por voz. Não deu tempo de me acostumar com isso. Apesar dessa unidade de comando facilitar muito a vida e os acionamentos, o seu posicionamento não é muito ergonômico e intuitivo. O i-Drive do concorrente é mais bem resolvido e em termos de ergonomia o sistema da Lexus é o melhor pois tem um apoio para acomodar a mão. Uma vez se acostumando com os botões, a operação do sistema da Audi é fácil. Mas todos esses sistemas necessitam de mais tempo para descobrirmos e aprendermos a usar todas as funções. Quando a gente vai pulando de um carro para outro, como tenho feito ultimamente, cria-se uma grande confusão. Pensei até que os comandos mais básicos deveriam ser padronizados, seguindo alguma norma internacional.
Comandos da central multimídia e o botão do volume do áudio a direita, completamente perdido |
Ainda no interior, adorei os bancos, a posição de dirigir e o volante. Esse foi o primeiro volante que vi com uma rebaixo próximo a região das borboletas onde se acomoda as mãos de uma maneira muito confortável. Senti falta de uma chave de presença e de sensores de estacionamento. O espaço não é muito generoso, mas isolamento acústico é perfeito e a cabine é muito aconchegante o que aumenta ainda mais o conforto. Quem viaja atrás vai um pouco apertado. O entreeixos de 2.637 mm é menor que o que temos visto nos últimos lançamentos que ficam em torno dos 2.700 mm. Ainda há o grande túnel central que os alemães se recusam a diminuir, muito provavelmente porque não querem abrir mão da rigidez torcional. Mas no meu caso o espaço atrás nunca foi e nunca será critério de compra. Se o espaço for suficiente para caber as canelas dos ocupantes já está bom. Mas para que faz viagens mais longas com a família com mais freqüência mais conforto atrás é desejável.
Bob-atrás-do-Bob está bom., mas Bob-atrás-do-PK seria mais apertadinho, mas ainda OK |
Rodando com o carro a primeira impressão é o conforto da suspensão, McPherson na frente e multibraço atrás. Com rodas de 17 pol. e pneus 225/45 pode-se imaginar um rodar menos confortável. Mas o A3 tem uma das melhores combinações de conforto e esportividade que experimentei nesse últimos tempos. Além do projeto, a rigidez do monobloco, a massa não suspensa, o peso do carro, o embuchamento e a qualidade dos componentes contribuem para um melhor acerto de suspensão. Os carros modernos evoluíram muito em todos esses aspectos e dificilmente encontramos suspensões ruins hoje em dia. Houve uma época também que para rodar no Brasil e em outros países em desenvolvimento era necessário uma suspensão reforçada. Hoje quando muito se eleva de 10 a 15 mm a altura e tudo bem. O que não é o caso do A3. E mesmo que a maioria das suspensões modernas estejam num patamar muito bom, algumas se destacam mais, com a do A3.
Uma excelente combinação entre conforto e esportividade |
Eu moro na Vila Olímpia (em São Paulo) e trafego muito por dentro do bairro, como pelo Brooklin, Campo Belo e Moema, que são verdadeiros campos minados com buracos, remendos, valetas e lombadas de tudo que é tipo. Nessas condições é que percebo o quanto a suspensão dianteira conversa com a traseira e o nível de ruído da própria suspensão. Um carro molóide seria ótimo para o conforto nessas condições, mas em termos de prazer de dirigir seria péssimo, além do que nas lenhas seria muito ruim. E para avaliar a condição de esportividade eu dirigi bastante em estradas diferentes exigindo o máximo do A3. Minha conclusão é que ele beira a perfeição considerando o que se espera de um carro de passeio com apelo esportivo. O carro tem atitude mas sem prejudicar em nada o conforto.
Quando tive a oportunidade de passar um tempo com o Golf GTI vivenciei um dilema íntimo relacionado a estar com um dos carros mais desejados do mercado, de alto desempenho com seus 220 cv e conviver com os seus contrapontos para um uso mais cotidiano. Num outro patamar mais abaixo encontrei o próprio Golf 1,4 TSI de 140 cv numa condição muito apropriada ao mundo em que vivemos. Mas agora acho que encontrei o sweet spot (algo como ponto ótimo) nesse A3.
180 cv e 25,5 m·kgf com esportividade civilizada |
Esse motor EA888 turbo (há mais detalhes sobre ele nesse post) de 180 cv de 5.100 a 6.200 rpm e torque de 25,5 m·kgf de 1250 a 5.000 rpm puxando um carro de 1.295 kg (apenas 77 kg mais pesado que o Golf 1,4 TSI Highline e 22 kg mais leve que o Golf GTI), ligado à caixa DSG (nome Audi: S tronic), robotizada de 7 marchas, forma um conjunto propulsor entre os melhores do mercado. Esse motor enche muito rápido porém sem o coice do GTI. O zero-a-100 fica em 7,3 segundos. Suficientes para nos fazer sorrir e sem deixar aquela sensação de que vamos fazer arte que vem junto com acelerações mais rápidas. Essa caixa já foi amplamente comentada aqui no Ae em diversos posts. Se eu fosse participante ativo de track days eu talvez preferisse uma caixa manual. Talvez. Adoro essa DSG porque posso fazer quase tudo que faria com uma manual. As únicas coisas que eu realmente faria a mais com uma manual seriam os erros. Nem pilotos usam mais caixas manuais puras. Mas concordo que o ato de coordenar a troca de marchas que envolve o uso dos dois pés e também dos dois braços (o esquerdo tem que segurar melhor o volante) é algo realmente empolgante e nos dão uma sensação de domínio maior da máquina.
Eu bem que tento fazer medições de consumo, mas meu modo binário de dirigir e a variedade de condições a que submeto os carros fazem sem o meu consumo ser muito inferior à realidade. Além disso, o motores de última geração, mais as caixas com gerenciamento ultrainteligente e a opção de ajustes voltados para eficiência jé elevaram os padrões de consumo para valores facilmente acima dos 10 km/l e em alguns casos até bem melhores que isso. Assim como espaço no banco traseiro, o consumo (a menos que seja algo notoriamente ruim) também não é fator de decisão de compra para mim. Fiz entre 7,5 km/l na cidade e entre 11,5 km/l na estrada, mas na reta e a velocidade constante de 100 km/h passava dos 14 km/l. O Bob explorou bem as informações sobre consumo nesse post.
Audi Select Drive, adivinhe o modo preferido... |
Esse conjunto propulsor mais a suspensão, freios e direção e o chassi proporcionam um grande prazer e além disso, muita segurança. Durante uma lenhazinha eu me lembrei que existem BMWs e a tração traseira! Intuitivamente preferimos a tração traseira. Nosso corpo e reflexos sabem quando estamos sendo empurrados ou puxados. O jeito e a intensidade com que o carro se inclina nas acelerações em linha reta nas curvas é diferente. E durante essa lenhazinha fiquei refletindo sobre o assunto e concluí que o fato de eu estar num carro com tração dianteira não estava limitando meu prazer em nada. Então tratei logo de esquecer os BMW e aproveitar ao máximo o A3.
Andei muito com o carro. E quanto mais eu andava mais eu gostava dele. Em determinado ponto eu pensei em criar um selo de aprovação do PK. Apenas os carros realmente especiais receberiam esse selo. Talvez isso gerasse alguma polêmica, pois estabelecer um critério racional para esse selo seria algo difícil e fora do meu propósito. Eu, apesar de engenheiro e prezar os dados técnicos, que servem de balizadores para as avaliações, prefiro muito mais trabalhar com sensações que a experiência de dirigir um determinado carro me proporciona. Algo completamente intangível sendo que o mundo clama por objetividade. Outro carro que ganharia esse selo do PK é o Nissan Altima, também pela experiência que ele me proporcionou. O Golf 1,4 também. Mas o GTI não, apesar de estar próximo.
PK recomenda - conjunto que atrai tanto a razão quanto a emoção |
O carro que testei é o modelo mais equipado, o 1,8 TFSI Ambition e completo, incluindo sistema de navegação (R$ 9.900), com preço sugerido de R$ 143.100. E minha conclusão é que o sedã tem um design mais bacana que o hatch, tem um tamanho ainda compacto e ágil, um interior caprichadíssimo com uma simplicidade sofisticada, um conforto de rodagem impecável, e um conjunto dinâmico também impecável.
Tentei conseguir um 1,4-litro logo na devolução desse mas não foi possível. No entanto, tive a chance de dirigir esse novo modelo num test drive feito pela Audi para o seu lançamento. Como eu suspeitava, os números do motor 1,4-litro com 122 cv e 20,4 m·kgf não são suficientes para indicar o comportamento desse carro.
Antes de falar disso é claro que a primeira dúvida é sobre a opção da Audi em colocar o motor de 122 cv quando teria o de 140 cv do Golf. A explicação é que para essa versão de entrada do A3 a prioridade foi o baixo consumo de combustível, que impacta nos cálculos de redução de IPI no programa Inovar-Auto. Além disso, o motor do Golf tem mais recursos que o torna um pouco mais caro. Esse 1,4 no A3 chega a fazer mais de 20 km/l medidos pelo computador de bordo andando na maciota na estrada.
No 1,4 as rodas 16-pol. diminuem a esportividade (Foto Audi) |
Mas não se engane, ele ainda pode proporcionar uma boa dose de prazer. Todo o conjunto mecânico continua sendo o mesmo, inclusive a caixa DSG de 7 marchas. E pesa 80 kg menos que o 1,8, com 1.215 kg. Na aparência o que prejudica mais são as rodas 16-pol. com pneus 205/55 que mesmo assim ainda são muito bons no desempenho. Andei pouco na buraqueira da cidade mas o conforto deve ser ainda melhor. Esse motorzinho também é muito acertado, levando o A3 de zero a 100 km/h em 9,4 segundos. E com essa caixa bem escalonada as retomadas também são muito boas. Claro que não empolga tanto quanto o 1,8, mas como a mecânica e a precisão é muito refinada, empolga muito mais que qualquer outro carro desse porte de marcas não premium com motores aspirados 2-litros e potência na casa dos 150 cv.
No 1,4 os bancos são de tecido, mas como todo mundo vai colocar couro... |
A versão em que andei é a de R$ 99.900, que tem volante com comandos e borboletas, além de um sistema da áudio melhor e com Bluetooth como itens a mais do que na versão de R$ 94.800. O resto é tudo igual, o que inclui faróis bi-xenônio, sistema desliga-liga, ESP e caixa DSG, entre outros. Mas o tecido dos bancos, apesar de ser muito bem feito, deixa muito a desejar. Mas como quase todo mundo vai colocar couro no concessionário isso não faz muita diferença. No meu caso, como eu não ligo para bancos de couro, gostaria de ter um tecido mais premium. Os sedãs médios topo de linha das marcas não premium partem de R$ 70.000 e vão até a casa dos R$ 90.000 dependendo da marca. São muito mais equipados, com navegador, bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas, teto solar, entre outros. Mas não consigo pensar em algum que tenha o conjunto mecânico e a construção no nível do A3. Talvez o concorrente mais próximo desse A3 1,4 seja o Golf. E aí a diferença de preços começa a pegar e a decisão fica por conta de quanto o comprador se importa com as quatro argolas ou na imagem que quer projetar. Afinal, chegar de Audi em clientes e em qualquer outro lugar demonstra o sucesso de seu dono. E para muitas pessoas isso faz muita diferença.
O que eu posso dizer é que esses A3, tanto o 1,4 quanto o 1,8 me causaram desejo, muito.
Junto com o lançamento do A3 1,4-litro, a Audi também acertou os preços dos hatches e agora
Modelo
|
Preço (R$)
|
A3 Sport 1.8 TFSI S tronic
|
115.800,00
|
A3 Sportback 1.4 TFSI S tronic
|
93.500,00
|
A3 Sportback Attraction 1.4 TFSI S tronic*
|
98.800,00
|
A3 Sportback 1.8 TFSI S tronic
|
116.900,00
|
A3 Sportback Ambition 1.8 TFSI S tronic
|
130.500,00
|
A3 Sedan 1.4 TFSI S
tronic
|
94.800,00
|
A3 Sedan Attraction 1.4 TFSI S tronic
|
99.900,00
|
A3 Sedan 1.8 TFSI S
tronic
|
118.200,00
|
A3 Sedan Ambition 1.8 TFSI S tronic
|
133.200,00
|
No vídeo há mais comentários e impressões. E mais abaixo fotos adicionais, ficha técnica lista de equipamentos.
PK.
Fotos adicionais
Aprovado! |
FICHA
TÉCNICA AUDI A3 SEDAN
|
||
MOTOR
|
1,8 TSFI
|
1,4 TSFI
|
Tipo
|
Ignição por centelha, 4 tempos
|
|
Instalação
|
Dianteiro, transversal
|
|
Material
do bloco/cabeçote
|
Ferro fundido/alumínio
|
|
N° de
cilindros/configuração/n° de mancais
|
4 / em linha / 5
|
|
Diâmetro x
curso
|
82,5 x 84,1 mm
|
74,5 x 80,0 mm
|
Cilindrada
|
1.798 cm³
|
1.395 cm³
|
Aspiração
|
Forçada por turbocompressor com
interresfriador
|
|
Taxa de
compressão
|
9,6:1
|
10,5:1
|
Potência
máxima
|
180 cv de 5.100 a 6.200 rpm
|
122 cv de 5.000 a 6.000 rpm
|
Torque
máximo
|
25,5 m·kgf de 1.250 a 5.000 rpm
|
20,4 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm
|
N° de
válvulas por cilindro
|
4
|
|
N° de
comando de válvulas /localização
|
2 /
cabeçote, com variador de fase de admissão e escapamento, corrente
|
2 /
cabeçote, com variador de fase de admissão e escapamento, correia dentada
|
Formação
de mistura
|
Injeção
eletrônica no duto e direta
|
Injeção eletrônica direta
|
ALIMENTAÇÃO
|
||
Combustível
|
Gasolina E20/25, 95 octanas RON
|
|
SISTEMA
ELÉTRICO
|
||
Tensão
|
12 volts
|
|
Gerador
|
Alternador 140 A
|
|
Capacidade
da bateria
|
59 A·h
|
|
TRANSMISSÃO
|
||
Rodas
motrizes
|
Dianteiras
|
|
Câmbio
|
Robotizado, duas embreagens a seco
|
|
N° de
marchas
|
7 à frente e uma à ré
|
|
Relações
das marchas
|
1ª.
3,77:1; 2ª. 2,273:1; 3ª. 1,53:1; 4ª.1,12:1; 5ª. 1,18; 6ª 0,95; 7ª 0,80; ré
4,17
|
|
Relações
de diferencial
|
1ª à 4ª 4,44:1; 5ª à 7ª 3,23:1
|
|
FREIOS
|
||
De serviço
|
Hidráulico, duplo circuito em
diagonal, servoassistido, ABS com EBD
|
|
Dianteiro
|
Disco ventilado
|
|
Traseiro
|
Disco
|
|
SUSPENSÃO
|
||
Dianteira
|
Independente,
McPherson com subchassi de alumínio, braço triangular, mola helicoidal,
amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
|
Traseira
|
Independente,
multibraço com subchassi de aço, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
separados e barra estabilizadora
|
|
DIREÇÃO
|
||
Tipo
|
Pinhão e cremalheira, assistência
elétrica indexada à velocidade
|
|
Diâmetro
mínimo de curva
|
10,9
m
|
11
m
|
Relação de
direção
|
15,3:1
|
|
RODAS E
PNEUS
|
||
Rodas
|
Alumínio 7,5J x 17
|
Alumínio 7J x 16
|
Pneus
|
225/45R17Y
|
205/55R16V
|
PESOS
|
||
Em ordem
de marcha
|
1.295
kg
|
1.215
kg
|
Carga
máxima
|
550
kg
|
|
CARROCERIA
|
||
Tipo
|
Monobloco
em aço, capô e pára-lamas dianteiros de alumínio, 4 portas hatchback, 5
lugares, subchassi dianteiro e traseiro
|
|
DIMENSÕES
EXTERNAS
|
||
Comprimento
|
4.456
mm
|
|
Largura
sem espelhos
|
1.796
mm
|
|
Altura
|
1.416
mm
|
|
Distância
entre eixos
|
2.637
mm
|
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.555/1.526 mm
|
|
AERODINÂMICA
|
||
Coeficiente
de arrasto (Cx)
|
0,30
|
0,29
|
Área
frontal (A)
|
2,12
m²
|
|
Área
frontal corrigida (Cx x A)
|
0,636
m²
|
0,614
m²
|
CAPACIDADES
|
||
Porta-malas
conforme VDA)
|
425 litros
|
|
Tanque de
combustível
|
50 litros
|
|
DESEMPENHO
|
||
Velocidade
máxima
|
235
km/h
|
212
km/h
|
Aceleração
0-100 km
|
7,3 s
|
9,4 s
|
CONSUMO
DE COMBUSTÍVEL
|
||
Cidade
(dado de fábrica, Europa)
|
14,3 km/l (7 l/100 km)
|
15,1 km/l (6,6 l/100 km)
|
Estrada
(dado de fábrica, Europa)
|
20,8 km/l (4,8 l/100 km)
|
23,2 km/l (4,3 l/100 km)
|
CÁLCULOS
DE CÂMBIO
|
||
v/1000 em
7ª
|
44,5 km/h
|
44,8 km/h
|
Rotação do
motor a 120 km/h,
7ª
|
2.600 rpm
|
2.700 rpm
|
Rotação do
motor à vel. máxima
|
6ª 6.300/7ª 5.300 rpm
|
6ª 5.600/7ª 4.750 rpm
|
LISTA
DE EQUIPAMENTOS AUDI A3 SEDÃ - PACOTE BRASIL
|
||
|
||
1,8
TFSI AMBITION
|
1,4
TFSI ATTRACTION
|
|
|
||
CONFORTO
E COMODIDADE
|
CONFORTO
E COMODIDADE
|
|
Ajuste
elétrico do banco do motorista
|
|
|
Alavanca
seletor de marchas em couro
|
Alavanca
seletor de marchas em couro
|
|
Apoio de
braço dianteiro
|
Apoio de
braço dianteiro
|
|
Apoio
lombar de 4 vias
|
|
|
Ar-condicionado
automático de 2 zonas
|
Ar-condicionado
|
|
Bancos
dianteiros esportivos
|
|
|
Bancos em
couro sintético
|
Bancos em
tecido
|
|
Computador
de bordo
|
Computador
de bordo
|
|
Encosto do
banco traseiro rebatível
|
Encosto do
banco traseiro rebatível
|
|
Espelho
interno fotocrômico
|
|
|
Fixações
Isofix no banco traseiro
|
Fixações Isofix
no banco traseiro
|
|
Pacote de
luzes
|
|
|
Pacote
porta-objetos
|
Pacote
porta-objetos
|
|
Porta-malas
com tapete reversível
|
Porta-malas
com tapete reversível
|
|
Sensores
crepuscular e de chuva
|
|
|
Sobretapetes
dianteiros e traseiros
|
|
|
Teto
moldado em tecido
|
Teto
moldado em tecido
|
|
Teto solar
panorâmico
|
|
|
Vidros
laterais e traseiro com isolamento térmico
|
Vidros
laterais e traseiro com isolamento térmico
|
|
Volante
multifuncional em couro, 3 raios multifuncional e com borboletas
|
Volante
multifuncional em couro, 4 raios
|
|
multifuncional
e com borboletas
|
||
EXTERIOR
|
EXTERIOR
|
|
Acabamento
das soleiras das portas em alumínio
|
|
|
Ajuste
elétrico dos retrovisores externos
|
Ajuste elétrico
dos retrovisores externos
|
|
Carcaças
dos espelhos externos na cor do veículo
|
Carcaças
dos espelhos externos na cor do veículo
|
|
Pára-brisa
com faixa degradê
|
|
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Roda de
alumínio 7,5Jx17 e pneus 225/45R17Y
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Roda de
alumínio R6 e pneus 205/55R16W
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SEGURANÇA
VEICULAR
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SEGURANÇA
VEICULAR
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Audi Drive
Select
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Audi Drive
Select
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Bolsas
infláveis de cortina para os passageiros dianteiros
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Bolsas
infláveis de cortina para os passageiros dianteiros
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Bolsas
infláveis frontais e de joelho para o motorista
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Bolsas
infláveis frontais e de joelho para o motorista
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Controle
de estabilidade
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Controle
de estabilidade
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Direção
Servotronic
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Direção
Servotronic
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Estepe
temporário
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Estepe
temporário
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Estojo de
primeiros socorros e triângulo de segurança
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Estojo de
primeiros socorros e triângulo de segurança
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Faróis
bi-xenônio com ajuste automático de altura do facho
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Faróis
bi-xenônio com ajuste automático de altura do facho
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Faróis de
neblina
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Lavador de
faróis
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Lavador de
faróis
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Luz
traseira de neblina
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Luz
traseira de neblina
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Macaco
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Macaco
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Sensor de
afivelamento dos cintos dianteiros
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Sensor de
afivelamento dos cintos dianteiros
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Sistema
Desliga-Liga motor
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Sistema
Desliga-Liga motor
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Travamento
central com controle remoto a distância
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Travamento
central com controle remoto a distância
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SEGURANÇA
PATRIMONIAL
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SEGURANÇA
PATRIMONIAL
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Alarme
antifurto
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Alarme
antifurto
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Preparação
para rastreador
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Preparação
para rastreador
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ÁUDIO E
COMUNICAÇÃO
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ÁUDIO E
COMUNICAÇÃO
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Alto-falantes
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Alto-falantes
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Audi Music
Interface
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Audi Music
Interface
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Bluetooth
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Bluetooth
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Rádio MMI
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Rádio MMI
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OPCIONAIS
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OPCIONAIS
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Pintura
metálica ou perolizada
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Pintura
metálica ou perolizada
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Sistema de
navegação
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Sistema de
navegação
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Bancos em
couro sintético
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Controle
de cruzeiro
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Controle
de cruzeiro
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Sensor de
estacionamento traseiro
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Sensor de
estacionamento traseiro
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CORES
INTERNAS
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CORES
INTERNAS
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Bancos em
preto
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Bancos em
preto
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Painel
inferior em preto
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Painel
inferior em preto
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Painel
superior em preto
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Painel
superior em preto
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Tapetes em
cinza
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Tapetes em
cinza
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Teto em
cinza
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Teto em
cinza
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CORES
DA CARROCERIA
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CORES
DA CARROCERIA
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Azul Scuba
(metálica/perolizada)
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Azul Scuba
(metálica/perolizada)
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Branco
Amalfi
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Branco
Amalfi
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Branco
Geleira (metálica/perolizada)
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Branco
Geleira (metálica/perolizada)
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Cinza
Dakota (metálica/perolizada)
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Cinza
Dakota (metálica/perolizada)
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Cinza
Monção (metálica/perolizada)
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Cinza
Monção (metálica/perolizada)
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Marrom
Beluga (metálica.perolizada)
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Marrom
Beluga (metálica.perolizada)
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Preto
Brilhante
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Preto Brilhante
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Preto
Fantasma (metálica/perolizada)
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Preto
Fantasma (metálica/perolizada)
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Vermelho
Brilhante
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Vermelho
Brilhante
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Vermelho
Misano (metálica/perolizada)
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Vermelho
Misano (metálica/perolizada)
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Vermelho
Shiraz (metálica/perolizada)
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Vermelho
Shiraz (metálica/perolizada)
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PK, e o Jetta TSi?
ResponderExcluirTalvez um acabamento mais sofisticado seria bem vindo, mas na tocada, esse carro é excepcional. ..Ainda não rodei com os A3 Sedan.
Abraços
So ouço elogios ao Jeta TSI e adoraria dirigir um desses
ExcluirQuem sabe um dia...
Gonzalez, realmente preciso experimentar um Jetta TSI! Valeu! Abraço PK
ExcluirEu sou dos que não colocariam bancos de couro no 1.4. Se arranjasse um profissional "daqueles", capaz de fazer a coisa perfeita e parecendo que veio de fábrica, tascava era uma bela forração de veludo, isto sim.
ResponderExcluirMr. Car
ExcluirVeludo ????
Ah tenha santa paciência
Nao se usa mais, da um calor danado e e super difícil de limpar!
Achei lindo o tecido do banco do 1.4 , eu nem colocaria couro, manteria original
Nao seja antigo...
Viva o novo!
Tchau
Anônimo, na verdade, o conforto térmico do couro é bem pior que qualquer tecido (o couro esquenta no verão e esfria no inverno). OK, o tecido eventualmente precisa de limpeza, mas o couro também precisa de manutenção (hidratação constante). E pode causar rangidos. A escolha não é tão simples assim...
ExcluirDisse tudo Mr. Car! Concordo plenamente! Saudade dos veludos dos carros de outrora... Aquilo sim é conforto...
ExcluirEu tbm tascaria um veludo, mas mais possivelmente manteria o original. Tbm não sou da turma do couro.
ExcluirMr. Car, como proprietário de um carro com banco de couro, só tenho uma coisa a dizer: tô contigo e não abro.
ExcluirCouro na minha opinião é muito mais estético do que funcional.
Carros de luxo antigos tinham um bom veludo! Mas é impressionante com o couro se tornou sinônimo de luxo. Um belo couro de primeira, com toque suave e macio, também, é bacana. Mas o pessoal leva couro sintético, baratinho e sem graça, só porque é moda. Abraço a todos. PK
ExcluirTambém não gosto do couro. Em viagens longas é fácil ficar com as costas molhadas, mesmo nos couros de alta qualidade como a do CR-V da minha esposa.
ExcluirBom mesmo é o couro alcântara misto com tecido do meu Golf 1.4 pacote Elegance. Posso ficar mais de 5 horas dirigindo sem nenhum desconforto. É perfeito.
Christian Bernert
Se eu fosse comprar um A3, eu compraria o Sportback 1.4 TFSI S, mesmo que alguns me dissessem que o sedã custa apenas um pouquinho mais e que então, eu deveria esperar para comprar o "carro certo".
ResponderExcluirEu também não gosto de bancos de couro e achei esses de tecido bem fajutinhos.
CCN, é uma boa pedida também! Abraço!
ExcluirGosto muito de carros vermelhos - é a cor do meu atual - mas concordo que não cai tão bem em sedãs, mas como ficou bonito esse a A3 na cor vermelha.
ResponderExcluirQuanto ao comentário de que todos colocarão bancos em couro, some-se ainda os "sacos de lixo", que provavelmente serão instalados
O "meu" já viria da concessionária sem a capa plástica que cobre o motor dentro do porta-malas.
Se pude$$e comprar um, seria o mais em conta, com bancos em tecido, porém colocaria umas rodas das series como essa do 1.8, ou ou dos "S" ou "RS" e claro, seria vermelho.
Como nosso colega leitor Mr.Car, também gosto de um interior clarinho. É disponível para esse carro?
No mais. show de bola. Aguardava muito por esse post após ver o carro coadjuvar os testes do I 30 e do Up! em, salvo engano, apareceram fotos desse carro.
Michael Schumacher
Eu também gosto muito do Mr. Car e sou amigo dele..
ExcluirMas bancos de veludo, nao da para engolir..
Ha tecidos bem mais modernos e práticos
Deixaria o meu original mesmo .
Tchau
Eu gosto de sedans vermelhos, desde que tenham viés esportivo
ExcluirAudi, BMW e Mercedes ficam muito bem nessa cor.
Mas o melhor mesmo sao os sedans Alfa Romeo 164 e 156 em vermelho.
It turned me on !
164 e 156 tem que ser vermelho!
ExcluirParabéns pela criativa foto da delicada flor contrastando com a agressividade do solo.
ResponderExcluirEla exemplificou bem o possível contraste entre conforto e esportividade.
Muito apertado atrás esse carro. Já penso o contrário do autor, não gosto dos meus passageiros mal acomodados.
ResponderExcluirVa de novo Corolla!
ExcluirO entre eixos foi alongado e ha muito espaço atras.
Ah, meu Deus! Quanta generosidade da sua parte...
ExcluirTaí um carro bem interessante e com um dos designs mais equilibrados, em minha opinião.
ResponderExcluir(Meio Off-Tópic): Bob e PK, no geral que carros são mais estáveis, sedans ou hatchs? Creio que o senso comum aponta para os sedans. Quando eu tinha um Ford Ka meus amigos torciam o nariz quando eu dizia que o carro é muito bom de curva e de chão, quem torcia mais o nariz eram os donos de sedans. Tenho vários amigos que compararam sedans muito por acreditar serem carros mais seguros. " Cadu
ResponderExcluirAnônimo 26/06/14 19:30
ExcluirEm princípio, os sedãs, pela estrutura mais forte e menos sujeitos a torção atrás, mas o hatches têm evoluído bastante nisso. Porém, quando se trata de pista esse fator não conta, pois a gaiola de segurança amarra a traseira e mais do que compensa o grande vão da porta de carga.
Lembrei do teu "teste da carteira", mas pelos teus comentários anteriores eu pensava que não existia mais diferença.
ExcluirPK
ResponderExcluirPor que voce nao gostou do Golf GTI?
Dizem que a pegada e fantástica!
Eu gostei, mas é um carro bem nervoso e mais duro para uso diário. E também é bem difícil extrair tudo que ele oferece, além do que tem uma parafernalha eletrônica em excesso para o meu gosto. O A3 é um carro mais equilibrado, com uma boa ose de esportividade e um conjunto muitíssimo equilibrado. Mas é claro que ficaria feliz com um GTi na minha garagem!
ExcluirAbraço
Os chiques que me perdoem, mas bancos de tecido são um charme! Melhor ainda o veludo, como o que vinha no "New" Civic, aquilo sim era poltrona!
ResponderExcluirPaulo, se puder me dizer, onde estas fotos foram tiradas?
Abraços.
Rafael
Rafael, estou contigo! Veludo é "O" revestimento para interior de carros. Este do Civic anterior era ótimo. Você chegou a ver o revestimento do Tiida básico? Um tipo de camurça sintética, bonito, confortabilíssimo. Acho que estes tecidos premium estão caindo em desuso por uma questão de custo. É uma pena...
ExcluirRafael, as fotos foram feitas num terreno próximo a Pirapora do Bom Jesus pertinho de São Paulo. Abraço
ExcluirSerá que foi só eu quem imaginou uma versão 2 portas, com o motor 5 cilindros 2.5 e uns 350cv, tipo um "A3 Coupe RS" ou mesmo "RS3 Coupe"? Caso a Audi não queira, pode ser algo com a potencia do A3 mais forte mesmo e tração dianteira que já deve ficar mais entusiasmante do que já é com os 180cv.
ResponderExcluirO carro é belo, o interior é maduro e o comportamento pareceu simplesmente brilhante, contudo, a impressão que eu tenho é que paga-se mais pelas 4 argolas do que pelo carro em si. Entendo que há todo uma excelência, atenção nos detalhes, tecnologia (de powertrain, principalmente), mas enquanto existirem modelos que façam o mesmo e com preços significativamente menores (ainda que sem os "detalhes" das marcas premium), ainda me sentirei no direito de ser muito dinheiro para um sedã desses.
Mas mesmo assim, quem compra certamente não se arrepende. Ótimo post PK!
Penso o mesmo Renato.
ExcluirO carro pode até ter "O" powertrain, mas como carro único (segundo carro é outra história) só o powertrain não é suficiente, o carro tem que carregar malas em viagens e ocupantes com conforto, especialmente na buraqueira que são as ruas e rodovias brasileiras...
E nesse sentido me parece que por 100 mil o Fusion é mais sensato que o A3 1.4 sedan e que por 120 mil o Classe C é mais sensato que o A3 1.8 sedan e talvez leve vantagem pela tração traseira (ainda que o motor seja sensivelmente menos potente, mas certamente muito)
Renato, muita potência é difícil de ser usada no dia a dia. Acho que 180 cv está num patamar bem interessante. Preço... que carro não e caro? Ao menos o conjunto mecânico do A3 é impecável em todos os sentidos. Uma máquina de precisão. As argolas custam caro sim! Abraço
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirGuilherme, Com certeza o Fusion é uma bela opção. No meu caso, prefiro carros mais compactos e não teria um Fusion ou um Altima, que também gostei muito. Quanto ao série C, é um modelo em final de vida. O custo benefício tem que ser melhor, mas há uma versão do A3 1.8 por 119 mil! Abraço
ExcluirPerfeição... é sintese do sedan: leve, aerodinâmico, robusto, confortável, eficiente, E a versão 1.4, em que pese ter apenas 122 cv (por que não os 140 do Golf?) tem melhor potência média, entrega melhor respostas desde as baixas rotações, mérito dos pequenos motores turbinados, com tecnologia de ponta. Não duvido que os 20 Km/l sejam possíveis, O problema é andar entre 100 e 120 Km/h numa nave dessas. Sério mesmo, se fosse para dar 95 mil num carro, muito melhor escolher um Audi A3 Sedan, do que um insonso sedan Japones, com sobrenome Altis! - Jesus do Nascimento.
ResponderExcluirFinalmente, o post do "Vermelhinho", rs... Sou entusiasta da marca. Tenho um A4 2006 e um A1 2011. Ambos comprados, já com anos de uso e preço acessível.
ResponderExcluirVárias das sensações experimentadas pelo Paulo, eu experimento sempre que dirijo o meu A1. Falo do A1, porque o motor é o 1.4 de 122cv, MEGA divertido. No A4, a sensação é bem diferente, pois o motor é o 1.8 de 180cv e principalmente, o cambio é o Multitronic (CVT) e não o S-Tronic (DSG), o que torna a brincadeira muito menos divertida (mas prazerosa, tanto quanto - apenas diferente).
Certamente, em 2016, eu tentarei comprar um A3 Sedan, 2014, que pelos meus cálculos, cairá de 94.000 para uns 70-74.000, tornando-se relativamente acessível, para um reles mortal...
Descobri o que era ter um Audi, com o meu A4. Não quero mais outra marca...
Também gosto do A1. Seria uma opção mais viável para o meu bolso. Abraço!
ExcluirBelo carro, aqui na minha cidade a Audi recebeu muitos deles evidenciando que foi bem aceito e que a saída será boa. Tinha um azul lindo exposto, vermelho, diversos pretos e o sem-graça prata (o carro some nesta cor), não vi nenhum branco.
ResponderExcluirÉ claro que a qualidade de acabamento do painel é melhor, e esse carro deve ser mesmo excelente. Porém, me desagrada este painel lembrar (estou falando do desenho) o painel do VW Gol.
ResponderExcluirussantos, te garanto que ao sentar num A3 você esquecera fácilmente do Gol!!! Abraço
ExcluirLembra mesmo, e olha que gosto de Gol, inclusive tenho um.
ResponderExcluirMichael Schumacher
Todos enaltecem os motores audi/vw 1.4 e 1.8 turbo, e os fiat com o 1.4 t de 152cv, levando emconta que os ultimos A3 1.8t já tinham 180cv, realmente não entendo ,em termos de caixa certo, o audi é um belo auto, mas todos tem a mesma cara,sendo muito parecidos
ResponderExcluirAgora são 180 cv no EA888 com muito mais torque e principalmente redução no consumo de combustível. Vendo que o A3 já teve um 1.8 T e os últimos 2.0 T passavam dos 200cv, o ganho em eficiência é muito bem vindo.
ExcluirKzR
Em fevereiro deste ano juntei umas "migalhas" e aproveitei a "promoção": comprei um A3 Sedan 1.8 Ambition (R$116.400,00). Quanto ao carro em si: harmonia entre sobriedade/esportividade, desempenho com economia, câmbio e motor feitos um para o outro, suspensão condigna com a proposta. Enfim, não foi à toa que o elegeram o carro do ano.
ResponderExcluirQuanto à brilhante matéria do PK tenho apenas uma observação a fazer sobre a seguinte afirmação: "O único senão é a posição do botão de volume do áudio, que deveria estar no volante, e foi parar em um lugar tão estranho.". SMJ (no 1.8 Ambition), o volume do áudio também pode ser ajustado no volante (lado direito), através do dedo polegar, simplesmente "rodando" o botão para cima (aumentar) ou para baixo (diminuir).
Um abraço a todos.
Ótima matéria PK, com belas fotos, por sinal.
ResponderExcluirConvencestes-me sobre as excelentes virtudes do A3 sedã. Fiquei curioso acerca desse ajuste ótimo de suspensão. Vou dar uma olhada com mais carinho nele - talvez se torne uma boa procura daqui a uns anos.
Também achei-o mais esguio e harmônico que o hatch. Ainda que a economia do 1.4T seja tentadora, o pacote mais interessante é o do 1.8T: ótimo (baixo) consumo e ótimo desempenho.
KzR
Conheci o AE recentemente e gostei muito de todas as matérias. PK sempre com observações muito honestas, parabéns. E o Bob Sharp eu já gostava muito de ler na 4R. Encontrá-lo por aqui foi realmente muito bom.
ResponderExcluirAchei interessantes as suas observações sobre consumo PK. Realmente é difícil avaliar um carro com boa potência e um câmbio fabuloso como este S-Tronic (DSG) e ainda se preocupar com o consumo. Eu costumo dizer que o que gasta gasolina não é o carro, e sim o motorista.
Mas tem carros que ajudam mais neste quesito é claro. Recentemente eu rodei 620km de estrada focado em economia. Ajustei o Golf 1.4 Tsi para o modo economia e lá se foram 6h50 de estrada. Resultado da brincadeira: 16,2 km/l
Fiquei muito satisfeito, mas devo dizer que a emoção não foi muito além disso. Para obter este resultado foi preciso usar quase o tempo todo o piloto automático, inclusive nas retomadas de velocidade, que ficaram leeeeentas devido ao ajuste para economia.
Mas aí está um grande mérito da união motor + câmbio + software de gerenciamento do piloto automático. Deixando a máquina fazer tudo sozinha eu devo ter ganhado pelo menos 2 km/l a mais do que se fosse pelo pé e pela emoção de acelerar.
Assim como você, eu também fiquei curioso para saber o que aconteceria com o Audi 1.4T e também com o Audi 1.8T em relação à economia.
Na verdade eu tenho um palpite. Se você colocar todo mundo para andar exatamente igual, acelerar exatamente igual, etc. No final teremos um empate técnico. A única diferença vai ser que quando exigido o 1.8T vai entregar mais desempenho, mas a cobrança virá no consumo pois no fundo não há almoço grátis.
Christian Bernert
Muito boa essa sua avaliação PK!
ResponderExcluirAgora, o que é INADMISSÍVEL e,não dá pra aceitar,é um carro desse nível e preço da Audi, vir sem sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.Não estou falando nem em câmera de ré!
O carro pode ser uma maravilha, mas deixo de compra-lo, simplesmente pela ''MESQUINHARIA'' da Audi, economizar em um acessório tão barato para o fabricante e, de tremenda ajuda para os condutores desses veículos na hora de estacionar e, evitar futuros arranhões nos parachoques e, em carros de terceiros.Não consigo entender.