Reinauguração de Goiânia teve casa cheia (foto Duda Bairros) |
Investimento
de R$ 57 milhões transforma autódromo em parque público, reinauguração da
pista com prova de Stock Car mostra que cidade pode se firmar como novo pólo do
automobilismo regional
A aparência da pista original em 1974 (foto Nobres do Grid) |
Inaugurado
em 1974, o Autódromo Internacional de Goiânia refletia a popularidade e o apelo
que o automobilismo nacional desfrutava graças às conquistas de Emerson
Fittipaldi e os resultados que Wilsinho Fittipaldi e Carlos Pace conseguiam no
cenário internacional quatro décadas atrás. Desde então muita coisa mudou, muitos carros passaram por esse asfalto e pouco, muito pouco mudou no interior das
torres de controle do esporte, provocando uma deterioração marcante nesse
universo. A remodelação da pista goiana, agora oficialmente batizada de
Autódromo de Goiânia, pode consolidar um renascimento deste segmento que
emprega milhares de profissionais em diversas áreas e ajuda a formar pessoas
que sabem da importância do comprometimento e da ética.
Segurança marca a pista Goiana (foto Fernanda Freixosa) |
Alencar Jr. (esq.), Vítor Genz e Edmar Ferreira (foto Duda Bairros) |
Quarenta
anos atrás a pista goiana chegava com requintes inexistentes nas pistas
brasileiros: acomodações para mecânicos no piso superior dos boxes, rampa para
descarregar carros de corrida então transportados em caminhões geralmente não
apropriados para este fim e amplas áreas de escape. Quatro décadas mais tarde o
projeto de transformar a área — outrora isolada da cidade e hoje próxima a
condomínios de luxo —, em um parque público com espelhos d´água e jardinagem
adequada a uma área de lazer está próximo de ser concluído, o que deixou a
maioria dos que foram à Goiânia trabalhar na quarta etapa da Stock Car 2014 com
vontade de voltar.
Dentro
de dois meses a categoria volta a Goiânia com a disputa da prova mais esperada
da temporada: a Corrida do Milhão, evento criado pelo publicitário Nizan
Guanaes e que deu uma nova dimensão à Stock Car brasileira. O fato inédito
desta competição ser disputada no mesmo traçado de sua etapa anterior valorizou
ainda mais a disputa do último fim de semana. Entre outras coisas, as duas
largadas de domingo evidenciaram o acerto crítico dos carros de Cacá Bueno e
Daniel Serra (ambos tiveram o pneu traseiro esquerdo estourado) e a dificuldade
de entendimento entre os dois sistemas envolvidos no novo comando
eletroidráulico de troca de marchas.
Cacá (acima) e Serrinha, problemas com pneu (foto Bruno Terena) |
As
duas empresas envolvidas nesse equipamento — Magneti Marelli e Bosch — não
conseguiram solucionar as falhas que impedem o perfeito funcionamento do
acionamento de troca de marchas nas reduções de velocidade, problema que já
causou acidentes a vários pilotos e queixas da maioria. Curioso é que a
XTrac, empresa australiana que fabrica a caixa de câmbio padrão, tem seu
próprio sistema de acionamento, opção que por alguma razão foi deixada de lado
em favor do sistema Marelli. O único ponto aceito pelos pilotos é que esse
fenômeno acontece especialmente quando as reduções de marchas são feitas com o
carro passando por ondulações (bumps) no asfalto; posto que a existência de
pistas totalmente lisas é algo cada vez mais raro já se considera no paddock da
Stock Car a possibilidade da categoria voltar a usar o trambulador mecânico que
era norma até o ano passado.
O novato resistente e o veterano de fôlego
Fraga venceu a corrida de 40 minutos (foto Fernanda Freixosa) |
Na
pista o novato Felipe Fraga, piloto mais mais jovem da categoria, saiu-se
melhor na primeira largada enquanto na segunda o já veterano Thiago Camilo foi
o melhor. Enquanto na prova de 40 minutos foi o desgaste de pneus e um acidente
envolvendo oito carros na primeira curva após a largada que forjaram o
resultado, na corrida de 20 minutos a quantidade de combustível ainda
disponível no tanque deu o tom da classificação final. Destaques do dia foram
Bia Figueiredo, que travou boa disputa com Thiago Camilo na primeira prova e
terminou em 11º,e Vitor Genz,
um dos novos valores da Stock Car, que obteve seu primeiro resultado entre os primeiros 10 ao terminar a segunda prova em nono lugar.
Camillo dominou a prova de 20 minutos (foto Duda Bairros) |
Resultados:
Corrida
1 - 1 º) Felipe Fraga (Vogel Motorsport),
27 voltas em 42min07s945; 2º) Átila
Abreu (Mobil Super Racing), a 4”431; 3º) Ricardo Mauricio (Eurofarma
RC), a 5” 882; 4º) Diego Nunes (C2 Team) – a
7”530; 5º) Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 7”651; 6º) Allam Khodair
(Texaco/Full Time Sports), a 14”279; 7º) Marcos Gomes (Schin Racing Team), a
17”747; 8º) Luciano Burti (Vogel Motorsport), a 23”455; 9º) Rubens Barrichello
(Medley/Full Time Sports), a 28”283; 10º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a
33”116. Corrida 2 - 1º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 16 voltas em
22min45s810; 2º) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 3”989; 3º) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 14”512; 4º)
Luciano Burti (Vogel Motorsport), a 15”017; 5º) Valdeno Brito (Shell Racing), a
16”924; 6º) Sergio Jimenez (Voxx Racing Team), a 17”573; 7º) Antonio Pizzonia
(Prati-Mico's Racing), a 17”827; 8º) Cacá Bueno (Red Bull
Racing), a 22”108; 9º) Vitor Genz (Boettger Competições), a 26”709; 10º)
Max Wilson (Eurofarma RC), a 30”654. Posições
no campeonato: 1º) Marcos Gomes, 64 pontos; 2º)Valdeno Brito, 62; 3º)Átila
Abreu, 59; 4º) Sérgio Jimenez, 58; 5º)Júlio Campos, 55
Coelho vai devagar e chega longe
Coelho Jr. lidera Brasileiro de Turismo (foto Fernanda Freixosa) |
O
mineiro Edson Coelho Júnior não se impressionou com o ritmo de corrida do
gaúcho Márcio Campos, vencedor das duas provas da categoria Turismo em Goiânia,
e graças a um terceiro e um segundo lugares assumiu a liderança do certame,
considerado uma categoria de acesso à Stock Car. Resultados
– Sábado: 1º) Marcio Campos,17 voltas em 27’24”882; 2º) Raphael Abbate, a
0”722; 3º) Edson Coelho, a 3”408; Domingo: 1º) Márcio Campos, 23
voltas, em 37’31”037; 2º) Edson Coelho, a 0”611; 3º) Guilherme Salas,
a 8”330, Posições no campeonato: 1)
Edson Coelho Jr, 75 pontos; 2) Guilherme Salas, 74; 3) Pedro Boesel, 73. Próxima etapa: 2 e 3 de agosto,
Goiânia (GO).
Indy: Helinho de vinga em Detroit
Helinho agora é vice-líder na Indy (Foto Chris Jones) |
Uma
semana após terminar a 500 Milhas de Indianápolis em segundo lugar por uma das
menores diferenças para o vencedor os 94 anos da historia da competição, Hélio Castro Neves foi o ganhador a corrida de domingo da rodada de
Detroit válida pelo campeonato de IndyCar. Com a vitória, uma pole position e
87 pontos acumulados no fim de semana, o brasileiro assumiu a vice-liderança do
certame. Foi a primeira vitória do piloto do Team Penske na temporada, a 29ª de
sua carreira na Indy; a equipe também venceu no sábado, com Will Power, atual
líder do campeonato. Tony Kanaan foi o terceiro nesta prova.
Resultados na Indy no fim de semana: Sábado - 1) Will Power; 2) Graham Rahal; 3) Tony Kanaan; 4) Justin Wilson; 5) Hélio Castro Neves. Domingo – 1) Héio Castro Neves; 2) Will Power; 3) Charlie Kimball; 4) Scott Dixon; 5) James Hinchcliffe. Campeonato: 1) Power, 326 pontos; 2) Castro Neves, 307; 3) Ryan Hunter-Reay, 299; 4) Pagenaud, 247; 5) Andretti, 227. Próxima etapa: 7/6, Firestone 600, no oval de Fort Worth, Texas.
WG
A coluna 'Conversa de pista" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
Quem assistiu a corrida da Stock neste final de semana não se arrependeu. Tivemos muitos pegas interessantes, mas acredito que o asfalto novo foi um dos responsáveis por tantos estouros de pneus. Acho que algumas equipes não encontraram um bom acerto na cambagem da suspensão, de modo que isso deve ter feito com que os carros consumissem mais borracha do que o esperado.
ResponderExcluirE nesta prova de Goiania, destaque para Rubens Barrichello e Bia Figueiredo. O primeiro, se não foi tão bem na primeira bateria, demonstrou toda sua experiência ao conduzir o equipamento de maneira técnica e conquistou um bom 2º lugar. Quanto à Bia, largou em 27º e terminou em 11º - beneficiada por muitas quebras é verdade, mas também conquistando várias posições no braço.
Que venha a corrida do milhão!!
Goiânia é uma cidade de autoentusiastas, o povo goiano adora qualquer tipo de esporte a motor, eu que sou da terra, sei bem o quanto gostamos de máquinas, e isso aqui, não é coisa só para macho, as belíssimas mulheres goianas se amarram em velocidade e correm também... deixam muitos marmanjos "no chinelo".
ResponderExcluirA stock este ano esta muito boa. Corrida espetaculares vale muito a pena assistir.
ResponderExcluirGoiânia precisava deste "novo" autódromo, muito bom.
E pensar que a especulação imobiliária quase acabou com o autódromo de Goiânia. Sorte que os entusiastas foram mais espertos que os picaretas e conseguiram fazer essa incrível reforma.
ResponderExcluirEnquanto isso, em Brasília, seguem os planos da "reforma" que destruirá o traçado para fazer uma pista genérica...
muito legal ver isso acontecendo no ano de copa, o traçado da pista parece bem divertido, com exelentes curvas de alta. Lembro que essa pista recebeu o grande premio brasil de moto GP
ResponderExcluirA Stock é uma boa categoria. É possível se divertir acompanhando a mesma. Tivemos boas disputas entre todos os pilotos, mas o destaque vai para o jovem Felipe Fraga. Parece que tem potencial para voos mais altos. Espero que gerenciem bem sua carreira.
ResponderExcluirMais uma vez venho comentar sobre outra excelente prova da NASCAR Sprint Cup. Outro show de Jimmie Johnson, pulverizando um falso favoritismo de Kyle Busch, pois o mesmo havia vencido nas categorias de baixo (Truck e Nationwide), onde ele gosta "cantar de galo". Já na Cup ele vira um franguinho despenado.
Enquanto isso no Rio de Janeiro . . .
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