A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
apresentou na 5ª feira da semana passada, em São Paulo, o desempenho da indústria
automobilística em maio. Os dados apontam estabilidade no licenciamento: a
diferença entre os 293,4 mil autoveículos comercializados no quinto mês de 2014
e os 293,2 mil de abril do mesmo ano não chegou a 200
unidades.
Na comparação
com os 316,2 mil autoveículos de maio do ano passado houve retração de 7,2%. No
acumulado do ano, com 1,40 milhão de produtos negociados em 2014 contra 1,48
milhão no ano passado, a redução é de 5,5%.
A produção de
autoveículos dos cinco primeiros meses do ano mostra declínio de 13,3% ao se
comparar as 1,35 milhões de unidades fabricadas neste ano com as 1,56 milhões de
2013. Só no mês de maio deixaram as linhas de montagem 282,5 mil veículos: alta
de 1,9% com relação as 277,1 mil unidades fabricadas em abril e queda de 18% no
comparativo com maio do ano passado, que registrou 344,5 mil
veículos.
Já as
exportações em maio ficaram 0,6% abaixo do registrado em abril — foram 35,2 mil
contra 35,4 mil — e 27,7% menor ante o resultado de maio de 2013, quando
deixaram o País 48,6 mil produtos. As 145,7 mil unidades exportadas nos cinco
primeiros meses deste ano representam 31,6% de recuo se comparadas com as 212,9
mil de igual período do ano passado.
A Volkswagen reassumiu o segundo posto nos licenciamentos e a Renault se aproxima da Ford na busca do quarto lugar no mercado, com uma diferença de participação de menos de 1 ponto porcentual; a marca do losango nunca esteve tão perto da do oval azul antes. E pela primeira vez as Quatro Grandes — Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen — detêm menos de 65% do mercado brasileiro.
A Volkswagen reassumiu o segundo posto nos licenciamentos e a Renault se aproxima da Ford na busca do quarto lugar no mercado, com uma diferença de participação de menos de 1 ponto porcentual; a marca do losango nunca esteve tão perto da do oval azul antes. E pela primeira vez as Quatro Grandes — Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen — detêm menos de 65% do mercado brasileiro.
Resumo dos licenciamentos:
Licenciamento
total de veículos leves - maio 2014
|
|||||||
Fabricante
|
Autos
|
Com. leves
|
Total
|
%
|
|||
Posição
|
|||||||
1º
|
Fiat
|
39548
|
16393
|
55941
|
20,09
|
||
2º
|
VW
|
40524
|
9607
|
50131
|
18,01
|
||
3º
|
GM
|
39802
|
9109
|
48911
|
17,57
|
||
4º
|
Ford
|
17374
|
7004
|
24378
|
8,76
|
64,424
|
4
grandes
|
5º
|
Renault
|
16082
|
5625
|
21707
|
7,80
|
||
6º
|
Toyota
|
10970
|
5667
|
16637
|
5,98
|
||
7º
|
Hyundai
BR
|
14709
|
0
|
14709
|
5,28
|
||
8º
|
Honda
|
10178
|
543
|
10721
|
3,85
|
||
9º
|
Outras
|
2935
|
4904
|
7839
|
2,82
|
||
10°
|
Nissan
|
4495
|
857
|
5352
|
1,92
|
||
11º
|
Mitsubishi
|
353
|
4737
|
5090
|
1,83
|
||
12°
|
Hyundai
Imp
|
915
|
3993
|
4908
|
1,76
|
||
13º
|
Citroën
|
4739
|
142
|
4881
|
1,75
|
||
14º
|
Peugeot
|
3407
|
234
|
3641
|
1,31
|
||
15º
|
Mercedes
|
882
|
904
|
1786
|
0,64
|
||
16º
|
Audi
|
763
|
546
|
1309
|
0,47
|
||
17º
|
Iveco
|
0
|
327
|
327
|
0,12
|
||
18º
|
Mahindra
|
0
|
77
|
77
|
0,03
|
||
19º
|
Subaru
|
12
|
51
|
63
|
0,02
|
||
20º
|
Agrale
|
0
|
0
|
0
|
0,00
|
||
207688
|
70720
|
278408
|
100,00
|
||||
Fonte:
Anfavea
Ae
Redação
|
Comerciais leves são veículos tipo picape e furgão, certo? Penso, por exemplo, em VW Saveiro e Fiat Fiorino, estou certo? Vi que Honda e Subaru venderam 543 e 51 comerciais leves, respectivamente. Quais os carros dos portfólios das marcas japonesas são considerados comerciais leves?
ResponderExcluirSUV´s também são considerados comerciais leves na classificação da Anfavea.
ExcluirObrigado, agora faz sentido. Achei que os CR-Vs vendessem mais na linha HOnda...
ExcluirImpressão sua. É que um SUV na rua incomoda muita gente hahaha.
ExcluirBruno Hoelz
ExcluirSão comerciais leves:
Honda: CR-V
Toyota: Hilux, Hilux SW4 e Lexus Rx350.
A informação é da Anfavea.
ORra, os SUVs não incomodam ninguém, mas alguns motoristas (motociclistas, ciclistas, pedestres...) sim!
ExcluirObrigado Bob, acredito que, segundo a lógica da Anfavea, as unidades comerciais leves da Subaru sejam todos Forester.
Gosto de reparar na tabela de vendas observando um critério que escolhi que é de carros com preço acima de 50 mil reais, que é uma faixa que atualmente separa os populares. Acho que pouca gente tem o hábito de olhar por outros prismas.
ResponderExcluirNo acumulado 2014 está dando 1o Honda Civic, 2o Ecosport, 3o Toyota Corolla, 4o Renault Duster e 5o Honda Fit.
No ano 2013 o mais vendido foi Ecosport em 1o e Civic em 2o.
Entre montadoras a marca mais vendida nesse "segmento" é a Honda. A Ford vai bem nessa lista vendendo Focus e Ecosport. Obs. Excluo caminhonetes porque muitas são 2 lugares e portanto esses considero como outro uso.
Roberto Mazza
50 mil ta fora da minha faixa
ExcluirPara mim no Max 35 mil
Fico nos 1.0 da vida , mas saio de carro 0km
Como disse o Bob :
O melhor carro e o carro 0km
Impressionante o declínio da Ford..., a diferença entre ela e a Ranault já baixou de 1% (isso sem o novo Sandero, que se não vier com um aumento exagerado deverá vender tal qual pão quente, haja visto que a versão antiga ainda consegue se manter bem vendida) e olha que a Renault comete erros primários como não disponibilizar a opção do motor 1.6 16v para Logan e Sandero (na contramão do mercado) e se ignorarmos os comerciais leves a vantagem será menor ainda. Pra mim, deste ano não passa a queda da Ford pra 5.a colocação (no mínimo), ou alguém lá dentro acorda, ou a coisa vai ficar (ainda mais) complicada... Seus carros antigos não tem preço suficientemente competitivos e os modernos são caros, assim fica difícil...
ResponderExcluirRealmente uma pena. A Ford parece estar letárgica há anos.
ExcluirE será que em algum momento no Brasil a Ford deixou de ser letárgica ?
ExcluirSempre na lanterninha das grandes .
Durante anos se agarrou ao varetado CHT que se bobeasse iria equipar ate o Galaxie/Landau
Hoje considero que a Ford tem ótimos produtos , modernos e alinhados a nível global. Estão ai o Fiesta e o Focus Mk3 sempre muito elogiados pela imprensa especializada e por seus donos
Mas a Ford faz forca para estragar o que e bom!
Pôs venda péssimo e manutenção muito mais cara que a concorrência.
Eu se fosse funcionário Ford taria muito preocupado com meu emprego!
Acho que vocês esqueceram que a Ford está em mudança de linha. Com a chegada do novo Ka, os numeros se normalizarao.
ResponderExcluirNao deixa de ser verdade
ExcluirMas a meu ver , por toda a vida , eles sempre tem uma desculpa
Depende muito do preço..., o antigo Ka nunca foi um "campeão de vendas", e eu acho que o novo Ka vai chegar nivelado por cima..., ou seja a preço de HB20, aí não tem como "salvar" as vendas do resto da linha... e quanto a mudança de linha, honestamente ouço isso desde que os novos Fiesta surgiram (também nivelados por cima em termos de preço). Concordo que a Ford é letárgica..., mas no que se refere aos seus produtos eu, pessoalmente, gosto...
ExcluirSe considerarmos o grupo Renault+Nissan, a Ford ja ficou para trás, Bem como a PSA vai para 9º
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