A avaliação de ontem do JAC J6 gerou comentários muito desagradáveis, como eu receber presente (jabá, no jargão jornalístico) para falar bem do carro ou se tratar de publieditorial, isto é, matéria paga, quando só se pode elogiar o produto. Um leitor até disse isso ser compreensível, uma vez eu precisava me remunerar do tempo dedicado ao blog.
No caso em pauta, é como se esses leitores não admitissem que já se fabricam na China bons automóveis, preferindo generalizar por meio do preconceito. Sua falta de cultura automobilística talvez seja o motivo de não entenderem que se pode criticar mantendo a análise em bom nível.
Tivessem esse tipo de cultura, obtida principalmente pela leitura de publicações estrangeiras - como faço desde os primeiros anos da adolescência - saberiam que existe ou existiu um plêiade de jornalistas automobilísticos notáveis como Paul Frère, L.J.K. Setright, Tom McCahill, Laurence Pomeroy, Claude Vogel, Jan P. Norbye, Jim Kenzie, Don Schroeder, para citar alguns nos dois lados do Atlântico. Aqui, igualmente valorosos, José Luiz Vieira, Claudio Carsighi, Fernando Calmon, Roberto Nasser, Expedito Marazzi, Emilio Camanzi, José Rezende Mahar. Se tivessem lido um teste de um desses saberiam que automóvel se analisa e se conta para os leitores como são, dentro de todo o embasamento técnico. Preconceito é uma palavra que não existe para nós
.O nosso jornalismo - o automobilístico - difere de todos os outros por sua característica ímpar de não se aprendê-lo na escola. Já nasce conosco. O que se adquire com o passar dos anos é conhecimento de produto, técnica do automóvel, sua história, o que leva ao nosso melhor desempenho. Horas de vôo, com se diz na aviação, contam e muito.
Uma releitura dos posts-avaliação dos veículos, meus, do Arnaldo e de outros, mostrará que criticamos, sim, mas com base e, principalemente, sem deboche. Todo automóvel e todo fabricante merece respeito.
Quanto aos comentários de autoria anônima, estamos considerando a possibilidade de mudar a sistemática. De ontem para hoje vários leitores - muitos já podemos até chamar de amigos - nos escreveram estimulando a medida e até sugerindo modos de fazê-lo, aos quais aproveito para agradecer.
Vamos observar um pouco mais a qualidade da participação dos anônimos antes de tomar a decisão.
O AUTOentusiastas, próximo de completar três anos (este mês), nasceu com o objetivo de compartilhar conhecimento automobilístico e informar a respeito de tudo o que se relaciona com o automóvel, e isso inclui até mesmo politica, parte inseparável dele.
Continuaremos assim, sentimos que a receita está certa.
Bob Sharp
Editor
Esse tipo de gente – anônimo, metido a engraçadinho – existe em todo lugar. Esqueça esses imbecis. Se querem ser levados à sério deveriam se identificar. Aos que insistem em ser anônimos, o moderador tem todo o direito de intervir.
ResponderExcluirBob, parabenizo pelo editorial publicado e agora, postando como anônimo propositalmente, peço que mantenha a comunicação sem restrições, mesmo para aqueles que não desejam se identificar, o famoso leitor casual.
ResponderExcluirAcredito que existem (muitos) leitores ruins, os trolls no jargão atual da internet, e esses deveriam ser sumariamente eliminados, por uma censura feita a cada comentário recebido, independente de serem anônimos ou não.
Sobre o carro e avaliação, todo o preconceito alimentado contra os chineses cai por água abaixo quando o bagunceiro comentarista em questão olha o verso do televisor da sala e vê "made in china".
Em último comentário, está melhor o dono de um chinês com ar condicionado que a bordo de um básico "nacional" (lembrando que são poucos projetos 100% nacionais).
Mais uma vez, ótima postagem Bob !
ResponderExcluirVejo isso acontecer em um forum onde participo, cada vez mais, muitos tem que pagar pela idiotice de muitos, com regras mais duras e atuação mais intensa dos moderadores.
Uma pena que tantos prefiram criticar a avaliação somente pelo fato do carro ser chinês (e parecem que não leram o texto onde vocês fizeram sim críticas aos pontos negativos dos JAC) e depois fiquem choramingando que as montadoras nacionais fabricam carros ruins, pouco equipados e caros.
Nada está bom pra eles, o que importa é encher o saco.. estes são os famosos Trolls da internet.
Continuem com o bom nível do Blog por favor, o comentário do Arnaldo lá no outro artigo foi perfeito.
T+ !
Bob,
ResponderExcluirSe isto servir de consolo, o José Rezende - Mahar, ao avaliar o J6 também recebeu o mesmo comentário... :(
Muito provavelmente os comentários tenham vindo da mesma pessoa...
Respeito muito o amigo e tenho muita admiração pelo teu trabalho.
Além do mais, a fase chinesa de fazer béns de qualidade questionável tenha ficado lá nos anos 80... Agora é a hora de a China engolir todos aqueles que antes zombavam de seus produtos mal acabados...
Enquanto nós ríamos dos produtos chineses, eles aprendiam a fazer coisas boas, ao custo de muita tentativa e erro... agora é a hora de ver quem ri por último... temos é que aprender muuito com os chineses.
Se prepara, Bob, pois o ABC vai ter o mesmo destino que o Vale dos Sinos teve quando da abertura do mercado nos anos 90... Naquela época o calçado chinês entrou com tudo e arrasou a forte indústria calçadista gaúcha... Será que o carro brasileiro não é a bola da vez??
Boa Bob
ResponderExcluirCaro Bob,
ResponderExcluirComo leitor assíduo do blog, aprovo a linha editorial usada por vocês e endosso qualquer medida, banimento dos comentários anônimos por exemplo, que vocês venham a tomar para manter a qualidade do trabalho de vocês. Gosto tanto desse espaço que estou lendo os posts anteriores à minha descoberta da existência do blog.
Embora não os conheça pessoalmente, você e os demais autores, não é demais quando você se refere a esse espaço como um local de encontro entre amigos. Me sinto como um amigo, final, vocês sempre me responderam e compartilharam seus conhecimentos de uma forma atenciosa e camarada.
Parabéns pelo trabalho de vocês e muitos anos de sucesso pela frente!
Um grande abraço.
Bob,
ResponderExcluirTambém acredito que banindo publicações anônimas diminua certos comentários infelizes, não dê ouvidos a comentários infundados, apenas os ignore.
Venho agradecer a toda equipe Autoentusiasta pela disposição em nos manter informados gratuitamente com publicações com excelente nível.
A receita está certa desde os primeiros posts, o sucesso não é por acaso - e como todo caso de êxito - sempre existe uma certa inveja ou fator de atrair pessoas que querem apenas bagunçar o coreto.
ResponderExcluirSugiro a estes que revejam a monumental carreira do Bob para terem idéia de que com quem estão dividindo letras. Todos os outros colunistas também são redatores de altíssimo quilate, mais uma vez repito: autoentusiastas é coisa diferenciada!
Mister Fórmula Finesse
Certamente se pode fazer uma avaliação da J6 ressaltando seus pontos positivos, mas apelar e dizer que quem não gostou da avaliação não tem cultura automobilística é bem exagerado.
ResponderExcluirNa verdade, acredito na liberdade de expressão, desde que os envolvidos no colóquio ao tentar fazer prevalescer sua tese, argumentem sobre o tema, ao invés de atacar o interlocutor, como forma de impor sua crença. Os que assim fazem, agem como ditadores e com suas mentes fechadas, impedem o progresso. Os textos do blog são de um nível muito elevado e mesmo os textos técnicos, que tem tudo para serem maçantes acabam se tornando uma experiência prazeirosa. Parabéns aos editores e continuem assim!
ResponderExcluirApoiado.
ResponderExcluirCriticar sem critério ou embasamento tecnico de algo que não tem conhecimento é ignorancia, apesar de ainda ter um pequeno pre-conceito a carros chineses,não me sinto a vontade de falar mal de algo que não conheço, estou lendo e me interando para depois emitir uma opinião, quanto ao desing a J6 já me agradou.
ResponderExcluirBob
ResponderExcluirSabe o que é pior?
É que esses bobões acabaram por conseguir o que tanto buscam: Que se fale deles, ou seja, estão aí para "causar", como alguns costumam dizer.
Nada como pegar o bêbado pela orelha e chutar-lhe os fundilhos porta afora do boteco.
Sempre tem um F.D.P. desses.
ResponderExcluirEsses que criticam devem ser os mesmos que em encontro de carros antigos por exemplo, ficam com inveja e bota a mãozona no vidro do carro para ver o interior "muito louco", "irado".
Aos Autoentusiastas da casa, vocês são ótimos, a receita tem sido acertadíssima e é deliciosa de ler.
ResponderExcluirGosto justamente da posição parcial sobre os assuntos abordados, afinal vocês são pessoas com princípios e valores e carregam muita experiência de vida.
Bob, voce já tem o meu respeito à muito tempo, não precisa provar nada.
Por mim, podem eliminar o post anônimo, quem quiser postar, crie uma conta, é rápido e simples.
ResponderExcluirConfesso que quando li seu comentario sobre o bom acabamento pensei em sandice, nao em jaba. Mas, checando a foto da porta traseira, de fato parecia um bom acabamento, ainda que nao se podia ver a qualidade das juncoes de chapas numa foto tao pequena. Entao, lhe dei o beneficio da duvida, ja que voce examinou o carro e eu nao.
ResponderExcluirContinue o bom trabalho!
Bob,
ResponderExcluirAinda não havia visto os comentários ao post sobre o JAC. Agora que os vi, creio que a exigência de identificação para postar comentários seria mais do que justificada.
Tenho dado uma olhada recentemente em alguns sites automotivos brasileiros muito conhecidos, e o que mais se vê no espaço destinado aos comentários são baixarias e trollagens da pior espécie. O conteúdo desses sites até que é bom, mas o baixo nível dos comentários joga tudo para baixo.
Como já observado por outros leitores, o AUTOentusiastas tem características de uma comunidade online. E participar de qualquer comunidade pressupõe respeito aos demais participantes, e principalmente aos anfitriões.
Abraços,
Paulo Levi
Bob, faltou o seu nome na lista dos grandes repórteres. Conheço você indiretamente desde 1992 (aos 8 anos) quando li a Quatro-Rodas da F40 e o nome desse "americano" ficou guardado na memória.
ResponderExcluirAcredito que eliminar os anônimos não impedirá os comentários daqueles que só querem gerar polêmica, já que é possível se inventar um usuário e "enganar" o sistema. O melhor mesmo é a moderação, como acontece com os fóruns.
O Blog AUTOentusiastas é como um bom vinho: quem bebe precisa entender e ter sensibilidade, senão parece que todos os vinhos são iguais.
Aproveito para agradecer a todos os outros amigos colunistas. Espero que os meus humildes textos um dia sejam tão bons quanto os seus.
Caro Bobo Sharp: sempre apreciei suas análises , aprendi muito lendo seus artigos e dizer que é jabá é no mínimo besteira, você criticou os itens que não gostou,não foi tendencioso, mas, deu pra perceber que os veiculos chineses estão evoluindo, tal qual os japoneses fizeram no passado, carro japones era sinonimo de carro feio, aos poucos eles cresceram e hoje tem estilo próprio e a fama de inquebráveis, quem subestimar os chineses vai se arrepender no futuro.
ResponderExcluirnão vi jabá na avaliação. na minha leitura, pareceu a avaliação de um carro como qualquer outro. o que achei um tanto absurdo é que esse carro, por ser chines, nao possa ser como qualquer outro. de minha opiniao, torço para que deem certo, que sejam bons e mantenham os preços e os opcionais. porem, só o tempo podera consagrar ou condenar de fato os carros chineses, mas baseado em fatos, nao em preconceitos. e no mais, qualquer um que quizer se tornar inquisitor baseado no "conhecimento do povo" pode cometer o mesmo equivoco que cometeu poncio pilatos: o de mandar matar jesus e soltar barrabás.
ResponderExcluirCensurar os anônimos é adotar a mesma tática mesquinha de um determinado país sul-americano: paguem todos por causa de alguns.
ResponderExcluirPeço mais reflexão.
Para aqueles que tecem críticas aos carros (ou qualquer produto) chinês, alegando que na China os trabalhadores são explorados e recebem salários baixos, sugiro a leitura do artigo de Carlos Alberto Sardenberg publicado hoje no Estadão:
ResponderExcluirhttp://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-brasil-ficou-muito-caro,758484,0.htm
De onde se conclui que o salário pago na China não é tão mais baixo que o salário brasileiro, porém ele não carrega a altíssima carga de impostos que tanto dificulta a vida dos empresários brasileiros.
Ou seja, não se pode mais criticar ou elogiar um carro chinês na base do preconceito. Os chineses estão dominando o mercado pois contam com qualidade aliada a uma moeda competitiva, onde as empresas conseguem se financiar com juros baixos.
Por isso, quando leio um post do Bob Sharp sob a JAC Motors, não tenho razão alguma para duvidar de sua idoniedade.
Outra marca sob o comando dos chineses, que ganhará uma bela fatia do mercado brasileiro será a MG. Vi um modelo de perto e posso atestar que o acabamento não deixa nada a desejar frente a qualquer marca européia ou americana.
O custo da mão-de-obra brasileira, comparada com a americana, no meu setor (energia) é o dobro da americana. Isso graças à taxa de cambio, e aos mais de 100% do valor dos encargos.
ResponderExcluirInfelizmente na internet existe muito covarde que se aproveita do suposto “anonimato” para falar besteiras e criticar qualquer coisa, gente covarde que não teria a mesma coragem de falar essas coisas frente a frente na vida real. Esse tipo de gente deve ser tratada como criança mimada, sendo ignorada... Quando criança mimada faz birra é só a gente ignorar que o pequeno vai chorar e chorar até perceber que “fazer manha” não funciona, depois disso o bacuri nunca mais faz pirraça.. Responder a esse tipo de gente é só dar mais motivos para que o infeliz poste...
ResponderExcluirNão adianta esquentar a cabeça com esse tipo de gente não Bob, se for possível coloque os comentários para pré aprovação, assim só será publicados os comentários que vocês acharem interessantes.
Parabéns pelo trabalho, considero o Auto Entusiastas um dos melhores blogs sobre Automóveis e assuntos relacionados...
Eu apoio o Blog Autoentusiastas, seus editores e sua autonomia. Parabéns.
ResponderExcluirColoca o Intense Debate, como tem no NA ou no Jalopnik. É muito melhor e dá para os usuários interagirem de forma mais objetiva.
ResponderExcluirPosto como anônimo por ser mais simples. Adianta usar um nome falso ou email fake? Que eu saiba dá no mesmo. O que vale na prática são os ip's atribuidos a cada post.
ResponderExcluirTambém concordo em acabar com estes anônimos, não vejo motivo para ficarem escondidos.
ResponderExcluirAlguém gostaria de ler um post sem assinatura?
A essência do que se escreve é de quem assina, dando personalidade ao que está escrito.
Parabéns ao Bob e equipe, continuem assim.
Muita gente aproveita o anonimato da internet, para escrever coisas só para causar tumulto. Aprendi, há muito tempo com os meus pais, a respeitar as outras pessoas. E isso faz muita falta na net.
ResponderExcluirCom o anonimato, muitos entram em sites, blogs ou foruns apenas com a intenção de denegrir o trabalho de quem disponibilizou o conteúdo.
Eu sou um fã do Bob, entretanto não concordo com tudo que ele escreve. Por exemplo, sou a favor dos airbags e contra o cigarro, mas nem por isso saio criticando o Bob por ter opinião contrária à minha. Respeito a posição dele e compreendo. Cada um é cada um.
Toda vez que entro no blog (e faço isso diariamente), fico feliz com cada texto novo, de todos os blogueiros (é assim que se chama?).
O Arnaldo foi muito feliz em seu comentário, ao dizer o que o Bob já citou, que hoje não existe este ou aquele carro problemático. Todos estão mais ou menos no mesmo patamar. Mas tem muita gente que é fã de determinada marca, e todo o resto não presta. Para esse tipo de fanático, eu também sou a favor do cancelamento da postagem anônima. Aliás, sou contra toda e qualquer forma de fanatismo. Gente brigando por causa de carro, time de futebol e etc... se este ou aquele anônimo tem as suas frustrações, sugiro que abram um blog exclusivo, postem seus textos por lá e deixem os entusiastas aproveitarem este blog.
Antonio Pacheco, não exageremos. Já vi posts identificados piores que a maioria dos anônimos. O que fazer neste caso? Barrar todo mundo?
ResponderExcluirOs administradores do blog podem remover textos ofensivos.
Por quê não ir por aí?
Acredito que deve-se dar ao menos o benefício da dúvida antes de julgar um automóvel somente através de fotos e videos.
ResponderExcluirAssim como ocorreu com as fábricas coreanas, houve uma certa demora para seus produtos fossem aceitos. Tenho certeza que muitos nunca comprariam um carro feito pela Hyundai nos início dos anos 90 e hoje tem até fila para comprar carros desta fábrica.
Acho que com os chineses irá ocorrer o mesmo, mas de forma mais rápida que ocorreu com os coreanos. Muitas das fábricas têm parcerias com fábricas já estabelecidas com as quais, suponho eu, podem ter acesso a processos de fabricação, de QA e também de pós-venda.
Nunca guiei um carro chinês, mas pelo que tenho lido aqui no AutoEntusiastas, é um produto a ser considerado. Tanto é que, por coincidência ou não, as outras fábricas têm reduzido o preço de vários carros.
Espero que com a chegada destes carros chineses, as fábricas nacionais passem a entregar carros dignos dos preços que se propoem a cobrar por eles.
Bob, essas pessoas são conhecidas como Trolls. Elas surgem principalmente após uma crítica a algo que a pessoa tem ou gosta. O número deles aumenta a cada post sobre política, sobre velocidade, farol de neblina, engate, película de vidro...
ResponderExcluirVou repetir exatamente o que o Gustavo Barros publicou:
ResponderExcluir"Venho agradecer a toda equipe Autoentusiasta pela disposição em nos manter informados gratuitamente com publicações com excelente nível"
Também acho que não deveria ser permitido comentários anônimos...
Abraços
Eu concordo.
ResponderExcluirHá várias sistemáticas desenvolvidas por trolls para atuar num fórum de Internet, entre elas:
ResponderExcluirJogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem de polêmica grande já esperando uma grande reação em cadeia e flame war. Porém o troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar noticias polêmicas (às vezes mensagens não-verídicas) só para observar a reação da comunidade.
Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll "queima o filme", consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.
Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.
Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo-os ao ridículo e questionando sua formação educacional.
Como já disse (e outros também), acho que dever-se-ia barrar sim os anônimos, mas mesmo que o Bob não queira fazê-lo, a adoção de uma caixa de comentários terceirizada como Intense Debate ou Disqus certamente seria uma melhoria.
ResponderExcluirConcordo com os leitores que sugeriram não mais permitir comentários anônimos. Dessa forma, o cidadão terá que assumir alguma identidade, mesmo que fictícia ou falsa, que seja. Mas haverá uma assinatura.
ResponderExcluirComo sempre assumi o que faço, seja polêmico ou não, não gosto de comentários anônimos. Que se use um pseudônimo então (meu caso). Com o tempo, o pseudônimo se torna marca da pessoa, como se fosse um nome.
Não li a avaliação do J6, mas querer condenar o carro por ser simplesmente chinês, é muito preconceito. Pode-se ter receio de adquirir um, mas condenar de cara, sem ter embasamento algum, é estupidez pura.
Chuta os anônimos e pronto.
ResponderExcluirApenas algumas ressalvas:
Ricardo Dilser e Ricardo Caruso tbm são 2 baitas jornalistas!
Fernando Calmon é um pulha safado!
Bob, leio diariamente o AutoEntusiastas exatamente por ser um entusiasta por automóveis.
ResponderExcluirRaramente escrevo comentários, mas leio quase todos e realmente tem horas que o que eu leio desanima mesmo qualquer argumentação.
Como o Thomas mencionou acima, o Mahar (que por sinal tenho o prazer de ver, trocar muitas idéias e principalmente aprender quase todas as quintas em nossas reuniões do Opala Clube)também levou a mesma fama de "jabazeiro".
Acho bacana que minha primeira revista realmente devorada foi a Oficina Mecânica em 1990 e que sempre via esse "carinha" que assinava como Bob Sharp assinando a maioria das matérias em que eu me deliciei de informações mais aprofundadas. Hoje em dia vejo que é um Senhor bem vivido, vejo seus relatos pessoais e profissionais de uma forma que eu não tive acesso quando eu comecei a ler revistas mecânicas aos meus 13 anos. Sinceramente sinto aquela "invejinha branca" que me faz pensar que nasci no ano errado que me fez perder o tempo de experiências fascinantes sobre 2 ou 4 rodas.
Bem, não vou rasgar mais seda ainda, só posso dar parabéns a TODOS os autores do AE que me fazem me sentir em casa... de coração mesmo o meu obrigado!
Ah sim, seria pedir muito que você um dia nos desse o prazer de nos visitar em uma (ao menos) reunião nossa do Opala Clube aqui do RJ? Sei que não apenas eu, mas o Welco, o Pedro Watson e muitos outros ficariam lisongeados.
Pense e diga algo... nem que seja um "NÃO!", por favor... (risos)
Um abraço
Márcio Santos.
Prezado Bob Sharp;
ResponderExcluirAcompanho o Sr. desde quando trabalhava na 4 Rodas. Respeito o seu trabalho e admiro a sua história e tudo o que fez pelo automobilismo e no aumento do nível da nossa imprensa.
Uma pessoa que faz acusações sob a insigna do anonimato é covarde. Age agredindo a pessoa e toda a sociedade, pois não sabem o que passamos no passado para ter o direito de livre pensamento e manifestação.
Todos nós podemos descordar da opinião de alguém, mas jamais temos o direito de ofender ou suspeitar da integridade de uma pessoa.
Como Autoentusiasta e como leitor deste blog me senti ofendido pelo comentário repugnante desse Anônimo. Por respeito a tudo o que o Senhor representa na história da imprensa deste país, acho que não deva permitir que anônimos postem no blog.
E se preciso for, os amigos do AE estaremos aqui defendendo a honra do AE e a da sua pessoa.
Prezado Bob Sharp :
ResponderExcluir- No meu entendimento e de muitos outros, certamente aqueles que fizeram comentários de baixo nível não são autoentusiastas corriqueiros deste nosso glorioso blog, mas sim curiosos passageiros.
Um autoentusiasta possui a cultura suficiente para entender que o automóvel chinês está adquirindo rapidamente a qualidade demandada , se não ainda, ou quase, em nível de mercados norte-americano e europeu, pelo menos em nível de mercados como o australiano, argentino, brasileiro e mexicano.
Logo, despreze tais ojerizas e siga adiante.
Se houver alguma proposta para limitar as participações e comentários dos leitores, há de se pensar que terá de pensar por uma censura prévia. Terá pessoal (censores) para isso ? Será viável ?
O que for decidido, terá meu apoio e dos demais.
Mas creio também que já conhecemos quem por aqui é autoentusiasta, e quem vive apenas de comentários passageiros.
Saudações !
Apoiado!
ResponderExcluirApoiado Bob !
ResponderExcluirAcredito que em termos de qualidade, opinião justa e imparcial, o blog poderia ter um fórum e moderadores.
Nada mais justo e democrático.
Creio que o equilíbrio está no meio - como sempre, aliás.
ResponderExcluirA liberação automática dos coments, trás, junto de si, o lixo eletrônico indesejável.
A alternativa , infelizmente é a moderação prévia, eliminando o lixo.
No mais, apoio qualquer iniciativa que vise manter a qualidade do blog, pois conheço o estofo dos que escrevem e alguns pessoalmente e já a um bocado de tempo, relacionamento do qual muito me orgulho.
Esses anonimos são uns bobões flooders, ficou estranho esse comentario mas logo, criarei uma conta,rsrs
ResponderExcluirBS, claro que entendemos que vc deve estar se sentindo chateado com comentários deselegantes de anônimos, trolhas e outros....mas a minha sugestão não é o banimento deste pessoal e sim ignorar solenemente. Quanto aos carros chineses irão sofrer do mesmo problema que os coreanos por aqui nos anos 90...depois de "consertadas" todas as deficiências de adaptação as nossas estradas deverão se equivaler aos carros desenvolvidos por aqui....Minha preocupação é com o LUCRO BRASIL e o preço exorbitante que pagamos por todos os carros vendidos por aqui....
ResponderExcluirabs
Bob Sharp;
ResponderExcluirParabéns pelo editorial!
Gostaria de saber onde "posso assinar" para apoiar seu editorial!
E aproveito e sugiro banirem os anonimos dos comentários pois, é inadmissível ofensas em grau pessoal, termos insinuações e comentários jocosos feitos de escondidos sob o véu do anonimato. Isso para mim é COVARDIA, falta de caráter dos que escrevem, falta de HONRA Mesmo!
Se ainda estivessem fazendo uma denuncia grave, fazendo algum tipo de depoimento, mas ofender?! Isso é absurdo.
______________________________
Apenas para relembrar a todos os "Anonimos" Covardes metidos a espertos e sabichoes.
Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Perfeito Bob, Daniel.
ResponderExcluirEsse negócio de preconceito com marcas novas é uma coisa cultural aqui no nosso país. É até aceitável que se suspeite do desconhecido, mas daí a sair xingando sem nem conhecer já é ignorância burra!
ResponderExcluirEu gosto muito deste blog, as opiniões são sempre de boa qualidade, assim como as matérias abordadas. Este espaço não merece ser usado para expressar opiniões de baixo calão, ele é muito bom para isso. Espero que os administradores continuem mantendo a alta qualidade que eu encontrei por aqui antes, e foi isso que me fez retornar aqui.
Parabéns pelo Blog, e aconselho, não levem essas "pessoas" a sério pois elas não possuem o real espírito de Autoentusiastas, talvez nem saibam o que ele representa!
Amigos autoentusiastas,
ResponderExcluirAlguns comentários recomendam para simplesmente desprezarmos comentários de ofensa pessoal.
Que bom seria se isso fosse possível.
A raiva, diante da injustiça, é inevitável.
Nós escrevemos aqui por prazer. Prazer por sermos, de algum modo, úteis. Úteis por informar, úteis por divertir ou distrair, e úteis por dar-mos voz a muitos amigos também autoentusiastas puro-sangue como nós e assim tentarmos influenciar todo o meio automobilístico, sejam os fabricantes, sejam os poderes públicos, seja o automobilismo esportivo.
Um desavisado como esse anônimo ofensivo merece um ataque ao pescoço. Ele late covardemente como um cão covarde que late atrás do gradil de casa.
Certamente ele não conheceu gente honrada durante sua criação, daí provavelmente não ter consciência do quanto ofende.
O Brasil está vivendo uma fase em que a desonestidade é premiada e a honra é esculhambada. O duro é que essa fase está extremamente longa, pesadamente longa, e, diante dos fatos, cada vez mais gente tem passado a pensar igual a esse pulha.
O que os pulhas não sabem é que temos meios, sim, de saber exatamente quem ele é. Gozado, né? Temos amigos malucos especialistas em muitas coisas. Desconfiado, só apelei para isso uma vez e descobrimos que um conhecido nosso não era o cara legal que se fazia ser. Foi, claro, devidamente enquadrado, mas dessa vez na mão de pelica.
Espero não ter que apelar outra vez e ter que processar outro tonto.
Pisca
ResponderExcluirDe pleno acordo quanto ao Caruso e ao Ricardinho, dois grandes caras e bons amigos.
Quando ao Fernando Calmon, que conheço bem há 45 anos, gostaria de esclarecimento sobre o por quê da sua grave ofensa. Quanto antes, melhor.
Bob! o que conta é a maioria. A esmagadora maioria que frequenta o Autoentusiastas o admira e aprende post a post não só com as questões relacionadas aos automóveis, mas com a sua experiência de vida e sua sensatez diante dela. Os comentários que fogem ao padrão do blog, devem ser ignorados, mesmo que postados. Esses seres infelizmente existem...
ResponderExcluirTem que ter uma maneira mesmo de acabar com esses vândalos. Discordar é uma coisa, ofender é outra. Eu mesmo já discordei do Bob aqui e expus meu ponto de vista e pronto. Não preciso concordar com tudo o que ele diz, mas também não tenho o direito de ofender ninguém.
ResponderExcluirBob, esse espaço nos é muito valioso para ser avacalhado por desocupados. O melhor a fazer em um caso desses é a moderação. Aprovar ou não o comentário para só depois publicá-lo. É um tipo de censura? Claro, não tenha dúvida, mas essa é a boa censura, já que o veículo de comunicação pertence a você e sua equipe, nada mais justo do que filtrar o que pode ser publicado.
ResponderExcluirLogicamente que isso deve ser feito com "moderação", pois críticas (quando educadas e procedentes) também são importantes, talvez até mais do que os elogios.
Bob,
ResponderExcluirSou a favor de que se for necessário, acabar com post anonimo e passar por uma moderação. Muitas vezes nos comentários acabam criando polemicas e discussões que não levam a lugar nenhum e com o único objetivo de denegrir ou rebaixar outra pessoa.
Acompanho o blog praticamente desde o início quando o Sr. me respondeu um email que eu havia mandado para o BestCars dizendo que estava chateado pela sua saída. Já li muita avaliação sua, em revista e na internet e acho que ninguém tem dúvida de sua idoneidade. Ignore os anônimos e Trolls. Não merecem o respeito nem a dor de cabeça.
Abraços
César Dias
Grande Bob e demais autoentusiastas !
ResponderExcluirConcordo inteiramente que respeito é a coisa mais importante, saber se comportar, ter educação, coisas que são de berço, que recebemos através do exemplo.
Infelizmente existem aqueles que, por ódio ou inveja mesmo agridem os outros, tentando inutilmente desqualificar os outros. Esses só merecem nossa dó mesmo.
O problema da baixaria é que primeiro eles tentam nos levar para o seu nível, e aí eles ganham de nós nesse baixíssimo nível. Eu não me sujeito a baixar o nível, portanto não discuto com um cara que eu vejo ser um Troll.
Não alimentem os Trolls !
Longa vida ao Autoentusiastas, um dos sites que justificam haver a Internet !
Sou a favor de barrar os anonimos. Quem não deve, não teme, correto?
ResponderExcluirPor falar nos bons jornalistas do meio, sou muito grato a eles e outros que não foram citados, como o Bob, os Kellers e todos que fazem esse espetacular blog, o Josias Silveira, Fabrício Samaha e o Geraldo Tite Simoes. Ah, e os Marazzi também.
A todos esses o meu muito obrigado.
Mas, Bob, confesso que fiquei decepcionado com o sr. Fernaldo Calmon com a autoria de um texto em que "defende" a sistemática dos preços de veículos no Brasil. Pode ser que eu tenha interpretado mal, mas não fui o único.
Abraço
Lucas CRF
Li os nomes do pessoal da Motor3, Oficina Mecânica e os "da antiga" da 4 Rodas!
ResponderExcluirBob, não é Carsughi?
Um amigo meu dizia de sacanagem: É fácil ser um bom engenheiro, você não precisa entender nada, é só olhar o projeto e falar que está uma merda. Todo mundo vai pensar que você entende. Acho que isso funciona para jornalista também... Falando mal do carro daria para enganar um monte de gente "esperta".
ResponderExcluirJornalista safado foi o que capotou o Dacia Logan. O carro ficou em duas rodas para um lado e capotou para o outro. Pelo menos eu fiquei com a impressão que foi um contra-golpe proposital para forçar a capotagem. Depois eles colocaram a culpa no pneu e pediram desculpas para a Dacia...
Pra cada 1 babaca que falou de jabá tem 10 leitores que discordam e não comentaram porque não quiseram dar ibope pra essa bobagem (eu incluso).
ResponderExcluirA gente fala de BMW, Mercedes, Mustang, Corvette, Mercedes, Focus... Mas carro não são só esses, né? Tem Logan, J3, J6, Ka, Gol, Fiesta... Tem até o Agile. E tem que falar de todos, mesmo que não seja o carro dos sonhos de ninguém.
E não é porque um Logan se assemelha, pra mim, a uma geladeira, ou mesmo que eu não tenha o menor interesse em ter um JAC, que o carro não pode ser bom. O Bob e os demais são jornalistas, e como tais, fazem avaliações. E como tal, a avaliação é feita sem preferência pessoal, de forma objetiva e imparcial.
E pronto.
Martin Luther King uma vez reclamara do silêncio dos bons ante os gritos dos maus.
ResponderExcluirFelizmente, os bons não se calaram aqui!
O sucesso incomoda muito!
ResponderExcluirEspero que os senhores não se deixem esmorecer e continuem sendo úteis a todos nós amantes incondicionais do automovel. Só tenho a agradecer por tudo que foi mostrado e ensinado aqui nesses tres anos. Sds
Rafael Machado;
ResponderExcluirExcelentes palavras! Tem gente que acha que carro é BMW, Porsche, Mercedes...Um bando de metidos, incapaz de pagar o IPVA do proprio carro que anda e fica "garganteando" por ai..
Para muitos, carro é conseguir comprar um Santana 2004 e é a grande conquista da vida! Um casal de amigos meus realizou o grande sonho da vida: Uma Palio Weekend Adventure. Comprou, ficaram felizes e mesmo sabendo que eu tinha uma Ranger (mais carro, em termos de valor de aquisição) sabendo que sou AutoEntusiasta, me fizeram dar uma volta, experimentar, coisa que eu fiz com o maior prazer. Como ja fiz várias vezes, com Gol's Santanas, e até com uma Variant II!
Meu objeto de desejo automobilistico eu conquistei: A Ranger diesel. Sou feliz com ela (desde zero km e atualmente com 132 mil km). Meu proximo objeto de desejo automobilistico provavelmente muitos acharão ridiculos: Ou um Gol refrigerado a ar ou uma Kombi para reforma (e fazerem companhia ao meu Fusca).
Para mim, AutoEntusiasta é discutir, avaliar, achar pontos negativos numa Ferrari e pontos positivos num Agile. Questionar o preço e o cartel do combustivel, o transito, vibrar com um rallie de regularidade repleto de carros comuns (Igual ao Escort Zetec do Arnaldo Keller). Isso é ter coragem de enfrentar o maldito do senso comum que assola este país e deixa a mente da massa da população ainda mais mediocre do que já o é.
Gostei da avaliação do JAC J6 mas não compraria um. Muito menos um Agile.. Mas nem por isso deixo de achar interessante e admirável o conjunto do J6, o espaço interno do Agile, ou as caracteristicas do Polo Blue-Motion (outro carro que eu não compraria).
Leio com entusiasmo e interesse a avaliação desses veiculos pois, afinal são carros que estão dentro da realidade de poder aquisitivo da maioria de nós.
Para mim nada me interessa se uma Ferrari F 4XY acelera de 0-100km/h em 3 segundos. Ou um Porsche....está fora de minha realidade. Fora da realidade de 99% de todos nós. Um carro desses novo é pra quem pode, usado é para quem pode também ou está disposto a ter um "socio" no orçamento familiar.
Um grande Abraço a todos os VERDADEIROS AutoEntusiastas.
Não esculacho carro chinês. Quem sou eu pra isso? Mas não acho que ficar com um pé atrás seja, exatamente, falta de cultura automobilística.
ResponderExcluirOi Bob, de vez em quando posto alguma coisa aqui nos comentários, mas sempre como anônimo, mas nesse caso recente está parecendo discussão de política, religião futebol..., sempre tem alguns que passam dos limites inclusive querendo que outras pessoas compartilhem com o ponto de vista delas à força, coisa totalmente autoritária, infelizmente você poderia criar um registro para poder bloquear os posts desses inconvenientes que forem mal criados e esse tipo de coisa.
ResponderExcluirQue pena que com um site tão bacana que proporciona troca de experiências reais entre o pessoal tenha que pensar além do tema principal em podar alguns imbecis que não sabem respeitar a opinião alhiea.
Infelizmente liberdade não é para todo mundo...
Grande abraço BS.
Att: Rezende
Daniel, é isso aí!
ResponderExcluirE bem lembrado sobre estes test-drives em carros de amigos. Semana retrasada fui visitar um casal amigo e eles acabaram de comprar um Fox Prime 1.6 0km. X-tudo, só não tem o câmbio robotizado. Como o cara também é entusiasta, saímos do prédio e pegamos uma rua tranquila pra testar o carro longe dos olhos das patroas.
Testei o cambio, o ABS, a suspensão, o sensor de estacionamento, o computador de bordo, o motor, tudo. E achei o carro bom pra cacete.
Segunda-feira cheguei no trabalho e comentei com os colegas, elogiando tudo, do acabamento ao comportamento do carro.
"Po, mas vc não tá pra pegar um Focus?" Tô sim. O Focus é muito mais carro que o Fox e é o meu sonho de consumo. Mas não é por isso que o Fox mencionado não seja um puta carro.
Me dá um JAC na mao aí e me deixa testar que eu vou fazer com gosto. Vou ficar com vontade de comprar o carro? Sei que não, já tô fechado no Focão. É outra coisa. Mas quem disse que eu nao posso achar o JAC bom?
E mais: Quem disse que eu não quero dirigir ele? Entusiasta dirige qualquer coisa que tenha roda e volante, amigo.
Bloquear cheira censura. Acho que deveríamos permitir todos os comentários. Por mais que discordemos deles.Sei que tem tanta injustiça que até da raiva. Mas nem todos tiveram a sorte de ter sido educado ou ter nascido com um cérebro privilegiado. Deixemos os comentários das amebas. Ignoremo-os. Um grande abraço.
ResponderExcluirBob, eventualmente comento no blog, e muitas vezes com opinião diversa à sua ou a do outros autoentusiastas, mas procuro embasar meus comentários, explicar o porque de discordar de vocês. Mas ao contrário dos trolls, não me escondo na máscara do anonimato nem fico fazendo acusações infundadas. Leio este blog pois sei que ele é escrito por pessoas que gostam de carro, e falam deles sem ser só naquele esquema "lançamento/resenha/crítica a preços/repete", é cultura automotiva mesmo. Espero que o blog continue incitando longas discussões, mas discussões de alto nível e não um Zorra Total em versão web. Sou a favor do fim dos anônimos :]
ResponderExcluirSou contra não se poder postar como anônimo, pois muitos que o fazem, não partem para agressões e ofensas. Simplesmente deletar ou nem publicar as mensagens hostis, já acho que eseja de bom tamanho
ResponderExcluirMr. Car
Não sou muito de comentar os posts, mas leio avidamente este blog. Pra mim é um dos melhores em língua portuguesa!
ResponderExcluirPrimeiramente, existem formas mas fáceis de se ganhar dinheiro do que pelo jabá! Ad sense, por exemplo. Aliás, seria BEM mais fácil e vantajoso pra JAC fazer jabá em um portal...
Agora, considerar o Bob Sharp jabazeiro beira o absurdo! Bob é um dos caras que mais conhece carro no Brasil e uma das pessoas mais respeitadas e éticas no meio. Lenda viva, para ser mais exato! Isto não tem preço!
Sempre que sai um lançamento costumo ir pessoalmente às concessionárias para "analisar" os lançamentos. Morar perto de 1 autoshopping ajuda. E o JAC é disparado o chinês com melhor construção. Aliás, vários nacionais perdem em qualidade em comparação ao JAC. Porque os incautos que tanto criticaram não faz o mesmo? Veja as avaliações e tirem suas conclusões pessoalmente, oras!
Em tempo, a única consideração que faço sobre BS é ele conseguir encontrar dignidade em um Celta... ehehehe
Abraço a todos e continuem com o excelente trabalho de todos!
Bob, alguém escrever ou não anonimamente não define a postura da pessoa. Eu mesmo acompanho este espaço há uma porrada de tempo, já fiz um monte de comentários e, ao que me consta, sei viver de maneira minimamente social.
ResponderExcluirQuem estiver disposto a fazer trolling, se não o puder fazer anonimamente, irá fazê-lo de outra forma. Poderá, por exemplo, criar uma conta qualquer e seguir fazendo das suas. Se no Orkut isso acontece a ponto de quase virar valor cultural daquelas bandas, em um espaço menor como este a coisa não seria tão diferente, sendo que aqui há a desvantagem de não haver uma estrutura que, mal ou bem, está preparada para filtrar as coisas.
A sugestão que pode ser dada é pré-moderar os comentários, ficando a encargo do autor de cada postagem tal tarefa (e aqui dentro da justiça). Chegou uma trollada qualquer? Você simplesmente não aprova o comentário. Se a trollagem for repetida, bloqueia pelo IP, se isso for possível.
Ao se pré-moderar os comentários, o troll perde a atração de ver sua obra publicada para qualquer um ver. Tirando-se a possibilidade da visibilidade, o site fica menos atrativo para esse tipo de gente e mais atrativo a quem age bem.
Logicamente que um troll poderá querer postar mesmo assim, e já consciente de que só o autor da postagem lerá o comentário. Já tive blog e sei como é isso. Certa vez houve um stalker que ficou alegando que eu havia difamado e caluniado sua empresa (sendo que a lei diz claramente que crime contra a honra só existe para pessoa física) no Orkut. O que fiz? Depois de tal episódio, simplesmente fracionei minha identidade na rede, de maneira que ninguém consiga interligar o que faço em um canto da Web com outras coisas que eu faça na mesma rede. Claro que por aqui a coisa é diferente, pois são pessoas de alguma forma públicas, o que não é meu caso.
Assim como anonimato atrai trolls, também atrai quem queira comentar e não ser alvo de pessoas, de maneira a forçar que se comente exclusivamente suas ideias sem que o interlocutor tenha a possibilidade de ver algo externo para que fique de falácia e outros mau-caratismos. Imagine nos tempos atuais, em que existe patrulha ideológica rediviva, o risco que é alguém comentar com o próprio nome. Eu que o diga. Graças ao fracionamento de minha identidade na rede, não resvalou para outros cantos de minha vida uma grande polêmica em um dos sites em que costumo comentar (e que resvalou para além daquele lugar), provocada por gente que demonstrou incapacidade de ler um texto de maneira contextualizada, e aqui não se imaginando gente que seja mesmo analfabeta funcional, mas que se faz de tal para provocar mal-entendido de propósito, junta-se em enxame contra alguém.
No caso em questão, sequer havia me oposto a tais pessoas e sequer mencionei qualquer nome. Apenas havia falado de um risco de comparação de uma pessoa pública a um tipo de extremista existente e que qualquer um de bom senso e mesmo lado de espectro de pensamento sequer daria um oi por saber que o extremismo do tipo citado queima o filme do todo daquele grupo. Porém, notei que as pessoas em questão, independentemente se tidas como de bom senso pelo todo da sociedade ou extremistas de tal ideologia, eram mentalmente incapazes (ou não faziam questão) de diferenciar o razoável do absurdo e, em seu grupo, os equilibrados dos extremistas. Isso obviamente me obrigou, após tal episódio, a reconsiderar aquilo que eu tinha de ideia a respeito de tal grupo e notei que todos, sem exceção, apoiavam o extremismo e, pior ainda, levavam como válidas as considerações dos ideólogos extremistas de tal vertente para a formação do pensamento geral desssa vertente e tentavam minorar o extremismo desses dizendo que tais ideólogos estariam sendo irônicos em suas considerações (o velho expediente de dizer que alguém não é totalitário, mas humorista). Mantivesse minha identidade una, seria perseguido em todo e qualquer canto em que me manifestasse sobre qualquer outra coisa.
CONTINUA
Anonimato em si não é bom nem ruim, mas assume características conforme a intenção de quem o usa. E a intenção de alguém que é boa ou ruim, não o meio como expressa tal intenção. E não duvidarei que muitos que agem civilizadamente sentem-se mais confortáveis com o anonimato. Portanto, tenho a nitidíssima impressão de que o número de comentários despencaria com o fim do anonimato. E nessa, muita contribuição importante seria perdida.
ResponderExcluirAinda no caso de pré-moderar os comentários, vocês também teriam a vantagem de bloquear comentários cujo autor seja funcionalmente analfabeto. Com isso, obrigariam as pessoas a pensar mais de uma vez antes de comentarem qualquer coisa. O analfabeto funcional acabaria pensando em "por que meus comentários não entram?" (imaginando que pensem mesmo nisso, pois analfabetos funcionais têm cabecinha meio rasa) e faria um esforço para demonstrar que leu e entendeu de fato o que foi dito. Ou então ele ficaria irritadinho, iria embora (talvez xingando os donos do blog em contexto de criancinha mimada que não reconhece seus erros) e poupando o todo de seu analfabetismo funcional. E nessa, quem sabe o AE desse sua mãozinha na erradicação dessa chaga que assola o país e também os debates realizados neste país.
O AUTOentusiastas é o que há de melhor na internet sobre carros! Sempre leio o blog, é sensacional.
ResponderExcluirPena que alguns distorcem o que lêem ou comentam apenas para esculhambar, forçando alguma forma de moderação.
É claro que a receita está certa!
Abraço
Bob, visito o blog diariamente, mas raramente comento, justamente por achar quase sempre que os textos de todos vocês são irrepreensíveis. Sensatos. Mas a intolerância de algumas pessoas está se tornando chata. A falta de respeito para se expressar chega a dar nojo. Se o cidadão não gosta da publicação ou do escritor, por que raios frequenta o blog? Lê só pra reclamar. Acho que existem leitores que estão ficando obcecados em reclamar e deveriam buscar tratamento.
ResponderExcluirSou fã de todos vocês e torço para que continuem esse brilhante trabalho por muito tempo. E tenham a certeza que estão influenciando muitas pessoas, vide o Fabricio BCWS que sempre manteve a qualidade o site e muitos outros que se arriscam a escrever sobre essas máquinas e que o tem feito com muita qualidade.
E que proíbam os anônimos. Um homem deve assumir suas opiniões
Infelizmente sempre terá aqueles usuários chatos da internet, a melhor maneira é ignorá-los, até porque na internet é muito difícil barrar essas pessoas.
ResponderExcluirEste blog é uma rica fonte de informação! Continuem sempre com o belo trabalho que vocês estão realizando!
Reitero meu apoio ao bloqueio dos anônimos. Sim, concordo, existem anônimos bons, mas esses dêem um passinho à frente e deixem o anonimato, não custa nada.
ResponderExcluirEsse post deve ter batido o recorde de respostas quilométricas... no minimo curioso. :D
ResponderExcluirNão precisa escrever tanto, apenas apóio o que sugeriram em poucas palavras: moderação nos posts. Simples, alguns vão reclamar de ditadura, mas é a única solução.
Bob, Bom Dia!
ResponderExcluirInfelizmente as pessoas adoram falar as merdas que pensam utilizando um "anônimo". E como você mesmo disse, são pessoas sem o mínimo conhecimento automobilístico, que ainda ficam presas no pensamento que carro bom é feito pela GM, Fiat, Ford e VW.
Nada contra nenhuma dessas montadoras, pelo contrário. Mas estamos em uma nova era automobilística, com muitas novatas chegando, e forte por sinal.
Não dê atenção ao que falam sobre suas análises, pois é isso mesmo que queremos. Um verdadeiro AUTOEntusiasta, adora ler um texto onde todo o veículo e seu comportamento é detalhado, tendo críticas e elogios quando é conquistado.
E tira essa opção do Anônimo!!! Quem quiser se identifique.
Um grande abraço,
Alvaro
www.gasolinanosangue.blogspot.com
Bob Sharp
ResponderExcluirToda a credibilidade do Sr. Calmon caiu p/ terra quando o mesmo partiu em desesperada defesa da Anfavea, usando os argumentos mais estapafúrdios p/ justificar o injustificável.
Enquanto finalmente se levantou no Brasil a questão do lucro exorbitante das fábricas filiadas à Anfavea, o outrora "nobre" jornalista fora acionado de imediato p/ quem DE FATO o comanda e partiu p/ o contra-ataque ao consumidor em geral.
Nas suas matérias sobre tal assunto, nos chamou a todos de idiotas e iletrados, utilizando-se de linguagem rebuscada e confusa, tentando c/ isso demonstrar a sua sapiência em comparação c/ a suposta ignorância do público Autoentusiasta em geral.
Comportou-se como um moleque de recados e cerrou fileiras ao lado daqueles q nos exploram a décadas nesse país, algo inconcebível aos olhos do jornalismo sério e independente pregado p/ vc inclusive em tantos e tantos textos q aqui escreve.
Se quiser posso lhe passar os links dos textos onde mostra claramente estar a mando dos poderosos, para q vc faça o julgamento.
Respeito E MUITO jornalistas que tem opinião própria, mas REPUDIO c/ veemência aqueles que se vendem no tilintar das primeiras moedas oferecidas.
Abraço do teu fã
Bruno de Castro Oliveira
BOB, eu reconheço a atitude covarde de vários anônimos que postam seus comentários desprovidos mas, como trabalho em uma grande indústria automobilística, certos comentários meus poderiam e podem ser tomados de forma equivocadas e criar "conflitos" com os interesse da corporação. Mas aprovo o filtro, apesar de parecer anti-democrático mas, em se tratando de tantos querendo somente tumultuar, é louvável que se retirem os comentários que não agregam à discusão de forma saudável... Um grande abraço de um fã!!!
ResponderExcluirCaro Bob,
ResponderExcluirApoio a retirada dos anônimos. Eles não tem inteligência o suficiente para assinar um nome embaixo de seu comentário, como alguns raramente o fazem como o Mister Fórmula inesse e o Mr Car.
Pisca, discordo quanto ao Calmon, o Joel Leite mostrou um fato e o Calmon mostrou outro. As duas matérias são válidas, são duas visões do mesmo problema em ângulos diferentes. Mas a industria brasileira não irá abrir mão de parte do lucro e o governo não irá querer abrir mão de parte da arrecadação, mesmo que no futuro ela aumente. Para se ter uma idéia, um carro com 20 anos no Brasil vale em média U$ 2,500.00 enquanto nos EUA valem algo em torno de U$ 400.00, além da alta desvalorização dos novos por lá. Aqui um carro que desvaloriza 10% no primeiro ano já é tido como mico.
Acho os nacionais caros, mas ofender sem analisar os fatos é comportamento semelhante aos throlls anônimos que infestam foruns e blogs.
Os carros chineses são protegidos do mercado externo, tem incentivos para fabricação, não pagam direitos intelectuais e patentes, os trabalhadores não tem nenhum tipo de proteção ou garantia.
Um exemplo, se ele é demitido, não tem fundo de garantia ou qualquer tipo de indenização. Se ele se aposenta, ele tem que torcer por seu único filho o sustentar na velhice, mas se o único rebento for uma filha, ELE tem que compensar o noivo pela despesa e trabalhar até morrer! O que significa que se ele quiser ter todos os "privilégios" de um trabalhador brasileiro, terá que abrir mão de mais da metade do seu salário.
Um norueguês disse em uma entrevista que ele não tem uma BMW, mas ele tem casa, saúde, escola para os filhos e é isso que importa. Acontece que a carga tributária lá é a mesma que aqui, e TUDO funciona. É uma questão de escolha, ou você assume que quer uma economia ultra-liberal e as bolhas imobiliárias e a do Euro mostram que é um sistema falho, ou uma economia mais social-democrata, no qual pagamos um pouco mais caro e teremos alguma garantia. Afinal, de que adianta fazer carros se não há mercado para adquirí-los.
Se quiser manter seus privilégios de classe média, tudo bem, mas isso significa mais pobreza e suas nefastas consequências.
[]´s
Bom o editorial. Faço parte daquela massa que ve os produtos da China com desconfiança. Meu ramo é o da injeção de plásticos. Já confio na qualidade chinesa a ponto de investir o equivalente a Fusion Hibrido em uma máquina proveniente da China. Algumas marcas são melhores do que as outra. Um amigo/concorrente meu comprou uma chinesa nova e a produção dele era menor do que a que fazia com uma máquina já conhecida no mercado e com quase 40 anos de uso. Eu ainda não compraria um carro Chines.
ResponderExcluirA respeito dos post anônimos, sou da opinião que apenas quem tiver conta google ou openid deveriam postar.
Bob,
ResponderExcluirEu acho besteira bloquear os comentários anônimos. Muitos deles são pertinentes e agregam valor aos assuntos discutidos nos posts.
A minha sugestão é que nós, autoentusiastas, pura e simplesmente ignoremos os comentários anônimos que sejam ofensivos e que vocês (os responsáveis pelo blog), os deletem assim que forem visualizados. Sou contra a pré-moderação, pois não sei se vocês tem tanto tempo disponível para ficar analisando e liberando comentários, e uma demora nessa liberação pode afetar o ritmo das nossas postagens e acabar "esfriando" o debate.
Falou e fiquem com Deus!
Eu havia comentado sobre os anônimos há bastante tempo. Quem gosta de participar com opiniões edificantes, ou participar de discussões de maneira civilizada, não o faz de maneira anônima, pelo contrário, faz questão de se identificar.
ResponderExcluirSobre os automóveis da JAC, inclusive coloquei meu comentário no texto do J3, foi um carro que me surpreendeu, muito em parte pela minha expectativa ruim. Acho que parte dessa "raiva" de alguns é pura inveja, já que aqui no Brasil não temos nenhum fabricante a altura deles, o brasileiro infelizmente gosta de criticar sem ter como fazer melhor.
Acredito que simplesmente deviamos ignorar esses comments nojentos e desrespeitosos.
ResponderExcluirOs textos são sempre bem formulados e dão tesão de ler! Em alguns textos inclusive, os comments são até melhores que os textos, porq ha um debate aberto e todos falam um pouco a propria opiniao! Bastando assim ignorar se algum comentário for patético. Não muito segredo.
A melhor forma de lidar com isso é ignorar essas pessoas. O que elas querem na verdade é chamar atenção.
Parabens AE! Voces sao os melhores!
Nada de 4 rodas, Auto Esporte, Car and Driver ...
Completando algo a que alguém aí em cima aludiu:
ResponderExcluirQuem assina nome/apelido embaixo do comentário não pecisa postar como anônimo (casos mencionados do Mr. Car e Mr. Fórmula Finesse). É só usar a opção "Nome/URL" e escrever o apelido nela.
Sou a favor do fim dos anônimos. Opinião tem de ter autor, mesmo que seja o apelido do autor. A nação de idiotas precisa de freios o fim do anonimato é um deles. Vocês são fantásticos, bloqueiem a idiotice a fim de continuar seu ótimo trabalho.
ResponderExcluirMeu grande abraço aos autores deste blog.
Falando em receita, o que o terceiro aniversário do blog nos reserva?
ResponderExcluirMuitas pessoas não se dão conta que tudo o que elas têm em casa vem da China. Exceto o feijão, por enquanto. E tem coisa boa e coisa ruim.
ResponderExcluirFavor mantenha os anônimos, mas filtre e derrube os malas.
Bob,
ResponderExcluirparabéns, não há do que se reclamar das suas avaliações, e dos outros colegas.
Continuem este ótimo trabalho aqui no AUTOentusiastas.
Obrigado por abastecer autoentusiastas como eu com este blog estimulante.
Só para constar, aos que comparam os anônimos aos que usam apelido (como este que vos escreve...), vale lembrar que o comentarista que usa de boa fé uma identidade consistente, seja nome verdadeiro/falso ou apelido, acaba revelando traços de sua personalidade suficientes para desmascará-lo na hora caso resolvesse comentar como anônimo.
ResponderExcluirÉ exatamente isso que os covardes cretinos não querem. Postam a mesma mensagem várias vezes, mudando do tom raivoso para "respeitoso" de acordo com o interesse e tornando o ambiente dos comentários pesado e desagradável.
Falem o que quiser do Notícias Automotivas (que eu, de minha parte, gosto, embora ele não seja do nível deste blog aqui), mas não acharão comentários desses tipinhos lá.
1k2
ResponderExcluirAcho q vc chegou ao ponto q eu desejava sobre essa polêmica.
Veja bem a forma como vc argumentou, eloquente, equilibrada e respeitosa.
Agora leia a matéria escrita pelo Sr. Calmon em resposta ao Joel Leite.
Doses cavalares de cinismo, prepotência e arrogância ao tratar o leitor como um leigo e de certa maneira "inferior" intelectualmente.
E isso é inadmissível e desrespeitoso c/ quem acompanha o mundo automotivo a mais de 20 anos como eu.
Ser contrário é muito saudável, porém é preciso saber argumentar de forma inteligente e embasada, e não da forma como foi feita, pois se o Sr. Calmon se acha tão superior assim, saiba que centenas de pessoas QUE SE REVOLTARAM com ele, não concordam.
Eu acompanho o blog desde o comecinho e nunca critiquei as avaliações técnicas ou qualquer outro tipo de postagem relativa ao universo automotivo.
ResponderExcluirClaro que sempre que vir algo que considero um disparate, que dê "raiva diante da injustiça" (como disse o Arnaldo Keller) será inevitavelmente comentado, mesmo sendo avacalhado por anônimos ou pseudo anônimos (já que assinam um nome qualquer) depois.
Enfim, parabéns pelas reportagens técnicas e automobilísticas.
Só um adendo ao comentário do 1K2, o governo já abriu mão da arrecadação na época da crise lembra? Não dá para afirmar como se isso não tivesse acontecido, mesmo que isso tenha trazido aumento da frota, da inadimplência, etc e tal.
ResponderExcluirVmL
ResponderExcluirParabéns por assumir que não está nem aí para o assunto principal do blog e vem aqui só para aparelhar e tumultuar mesmo.
E não esqueçamos de que você já foi desmascarado tentando disfarçar-se de anônimo aqui.
Caro Vml
ResponderExcluirFoi somente uma renúncia fiscal temporária em resposta à crise de 2008, que o nosso presidente metalúrgico chamou carinhosamente de "marolinha".
Enquanto países desenvolvidos e de terceiro mundo entravam em pânico, os "BRIC" literalmente atravessaram a crise com poucos sobressaltos, graças aos seus mercados internos. Por isso fico receoso sobre políticas ultra-liberais.
Tá vendo o que falo dos pseudo anônimos? Uniblab VTC!
ResponderExcluirPode excluir minha postagem Bob, mas esse moleque é irritante.
Nossa, uma vez falei exatamente sobre isso, de excluir ou não incentivar a postagen como "Anônimo". Fui execrado por muitos. Agora, quando o "cara" fala, todo mundo se comporta como vaquinha de presépio?
ResponderExcluirMas é que raramente vc cita algum defeito de qualquer carro. Se for VW, então...
ResponderExcluirQualquer um que contrarie o VtnC (ou o Partido Mensaleiro que ele ama) é "irritante", "preconceituoso", etc...
ResponderExcluirE o VtnC sabe muito bem que não sou o único aqui...ele já soltou a franga em reação até ao próprio Bob...
Depois do meu comentário, ele correu espalhar uns comentariozinhos automibilísticos pra disfarçar...ridículo.
Abalou Paris, santa...
Talvez seja sim uma escolha acertada fazer um triagem dos comentários, pois o que vem acontecendo em alguns posts, notadamente o da avaliação do JAC J6, apenas desfoca o assunto. Naquela mesma postagem, por comentários indevidos, praticamente o tema migrou para a qualidade dos comentários, deixando praticamente de lado as questões pertinentes ao carro e as dúvidas que restaram sobre o modelo.
ResponderExcluirTodos têm o direito de discordar de alguma opinião externada via blog, mas que esse direito seja usufruído com respeito e educação.
Abraços a todos...
Estimado Bob Sharp, bom dia. Vim para este post por indicação de um amigo, identificado aí em cima. Acho que sua intenção é ouvir sugestões, e não sei se as minhas lhe interessam. Mas tenho um bloguinho também, e lá aprendi algumas coisas.
ResponderExcluirPrimeira, esqueça esta história de banir o anonimato. Esses colegas aí que citam a consituição da República não entendem de leis nem do espírito da internet. Que foi criada privilegiando o anonimato, quem gosta de identidade são empresas e governos, este não é o veículo deles, afinal. Sabe, o anonimato é uma conquista enorme da nossa época, o direito das pessoas não se vincularem à sua opinião, por mais paradoxal que isso pareça num primeiro momento. Ok, se mal utilizado, como deu pra perceber que têm sido o caso aqui do AutoEntusiastas, o problema são estas pessoas, e não o privilégio em si. Não dêm uma de David Cameron, querendo fuçar no Blackberry dos meninos de Londres. Se assim fosse, ele deveria fechar estradas, estações e praças, pois os criminosos andam por ali também. Mas pra isso ele têm polícia, na internet não, e esse é o medo do Poder, o de perder o controle, não é mesmo?
Segundo e último, acho que há um bom tempo o AE deixou de ser um lugar fértil para debates interessantes. Só minha opinião, ok? Espero que a respeite, sem me repreender como fez nas duas únicas vezes em que manifestei minhas idéias e dúvidas aqui, e sem ser anônimo. Veja, há gente de mais falando sobre tudo e nada ao mesmo tempo nestas discussões longuíssimas, e isso afasta o seu melhor leitor, aquele que pode contribuir para a melhor compreensão do assunto tratado. Esse cara está sendo bem recebido aqui? Ele está confortável aqui? Se isso fosse uma oficina mecânica, ele seria seu cliente? Acho que a responsabilidade pelo acolhimento destas pessoas, e identificar quais elas são, é de vocês, editores do blog. E vocês têm ferramentas pra isso! Se o Blogger não dá, mudem para Wordpress ou outra coisa que o valha, mas acho que está tudo aí. Então por que não usam? Por que deixam tantas ofensas serem gravadas aqui? Desculpe, mas não dá pra entrar nessa cama de gato. É muita besteira, muita agressividade fortuita, desmedida. Seus bons leitores guardam silêncio. Dê voz a eles. E se eles mesmo assim preferirem o anonimato, é compreensível, afinal cada um têm uma vida profissional e particular, muitas vezes preferem não deixar rastros de tudo o que fazem por aí, à mercê da curiosidade alheia e do Google, o big brother.
Restaurem o AE. Acho que os bons leitores merecem isso de vocês.
Sorte,
Nikollas
Blog dos Carros Antigos.
sendo sincero: eu fiquei muito reticente quando li o bob elogiando o comportamento dinamico do agile. eu o dirigi e nao gostei. inclusive eu supus ser jabá, mas suposição não é fato... e o interessante é que não houve essa "reclamação geral de jabá", pelas outras pessoas. possivelmente pelo fato doa carro ser de marca conhecida e nacional, ai os pesos e as medidas aplicadas pelos demais criticos, são bem outras.
ResponderExcluirTestando
ResponderExcluirMr. Car
Pisca
ResponderExcluirConheço o Calmon há 45 anos, como eu disse, e conheço bem seu caráter. A opinião dele sobre a questão do preço dos carros nacionai não foi encomendada pela Anfavea ou quem quer que seja, garanto-lhe. Discuti muito esse assunto com ele antes que fosse publicado e ele tem razão em grande parte quando discorre sobre os custos em cascata, que ele descreve em detalhes nunca vistos antes, e aborda a questão cambial. Ele é um jornalista dedicado e estudioso da parte econômica. Concluí, com ele que há uma leve gordura nos preços, mas não do tamanho que se acredita e que foi dito pelo Joel Leite. Posso lhe garantir e aos leitores que o Calmon não é aquilo do que você o chamou. Foi injusto.
Tenho visto que a quantidade de posts refetentes à reclamações sobre a má conduta dos motoristas, bem como a má fé das autoridades tem aumentado sobremaneira nos últimos tempos. Deixo como sugestão, para comemorar os três anos do AutoEntusiastas, que pudessemos compilar as sugestões de experiências e boas práticas dos Colunistas, bem como dos demais frequentadores do blog, de forma a criar um pequeno MANUAL DE BOAS PRÁTICAS no trânsito.
ResponderExcluirCom este manual, espero que possamos sintetizar a experiência dos colunistas e demais colaboradores assíduos a fim de montarmos um pequeno tratado de boas práticas, sobre como se comportar perante as diversas situações descritas ao longo destes quase três anos de blog. Situações estas, que muitas vezes nos deixam em apuros sem necessidade.
Como estrutura inicial do trabalho, sugiro os seguintes temas:
- Direção defensiva na cidade e;
- Direção defensiva na estrada (são dois mundos diferentes);
- Segurança pessoal no trânsito: muito além da direção defensiva;
- Situações e comportamentos que nos induzem a uma falsa sensação de segurança;
- Manutenção preventiva do seu veículo;
- Como manter a calma e agir como se deve em situações inesperadas e emergências;
- Como denúnciar situações de mau comportamento e/ou infrações de condutores adjacentes;
- Como reportar os agentes sobre irregularidades nas vias de acesso, tal como trechos mal sinalizados, semáforos fora de sincronismo, ruas esburacadas...
Ao menos assim nós Auto Entusiastas tomaremos a iniciativa conjunta de fazermos nossa parte para melhorar o trânsito nas nossas cidades. Vislumbro o sucesso disto, estendendo a iniciativa para os não entusiastas através de patrocínio do governo nos grandes veículos de comunicação. Dependerá de gente influente que, com certeza, acompanha nosso tão humilde blog.
Espero que tenha contribuido de certa forma.
Isso me dá MÊÊÊÊÊÊDA!
ResponderExcluirConcordo com o que disseram o anônimo das 23:46/23:48 e o Nikollas, a exclusão do anonimato não é a solução. Até porque os trolls podem criam n contas se quiserem, assim como cybercriminosos poderiam burlar a identificação que o "digníssimo" Eduardo Azeredo queria implantar.
ResponderExcluirConcordo com o MFThomas quanto à ideia de um manual. Sugiro ainda que sejam citadas as boas medidas adotadas em países com o trânsito mais civilizado, como o Bob sempre faz em seus posts, mas que num manual seria quase como um guia para as nossas "autoridades" de trânsito.
Engraçado como só o(s) anônimo(s) defende(m) os anônimos...
ResponderExcluirAcaba provando a opinião da maioria aqui, não?
Uniblab, leia os comentários das 23h46 e 23h48 e entenderá o que o anônimo das 15h21 quis dizer.
ResponderExcluirAnônimo 16:11
ResponderExcluirTentei (de novo) lê-los, mas é uma gigantesca novela sem nexo, então desisti...
Tem nexo sim. Basta ter paciência.
ResponderExcluirBob Sharp
ResponderExcluirOk, posso ter me excedido e peço perdão a ele e a vc pelo fato.
Mas à partir daquele texto eu posso lhe garantir q o Sr. Calmom encerrou a sua extensa carreira de jornalista.
Se comportou como um panaca e foi essa a impressão q ficou em centenas de pessoas.
Azar o dele.
As vezes eu não me suporto! Tem dias que sou muito mais mal educado, principalmente quando meu namorado me corneia. Aff
ResponderExcluirBob
ResponderExcluirComeçou a putaria. Agora a bicha anônima (VtnC??) quer ganhar no grito e postou o comentário acima com o meu apelido.
Baseado na estupidez dos anônimos que só comentam para gerar polêmica ou aporrinhar, de fato a melhor solução seria excluir os comentários imbecis. Não sei o grau de dificuldade/trabalho que causaria agir assim, mas me parece o mais sensato.
ResponderExcluirDessa forma, aqueles anônimos que ainda preferirem postar comentários úteis e manterem-se no "oculto" (tentei, mas não consegui entender de fato o porquê de agir assim, mas enfim...) não seriam penalizados por causa dos babaquinhas de plantão.
Outra opção (que eu sigo) é simplesmente ignorar os anônimos energúmenos, somente respondendo à altura quando houver ofensa mais séria. Não me dou ao trabalho de perder tempo com gentinha.
O blog acabou... simplesmente.
ResponderExcluirPor isso a adoção de Disqus ou Intense Debate aqui seria ótima; cada um usa o nome ou apelido que quiser, mas sempre logando com sua senha pessoal.
ResponderExcluirEu não consigo entender como existem tantos espíritos de porcos neste país.
ResponderExcluirEu conheço este blog há pouco tempo
e lembro que quando o li pela primeira vez, imediatamente pensei que foi uma pena não tê-lo conhecido antes.
Mas já no primeiro comentário que fiz, alguém me criticou duramente.
Relevei, segui adiante e senti que o blog tinha tudo a ver com o que gosto. Nem li ainda tudo o que tem nele. É extenso e quero ler vagarosamente item por item para poder apreciá-lo plenamente.
É claro que não gosto de tudo e nesse caso apenas dou uma breve olhadinha e vou adiante. Inclusive, nem me interessei pelo teste do JAC J6 porque nunca gostei de veículos nessa configuração. Seja de que marca for.
Quanto a qualidade dos produtos chineses, é tudo relativo. Existem produtos de alta qualidade que às vezes utilizamos sem saber que são chineses, como alguns eletrônicos, como
também existem outros que são de péssima qualidade.
Hoje mesmo tive conhecimento de que uma das melhores máquinas de costura industrial é de fabricação chinesa.
Infelizmente, algumas pessoas por falta absoluta do que fazer, ficam a atazanar e esculhambar o blog.
Já até clonaram o Uniblab e com certeza irão incomodar outros ainda.
Eu acredito que a única solução é adotar outra postura e permitir a publicação dos recados somente após os responsáveis os lerem e autorizarem.
E para o anônimo das 19:42, eu tenho a dizer que o blog não acabou, ok? E por favor, nos deixem em paz. Se você e outros não gostam do conteúdo, sumam daqui!
ccn1410
ResponderExcluirenganou-se, meu caro, gosto, sim, mas não está dando mais, o único modo disso aqui continuar é erradicando com a área de coments, ok? simples assim, democraticamente assim, ok? fique em paz.
Entusiasta = Que ou aquele que tem entusiasmo.
ResponderExcluirEntusiasmo +
Ens. m.
s. m.
1. Estado do espírito impelido a manifestar a admiração que o assoberba.
2. Força, veemência; transporte, arrebatamento.
3. Paixão viva; inspiração.
Bem ai encima esta definição no dicionário.
O que isto tem a ver com a discussão aqui, bem....tudo entusiasmo por um JAC, não definitivamente não.
Quanto a sentir entusiasmo somente por aquilo que se pode comprar como insunuaram alguns pode ser até politicamente correto mas não me agrada nem um pouco.
Carro ideal para mim seria um Porsche 911, não posso ter mas posso me entusiasmar ao lêr e Vêr.
Caro Bob tenho certeza de que novos os JACs devem ser ingeríveis, mas me entusiasmar por um, nunca e sei que vc também não.
Acosta
Nikollas
ResponderExcluirCom todo respeito, esse seu argumento de "espirito da internet" é repulsivo e provoca com todo respeito asco.
Perdoe-me, veementemente os termos empregados mas são esses dai mesmo e explico: O Véu do anonimato bem como aquilo que referiu como sendo "o espirito da internet" tem sido um farto espectro para o cometimento de crimes de ordem virtual que vai desde o turismo sexual até a pedofilia e incitação ao terrorismo.
O mesmo anonimato encobre ações que tornam publicas e escancaradas a vida privada de pessoas, como vi ocorrendo em minha cidade, cuja vida particular de uma moça foi grotescamente exposta no anonimato do Orkut.
Sei que isso tudo é uma divagação tremenda e aparentemene longe da realidade dos comentários em questão do AutoEntusiastas mas, as açoes devem partir do Micro para o Macro. Devemos fazer a nossa parte para exigirmos que os outros façam a deles.
Apenas para ilustrar: O movimento republicano no Rio Grande do Sul não foi algo que veio da politica para as massas, a sociedade. E sim da sociedade, com cada pessoa fazendo seu processo de divulgação e explanação em direção à massa politica.
Caro Bob,
ResponderExcluirAcho que a coisa seria fácil de contornar se o AutoEntusiastas aderisse ao sistema dos Fóruns que exige uma inscrição, indicação dos dados pessoais e ai permite o uso de um pseudônimo. O e-mail é checado, ou seja para que o pretendente seja aceito é necessário que ele tenha um e-mail válido. A segurança de identidade aumenta se for solicitado o CIC.
A identidade real do participante é protegida caso ele opte por um "nome de guerra" no Fórum, mas os gestores têm as coordenadas da pessoa.
Isto funciona em milhares de fóruns pelo mundo, porque não funcionaria no AutoEntudiastas???
Quem quer participar não se acanhará em fazer seu cadastro.
Cordiais saudações
Alexander
Bob, comecei a ler revistas de automoveis aos 9 anos, em 1982,e de lá até agora mesmo com a tecnologia continuo comprando revistas tanto que tenho mais de 900( exato não joguei fora desde 1982) e neste meio tempo tive o prazer de fazer estagio na Sisal em 1994 onde lá tive o prazer de conhecer o Caruso,o Carsugui,O Rogério Ferraresi ( da nova safra) e o Josias pessoalmente, pena que você já havia saído.Hoje com a tecnologia qualquer um acha que sabe e que pode dar opinião, ser piloto,jornalista, mecânico,preparador etc. mas o mais importante e ser leitor e ter discernimento, que o que está lendo não foi copiado do google.
ResponderExcluirAbraço.
JÁ GOSTEI MAIS DESSE BLOG, MAS VENDO AS OPINIÕES ATRASADAS DE UNS E OUTROS (PRINCIPALMENTE DO BOB) AGORA SÓ PASSO DE VEZ EM QUANDO P/ VER OS TÍTULOS DOS POSTS. PERDI O INTERESSE.
ResponderExcluirBox 666
ResponderExcluirSomos 2. Mas não foi a opnião do Bob ou dos outros que me tiraram o interesse do blog, afinal, opniões divergentes sempre existiram e existirão, mas sim o desrespeito com aqueles que postam opniões diferentes, que são execrados e tratados como estúpidos. "Autoentusiasta é assim, aprenda se ainda não sabe" é a frase preferida daqueles que têm medo de opinões diferentes.
O que foi dito sobre o Sr. Calmon, pode ser muito bem reproduzido ao tratamento dado a muitos que postam uma opinião divergente aqui:
ResponderExcluir"Doses cavalares de cinismo, prepotência e arrogância ao tratar o leitor como um leigo e de certa maneira "inferior" intelectualmente."
Será que fui só eu quem notei que os problemas com trolagens e outras postagens do tipo começaram a pouco tempo, depois de que as respostas começaram a ser mais ríspidas contra aqueles que divergem das opiniões vigentes no blog?
Peço encarecidamente aos responsáveis pelo blog que antes de qualquer coisa, façam uma introspecção, revejam sua atitude em relação àqueles que têm opinião divergente e admitam sua mea culpa. Somente endurecer as regras de postagem não vai adiantar, se as causas do problema não forem combatidas.
Mas é obvio que se deve perdoar insultos de natureza pessoal e expressões de baixo nível. Acredito que todos querem um ambiente de pelo menos educação e respeito ao outro.
Tem gente aqui que poderiam ser chamados também Walter:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=c1IfqDWXjIE
E enquanto a "introspecção" não vem, vai na base da intimidação mesmo, com "clonagem" de apelidos.
ResponderExcluirDepois esse(s) anônimo(s) quer(em) ser levado(s) a sério...
Os anonimos poderiam se identificar no final do post..
ResponderExcluirabs
Helio
Caro Luby,
ResponderExcluirSugeri algumas dezenas de post´s acima e os poucos anônimos que assinam preferiram se identificar ou abrir conta. Muitos têm medo de serem enquadrados como o rapaz que publicou uma foto participando da marcha da maconha no domingo no Facebook e recebeu uma advertência na segunda, por ser funcionário de uma multinacional que "não compactuava com as reivindicações desse tipo".
Imagine um buteco em que todo mundo que você conhece pode ver o que você está fazendo lá, inclusive o seu chefe. Mas por outro lado tem a trollagem, que tenta impor seu ponto de vista ridicularizando os autores do blog ou quem ousar discordar de alguma "verdade universal" ditada por esse bando de ogros. Isso lembra uma certa organização patrocinada por uma certa igreja, que fez todo mundo que não se enquadrasse a entrar na linha, e o pior que corremos esse tipo de risco.
Aqui ninguém é dono da verdade. Nunca ridicularizamos nenhum leitor por discordar de nós. Esse é um direito de todos e na verdade gostamos e aprendemos com isso. Mas daí a anônima e levianamente acusar que recebemos jabá é outra coisa. Isso é inadmissível e ponto final. Ninguém que esteja limpo é obrigado que suportar isso, nem deve.
ResponderExcluirBob, você tem toda a minha força e, com certeza, de muitos da nossa classe jornalística.
ResponderExcluirÉ difícil vermos um blog sério como esse.
Desculpe a ausência, estou sem computador.
Grande abraço,
Eduardo Zanetti.
Censura, esse é o melhor caminho.
ResponderExcluirNada melhor que uma boa ferramenta para calar a boca de quem nos critica.
Esses trolls anônimos semi-analfabetos têm dificuldade de entender que blog é propriedade privada...
ResponderExcluirCensura só pode ser feita pelo Estado. Em casa própria, só entra quem o dono permitir.
Como dizia aquele bom velinho e pintor de parede:
ResponderExcluir"GENTE LESA GERA GENTE LESA"
Eu não sei porque tanta celeuma , a constituição é clara temos direito a livre expressão do pensamento mas sendo vedado o anonimato.
ResponderExcluir