No uso: NISSAN NEW MARCH 1,6 SL

Fotos: Paulo Keller



Há menos de um mês tivemos o post do New March, que conhecemos por ocasião do seu lançamento, mas, como é comum nessas ocasiões, falta um contato mais prolongado, digamos mais íntimo, com o carro, o que só é possível dirigindo-o por vários dias tanto no ambiente urbano quanto numa estrada. Embora o carro de agora seja parecido com o da primeira vez, cor azul Pacific, é outra unidade, placas LUP-5749, enquanto o outro era o LUP-5753, ambos licenciados na cidade-sede da fábrica, Resende, estado do Rio de Janeiro, lembrando que na ocasião era um 1,6 SV, e este é um 1,6 SL.

Suas grandes qualidades, evidenciadas no uso, são agilidade e desempenho, combinados com baixo consumo de combustível e facilidade de dirigir. Agilidade tanto pelo comprimento de apenas 3.827 mm quanto, principalmente, pelo incrível e pequeno diâmetro mínimo de curva, apenas 9 metros. Pode parecer exagero, mas dirigir um carro com essa capacidade, na cidade, arranca sorrisos de quem o dirige, tudo parece, e fica, mais fácil. Se quem já dirigiu um Chevette apreciava esse diâmetro, 9,8 metros num carro com entreeixos de 2.395 mm, então transpondo 9 metros para o New March de 2.450 mm (coincidência: a mesma do Porsche 911 atual) entre eixos dá uma idéia da excelência do nipo-fluminense nesse aspecto.

Comportamento dinâmico que agrada

A relação de direção é 18,3:1 (dado só informado pela fábrica depois de publicado o post anterior), que, se não é "esportiva", é mais do que adequada. À primeira vista pode-se estranhar as 3,4 voltas do volante entre batentes, mas é devido ao grande ângulo de esterçamento das rodas. Completa as qualidades de direção a assistência elétrica com indexação à velocidade perfeita.

Comandos todos leves, da embreagem à alavanca de câmbio, com trava interna de engate involuntário da ré. Dirigir no trânsito anda e pára não cansa nem leva ao pensamento de um câmbio automático nessas horas. Freios, nem se pensa neles, tal a dose correta de assistência e modulação. O ABS não "roncou" nem uma vez nesses dias de uso. Os instrumentos têm visibilidade perfeita de dia e de noite, bastando um relance para checar velocidade e rotação, e a 130 km/h e 7.000 rpm os ponteiros ficam na vertical. Não há reostato para a iluminação dos instrumentos, mas esta não incomoda à noite.

Interior bem-arranjado e aconchegante


Há ajuste de altura do banco do motorista — decente, não o do tipo que pivota pela dianteira — e do volante de direção, podendo-se encontrar posição adequada de dirigir. Agrada a quantidade de porta-objetos, havendo lugar para tudo, até para o maço de cigarro e o isqueiro. Só é estranha a localização da tomada de 12 V, no lado direito do console e muito baixa, e um mal nacional, o extintor de incêndio praticamente no assoalho do passageiro dianteiro à falta de um lugar para este inútil estorvo que nossa anacrônica legislação exige.

Os limpadores de pára-brisa contam com ajuste da intermitência e há a indispensável função uma varrida. A visibilidade dos espelhos externos é perfeita, com o esquerdo também convexo na produção brasileira, acabando com o anacrônico espelho plano da versão mexicana. O que fazem falta são a faixa degradê no pára-brisa e as repetidoras dos indicadores de direção, o que a Nissan deveria providenciar.

Espelho esquerdo convexo, ótimo

Suspensão, a trivial dupla McPherson-eixo de torção, cumpre bem seu papel e concilia conforto de rodagem com estabilidade em curvas. Os amortecedores dianteiros têm batente hidráulico para evitar ruído quando a roda cai após transpor uma lombada mais rapidamente. A versão SL tem pneus 185/55R16V, Dunlop Enasave 2030, enquanto a SV vem com 185/60R15H. O estepe é com roda de aço e pneu 165/70R14T, de diâmetro 3,7% menor, portanto temporário, embora sem a inconveniência dos estepes finos, de seção 135 mm, que limitam drasticamente o uso do carro.

Visual agradável de qualquer ângulo, mas opinião não é unânime


Outro ponto que agrada muito é o motor, de fabricação Nissan, duplo-comando, 4-válvulas, bloco e cabeçote de alumínio. Embora haja 1,6-litro mais potentes — Fiat E.torQ com 117 cv, o novo VW MSI 1,6 com 120 cv, Peugeot/Citroën com 122 cv, Hyundai HB20 com 128 cv, Ford New Fiesta com 130 cv e Ford Focus com 135 cv, todas potências com álcool — o desempenho proporcionado pelo motor é dos melhores, com 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 191 km/h. Mesmo sem variador de fase, o motor é muito elástico. São 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 m·kgf a 4.000 rpm, independente de combustível. Note-se que o carro não é tão leve, 982 kg, o que realça as qualidades do motor. O corte é limpo a 6.800 rpm.

Mesmo sem ser o mais potente dos 1,6-l, motor é elástico, suave e agradável


A aerodinâmica com Cx 0,33 e área frontal calculada de 2,04 m² ajudam, especialmente na velocidade máxima e no consumo. Por exemplo, de Indaiatuba, no interior de São Paulo, à capital, o computador de bordo registrou 12 km/l com álcool, andando no limite da rodovia (120 km/h) e com ar-condicionado ligado, número bem melhor que os 9,3 km/l oficiais informados pelo Inmetro. Já na cidade os números batem, 8,1 km/l, álcool também.

Estepe com roda de aço e pneu 165/70R14T: temporário

 Deixei por último uma crítica, o ruído da primeira marcha. Após o post do lançamento um leitor perguntou sobre ele e respondi que havia diminuído 70%, mas isso no SV avaliado brevemente. Nesse, agora, o SL, o ruído continua tão forte quanto nos March 1,0 e 1,6, e Versa, mexicanos, que dirigi. O ruído não significa menos durabilidade, mas incomoda bastante. É uma pena que um carro da tantas qualidades apresente esse problema. A Nissan tem capacidade de engenharia de sobra para resolver isso e espero que ao lerem este post tomem a decisão de corrigi-lo, pois é um assunto — engrenagem cilíndrica helicoidal — que não tem mistério há mais de 50 anos. Nem nos DKW de primeira sincronizada, que tinha dentes retos na primeira, era tão ruidoso. Repito, é apenas incômodo e isso não impediria ter um March na minha garagem.

No mais, é um belo conjunto que vale os R$ 42.990 pedidos.

Veja a lista de equipamentos e ficha técnica depois do vídeo a seguir.

BS






FICHA TÉCNICA NISSAN NEW MARCH


1.0 Confort
1.0 S
1.0 SV
1.6 S
1.6 SV
1.6 SL
MOTOR
Instalação
Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote
Ferro fundido/alumínio
Alumínio
Configuração/nº de cilindros/nº de mancais
Em linha / 4 / 5
Diâmetro x curso
69 x 66,8 mm
78 x 83,6 mm
Cilindrada
998 cm³
1.598 cm³
Taxa de compressão
10:1
10,7:1
Potência máxima
74 cv a 5.850 rpm (G/A)
111 cv a 5.600 rpm (G/A)
Torque máximo
10 m·kgf a 4/350 rpm (G/A)
15,1 m·kgf a 4.000 rpm (G/A)
Nº de válvulas por cilindro
Quatro, atuação indireta por alavanca-dedo
Nº de comandos de válvulas/ acionamento/ localização
Um/correia dentada/cabeçote
Dois, corrente/cabeçote
Formação de mistura
Injeção eletrônica no duto, acelerador eletrônico
Combustível
Gasolina comum e/ou álcool
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes, câmbio
Dianteiras, manual
Nº de marchas
Cinco à frente + ré
Relações das marchas (:1)
1ª 4.091; 2ª 2.238; 3ª 1,393; 4ª 1.029; 5ª 0,821; ré 3,545
1ª 3,727; 2ª 2,048; 3ª 1,393; 4ª 1,029; 5ª 0,821; ré 3,545
Relaçao do diferencial (:1)
4,500
4,067
SUSPENSÃO
Dianteira
Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado com batente hidráulico e barra estabilizadora
Traseira
Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
Curso da suspensão diant.
146 mm
154 mm
Curso da suspensão tras.
203 mm
212 mm
DIREÇÃO
Tipo
Pinhão e cremalheira com assistência elétrica indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva
9 metros
Relação de direção
18,3:1
Voltas entre batentes
3,4
FREIOS
Comando
Hidráulico,  duplo circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros
A disco ventilado Ø 260 mm
Traseiros
A tambor Ø 203 mm
Controle
ABS, EBD e auxílio à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas
Aço, 5Jx14
Al,. 6Jx14
Aço, 5Jx14
Al, 6Jx15
Al. 6Jx16
Pneus
165/70R14
185/60R15
165/70R14
185/60R15
185/55R16
PESOS
Em ordem de marcha
956 kg
970 kg
964 kg
979 kg
982 kg
Carga máxima
N.D.
CONSTRUÇÃO
Tipo
Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto
0,33
Area frontal (calculada)
2,04 m²
Área fiontal corrigida
0,673 m²
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento
3.827 mm
Largura sem espelhos
1.675 mm
Altura
1.528 mm
Distância entre eixos
2.450 mm
Bitola dianteira/traseira
1.470/1.475 mm
CAPACIDADES
Porta-malas
265/1.132 litros (VDA)
Tanque de combustível
41 litros
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h
14,5 s (G), 13,8 s (A)
9,9 s (G). 9,5 s (A)
Velocidade máxima
167 km/h
191 km/h
CONSUMO (Inmetro)
Cidade
12,5 km/l (G), 8,7 km/l (A)
11,6 km/l (G), 8,1 km/l (A)
Estrada
14,8 km/l (G), 10,4 km/l (A)
13,2 km/l (G), 9,3 km/l (A)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª
29,1 km/h
33,4 km/h
rpm a 120 km/h em 5ª
4.100 rpm
3.600 rpm
rpm em veloc. máxima (5ª)
5.700 rpm
5.700 rpm





EQUIPAMENTOS NISSAN NEW MARCH


1.0 Confort
1.0 S
1.0 SV
1.6 S
1.6 SV
1.6 SL
Conforto e comodidade






Abertura interna da portinhoa de combustível
Acion. alarme pelo controle remoto
Acion. elétrico dos vidros, 1-toque mot.
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste de altura do volante
Ar quente
Ar-condicionado comum
Ar-condicionado digital
Auste elétrico dos retrovisores externos
Chave com telecomando para travas
Comando de áudio e telefone no volante
Computador de bordo e relógio
Consele central com 3 porta-copos e porta-objetos
Conta-giros
Desembaçador do vidro rtraseiro
Faróis de neblina
Hodômetro total e parcial digital
Iluminaçào no porta-malas
Pára-sóis com espelho
Revest. dos bancos em tecido premium
Revestimento das portas em tecido
Revestimento dos bancos em tecido
Tomada de 12 V no console central
Travas elétricas portas e porta-malas
Aparência






Acab. prata apoio braço portas diant.
Acab. prata manopla do câmbio
Acab. prata painel central e saídas a/c
Acabameno em preto da coluna central
Acabamento preto piano  painel central
Bancos com costura dupla
Botão alavanca freio estac. cromado
Defletor de teto com 3ª luz de freio
Maçanetas ext. cor da carroceria
Maçanetas externas cromadas
Moldura inferior da grade cromada
Retrovisores externos rebatíveis

Segurança






Alarme de chave no contato
Alarme perimétrico
Apoios de cabeça (4) c/ reg, altura
Cintos diant. c/ pré-tens. e lim. de carga
Cintos tras. 3-pts (2) e subadominal
Imobilizador de motor
Limpador pára-brisa 9-vel. + ajuste de intermitência
Sistema de áudio






Bluetooth streaming c/ com. no volante
Câmera traseira
GPS integrado com NissanConnect
Preparação para áudio
Rádio/toca-CD c/ RDS, entr. aux,, MP3/iPod, USB e 4 alto-falantes
Rádio/toca-CD c/ RDS, moatrador 5,8" em cores, entr. aux,, MP3/iPod, USB e 4 alto-falantes

  Mais fotos:

Painel mudou bem em relação ao modelo anterior

Instrumentos bem legíveis e conta-giros à esquerda

Eu flagrado atrás do carro, câmera "dedurou"...

Porta-malas de 265 litros, razoável


O alojamento da câmera de ré, um tanto estranho, mas o importante é que tenha e funcione

Carro japonês, saída do escapamento na direita, longe da calçada segundo a mão de direção deles

Bateria de 50 ampères·hora
Alternador de 90 ampères, bem potente


Portinhola do bocal de enchimento do reservatório de gasolina do sistema de partida a frio, tampa tem chave

Faróis são potentes

A roda vista de perto

Bons bancos


VW red up! I-Motion, AK dirigindo (post em breve)

O New March posa na imensidão de Araçariguama, interior de São Paulo

126 comentários :

  1. Bob, parabéns pelo vídeo, ficou ótimo.

    Poderia me tirar algumas dúvidas: O que você achou do isolamento acústico? Por que o curso da suspensão é diferente na versão SL? Considerando o custo benefício, qual versão você escolheria?

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  2. Thiago A. B.05/06/14 12:34

    Bob,
    Só corrigindo: Ford New Fiesta 1,6l 130cv com etanol; 135cv é o novo Focus. O painel desta versão nacionalizada continua sem o termômetro de arrefecimento do motor? No mais, bela avaliação!

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    1. Thiago A. B.
      Isso mesmo. Inclusive, acabei de citar os dois Ford, com as potências corretas de cada um. Desculpe a falha.

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  3. Muito bacana o carrinho. Quando dizes 135cv em um 1.6 deve se referir ao Focus e não ao New Fiesta, que, apesar de possuir o mesmo motor, rende 130 cavalos com álcool. Segundo alguns comentários que vi na Internet, potência díspar pelo espaço maior do cofre do Focus, permitindo melhor sistema de escape.
    Abraço

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    1. Guilherme Spader
      Correto, acabei de corrigir e citei os dois Ford e suas potências corretas. Desculpe a falha. Essa é a explicação oficial da Ford sobre as potências diferentes dos dois 1,6-litro Sigma, mas pode ser decisão estratégica do ponto de vista de marketing. Caso, por exemplo, do Audi A3 Sedan e do Golf Highline, mesmo motor porém o do Audi desenvolve 122 cv e o do Golf, 140 cv.

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    2. Eu também suspeitei, e, obviamente, fiquei interessado em subir mais 5 cavalinhos do meu Fiesta. Mas só se fosse algo fácil, tipo programação de central. Se tivesse que melhorar escape, etc, aí já fica meio complicado por conta da garantia, acho eu.

      Abração e parabéns pelo melhor site automotivo do país.

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  4. Maravilha !

    Realmente dizem que a economia de combustivel deste motor Nissan 1.6 HR16DE é excelente. Imagina se tivéssemos a evolução dele, que existe no Versa dos EUA, o qual possui comando de válvulas variável também na exaustão (Twin Continuously Variable Timing Control (CVTC) e dois injetores por cilindro, que faz com que o spray de combustível seja 57% mais fino. A tx de compressão deste motor nos EUA é de 9,8:1.... Considerando que a octanagem da gasolina regular nos EUA é equivalente a do Brasil AKI=87.... Este nosso com Tx de compressão de 10,7:1 certamente não ficará "batendo pino" como tantos no mercado.

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    1. Anônimo 05/06/14 12:59
      A gasolina comum (regular) nos EUA corresponde a 91 RON, que não temos aqui. A média (mid-range) de 91 AKI é que corresponde à nossa comum de 95 RON. Por isso é que a taxa pôde ser mais alta no Brasil.

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    2. Vixe... Estou confuso sobre a octanagem ainda ...
      No post do I30 recentemente você informou:
      87 IAD = 91 RON
      91 IAD = 95 RON
      93 IAD = 98 RON
      95 IAD = 102 RON (Podium)

      O site da Petrobras informa que nossa gasolina comum tem IAD = 87
      isto, equivale a RON = 91/92.... Talvez a empresa considere o mínimo do mínimo, e talvez, na prática nossa comum seja RON = 95 ?

      Mas o que você falou a respeito de não termos a RON = 91 aqui, explique o fato do motor do meu carro (EA855 - 2,5L) ter tx de compressão de 10:1 no Brasil e 9,5:1 nos EUA... Sei lá ?

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    3. Os dados que eu tenho são:
      Comum: 82 MON; 92 RON = 87 IAD
      Premium: 87 MON; 95 RON = 91 IAD
      Podium: 90 MON; 100 RON = 95 IAD
      Álcool: 90 MON; 110 RON = 100 IAD

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    4. Anônimo 05/06/14 13:43
      Considere o que eu disse. Esqueça o que o site da Petrobrás diz. A informação que passei é de gente graúda da área técnica de lá. Possivelmente no caso do seu carro a Ford tenha resolvido mandá-los para cá com taxa maior, as fabricantes costumam fazer isso.

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    5. Luis Santos
      Está errado.

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  5. Gosto deste alternadores potentes, ligar tudo no carro que se terá energia de sobra,no final acabam prolongando a vida útil da bateria, pois a mesma nunca fica em situação de fraca alimentação. Ponto para nissan

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  6. Já me decidi, só que pelo SV. De tudo que o SL tem a mais (rodas aro 16, conectividade com internet, ar digital, GPS, e câmara de ré), a únicas coisas que realmente me interessariam, seriam a câmara e talvez o GPS, mas isto posso colocar depois em uma boa loja de acessórios, por bem menos que os R$ 3.000,00 de diferença entre o SV e o SL. O resto (faróis com máscara negra, maçanetas cromadas, e parte central do painel em black-piano) é perfumaria mesmo. Curioso é que no SL em que fiz o test-drive, não notei esse ruído da primeira marcha. Gostei demais do carrinho. Uma dúvida, Bob: no SV também foram adotados os amortecedores do Versa, ou foi só no SL? Caso sejam diferentes: você notou alguma mudança significativa de comportamento dinâmico entre eles? Esperei ansiosamente por este "No Uso", he, he!
    Abraço.

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    1. Corsário Viajante05/06/14 16:09

      Mr. Car, sem querer me meter... Mas se for colocar MESMO o GPS no painel e câmera de ré depois... POr melhor que seja a oficina... EU pagava os 3.000 a mais para não ter que esquentar a cabeça com instalação after-market e questões de garantia, instalação elétrica, fios, etc.
      Abraços!

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    2. Mr.Car
      Boa sorte com seu carro novo!

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    3. Corsário, estou falando de uma hipotética instalação, nem sei se vou fazer mesmo. Talvez só ponha um sensor de ré com mostrador de distância, e isso a própria Nissan tem como opcional, por menos de R$ 200,00.

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    4. Mas como fica Mr.Car ?
      Vc gosta de interiores clarinhos...o desse March é bem pretinho...
      Como vai resolver isso ?

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  7. Corsário Viajante05/06/14 13:21

    O que estraga este carro para mim:
    - tanquinho, acho inacreditável não adotar solução como os concorrentes para facilitar a vida.
    - volante horrível, é muito feio, não toparia dirigir quilômetros olhando e tateando um negócio tão feio.
    - interior feio de forma geral. Não gosto.

    No que se destaca para mim:
    - motor, muito elogiado
    - versões e preços.

    O que eu tenho curiosidade:
    - saber como se sai num teste de impacto
    - saber se o banco tem ajustes mais amplos que o anterior, que achava muito alto.

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    1. Corsário Viajante
      Seria bom não ter o tanquinho, mas, francamente, não me incomoda. O volante é muito bom de pega. A questão de achar feio volante e interior é pessoal, nem cabe discutir. Teste de impacto, sinceramente, não dou a mínima para isso. Já andei em tanta coisa perigosa a vida toda....Quanto aos bancos, não tenho essa referência, mas mesmo no anterior não percebi nenhum problema.

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    2. Corsário Viajante06/06/14 11:38

      Bob, como eu disse, são coisas que ME afastariam do carro, não necessariamente os outros. Tenho horror a tanquinho, acho a coisa mais boba do mundo, ainda mais tendo uma solução simples e óbvia à disposição. Outros podem não se incomodar. O mesmo vale para as demais observações.

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    3. Pior que esse volante é danado de feio mesmo..!

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  8. Parabéns Bob , por essa e outras mais . A edição ficou bacana de mais com a música ! Tive que rever e me deu vontade de sair pelas estradas para sentir a escassa sensação de liberdade em nossas "reprimidas estradas" por buracos , lombadas e radares...
    Muito bacana ,
    Eustáquio Amorim :.

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  9. Excelente post Bob! Permita-me apontar um errinho:

    "Portinhola do bocal de enchimento do reservatório de gasolina do sistema de partida a freio, tampa tem chave"

    Abs

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    1. GFonseca
      Vi há coisa de uma hora atrás já corrigi, mas obrigado pelo aviso. Demorei a ler os comentários porque tive de sair à tarde por várias horas.

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  10. Bob,

    Gostei do carro e do preço que você citou, e não me incomodou esse ruído da primeira marcha. Mas, faltou o teste do "Bob-atrás-do-Bob", para que eu mude de idéia em relação ao Onix... (rsrs)

    Outra dúvida: caso fure um pneu, será que essas rodas aro 16 cabem no compartimento do estepe?

    Um abraço!

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    1. Marcelo R.
      O "sentado atrás de mim" está no post do lançamento, por isso não tem neste. Sobre a roda operacional caber no poço do estepe, boa pergunta. Vou verificar isso.

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    2. Desculpa, Bob. Agora que você falou que eu voltei lá no post anterior e vi... Gostei do espaço interno.

      Sobre o estepe, tenho essa dúvida não só em relação ao March. Mas, principalmente naqueles casos em que são usados os pneus temporários, muito mais finos que os de uso. Fico imaginando se pensaram na acomodação dos pneus "normais" no poço do estepe, quando for necessário.

      Um abraço!

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    3. Marcelo R., no meu new fiesta sedan, fiz questão de tirar uma roda do carro e.colocar no portamalas pra ver se cabia!felizmente, perde menos de 2 cm pois o forro sobe um pouquinho, mas nada que atrapalhe.
      Abraço

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    4. Obrigado pelo relato, Guilherme.

      Um abraço!

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  11. Puxa vida !!!

    Só agora percebi que o CVVTCS *Continuously Variable Valve Timing Control System / Sistema de Variação Contínua da Fase de Abertura das Válvulas só existe no 1.6 do Versa...

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    1. Isso está errado. Não me pergunte porque, mas o site da Nissan divulga isso incorretamente. Não existe duas versões do HR16DE. É só uma, e com CVVTCS. Veja que na especificação de potência e torque o motor do March e Versa tem exatos os mesmos números. Qualquer motor com qualquer recurso de tempo de válvula variável tem potência máxima maior contra um exato mesmo motor sem este recurso.

      O próprio Bob confirmou isso na matéria do "old" March 1.6, tempo atrás. Basta acessar a matéria e os comentários que verás.

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  12. Em tempo, permita-me uma observação, Bob: este preço de R$ 42.990,00 é para um carro com as pinturas sólidas "Preto Premium" e "Vermelho Alert". Para as metálicas "Prata Classic" e "Cinza Magnetic", bem como para as perolizadas "Branco Diamond" e esse lindo "Azul Pacific" (que é como vou querer o meu, he, he!), acrescente R$ 990,00.

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    1. Mr. Car
      Parabéns pelo seu novo Nissan!

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  13. Bob, você não acha que as rodas da versão SL ficaram meio grandes? Até achei bonito mas isso implica em alguns ônus, andar com um pneu desses nas nossas crateras não é muito folgado. Fora isso, o comportamento dinâmico e o interior mudam muito da SV para SL?

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    1. Anônimo 05/06/14 13:35
      Só o comportamento em curva do SL é melhor, mas pouco. Acabamento é igual.

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  14. Bob, belo trabalho, como sempre.

    Teria como solicitar à Lifan o X60 para análise pelo AE? Parece-me um carro interessante.
    MAF.



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  15. Tem um leitor no blog , um tiozinho de chapéu branco que fala maravilhas do seu March
    Ja ja, ele deve estar por aqui, para dar seu testemunho
    Um barato!

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    1. Não poderei dar meu testemunho sobre o "new" pois estou muito satisfeito com meu "old" March e só pretendo trocá-lo ao fim da garantia de 3 anos.

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    2. Isso ai Luis !
      Voce apareceu e nao me desapontou!
      Um abracão meu amigo !

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    3. Não mudou nada em suspensão e trem de força; baseando-se apenas no guiar, é o mesmo carro.

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  16. A primeira foto do post ficou muito bonita.

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    1. Parece uma nave do StarWars abatida!

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    2. Perneta
      Nem vi o Paulo Keller fazer a foto. Naquele dia, domingo, eu estava com uma gripe forte e sentei para descansar um pouco.

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    3. Eu notei no vídeo, a voz estava mais sexy.
      Risos.

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    4. Fuma demais dá nisso!

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    5. Anônimo 06/06/14 16:19
      É exatamente ao contrário, por fumar demais fico pouco gripado e gripe leve, que não me impede de trabalhar, como nesse dia. Já quem não fuma fica muito mais gripado do que quem fuma, é só você olhar no seu círculo de parentes e amizades. Sabe quantos dias faltei ao trabalho desde que comecei a trabalhar em 1962 (há 52 anos!) por estar resfriado ou gripado? Nenhum! Pense no quanto os laboratórios farmacêuticos deixariam de faturar com a venda de antigripais se mais pessoas fumassem. Compreendeu por que tanta campanha antifumo no mundo inteiro?

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    6. Bob
      Ja tomou a vacina da gripe
      E ótima, tenho tomado ha vários anos e nunca mais tive uma gripe
      E gratuito nos postos de saúde e quase nao dói nada !
      Eu recomendo
      Estimo sua pronta melhora

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    7. Então do seu ponto de vista fumar não faz mal algum,nem ao pulmão?

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    8. Nada como meu cigarro de palha com fumo goiano de piracanjuba. Sabor inigualável.
      Realmente gripo pouco mesmo. Nem lembro a ultima vez.

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    9. Mas oi?! É sério isso Bob? Cigarro faz bem à saúde? Só falta dizer que freios ABS e airbags são desnecessários...

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    10. Anônimo 06/06/14 19:28
      Tomei uma vez, no ano em que comecei na GM (1997), e não gostei, pois passei uma semana me sentindo estranho. Resolvi não tomar mais. De qualquer maneira, é bem raro eu ficar gripado ou resfriado. Agradeço muito seus votos de melhora.

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    11. Anônimo 06/06/14 23:22
      Cigarro não faz bem nem mal à saúde, se fizesse mal o Japão, um dos países onde o fumo per capita é dos mais altos, não teria a maior longevidade saudável (fonte: OMS). Realmente ajuda a combater e derrotar os vírus da gripe (observação pessoal), tanto que quando Jean Nicot levou o fumo de Trinidad-Tobago para a Europa no século 16, o fumo era usado com incenso para evitar resfriados. ABS é desnecessário para quem sabe frear e reside em regiões onde não neva e nem se forma gelo nas vias. Bolsa inflável, puro marketing, são sistemas de retenção suplementar apenas, o que responde por 80% da retenção do corpo ao banco são os cintos de segurança, mas os que têm pré-tensionador

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    12. Welyton Cividini
      Isso mesmo, não faz mal nenhum

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  17. Agora Mr. Car troca de carro.


    Michael Schumacher

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    1. Será ????? !!!!!!
      Eu acho que ainda nao...

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    2. Troca nada !
      Ele se casou com o Logan.
      Continua encantado e ainda tece juras de amor a esse carro.
      Mr.Car e seu Dácia!
      He he he

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  18. Sabe, eu sempre desconfiei que algumas fabricantes em alguns modelos, "escondessem" a origem de muitos de seus componentes.
    Olhando para a foto da etiqueta do alternador (Mitsubishi Electric), creio que minhas suspeitas se confirmaram. Nos veículos importados até então do México, esta mesma etiqueta, da mesma fabricante do alternador possui o "Made in USA".
    No recém lançado Honda Fit, observei que o alternador é fornecido também pela Mitsubishi Electric, mas neste a etiqueta contém o "Made in Thailand"...

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    1. Anônimo 05/06/14 13:57
      O mundo está globalizado. É irreversível.

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  19. Gostei do alternador ,normalmente colocam um de 60 para um motor 1.6,esse da uma melhor "folga" pra bateria.

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    1. Speedster
      Achei bom também, tanto que quis dar a informação.

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  20. Bob, teria alguma coisa a dizer sobre a construção do carro em si? Arremates, acabamentos, materiais. Tudo isso é análogo ao March mexicano ou apresenta alguma diferença significativa? Gostaria de saber pois além de nacionalizado o modelo sai de uma fábrica recém-nascida que nunca produziu um automóvel antes.

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    1. Unknown
      Nada errado nesse sentido. Lembre-se que antes de começar a produção em série há uma série de providências, como treinamento dos funcionários da linha, construção da corrida-piloto para irem aprendendo a fazer a montagem etc.

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  21. Bela cor. Tomara que venda bastante.

    Agora um carro com engrenagem de dentes retos na primeira e ao mesmo tempo regulagem de altura no banco "do jeito certo", raridade hoje em dia, é difícil de entender.

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    1. Anônimo 05/06/14 14:31
      Os dentes do par de primeira são helicoidais. Não poderiam fazer esse barulho todo.

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  22. Prezado Bob,
    Vou fazer a mesma pergunta que o Gustavo Serra fez no primeiro comentario: porque a diferença de curso da suspensão das versões SV e SL?

    Renato Ver

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    1. Renato e Gustavo
      É devido às rodas de 16 polegadas do SL, foi preciso aumentar um pouco o curso.

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  23. Carrinho bacana, não prima pela beleza, mas pela eficiência, e travaria um belo duelo com meu carro atual, o Novo Palio Essence 1.6. Eis os dados do Fiat: Potência - 117 cv (A) a 5500 rpm; Torque Máx - 16,8 mkgf a 4500 rpm, Cx: 0,33 (Creio que a área frontal seja bem próxima ao do March); Peso por ordem de marcha: 1060Kg; Velociadade máxima de 193 Km/h. Pensa num empate técnico, somente um minucioso comparativo para ver quem leva a melhor. Coisas que não me agradam: O motor do Nissan motor gira a 3600 rpm a 120 Km/h em 5a. (100 rpm a mais do que no meu carro anterior, o 206 1.4 flex, com meros 82cv). Para que relações de marchas tão curtas? Poderia muito bem ser um 4+E. No caso do Fiat, o motor gira a razoáveis 3300 rpm, mas não chega a ser um 4+E. Por outro lado, garanto que a suspensão do Nissan seja no mínimo, bem melhor que a do Novo Palio. No Fiat, colocaram molas e amortecedores com carga muito alta, e me parece que tentaram amaciá-la, só com batentes hidráulicos. Este "desacerto" deixa a rodagem muito ruidosa, e há indícios de que compromete a durabilidade dos componentes (no meu já faz barulho, com 10.000 Km! - estou com mal pressentimento, sinto que eles vão me enrolar na garantia - Pesquisem na internet: Barulhos na suspensão do Novo Palio e se assustem!). Culpa também do consumidor, que criticava a maciez da suspensão do Palio anterior, pensando que o carro ia capotar na primeira curva. E o tal do inocente que sabe de nada: aquela suspensão macia é que aguenta o tranco! Se eu fosse comprar um carro hoje, o March, seria uma opção.

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  24. Bob,

    Você fala que o percurso passou por Indaiatuba e, pelo tanto que você gostou do carro e pela imagem que abre o post, deve ter terminado no Maranhão. Nos escombros do Centro de Lançamento de Alcântara.

    Seus "No Uso" são sempre impecáveis!

    Obrigado.

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  25. No Versa desmontado da 4rodas a primeira marcha estava com desgaste.

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    1. Anônimo 05/06/14 16:41
      Você sabe ou a revista especificou se o desgasta foi das engrenagens propriamente ditas ou dos dentes de encaixe da luva sincrônica?

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    2. Qual seria a diferença Bob? Na pratica, é problema para o dono...

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    3. Curiosidade mecânica, saber se o ruído tem relação com o desgaste verificado.

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    4. Copiado do site da Quatro Rodas:

      "Desmontado, o câmbio apresentou sinais de desgaste. O ronco alto com a primeira marcha acionada, similar ao que é produzido em ré (e destacado por muitos que se revezaram ao volante do sedã), vem, segundo Fukuda, de uma falha de projeto: “Os dentes da engrenagem da primeira estão com sinais de atrito nas faces internas”. O trambulador, componente que transmite para a caixa de câmbio a marcha selecionada pelo motorista com a alavanca, chegou aos 60000 km balançando demasiadamente. Aos 34643 km, a concessionária Itavema alegou ter trocado o trambulador, mas a chapa metálica que posiciona a alavanca estava danificada. “Há a possibilidade de a peça não ter sido substituída, apenas reposicionada”, diz Fukuda. Ao todo, o carro ficou parado 23 dias na Itavema."

      Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2013/01/08/desmonte-do-versa/

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    5. João Carlos06/06/14 19:37

      O desgaste foi na prórpia engrenagem, veja: http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/2013/01/08/desmonte-do-versa/

      O ruído então tem relação com o desgaste?

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    6. João Carlos
      Ao contrário, o desgaste tem relação com o ruído.

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    7. Matuck
      Não acredito em falha de projeto, não há mistério numa engrenagem cilíndrica helicoidal, mas em falha de ajuste da fresadora na produção.

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    8. Bob.

      Seria possível o senhor conseguir um parecer técnico da engenharia da Nissan sobre este ruído? Qual o motivo, e do porquê da escolha de projeto que o origina. Já que esta escolha produz incomum ruído de funcionamento, e que esta característica não é comum no mercado e pode inclusive gerar má impressão (por motivos diversos).

      Acho que o parecer e motivos oficiais da marca nos dariam melhores condições de entender tal característica, que não parece ser somente de poucas unidades, mas sim percebidas em tantas outras, e com isto compreender do porquê de continuar com projeto de característica tão dissonante.

      De toda forma, agradeço.

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    9. Allan
      Não nos cabe, por direito, pedir à Nissan tal parecer, uma vez que não somos proprietários de um March. O que podemos fazer nesses casos, e fizemos, foi apontar claramente o problema no post e, especialmente, no vídeo. Caberá a Nissan (que, como outros fabricantes, lê o Ae), caso tenha interesse, se pronunciar a respeito, uma vez que esse ruído tem potencial para afastar compradores, receosos, com razão, de virem a ter problemas no câmbio (que sei que não terão, no final do post até escrevi que isso não me impediria de ter um March), mas essa é uma decisão que cada comprador terá de tomar.

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    10. Será que com o dobro da quilometragem do Longa Duração essa engrenagem não daria manutenção corretiva? Pelas fotos é muito desgaste pra apenas 60 mil km.

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  26. A primeira foto ficou excelente, poderia rolar uma versão dela com tudo preto e ranco e só o March em azul.
    Azul esse que, diga-se de passagem, é uma das mais bonitas cores disponíveis pra um carro nos dias de hoje... me fez empurrar o Azul Bourrasque do 208 para segundo lugar na minha preferência pessoal.

    Já havia comentado no outro post como as rodas aro 16 caíram bem no carrinho... elas e nova frente deixaram o March com cara de "briga", tirando o jeito de anime da versão anterior.

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    1. Leornardo.

      Fiz três versões, cada qual com diferentes conteúdos mantendo as nunces de cores originais:

      March: http://i.imgur.com/COAmNZT.jpg
      March e Bob: http://i.imgur.com/cE9vgUW.jpg
      March, Bob, e o céu: http://i.imgur.com/KIKu0x7.jpg

      Fica aí para você e quem mais tiver interesse!

      Abraço.

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    2. Valeu, Allan, muito obrigado!

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  27. Vai vender bem, aliás já está vendendo, pelo menos aqui no RJ. E ficou mais bonito, especialmente o painel. Poderiam colocar essa grade no Versa, para diferenciá-lo do 'tiozão' Sentra.

    PS. A linha Renault-Nissan está ao meu ver canibalizando algumas motorizações. Será que este 1.6 sedicivalvole nipônico substituirá o K4M francês, que sumiu dos Logan/Sandero?

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    1. Vai saber...

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    2. K4m ainda equipa duster, fluence e o livina 1.6

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  28. Parabéns ao Keller pelas ótimas fotos!

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  29. Bob, el, no video me deu a sensação se ter muito jogo de carroceria nas curvas (aquele balanço de um lado pro outro), isso acontece mesmo ou é só impressão ??? Minha tia está pra trocar de carro e ela está de olho em um Palio, acredito que este possa entrar na lista dela também, vou recomenda-lo!!

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    1. Daniel
      Todo carro rola em curva, até um F-1. A rolagem desse March é totalmente normal, não causa o menor problema.

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  30. Bob, totalmente fora de tópico, mas estou me roendo de curiosidade: o que é aquele objeto na primeira foto? Parece uma torre de alta tensão caída e retorcida.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Araçariguama, cenário da minha infância... que saudade do fim dos anos 80, começo dos 90, singrando as estradas de terra da região numa Caloicross Extra Light.

      Paulo Vilhena e família passavam as férias no mesmo camping que eu.

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    3. João Carlos06/06/14 19:31

      Bob, quando desejar encurtar um link, pode usar este site: http://migre.me/

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    4. CSS
      Aquilo era uma estrutura feita de sucata para representar uma torre de aeroporto, que uma ventania forte derrubou. Ela fica num platô em Araçariguama, perto daqui, da capital, numa espécie de parque público onde está exposto um avião Vickers Viscount sobre pedestais, mas bem depenado. Veja em http://migre.me/jHSMj
      Consta que o prefeito da cidade desejava construir um aeroporto na cidade, mas como não conseguisse, resolveu criar um cenário aeronáutico nesse platô.

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    5. João Carlos
      Muito obrigado pela dica. Vivendo e aprendendo! Refiz a resposta ao leitor CSS encurtando o url, veja acima.

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  31. João Carlos05/06/14 19:53

    .Esse motor tem variador de fase segundo a Nissan

    .O Versa apresentou desgaste prematuro na engrenagem da primeira marcha, no Longa Duração.

    Será que é plug and play substituir a lente esquerda do antigo March por esta?

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  32. O grupo renault nissan está com os power train desatualizados o que faz que perca o principal fator competivo: a relação custo/benefício. Sem os benefícios dos modernos conjuntos motor câmbio, não há custo baixo que justifique...

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    1. "Sem os benefícios dos modernos conjuntos motor câmbio, não há custo baixo que justifique..."

      Ai já é exagero. Mesmo sendo "menos moderno", o motor continua sendo ótimo, e empurra seus carros muito bem, ainda mais o March, e com consumo muito bom.

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  33. Como funciona essa conexao com a internet? Tem que ligar ao smartphone ou é inato/interno ao carro?
    É 3g? Precisa de chip?

    Achei engraçado o barulho da primeira, o carro já vem com uma sirene embutida huehuehue

    E por curiosidade, qual era o carro câmera que ia à frente do March ao final do video? Ele parecia ter bem mais chão do que o nissan...

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    1. tambem me interessei, alguem sabe?

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    2. Anônimo 05/06/14 21:12
      Sim, via smartphone com sistema operacional Android ou iOS, mas primeiro o proprietário precisa se cadastrar e registrar o carro no sistema. O carro à frente no vídeo era mais estável que o Nissan, era um BMW 320i Active Flex.

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  34. Pelo visto um excelente carro, se tivesse mais concessionarias com certeza, venderia bem pois ele tem o que o outro carro que se equipara a ele como opção nesses carros baratos de bom nívell de tecnologia e engenharia que é o etios não tem que é um conjunto harmonioso.

    Bob por favor me tire uma duvida, dirigi o etios por um fim de semana na versão 1.5 hatch
    Notei que ele não passava de 160 km/h apesar de ter motor para tal...

    A fabrica havia dito algo sobre limitação eletrônica de velocidade nesses modelos?

    Thallys Augusto

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    1. Tallys
      Nunca foi dito nada sobre limitação de velocidade no Etios.

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  35. Ótimo teste, sr. Bob Sharp e equipe AE! Melhor portal sobre carros do Brasil quiçá do mundo!

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  36. Sempre dou muita atenção àqueles carros que podem superar os modelos que eu considero de ajuste dinâmico praticamente perfeito (o quadrado Up/Gol/Fox/Polo), e com certeza o March chegou bem perto destes. Embreagem de ótimo curso e muito suave, fácil de modular (há algum tempo peguei um March da antiga geração e ele pecava nesse sentido, não sei o motivo até hoje), direção elétrica muito bem calibrada, câmbio preciso (porém, na unidade que andei a segunda marcha era algo teimosa em trocas rápidas), suspensão bem acertada, macia mas sem deixar de ser firme, e principalmente, do punta tacco muito fácil de se fazer. Mas não gostei do ajuste de altura do banco, que regula só o assento e ainda passa a impressão de estar "sumindo" a medida que se abaixa ele. Também achei muito barulhento, a partir de 3000rpm já se escutava muito o motor no interior da cabine, com todos os vidros fechados e rádio ligado. Aqui em BH a vendedora me informou que o preço de 43 mil reais era "da base São Paulo" e que aqui o carro custa 45 mil reais, mas não quis instigar mais na hora pra descobrir se era o velho ágio ou se isso realmente acontece por aqui. Se o antigo já vendeu bem enquanto podia, esse com certeza vai superar ele nos tempos áureos.

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  37. Bob, foge de sp enquanto é tempo. Paulistano é tão infeliz que ouve trânsito no rádio. Ass.: Abelardo Barbosa.

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    1. Abelardo, feliz é quem vive de bolsa família, metade do norte e nordeste.

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    2. Quem vive de bolsa familia é pobre ou miseravel. Ser feliz com 300 reais por mes é dificil!

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  38. Tenho um March 1.6 com 30 mil KM, é como é Bob disse, um grande carrinho - sem demérito, pois é isso que preciso de um segundo carro, que caiba em qualquer lugar, saia de trás do tráfego facilmente e seja ágil. Não gosto do espelho plano, que já foi corrigido esse ano. O barulho na primeira marcha é perceptível, só que ele aceita segunda tão rápido que trafego muito pouco em primeira. Um uno way 1.4 que tínhamos aqui antes era muito mais irritante em todas as marchas, muito mais áspero e pouco isolado, sobretudo em velocidade de estrada. A quinta podia ser mais longa, mas nada que reprove o carro. O meu tem um ruído na suspensão (foi checada e não acharam nada, não tem nada solto, rompido ou buchas rasgadas - mas tem um ruído em lombadas, baixa velocidade com as rodas esterçadas - já acostumei e nem ligo mais). No mais o March anda muito bem, foi mais barato que os concorrentes na hora da compra. Revisões custaram de 179 a 279 até agora. Ideal para um city car para duas a três pessoas. Na estrada um pouco ruidoso acima de 120 ( ele passa fácil disso e quer muito mais...) pela quinta marcha curta. O meu não tem abs e fez falta uma vez já - uma fechada que levei de um caminhão na estrada com pista molhada. O volante realmente não é dos mais bonitos, prefiro o antigo. Bancos bons, ar condicionado/aquecedor funcionam bem. Calotas feias, tirei as minhas e guardei, ficou um visual mais "masculino" e invocado. Abraços a todos, Douglas

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  39. O final do vídeo é simplesmente fantástico!!!!!

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    1. Tambem gostei ... Eles tavam descendo a lenha!
      O carinha do BMW guia horrores !
      O piloto do Nissan estava "fazendo das tripas coracao" para conseguir acompanhar...

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  40. O ronco do March em 1ª marcha é exatamente o mesmo dos Renaults 1.0

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  41. Glauber Vinícius
    Não é mesmo, você está completamente enganado, sinto muito. Tem até vídeo meu dirigindo o novo Clio.

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    1. O Clio novo não tem tal barulho no câmbio? Não conheço o Clio, mas esse barulho é bem parecido com o do Logan 1.0, 16V, o que acha, Bob?

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  42. preço por preço, para city car fico com o 500, para estrada o Palio 16V

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  43. Bob, com relação à direção elétrica do novo March, ela me pareceu bastante macia (ainda vou fazer um teste). A medida que a velocidade aumenta, ela vai diminuindo, como nas direções hidráulicas convencionais? O que você notou, ao dirigir o modelo?

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  44. Edson
    Sim, a assistência elétrica tem o que se chama indexação à velocidade. Ela diminui à medida que a velocidade aumenta. Todas as direções de assistência elétrica são assim. A do March é perfeita nesse ponto.

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  45. Bob, parabéns pelo trabalho, gostaria de uma ajuda em relação a comparativos de performance em veículos 1.6L, dos que o senhor andou, o que apresenta comportamento mais ágil e interessante é realmente o march? Dúvida na compra entre Palio Sporting, March 1.6 e Gol g6 1.6.

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    1. Paulo Victor
      Opinião fora do post fere a ética e não pode ser dada. Espero que entenda. Nos posts você tem todos os elementos para tomar sua decisão.

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    2. Tudo bem, respeito e ate admiro sua decisão, tem jornalistas por aí que escancaram suas escolhas pessoais e induzem muita gente. Assisti outras matérias suas e estou quase decidido pelo compacto nipônico. O que significa v/`000 em 5ª na ficha técnica?

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    3. Paulo Víctor
      Depois que você perguntou é que vi haver erro de digitação na ficha técnica. É v/1000 e representa forma abreviada de dizer "velocidade a 1.000 rpm". Serve para informar o cálculo de determinada marcha e daí se ter outras informações. Por exemplo, se a v/1000 em quinta marcha é 40 km/h, a 120 km/h o motor está girando a 120 ÷ 40 x 1.000 = 3.000 rpm. O erro na ficha técnica já foi corrigido e agradeço sua compreensão no caso da escolha.

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    4. Legal, não sabia, obrigado!

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  46. To feliz. Comprei o meu SL - Azul. Só esperar chegar. Para quem já tem me decepcionou não subir os vidros sozinhos, posso mandar fazer isso tranqüilamente??

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  47. http://youtu.be/7xC0YQFg_uQ Tenho um 1.0s rio que não apresenta este barulho em primeira marcha, devo ter sido sorteado kkk
    Segue um pequeno vídeo


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  48. Moisés.SP19/06/14 00:45

    Alguém conferiu o isolamento acústico desse novo modelo ? No anterior parece que deixava a desejar. Será que a 120 Km/h o ruído do motor invade a cabine ?

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