google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ULTIMA: O PRIMEIRO MCLAREN F1 - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ULTIMA: O PRIMEIRO MCLAREN F1

Fotos: Ultima Sports Ltd.



Como já foi comentado aqui certa vez sobre o carro de testes do motor do Ferrari Enzo, os protótipos de teste dos carros de produção geralmente são veículos existentes com muitas modificações.

Mas o que não é tão comum assim é utilizar carros de outros fabricantes. E justamente desta estranha atitude nasceu o emblemático McLaren F1 de Gordon Murray. O projeto era único, nunca nada foi feito como o F1, desde a concepção do monocoque até a posição central de pilotar com dois bancos laterais. O F1 era um projeto inovador e de desempenho extremo, e para ser concebido, precisava de protótipos de alta qualidade e versatilidade.

É de praxe a utilização de mais de um carro de testes, geralmente cada unidade é designada para testes específicos, ou de componentes específicos. No caso do McLaren, era necessário um veículo leve e que comportasse o motor central-longitudinal. Como o F1 seria o primeiro carro da empresa neste segmento, não havia uma "versão anterior" para ser modificada. A solução foi partir para um carro de outro fornecedor. Entre as opções, Murray optou pelos carros da empresa Ultima Sports, um pequeno fabricante de carros esporte de alto desempenho.

A alta qualidade e considerável nível de projeto fizeram com que dois exemplares fossem encomendados para serem modificados e receber os componentes do que seria o mais rápido carro do mundo. O modelo Mk.3 foi o escolhido, na verdade os dois últimos chassis da produção desta série foram fabricados pela Noble.


O primeiro carro, pintado de azul, seria utilizado para os testes de suspensão, freios cerâmicos e em especial, a nova transmissão desenvolvida pela Weismann, extremamente compacta e leve. Para validar a transmissão, um motor Chevrolet V-8 foi adaptado para simular o elevado torque do motor BMW V-12 que seria utilizado na versão de produção do F1. Podemos assim dizer que a  divisão Chevrolet teve sua parcela de participação no F1.

O carro foi tão importante para o desenvolvimento do McLaren que até foi batizado. Albert era seu nome, e ganhou até um emblema exclusivo, com o logo do V-8.

O segundo carro, um modelo pintado de prata, foi o carro usado para testar o novo motor BMW. É possível ver até que a tampa de válvula do motor já possui a inscrição McLaren no canto superior. Também os sistemas agregados ao motor, como eletrônica, arrefecimento e o complexo sistema de escapamento foram testados neste segundo carro, também batizado, mas como Edward. Os dois juntos eram conhecidos internamente como os Gêmeos Celestiais (Heavenly Twins), nome de gosto um pouco duvidoso, por assim dizer...

Não há muitos relatos do decorrer dos testes, pois eram sigilo absoluto. Alias, o projeto era tão bem guardado, que tamanho sigilo condenou os irmãos ao triste fim. Após cumprirem suas missões, ambos foram destruídos para evitar qualquer vazamento de informações e mesmo imagens para a mídia, que já estava totalmente alerta do desenvolvimento de algo grandioso no complexo da McLaren.


Hoje a Ultima se vangloria de ter ajudado no desenvolvimento de um dos mais brilhantes carros de todos os tempos. Não somente a McLaren, mas também outros, como a Aston Martin, utilizaram carros da empresa para desenvolvimento de protótipos. Inclusive, a foto que fecha esse texto, é de um Ultima GTR.

Esse GTR, na verdade, está bem longe de ser um modelo normal de produção. Este foi um dos carros de teste do MP4/12C, o novo McLaren de rua. A ligação continua forte entre os dois fabricantes.


MB

(Atualizado em 5/8/11 às 22h10)

25 comentários :

  1. Um carro que dá de 10 a 0 no Bugatti Veyron!!
    Pra mim nunca perdeu o posto de mais rápido!

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  2. curioso do ultima GTR é que apesar de ser com o volante no lado direito (mão inglesa) a alavanca de cambio tambem está a direita do piloto, se espremendo entre o banco e a porta ^^

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  3. Otímo post!!!

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  4. Post ótimo!

    Isso é um post que dá gosto de ler, um prato cheio para um AutoEntusiasta!

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  5. Excelente post, coisa de entusiasta mesmo!
    A Mercedes usou coisa parecida recentemente, não? As primeiras "mulas" do SL eram Dodge Viper cortados e remendados, se não me engano.

    Milton, aqui o post está com uma quebra de linha gigante entre a última linha escrita e a foto do Ultima prata, e outro grande espaço até o final da postagem. Será que é só comigo?

    Abraço.

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  6. Assim como todos os posts do MB, espetacular história!!

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  7. Afrodisiaco o sistema de escapamento desse McLaren , lindo de se ver...
    Com o passar dos anos vao surgir superesportivos mais velozes como o Veyron e outros . Porem esse carro sempre sera um mito e objeto de colecao reconhecido e apreciado como um dos melhores carros jamais feitos!
    Ultimamente superesportivos modernos e rarissimos tem entrado no Brasil como versoes top de modelos Lamborhini , Ferrari GTO , Bugatti Veyron e Alfa 8C .
    Espero poder, um dia, ver um desses aqui em terra brasilis ao vivo e a cores , com toda sua grandiosidade tecnica e performance superlativa...
    Saudacoes

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  8. No meu também aparece um espaço em branco gigante...
    Vai ver foi causado pelo motor da máquina...rs

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  9. Podem surgir carros melhores que esse,mas pra mim esse foi o melhor produzido na história..

    E o Mr Bean bateu pela segunda vez a sua,rsrsrs..

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  10. MB,

    Depois vou ler seu post com calma, mas acabei de ver a notícia e como já tinha visto que havia um post novo sobre a McLaren F1...
    "A anta do comediante que faz o personagem "Mr. Bean" bateu pela segunda vez a sua ML F1.
    Alguém tome esta obra prima das mãos deste atrapalhado!

    rsrsrs

    Sds

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  11. não tinha visto q o Pedro já havia comentado

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  12. César e todos
    O espaço entre a assinatura (MB) e a última foto foi erro de edição meu, o Milton Belli nada teve a ver com isso. A foto estava distante e não vi. Já foi corrigido, com aviso de atualização no final. Desculpem-me.

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  13. tiojao14
    Nos carros de competição o motor é sempre o mais baixo possível e para ter o comando de câmbio no centro é difícil passar o varão ou os cabos pelo motor. Por isso a alavanca deslocada para a direita, varão ou cabos passam por fora do motor.

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  14. Caio Cavalcante
    Sim, alguns Audis têm essas característica, a direção é rápida até 60 km/h e a partir daí fica mais lenta, para evitar excesso de comando em velocidades mais altas.

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  15. Fabio Alexandre
    Preciso ver o regulamento. Tem impressão de que atualmente é obrigatório ser fixo. Vou ver e depois informo neste espaço.

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  16. Para os apreciadores do McLaren F1, sugiro a compra do fantástico livro "Driving Ambition", que conta a história oficial do desenvolvimento do F1, e é "o livro" para os entusiastas.

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  17. Tem um vídeo do Ultima GTR batendo o tempo do Ferrari FXX do Michael Schumacher.

    http://www.youtube.com/watch?v=OoigMFX2ivM

    Como foi um tempo "não-oficial", já que o pessoal do Top Gear não cronometrou a volta, eles tiveram que usar dados de GPS.

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  18. O assunto é um pouco deslocado, mas aproveitando a sugestão de leitura feita por Fabio Birolini, bem a que a Editora Alaúde poderia fazer um levantamento de livros estrangeiros sobre o automóvel e a indústria automobilística a serem traduzidos para o português. Um livro sobre a história do Mc F1 deveria estar nesta lista.

    Minha sugestão seria "I Miei 40 Anni Di Progettazione Alla Fiat" autobiografia de Dante Giacosa "pai" dos Fiat Topolino, 500, 600 e outros.

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  19. Este comentário foi removido pelo autor.

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  20. Obrigado a todos.
    Bob, obrigado pela correção da foto.

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  21. Cesar, sim o Viper foi mula da Mercedes.

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  22. Fabio, sim este livro é um dos melhores do assunto, sem dúvida indispensável.
    abs

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  23. Isso sim é um post pra autoentusiastas, não aquelas reclamações sem fim do Seu Saraiva.

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