google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EXTRA: FUTEBOL NO CANAL SPEED. ACABOU O MUNDO MESMO? - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

EXTRA: FUTEBOL NO CANAL SPEED. ACABOU O MUNDO MESMO?



Foi ontem,  dia 10 de agosto de 2011.

Mais um capítulo da saga " O mundo acabou, e vivemos nele".

O canal Speed, levado ao ar pela Net aqui em São Paulo, transmitiu um jogo de futebol. Vejam as fotos. Foram tiradas por volta das 22 horas, um pouco depois do jogo começar.

Eu poderia parar por aqui, e decretar o fim dos tempos ao menos para os entusiastas automobilísticos, mas deixo alguns comentários.

Assino a televisão a cabo da Net por um motivo básico, o canal Speed.

Era uma luz na escuridão, um porto seguro para atracar o barco da desilusão televisiva nacional.

Quando tudo estava perdido, com programas ruins de todos os gêneros, esse canal era a saída para ver algo relativo a carros ou motos, e respirar aliviado novamente, escapando do sufoco dos canais feitos para pessoas que não são entusiastas de máquinas e motores.

Mas ontem, acabou.

Espero que a Fox, dona desse canal, se explique, e que essa explicação seja seguida de uma afirmação que esse erro enorme, brutal e violento jamais se repetirá.

Caso contrário, cancelarei a assinatura da Net, e convocarei todos os autoentusiastas a fazer o mesmo.

Por favor, divulguem esse absurdo, para que o erro não se repita.

JJ

69 comentários :

  1. Canais pagos? tô foraaaaa! Televisão é algo que só assisto em último caso, nada como o bom e velho jornal ou um belo livro...

    Agora que situação bizarra! Transmissões de futebol em um canal totalmente avesso e distante de sua real proposta? É meus amigos, futebol é a ''paixão do brasileiro'' Aos entusiastas, só resta o AUTOentusiastas!

    Lamentável..

    Henrique

    ResponderExcluir
  2. Se vc cancelar o Speed, onde vai assistir o Speed Masters, o programa dos Bob e do Arnaldo?

    ResponderExcluir
  3. Que ronha!! Já não basta os sportv com reprises horários de limoeiro e ferroviário, ou amistoso da seleção sub-11 em Serra Leoa??????????????

    It's the end!

    Mister Fórmula Finesse

    ResponderExcluir
  4. Acabou sim, não é de hoje, e quem dera fosse só por o canal Speed ter transmitido um jogo de futebol.

    Mr. Car

    ResponderExcluir
  5. JJ
    Das duas, uma. Ou está sobrando espaço na grade ou a audiência está fraquinha.

    ResponderExcluir
  6. FVG,
    que a audiência deve ser fraca, sabemos, mas é por isso que é pago pelos clientes, não é verdade ?

    ResponderExcluir
  7. JJ já cancelei a minha faz mais de um ano. Cansei de tanta repetição de programas ruins e apocalípticos...E não sinto nenhuma falta, nem minha família.

    ResponderExcluir
  8. Para aqueles que acreditam em opinião, vamos "floodar" o canal de feedback deles...

    http://canalspeedbr.uservoice.com/forums/91775-general

    ResponderExcluir
  9. Não só isso, me dói o coração ao ler nos cadernos de esportes de alguns jornais o título das páginas: Futebol, Futebol, Futebol, Futebol..., Outros Esportes (esses geralmente numa página só). Como se houvessem dois grupos, apenas. Futebol e os outros.

    ResponderExcluir
  10. Paulo Ferreira11/08/2011, 11:10

    Já fico irritado com o polishop no SPEED, agora isso é o fim da pciada...

    ResponderExcluir
  11. O canal é uma vergonha... assim como muitos da TV "por assinatura"

    -Venda da programação para polishop
    -Intervalos de 3 em 3 min
    -Programação ruim e repetitiva (tem dia que passam a DTM de 2009, o gaúcho de 'marcas e pilotos' de 20010, ANDRA de 2010)
    -2 apresentadores para todos os programas
    -Propagandas insuportáveis sobre o que vai passar no canal e fazendo propaganda do canal...

    ResponderExcluir
  12. TV a cabo é um assalto! Você paga para assistir propaganda, alguns canais que oferecem opções de programação sem intervalo comercial, só estão presentes em pacotes mais caros, e ainda: Se quiser assistir em alta definição, só morrendo em mais de R$200,00 por mês. Me desculpem, mas só milionário ou maluco pra aceitar pagar tão caro.

    E depois reclamam da pirataria...

    ResponderExcluir
  13. Concordo que a situação é bizarra... já existem SporTV, ESPN, Globo e Bandeirantes passando futebol, não é necessário passar futebol num canal voltado exclusivamente para automobilismo.

    Mas eu não posso e não irei reclamar com o canal, pois adoro futebol. Passando bons jogos, assistirei com gosto! Mas boa sorte aí na sua luta!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Já fiz o que sugeriu o colega acima, Felipe Sentinger. Acho que é por aí mas se insistirem nessa palhaçada, adeus Net!!!

    ResponderExcluir
  15. Amigos,

    Temos que nos preparar para vivermos o pior que ainda virá. O carro se tornará o inimigo da humanidade, o vilão n°1 a ser vencido. O carro (na visão ecochata extrema) só traz malefícios, desde seu motor que polui o ar e cria chuva ácida, até os seus materiais que geram lixo e que não podem ser reciclados. Vi esses dias uma matéria de uma cidade na China projetada para ser "A cidade do Futuro", sem carros, apenas transporte coletivo. Os carros potentes matam pessoas atropeladas. O automóvel é do mau! Cada vez mais o status de ter um carro cairá em troca do status de se ter o último Iphone ou o último super Laptop.

    Nós, Autoentusiastas, seremos no futuro tão loucos como hoje são os apreciadores de tabaco ou dos colecionadores de armas, que gostam de algo que só faz mal e mata. Seremos um bando de velhos loucos e retrógrados, contra a modernidade e o avanço da tecnologia.

    Infelizmente o nosso futuro será triste, num mundo onde tudo o que era errado antigamente passa a ser certo e tudo o que era certo passará a ser errado.

    Meus pêsames.

    ResponderExcluir
  16. Queria muito o Speed, até o ter. Realmente a programação é muito ruim.
    Só me interessava o Supercars Exposed, que não vejo na programação há meses.
    E o Speed Masters, do nossos autoentusiastas?! Só vi o piloto. Álias, alguém sabe se houve outros episódios e qual o horário?

    ResponderExcluir
  17. No meio do deserto, de vez em quando surge um oásis.
    O History Channel passou a exibir a versão norteamericana do Top Gear às segundas-feiras, 22h00min, com os programas dublados.
    Não sei até quando vai durar, e a versão original inglesa parece bem melhor, mas, enfim, antes pouco do que nada.

    ResponderExcluir
  18. Bons tempos em que eu via o Auto, Motor und Sport na DeustchWelle. Não entendia lhufas dos alemães, só compreendia uma coisa ou outra - mas era bom!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, sempre acompanho o blog mas raramente opno aqui.

    Mas realmente achei absurdo o canal speed passar futebol. Ridículo

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Sem dúvida uma tremenda mancada, pela lógica, no horário nobre, deveriam escolher os programas mais nobres sobre esporte a motor.

    MAS

    ResponderExcluir
  22. Realmente existem pouquíssimas opções televisivas para os admiradores de automóveis.
    Como não tenho TV por assinatura o programa que ainda costumo assistir é o AutoEsporte, que para mim é apenas um Folheto digital, as reportagens são muito tendenciosas e ainda sim o programa passa em um horário ruim e é muito curto.

    ResponderExcluir
  23. Alexandre Zamariolli,
    O Top Gear USA é ruim, na minha opinião. São reedições dos programas ingleses, mas com apresentadores sem carisma algum, muito forçado e muito sem graça. Sem falar que a dublagem é uma m#rd@, e o history não disponibiliza o audio em ingles...

    Pra quem não conhece, o site www.finalgear.com tem todos os episódios do top gear original, do US, do Australia e do Fifth Gear pra baixar.

    Eu assisti ao primeiro programa da segunda temporada do americano, e é muito ruim. Os caras pegam uns carros para fazer as vezes de pickups baratas. Um desses é um maveco. Desculpem estragar a supresa de quem ainda não viu, mas num determinado momento eles "convertem" os carros em "monster trucks", só que da pra ver que não são os mesmos carros. O maveco então, não tem absolutamente nada em comum com o carro usado até então, inclusive, com o formato da corroceria sendo um pouco diferente, de um modelo anterior ao usado durante o programa. Depois disso, eu larguei de mão, volto a assistir o original, que também é assim, mas pelo menos eles se dão ao trabalho de disfarçar as "forçadas de barra" que dão.

    E o Speed Masters? Vai sair do piloto? Eu ja coloquei um tópico lá no feedback do speed perguntando sobre isso...

    ResponderExcluir
  24. Essa JaNet é uma mer... mesmo, tem 70 canais só de tortura. E ou futebol, e normalmente não é o jogo do teu time. Quer ver teu time - paga!!!

    ResponderExcluir
  25. No meio do deserto, de vez em quando surge um oásis.
    O History Channel passou a exibir a versão norteamericana do Top Gear às segundas-feiras, 22h00min, com os programas dublados.
    Não sei até quando vai durar, e a versão original inglesa parece bem melhor, mas, enfim, antes pouco do que nada. [2]

    ResponderExcluir
  26. Assinei tv a cabo há algum tempo. Combo, internet, tv e telefone no mesmo pacote. Estava saindo até com um valor bem razoável.
    Sabe o que já vi na tv desde então?
    Nada. Putz! Não consigo mais ver tv, mas acho que isto é um bom sintoma. Sintoma de que a gente vai ficando mais crítico e selecionando melhor o que entra nos nossos olhos e ouvidos.
    Sem querer puxar o saco, é por isso que visitamos este blog cinco vezes por dia.

    ResponderExcluir
  27. Matar um passarinho com bala de canhão.

    ResponderExcluir
  28. JCQ - Site Racha...o Bico! disse...
    Bons tempos em que eu via o Auto, Motor und Sport na DeustchWelle. Não entendia lhufas dos alemães, só compreendia uma coisa ou outra - mas era bom!! [2]

    ResponderExcluir
  29. Juvenal
    Isto é ultrajante. Sinal dos tempos mesmo. A Fox enlouqueceu.

    ResponderExcluir
  30. Pelas reações mostradas nos comentários, tenho certeza que a decisão da Fox / Speed foi mesmo um tremendo erro.
    Eu espero que eles saibam que há muita gente descontente, e corrijam a mancada.

    ResponderExcluir
  31. Pelas reações mostradas nos comentários, tenho certeza que a decisão da Fox / Speed foi mesmo um tremendo erro.
    Eu espero que eles saibam que há muita gente descontente, e corrijam a mancada.

    ResponderExcluir
  32. A Fox só dá mancada mesmo. O FX tá passando toda a programação dublada, tem a opção do áudio original, mas não tem as legendas. Se eu quisesse assistir a programas dublados eu não precisaria pagar pela TV a cabo, tem a Globo e o SBesTeira.

    Gosto de futebol, tenho meu time, mas passar futebol no Speed é o fim do mundo mesmo, falta de respeito total.

    Estava me animando com a possibilidade de disponibilização do Speed na minha cidade, mas agora estou com o pé atrás.

    ResponderExcluir
  33. Pelas reações mostradas nos comentários, tenho certeza que a decisão da Fox / Speed foi mesmo um tremendo erro.
    Eu espero que eles saibam que há muita gente descontente, e corrijam a mancada.

    ResponderExcluir
  34. EStava para mudar meu pacote, justamente por causa do Speed. Ainda bem que esperei. Nada contra futebol, mas esporte pra mim tem que ter gasolina, seja em quantas rodas for.

    ResponderExcluir
  35. eles também interrompem canal de lutas pra passar futebol, por isso deixei de assinar.
    e jogão de bola hein, que desgraça

    ResponderExcluir
  36. Isso é zuação é? Nem o Speed esta a salvo desta porcaria de jogo sem graça? É o fim do mundo.

    ResponderExcluir
  37. Isso é um absurdo, segue os links http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N12775 e tambem http://canalspeedbr.uservoice.com/forums/91775-general/suggestions/2086193-voc-s-n-o-fa-am-a-besteira-de-colocar-futebol-num-?ref=title

    ResponderExcluir
  38. "Johnny Carvalho
    Nós, Autoentusiastas, seremos no futuro tão loucos como hoje são os apreciadores de tabaco ou dos colecionadores de armas, que gostam de algo que só faz mal e mata. Seremos um bando de velhos loucos e retrógrados, contra a modernidade e o avanço da tecnologia."
    .
    Faço dessas palavras as minhas.
    Gosto de bicicleta, defendo o transporte coletivo eficiente, respiro futebol, porém, cada coisa no seu devido lugar.
    Já estão criminalizando o tabaco, daqui alguns dias, quem tiver um automóvel movido a combustão(carro elétrico apenas acho repugnante), ou qualquer veiculo a motor, será penalizado, será crime.

    ResponderExcluir
  39. Juvenal, já contando que vc concordará, vou 'colar' a tua postagem no meu blog "UpSideDown" http://upsidedown4all.blogspot.com/ na intensão de compartilhar esse absurdo que é o 'nosso' canal Speed transmitindo futebol. NADA HAVER !
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Marcelo Augusto11/08/2011, 18:10

    Juvenal, Bob

    Quando vcs anunciaram o Speed Masters eu tentei assistir pela internet (vertvonline), mas, havendo futebol no horário, eles colocam canal de futebol pago lugar.

    ResponderExcluir
  41. Já não basta ter futebol até em porta de banheiro, agora teremos que aturar esta coisa até em canal automotivo ?

    Haja saco !

    ResponderExcluir
  42. EU, como CONSUMIDOR PAGANTE acho uma falta de respeito. EU pago pra ver motor berrando, e não 22 indecentes correndo atrás de uma bola. Futebol eu tenho de graça, isso me é IMPOSTO pela mídia 24h por dia. Como se não bastasse a grade do programa ser das piores, com propagandas pipocando de 2 em 2 minutos e re, tre, quadreprises de campeonatos e corridas agora eu sou obrigado a ver o Xurupita Futebol Clube quebrando canelas com o Arranca Toco Esporte Clube.

    ResponderExcluir
  43. Só faltava essa, "futebór" no canal Speed! Tava pensando em assinar o dito cujo avulso mas, depois dessa, desisti... Já chega os SporTV e SporTV2, em que 90% da programação é para a nhaca do futebol.

    ResponderExcluir
  44. Sinto informar, mas parece que a FOX está estudando transformar o Speed no canal Fox Sports. O jogo de ontem foi um primeiro ensaio, vem mais por aí.

    Abs

    ResponderExcluir
  45. Eu já tinha comentado com meu irmão: O único canal que só passa programas ligados à carros e motos agora tem futebol. Tentativa pífia de ampliar seu público-alvo.

    Apesar do canal falhar em vários termos (programas sem legendas ou com narrativa fraca) o canal ia em frente com uma boa vontade de invejar.

    Quem tem TV paga tem mais de 20 canais só pra esportes e Pay-per-View pra futebol. Colocar um jogo no Speed não é NADA senão uma grande burrada sem eficiência alguma.

    ResponderExcluir
  46. Prof. Sidney Peres,

    obrigado pela publicação em seu blog.
    Já me inscrevi como seu seguidor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  47. Futebol nem é nada, a Fox colocar o Biafra cantando aí ferrou...

    ResponderExcluir
  48. (low)Speed é uma bosta com m de muito.
    Tive Sky por 1 ano por causa dele e me arrependi. VejEmos:
    - NASCAR o tempo todo;
    - apresentadores vivem dando uma de engraçadinhos;
    - muitas repetições;
    - todos os intervalos tem propagandas do canal.

    Quanto ao Top Gear americano, eu acho totalmente sem sal. Nada substitui o corrosivo humor britânico.

    ResponderExcluir
  49. A única coisa que se salva na TV paga é o resumo do WRC, o resto enche o saco.

    ResponderExcluir
  50. Não é a primeira vez que acontece. Aqui em sampa, tenho Net basica por conta do fone e internet, mas tenho meus truques ao utilizar a banda larga.
    Em sts, no meu cantinho só speed.
    mas é um pé no saco.... "faremos uma pausa e voltamos"
    Ainda assim, infelizmente, seremos cada vez mais, postos a escanteio (aproveitando o maldito jargão futebolistico que detesto)

    ResponderExcluir
  51. Regi

    Posso estar errado, mas além dessa expressão ser ridícula, tá errada, a bola quando vai pra escanteio pelo menos é reposta, mas alguma coisa que "é posta pra escanteio" é deixada de lado.

    ResponderExcluir
  52. Pô Joel, aproveitei o "espírito" dos malditos politicamente corretos, que ficam demonizando qualquer coisa que fuja do script "cinza" igual para todos. Estamos sim (enquanto auto entusiastas) sendo postos para escanteio, descartados como erva daninha. Tenho comportamentos que hoje são estimulados como economizar água, reciclar lixo, não jogar comida no lixo usar o cinto de segurança, mais um monte desde que me conheço por gente, e faz tempo isso; e faço isso com absoluta naturalidade, não por imposição legal mas sim, por aversão ao desperdício. Os inservíveis de minha casa, são reciclados da melhor maneira possível, nem que seja pra doar pro carroceiro que passa na minha rua e faz uns trocados vendendo pra alguém...
    Quanto tinha fazenda, ficava puto da vida com o comportamento destrutivo dos vizinhos que queimavam o que derrubavam sem aproveitar, até o limite de rios sem nenhuma preocupação ecológica. Odiava ( e continuo odiando) discutir ecologia num boteco com "ixpessialistas" de fotografia, enquanto enchem o rabo de cerveja ou wuisque (putz, nem sei escrever isso...) deitando falação inútil, pretensamente intelectual. Provavelment epensam que leite é feito na caixinha e frango na geladeira do supermercado. Não sou o último cara "certinho" do universo, longe disso, mas salta aos olhos que muitas coisas estão erradas e em algum dia a conta será apresentada. Hoje é tudo " pelo lucro" e quem não gosta, saia da frente pois será atropelado. É o caso do post. Se um canal voltado para velocidade mecanica, e apresenta futebol; va lá - velocidade humana..., grita aos olhos que tem gato na tuba. Por fim, concordo. A expressão é ridícula, porém pertinente para "esse" momento. E tento manter o bom humor o tempo todo, apesar de... abs.

    ResponderExcluir
  53. É triste, mas aqui no Brasil quem não considera que as melhores (ou únicas) coisas da vida estão no "trinômio" Futebol-B*nda-Cerveja, acaba sendo considerado meio alienígena.

    ResponderExcluir
  54. O comentário do Alexandre é bem pertinente. Se não tá nesse trinômio, não apenas você é alienígena como também é homossexual, antissocial e "não sabe viver a vida".

    De vez em quando eu tento assistir o Speed pra gostar, mas não dá, o dia inteiro só passa aquelas arrancadas ou motocross, que eu acho um saco, ou VTs de competições de 2009. Os intervalos não ajudam, colocando piloto mexicano pra falar que a "temporada 2009 dele vai ser muito boa".

    Às vezes eu ligo, tá passando Sprint Cup mas e aí, é sempre algum VT ou coisa assim, intercalado por intervalos de 10 em 10 segundos.

    Nem mesmo quando eles foram passar as 24h de Le Mans foi decente, passarm 5 minutos depois voltaram pros VTs da ANDRA.

    ResponderExcluir
  55. Fiquei furioso ao botar no canal e estar dando jogo... Tem tantos canais de bola no pé para que pegar o espaço do canal de corridas para passar o jogo?

    Eu não gosto de jogo nada contra quem gosta eu amo automobilismo e acho lamentavél o ocorrido.

    Botaram o canal em "desvio de função"

    ResponderExcluir
  56. Acho que sou o unico besta que paga a NET TV, a imagem é ruim, ninguem aguenta mais os comerciais nos canais da FOX e outros tb, futebol no SPEED foi a gota d'agua, sou assinante desta meleca desde 1994 e NÃO APRENDO MESMO....já sugerí na minha página do Facebook a todos comprarem o NETGATO na Galeria Pagé por módicos 300,00 reais e assistir de GRAÇA, pois ficar pagando mensalidade para assistir COMERCIAL DO BIAFRA é o FIM DA PICADA...SOU UM TROUXA MESMO.

    ResponderExcluir
  57. Televisão atualmente está uma porcaria, principalmente a globo, eles passam mais o que chama a atenção do que o que é importante passar, quase não botam programas educativos. E as novelas da Globo são cheias de putaria e crises familiares(inclusive traição) e acredito que essas coisas não devem ser passadas em novelas.
    Futebol e Novelas que deformam a sociedade é o que mais se passa, enquanto isso quase não se passa programas educativos. E o jornalismo também parece fazer a cabeça das pessoas como se já tivesse impondo às pessoas que fulaninho estava errado e o outro é o coitadinho. Um grande exemplo disso é o caso do Porsche que bateu no Tucson.

    ResponderExcluir
  58. Regi

    A coisa tá feia mesmo.
    De vez em sempre tem alguém perguntando "porque tu gosta de carros se tu não pode dirigir?"
    Gosto porque gosto, kct!

    Chico
    Tu falls daquela "caixinha mágica" que te libera trocentos canais?

    ResponderExcluir
  59. Sim, só ter o cabo pagando o minimo da operadora e ligar a "caixa mágica".

    ResponderExcluir
  60. se mostrassem mulheres peladas pelo menos...

    ResponderExcluir
  61. Francisco J. Pellegrino

    Xará, sabe que você me deu uma idéia!...

    ResponderExcluir
  62. Felipe Sentinger e Gayeski,
    Só para esclarecer, não estou afirmando que o Top Gear USA seja maravilhoso. Tanto que fiz questão de frisar que "a versão original inglesa parece bem melhor". Parece porque, até agora, só assisti a um episódio da versão ianque, e preferi dar-lhes o benefício da dúvida.
    Estou órfão do TG inglês, simplesmente o programa televisivo mais divertido que já vi, e até hoje não entendo por que diabos a BBC World tirou do ar os episódios editados de meia hora que ela exibia aqui.

    ResponderExcluir
  63. daqui a pouco vai passar essa m... de futebol no cartoon network

    ResponderExcluir
  64. Cheguei da faculdade querendo ouvir uns roncos de motor e......

    PQP!!!!

    tive o mesmo pensamento que você, o mundo tá acabando mesmo.
    além de eu ter ficado levemente puto por não receber o que contrato do speed, CORRIDAS 24 HORAS por dia.

    se o speed (é VELOCIDADE em inglês ou estou enganado?!?!?) continuar a passar futebol, com certeza a net irá pro saco aqui em casa também....

    nos obrigam a pegar o pacote completo só pra ter um canal de corridas que tem a audácia de passar futebol, povo safado....

    ResponderExcluir
  65. é uma desgraça mesmo, no Brasil só existe futebol e mais futebol.

    pura falta de respeito, como se estivesse faltando espaço para futebol na TV paga, e quem procura um canal para fugir disso se surpreende com uma dessas...

    ResponderExcluir
  66. A TV Paga brasileira ja enfiou futebol em muitos outros canais nada-a-ver antes, como o proprio canal Fox (que deveria ser um canal de seriados). Entao qual a supresa?

    Por essas e outras ha alguns anos eu cancelei minha tv paga e hoje baixo da internet tudo o que assisto. TV Paga no Brasil, hoje em dia, é coisa pra nova classe C, com tudo dublado e ate canal de novela. Ficou igual à tv aberta. Não tem mais condicoes de assistir.

    ResponderExcluir
  67. Já deixei meu pleno descontentamento sobre isso, chega a ser ridículo a atitude do canal. E engraçado que o que mais tem nesse mundo são corridas e provas de tudo praticamente todo santo dia, das mais importantes a mais simples, onde tema e cobertura é o que não falta, mas nem as principais ele não cobrem, e fica passando enlatado americano e arrancadas antigas.

    ResponderExcluir
  68. Realmente não faz o menor sentido, coisa de maluco mesmo. Futebol já tem em vários outros canais.
    Você fez reclamação formal ao canal? Mandou esse post pra eles?

    ResponderExcluir
  69. cancelei o meu semana passada.

    isso é uma falta de respeito.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.