Fotos Renault
Como era |
O Sandero é o campeão de vendas da Renault brasileira, sediada há doze anos em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, com mais de 180 mil unidades comercializadas no Brasil e certamente foi o motor do crescimento da Renault aqui, onde já detém 5 por cento do mercado e a quinta posição entre os maiores fabricantes daqui. O modelo representa 43 por cento das vendas da marca no Brasil.
Junto com o Logan, lançado seis meses antes que ele, e a perua Mégane Grand Tour, divide a linha de produção da Renault no Paraná, uma vez que Clio, Symbol e Fluence são produzidos em Córdoba, na Argentina.
As modificações foram essencialmente na extremidade frontal e nos grupos óticos traseiros, realizadas pela Renault Design América Latina, o estúdio de estilo com endereço em São Paulo que é dirigido por Vincent Pedretti. Foi inaugurado em 2005 e conta com quinze profissionais. As rodas também foram redesenhadas.
O interior evolui com o uso de novos materiais, cores e texturas, e o painel tornou-se mais atraente. Novo sistema de áudio com rádio AM/FM e toca-CD tem processamento digital de som, para qualidade sonora em três dimensões (“3D sound by Artkamis”, empresa francesa especializada em som automobilístico) e reproduz música nos formatos MP3, WMA e WMV. Conta na parte frontal duplo-DIN com duas entradas, uma Jack e outra USB, além de conectividade Bluetooth. Todo o sistema de áudio e de telefonia podem ser controlados por um comando satélite na direita da coluna de direção.
Outra modificação foi passar os comandos dos elevadores elétricos dos vidros para a porta do motorista, antes localizados no painel, segundo a Renault atendendo a pedidos dos consumidores (há quem prefira no painel, eu inclusive). Mas o conjunto de teclas fica numa caixa anexada ao painel da porta que também aloja um alto-falante, não é muito elegante e acaba interferindo um pouco com a perna.
O novo equipamento de áudio: mais recursos e conectividade |
Outra modificação foi passar os comandos dos elevadores elétricos dos vidros para a porta do motorista, antes localizados no painel, segundo a Renault atendendo a pedidos dos consumidores (há quem prefira no painel, eu inclusive). Mas o conjunto de teclas fica numa caixa anexada ao painel da porta que também aloja um alto-falante, não é muito elegante e acaba interferindo um pouco com a perna.
O elenco de mudanças inclui a portinhola do tanque de combustível com abertura remota mecânica e lâmpada de aviso para indicar nível baixo no reservatório de gasolina do sistema de partida a frio.
Por fim, o volante de direção de ambas as versões do Sandero ganhou ajuste de altura opcional, item associado a regulagem de altura do banco do motorista e direção assistida hidráulica, e os instrumentos têm novo grafismo e iluminação em cor âmbar.
As características dinâmicas motorização permanecem as mesmas: motor 1-litro de 16 válvulas e 77 cv, 0-100 km/h em 14,1 segundos e 160 km/h de velocidade máxima para as versões Authentique e Expression; motor 1,6-litro de oito válvulas e 95 cv, 0-100 km/h em 11,7 segundos e 174 km/h para o Expression e o Privilège; e o motor 1,6-l de 16 válvulas de 112 cv, 10,5 segundos e 177 km/h para o Stepway, a versão aventureira de maior altura de rodagem e decorada de acordo. Todos os números são com etanol.
Rodando por estradas e avenidas de Florianópolis, o Sandero reafirmou suas qualidades de veículo prático e eficiente, com ganho em silêncio a bordo resultado de melhoria das características acústicas.
O Sandero Stepway 2012 |
Preços
A Renault mexeu nos preços, mas para baixo, tirando aproximadamente R$ 1.000 de cada versão, que agora são:
Authentique 1,0 16-válvulas, R$ 28.700. Com todos os opcionais, R$ 34.250
Expression, mesmo motor acima, R$ 31.300. Com todos os opcionais, R$ 38.350
Expression 1,6 8-válvulas, R$ 33.600. Com todos os opcionais, R$ 40.900
Privilège, mesmo motor acima, R$ 40.400. Com todos os opcionais, R$ 43.800
Stepway 1,6 16-válvulas, R$ 42.600. Com todos os opcionais, R$ 48.200
Só o Authenique não dispõe de bolsas infláveis e freio ABS nem como opcionais, mas pode vir com ar-condicionado e direção assistida hidráulica, itens que são de série nos demais.
BS
Sala de reunião da Dacia do Brasil:
ResponderExcluirDiretor:
- Precisamos dar um nome para a versão aventureira do Sandero para piás de prédio!
Engenheiro:
-Mas é só o Sandero com o Step fora do carro.
Marketeiro:
-Step fora? Step... fora? Step ... longe? Já sei. O nome vai ser Sandero Stepway!
kkkkkkk
ResponderExcluirRoque.... essa foi genial!! ilustrou bem!!! Parabens!!
De qq forma.... to fora! Caro demais pelo pouco q oferece...
Prefiro um "seminovo" melhor...
Agora que o fiesta 1.6 tá por 40k completaço ( também com abs e air bag), vai ficar difícil pro sandero, logan, symbol, jac e outros.
ResponderExcluirFeio, muito feio, feio demais. Se qualquer carro aventureiro eu já acho um horror, um Sandero é cão chupando manga. Lembrei, que tem coisa pior, Logan. Questão de gosto.
ResponderExcluirPelo que oferece, e do jeito que anda nosso mercado, ate que é um carro honesto pelo preço proposto.
ResponderExcluirMas precisa restringir o 16v somente a esse pseudo off road?
Me recuso a chamar isso de Renault.
ResponderExcluiré impressão só minha ou os motores 16v 1.6 ou 1.0 da Renault estão acima da média?
ResponderExcluiré impressão sua.
ResponderExcluiro 1.0 tem desempenho de 8V.
O 1.6 16V bebe pra kct em comparação a similares.
E se eu quiser um sandero "normal" com motor 1,6 L e 16V...
ResponderExcluirContinua sendo um ótimo carro, a versão autentique 1.6 com ar condicionado e direção hidraulica por 33.600 me parece bem interessante.
ResponderExcluirSó continua sendo uma pena não ter opção do brilhante 1.6 16v na versão comum.
Bob, vc notou melhora no isolamento acustico?
Fla3D
ResponderExcluirPareceu-me bem agradável sim. Não dá para estabelecer uma comparação, andei no Sandero, na rua, em meados de 2009.
Eu também acho uma pena não ter o Sandero e o Logan com o motor 1.6 16v. Com o fim do GT-Line agora só o Stepway tem esse motor, e na linha da Renault o Symbol. E beleza é questão de gosto: eu acho o Logan um carro bonito na sua simplicidade.
ResponderExcluirCarrinho excelente este! Não é o mais bonito, mas é mais espaçoso e generoso que Fiesta, Gol e companhia. Este sim, mais feio na medida que as plásticas vão acontecendo, e lhe fazendo muito mal. Ficou com o desenho mais limpo e menos esportivo ma minha opinião, mas que seja, eu compraria sim. Embora que o meu preferido da categoria ainda seja o Gol, pois a qualidade de construção deste é realmente superior, talvez muito superior.
ResponderExcluirRenan Veronezzi
Ops, não revisei meu texto. Mas me referi, no comentário acima, sobre as péssimas plásticas no Fiesta. Quase sempre o primeiro desenho de uma geração de um carro é mais harmonioso antes de receber qualquer reestilização. Concordam?
ResponderExcluirRenan Veronezzi
Mas de longe o pior carro que já dirigi, consegui odiar mais ele que o celta!
ResponderExcluirPor mim se queimassem todos os sanderos do mundo, não faria a menor diferença.
no 1.6 16v dá pra aproveitar o motor, e queimar o resto.
Tá melhorando... Tá melhorando... Quem sabe?
ResponderExcluirMeu irmão tem um desses....
ResponderExcluir1.0
Se vcs vissem o espaço interno, parariam de falar bobagem.
É impressionante o bom acabamento dele.
Mas...pré-conceito rulezz....
Bob, sempre gosto de seus posts, mas, se me permite uma crítica, este post do Sandero ficou com cara de release da Renault.
ResponderExcluirCaberia colocar um pouco mais de opinião e paixão aí, como é de praxe no AutoEntusiastas (e você é um dos grandes exemplos disto).
Franklin disse...
ResponderExcluir"Bob, sempre gosto de seus posts, mas, se me permite uma crítica, este post do Sandero ficou com cara de release da Renault.
Caberia colocar um pouco mais de opinião e paixão aí, como é de praxe no AutoEntusiastas (e você é um dos grandes exemplos disto)."
Pode até ser, mas é matéria paga e não dá pra esculachar em certas opiniões.
Além do mais, o carro é realmente bom. Não é excepcional em praticamente nada, mas também não apresenta nada de ruim. É apenas um carro honesto e acessível muito bom. Logo, comentário honesto e realista também.
O que me irrita nos Renault-Dacia é a barulhada do câmbio e o próprio cambiar. Muito ruim, alavanca longa demais...
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirEsse preço de R$33.600,00 no Expression 1.6 8v é sem ar-condicionado, não é? Ele vem de série com direção hidráulica, mas o ar acredito que é um pacote com vidros e travas elétricas, chegando a uns R$37.000,00...No Privilege ai sim o ar é de série, mas nesse caso parte de R$40.000,00. Abraço
Gostei desse face-lift do Sandero. Atualizou o carro sem os exageros que andamos vendo por ai. Ficou mais bonito. Se viesse no Logan também ficaria jóia.
ResponderExcluirOs Renault são assim mesmo, do tipo "ame ou odeie", têm personalidade e soluções práticas que só a convivência permitem descobrir. São carros com excelente comportamento em estrada, com conforto e estabilidade muito bons, e na linha Logan/Sandero, as reações lembram bastante a de carros maiores: trafegue num piso ruim com um deles que vc entenderá...
Como diz o Bob: "Carro e mulher só se conhece viajando"
Bob;
ResponderExcluirAndaram falando na imprensa sobre a adoção de uma caixa automática para o Logan/Sandero. A Renault não tocou sobre esse assunto na apresentação?
Prometeram o cambio automático para o ano que vem.
ResponderExcluir"matéria paga"? Aqui também rola isto?
ResponderExcluirParachoque dianteiro usa os mesmos recursos de desenho que o Lifan 320 (aquela tentativa de cópia do Mini)usa. E isso não é um elogio.
ResponderExcluirParece que foi desenhado pelo mesmo cara que desenhou o Agile - é o que circula no meio automotivo por aí.
Bom, se as pesquisas indicaram isso, então que se venda e faça dinheiro. Mas que as recentes reestilizações feitas aqui andam meio esculachadas é verdade.
De resto um bom e honesto carro. Apenas o texto concordo que ficou com cara de press release.
- Osmar Fipi
Aléssio Marinho
ResponderExcluirDisseram estar em desenvolvimento. Não deve demorar.
Osmar Fipi
ResponderExcluirO texto num caso desses, apenas maquilagem, tende a ficar com jeito de press release mesmo, fica mais pela informação do que mudou. Já o do A1, por exemplo, o release tem 1/5 do que está ali.
Anônimo 16/5 13:10
ResponderExcluirGostaria que você fosse específico nessa sua acusação(anônima) muito séria.
Bras Arouca
ResponderExcluirMatéria paga? A Renault falou num Sandero totalmente novo. Você leu isso em algum ponto do texto? Estava no release crítica ao comando dos vidros na porta?
Ninguém aí percebeu como essa frente ficou parecida à dos Clio dos anos 90? Aqui até chegaram a vender essa geração do modelo, se não me engano entre 96 e 98 e com motor 1,6L varetado. Ficou mais bonito.
ResponderExcluirO Sandero só tem 3 anos? Como envelheceu rápido.
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirEstranho. Pois o Logan e o Sandero exportados para o México possuem esse opcional no K4M. A não ser que seja no 1.6 8v...
Um Sandero mais palatável:
ResponderExcluir- 1.6 16 V, com acabamento privilége;
- (ainda) mais revestimentos fonoacústicos;
- Paineis de portas com revestimento mais macios ao toque;
- Tudo isto, mais ABS, EBD e Air Bag duplo por, no máximo 40 K.
Também não entendo porque não oferecem o 1.6 16V, nem que seja como opção da versão Privilege... Seria para evitar "concorrência interna" com outro modelo da Renault?
ResponderExcluirEspero que o GT-Line volte a ser oferecido em algum momento desse novo face-lift, mesmo que seja como mais uma "edição limitada"...
A Renault anda pisando na bola com seus designs. O Mégane era um belo carro, mas esse fluence retrocedeu.
ResponderExcluirE esse Sandero nunca foi bonito, agora então...Isso deve ter começado com o Laguna.
Sempre gostei do Clio. Em especial quando no início era o que tinha o melhor câmbio. Felizmente esse ainda não estragaram.
Prezado Bob Sharp,
ResponderExcluirNão entenda como crítica negativa. Quis dizer que seu comentário foi bastante honesto.
E se a matéria não foi paga, melhor ainda, pois ainda que tivesse sido, havia considerado a análise imparcial, objetiva, como tem de ser.
Foi uma defesa a seu favor em relação ao comentário de outro entusiasta.
Entenda dessa forma.
Será que corrigiram aquele problema do barulho no tanque de combustível? Parece que o tanque desses carros da Renault não tem uma estrutura "quebra-ondas" para evitar esse tipo de ruído e muita gente reclama disso.
ResponderExcluirBob, exatamente, não há "acusação" (séria/anônima ou de qualquer tipo) quando se faz uma PERGUNTA. Apenas o desejo de saber se há (ou não)aqui a tal prática (de matérias pagas). Pelo que sei, há em alguns meios (programa de tv na Globo tem né?). Pela sua reação posterior parece que a resposta é não.
ResponderExcluirAnônimo 17/05 - 07:58
ResponderExcluirQuando existe materia paga, no crédito da publicação, programa, etc, aparece uma menção a isso.
Pode ser merchandising, ação comercial, informe publicitário, etc, mas vc foi informado daquilo.
Leia a Transporte Mundial e veja o que é materia paga. No fim de um teste sempre rasgando elogio ao produto, um anúncio do fabricante...
Isso em caderno de automóvel em jornal de domingo ja faz parte do editorial...
Muito bom. Já tive um Sandero (que vendi no final do ano passado para comprar um apto) e não vejo opção melhor na faixa de 30 a 40mil. Na empresa ando de gol e acho que está distante do Sandero. Corsa, Fiesta e Agile ou são caros ou são projetos antigos e o Fox novo está muito bom, mas muito caro. Talvez um C3 tivesse alguma chance a 3 anos atrás.
ResponderExcluirUm carro antiquado, feio, inexpressivo e caro. Mais uma pérola q somos obrigados a engolir.
ResponderExcluirBras Arouca
ResponderExcluirEntendido agora. Obrigado por esclarecer.
Anônimo 17/5 07:58
ResponderExcluirPerfeito. Se fosse matéria paga - o que o AE não faz - haveria informação de se tratar de informe publicitário.
Em outro blog estão dizendo que o Sandero não terá mais uma versão com câmbio automático, mas em vez disso apenas um "automatizado". Será mesmo?
ResponderExcluirPara: Anônimo 15/05/11 18:15.
ResponderExcluirQuando eu era proprietário de um Clio 1,6 16V, eu conseguia fazer até 18km/l.
O carro não era bi-combustível e a cidade onde moro, é pequena.
Há tempos eu quero voltar para a Renault, mas não gosto dos enfeites do Stepway e não consigo entender porque o Privilegè não tem a opção do motor 1,6 16V.
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