Mais um modelo de miniatura Hot Wheels muito legal, o Tyrrell P34, mais conhecido como seis-rodas.
Foi em uma loja de brinquedos que o encontrei, meio ao acaso, procurando por outro modelo. Só havia visto em fotos de sites de colecionadores.
Esse carro traz boas lembranças de quando o mundo era bem mais simples, e algumas pessoas criativas conseguiam realizar suas ideias. Uma delas é Derek Gardner, o engenheiro criador dessa solução.
Esse carro traz boas lembranças de quando o mundo era bem mais simples, e algumas pessoas criativas conseguiam realizar suas ideias. Uma delas é Derek Gardner, o engenheiro criador dessa solução.
Na foto abaixo, o piloto Patrick Depailler, que me parece um pouco assustado, Ken Tyrrell e Derek Gardner, na apresentção do modelo.
Gardner teve a ideia de reduzir a parcela da área frontal decorrente dos pneus, e aplicou-a no P34, com rodas de 10 polegadas na frente.
Foi provavelmente, o mais chocante de todos os Fórmula 1 dos anos 70, talvez só suplantado pelos carros com efeito-solo que vieram mais tarde e que algumas equipes fabricaram sem a asa dianteira, pois não precisava.
Outra ideia era utilizar em dias de chuva dois pneus para esse tipo de piso, e dois slicks, para evitar parada para troca durante a corrida, caso o tempo mudasse. O problema é que os pneus de tração eram iguais a de todos os outros carros, trazendo a mesma área frontal, e, se fossem lisos, a tração seria comprometida como a dos carros com quatro rodas. Se estivessem sendo usados pneu com sulcos na traseira, a troca teria que ser feita de todo jeito, caso parasse de chover, e vice-versa.
Além disso, a Goodyear deveria desenvolver os pneus menores, para rodas de 10 polegadas de diâmetro, apenas para a Tyrrell, o que, sem dúvida, tinha custos altos. Com o conjunto roda-pneu menor, os pilotos não conseguiam vê-los, o que não é agradável para pilotos de monopostos de rodas descobertas. Surgiu uma janela na parede do habitáculo para ajudar, algo também inusitado.
Note a enorme janela no habitáculo para o piloto poder ver as diminutas rodas |
Como ficou claro, houve pouco sucesso, com apenas uma pole position e uma vitória em 1976, o ano da estreia. O carro andou mais um ano apenas, com alguns resultados de pódio, mas sem nada próximo do esperado para um carro revolucionário.
Além da equipe Tyrrell, March e Williams construíram os seus seis rodas, mas estes com quatro de tração, e apenas as duas normais à frente. O Williams funcionou muito bem, batendo alguns recordes de pista onde foi testado. Como não poderia deixar de ser, carros com mais de quatro rodas foram banidos pela FIA.
Assim, ficou para a história essa revolução que não deu certo, mas que deveria ter resultado diferente, que não pôde ser visto devido a interesses políticos de quem não queria fazer um carro fora do convencional.
Imaginem o público consumidor vendo carros de corrida com seis rodas, e não podendo comprar um carro de passeio dessa forma? Nada confortável para os departamentos de vendas e de propaganda das fábricas, sem dúvida.
JJ
Eu quero esse Hot Wheels!
ResponderExcluirOnde tem para comprar?
Os carros de seis rodas com quatro rodas motrizes bateram recordes, sim, mas logo depois as caixas de câmbio quebravam, pois não suportavam ter que tracionar o dobro de rodas para o qual as transmissões foram projetadas.
Alguns carros de passeio com seis rodas que encontrei por aí:
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/seis-rodas-e-um-v8-biturbo-de-82-litros-na-traseira-loucura-do-panther-six
http://www.jalopnik.com.br/galeria/covini-c6w-solucao-para-um-problema-que-voce-nunca-teve
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/xeque-manda-criar-suv-de-seis-rodas-que-e-quase-um-transformer
Agora, um de OITO rodas, com OITO motores ELÉTRICOS!
http://jckronbauer.blogspot.com/2008/12/eliica-o-carro-eltrico-de-8-rodas.html
Julio,
ResponderExcluirencontrei numa loja de brinquedos, a PBKids.
A grande encrenca dos Hot Wheels é que a distribuição é aleatória,e há vezes em que se encontra muitos modelos novos, e depois, passa-se semanas sem novidades.
Aqui em São Paulo, as Lojas Americanas tem se saído bem, com bastante oferta de modelos novos, que demoram mais umas 3 semanas para aparecer em outros lugares.
Nesta época a formula 1 era realmente mágia pura, novas tecnologias sendo desenvolvidas, meio sem limite, hoje temos muito e temos que limitar senão tiram o piloto e deixam o computador sozinho, exagero meu, sei, no momento sim... exagero..., mas fabuloso é esse projeto, vi a primeira vez conversando com um amigo que é fascinado nesta época, na casa dele tem uma replica em pequena escala deste bolido, além de outros.
ResponderExcluirEsse modelo da Hot Wheels é relativamente fácil de encontrar a R$5,00. assim como o Ford Falcon XB (aquele do MAd Max) e o DeLorean.
ResponderExcluirJá o SP2 e o MAverick, só na mão de "cambistas de miniaturas" ou fazendo amizade com donos de lojas.
Estão fazendo alguns modelos de Perua MAverick, são modelos personalizados que usam o Maverick Hot Wheels como base. Não sei se são 100% de resina ou se é um Hot Wheels modificado.
Abraços!
O carro não deu certo porque era uma má idéia, só isso. Não tem nada a ver com "interesses políticos" ou outras teorias de conspiração.
ResponderExcluirMcQueen
Olá,
ResponderExcluir...o P34 é realmente um carro fantástico. De fato não houve continuidade devido a interesses políticos. A Michelin entrou no Circo como outro fornecedor de pneus e a disputa ficou acirrada. Assim, a Goodyear não direcionou nenhum desenvolvimento para esse tamanho de pneu.
A DESTACAR:
Resultados do P34 1977. Ano em que obteve os seguintes resultados (zona de pontos):
Patrick:
1 segundo lugar
2 terceiros lugar
2 quarto lugar
9 abandonos
Peterson:
10 abandonos
1 terceiro
1 quinto
1 sexto lugar
1976 Jody e Patrick ficaram em 3 e 4 lugares respectivamente.
Jody teve uma vitoria e 4 segundo lugares chegando a zona de pontos em 12 vezes de total de 16 provas.
Patrick obteve:
5 segundo lugares e 2 terceiros marcando pontos em 8 provas.
Em 1976 a equipe tyrrel totalizou
1 vitoria
9 segundos lugares
2 terceiros lugares
para ficar nos mais expressivos.
A luta Hunt(McL.)xLauda(Ferrari)era acirrada e os dois pilotos se impuseram muito bem frente a essas duas forças
Hunt 69, lauda 68, Jody 49, Patrick 39.
Pena terem trocado a 'liberdade' para criar com a 'liberade' para manipular.
abraço
Julio
Vou tentar replicar a historia desse carro publicada na enciclopédia 'O Carro'.
ResponderExcluirOs tempos obtidos pelos P34 eram muito rápidos. Jody escapou de um grave acidente por conter mais uma pneu.
Conspirações como a que os motores da Copersucar tinham menor potencia (o primeiro ponto veio com um motor cedido pela Tyrrell) não. Mas a Goodyear manifestou-se publicamente seu abandono na parceria com a tyrrell para desenvolver compostos especificamente para eles. A Michelin entrou com força...e fizeram um campeão em 79 (jody/ferrari).
abraço
Julio
C.E.Sato, primeiramente abraço.
ResponderExcluirNâo sei se fez referencia a meu trabalho (perua 'maveco')mas de qualquer forma, convido a voce e a outros leitores do blog AUTOEntusiasta a darem uma passadinha no meu endereço e conferirem esses HotWheels que estou customizando.
Inclusive um em homenagem ao nosso querido BobSharp.
Comercializo a customização.
Obs.Os mavecos ainda estão no ultimo estágio de acabamento (vidros e tal).
site:
http://alfaminiatures.blogspot.com
Meu email consta no site para qualquer contato.
abraço
Conto com a visita e sintam-se a vontade para tecer qualquer comentário.Críticas também são bem vindas, visto que promovem a busca de melhor resultado.
Julio
Uma coisa que eu gosto de fazer é garimpar Hotwells. Sempre acabo encontrando alguma coisa. Esses dias achei um Volkswagen SP2, carro fabricado aqui no Brasil pela montadora alemã. Ontem eu estava dando uma olhada numa loja de brinquedos e achei uma Tyrrel. Não dei chance para o azar, fui logo pagando.
ResponderExcluirPior que isso vai virar raridade logo logo.
Abração.
SAVIOMACHADO
Raridade!
ResponderExcluirQuando eu era menino lá em Santo André, no meio dos anos 70, eu tinha um desses de plástico, creio que devia ser uns 40 cm mais ou menos... até que para um brinquedo de plástico era razoavelmente detalhado, e é uma pena que ele tenha ficado perdido em algum ponto do passado, talvez em alguma das mudanças de casa.
ResponderExcluirSávio, montadora não, please...
ResponderExcluirMcQueen
Uma Vitoria so, em 1976, isso é uma coisa que eu não esceco. Eu estava la para asistir, em Anderstorp. Com 11 anos de edade...
ResponderExcluirhttp://en.wikipedia.org/wiki/1976_Swedish_Grand_Prix
HJ
isso aí Juvenal.
ResponderExcluirfala de carrinho de brinquedo que não tem erro.
Seu Buce,
ResponderExcluirmuito gentil elogio de sua parte. Agradeço o espírito Natalino.
Julio Cesar,
ResponderExcluirolhei sue blog, belo trabalho com as miniaturas.
Sempre aprecio demais quem tem essa criatividade.
Obrigado.
Há umas 2 semanas eu fui nas Lojas Americanas e consegui encontrar dois Mavericks, um azul e um amarelo :)
ResponderExcluirEstava procurando o SP2, mas não consegui encontrar :/
Comprei tb o Falcon xA do Mad Max e um VW 181 azul.
Com esse Tyrrel já são 2 carrinhos que eu busco feito doido rsrsrs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJJ,
ResponderExcluirEsse Tyrrell é fantástico!
Agora... fiquei curioso! Porque a questão de ver os pneus para os pilotos de monoposto, talvez para poder medir a distância entre os outros carros?
Abraço!
André
Meu irmão conseguiu comprar o Tyrrel ontem, na fila do caixa dum mercado.
ResponderExcluirAbri um largo sorriso ao vê-lo. Muito interessante terem produzido esse carrinho.
Quanto ao Maverick e o SP2, o Maverick até que eu ainda acho em algumas lojas, mas o SP2 tá realmente dificil de se achar.
Tudo bem, já tenho os três na coleção.