google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 OVAL OU ELÍPTICO? - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

OVAL OU ELÍPTICO?

Lendo o artigo do amigo André Dantas sobre a Honda NR-750, me veio à memória que a Volkswagen chegou a testar motores de ciclo Diesel com pistões ovais no final de década de 1980. O objetivo do fabricante alemão era obter um aumento significativo de cilindrada sem ter que recorrer a um motor maior de cinco ou seis cilindros.

O bloco do lado direito é um modelo normal produzido pela VW na década de 80 (EA827, o nosso popular "AP"), ao passo que o bloco do lado esquerdo é o protótipo desenvolvido em conjunto com o Mahle para o estudo prático dos pistões ovais.

É realmente muito curioso: o cilindro media 99,49 mm x 76,5 mm (sendo essa última a medida normal do cilindro do motor VW comum de 1,6 litro). O virabrequim era o mesmo das versões de 1,9 litro, com 98 mm de curso, resultando em uma cilindrada exata de 2.343 cm³.

Foi divulgado em 1990 na revista Auto Motor und Sport, mas não chegou a entrar em produção. Problemas de vedação nos anéis? Falta de durabilidade? Elevado custo de produção?

Infelizmente nunca saberemos.

FB


8 comentários :

  1. FB, como bem me lembrou o BS, não é nem oval nem elíptico. É oblongo, por possuir faces retas.

    Mas valeu a curiosidade.

    Mais um "causo" pros admiradores do AP contarem.

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  2. segundo "fontes ocultas" da fabrica a parte de baixo , bielas e brozinas não suportaram o maior deslocamento e consequente compressão e devido ao surgimento do sistema de tubo rail ,patenteado pela iveco com obvios ganhos de desempenho,emissões e economia de combustivel o projeto foi "esquecido" em alguma gaveta.

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  3. Sempre um AP!

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  4. Miquelle F. Alves.19/12/2010, 16:06

    Tem muitas coisas boas que as montadoras colocam na "gaveta" infelizmente... por questões de custo principalmente. é uma pena.

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  5. Ao menos nesse motor não havia qualquer preocupação com ovalização de cilindros.
    Piadas à parte, algo que impressiona é que mais uma vez é mostrada a impressionante capacidade modular da VW, talvez a maior que já tenhamos visto na indústria automobilística.

    Pelo que já li a respeito, a modularidade dos motores VW chega até a desenhos. Se não me engano, os motores VR6 e seus derivados usam câmaras de combustão com o mesmo desenho das usadas nos motores em linha.
    Fora isso, os motores VW parecem ter quase que como padrão uma distância entre centros de cilindros de 88 mm. É a usada no EA111, no 827/EA113/AP e no mais recente 888. Se o futuro EA211 a usará, ainda é cedo para saber, mas não é impossível que isso ocorra.

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  6. Esse AP tem o coletor com a boca virada pra frente, como eu sempre quis pro ChevAP...

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  7. Rômulo Rostand20/12/2010, 13:12

    Não sabia desse projeto. Interessante. Mas, os problemas devem ser muitos para colocar um motor desses no mercado. Além dos citados pelo Felipe Bitu, imagino a difidesseculdade de manutenção de motor desses,como o grau de dificuldade de uma retífica, por exemplo. Fico ainda mais impressionado é com a tenacidade da Mazda na produção do motor Wenkel.

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  8. É mesmo de se reconhecer o mérito da Mazda em manter motores Wankel no mercado.

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