Sábado último foi manhã de autógrafos do livro de Bird Clemente, "Entre Ases e Reis", lançado em novembro do ano passado. O local, o MG Club do Brasil, localizado no bairro da Lapa, em São Paulo. Como sempre, atrai entusiastas. Na foto acima, com o protótipo Bino em primeiro plano, e da esquerda para a direita, boa parte da velha guarda do automobilismo: Alfred Maslowski, Giovanni, Toni Bianco, Luiz Pereira Bueno, Miguel Crispim, Graziela Fernandes, Bird Clemente, Wilson Fittipaldi Jr, Francisco "Chico" Lameirão, Yutaka Fukuda, José Renato "Tite"Capapani, Jan Balder, eu e Paulo Martinelli. Cada com um monte de histórias para contar, anos nas pistas e nos ralis, caso do Maslowski, co-piloto de Jan Balder.
Essas manhãs de sábado no MG Club são sempre muito agradáveis. O deste último teve o sabor especial de podermos ver de perto, mais uma vez (não dá para cansar), dois expoentes da Equipe Willys, o Mark I e o Bino. O que esses carros venceram de corrida, na classificação geral, é impressionante. E seus pilotos estavam lá, o Bird Clemente e o Luiz Pereira Bueno.
Um momento de emocionar foi os dois, no Mark I e no Bino, respectivamente, acionarem os motores Renault 1300 com preparação Gordini cujo destaque era o cabeçote de câmaras hemisféricas. Quanto se passou na cabeça de cada um de nós! Quantas lembranças!
Está de parabéns a diretoria do MG Club.
BS
Essas manhãs de sábado no MG Club são sempre muito agradáveis. O deste último teve o sabor especial de podermos ver de perto, mais uma vez (não dá para cansar), dois expoentes da Equipe Willys, o Mark I e o Bino. O que esses carros venceram de corrida, na classificação geral, é impressionante. E seus pilotos estavam lá, o Bird Clemente e o Luiz Pereira Bueno.
Um momento de emocionar foi os dois, no Mark I e no Bino, respectivamente, acionarem os motores Renault 1300 com preparação Gordini cujo destaque era o cabeçote de câmaras hemisféricas. Quanto se passou na cabeça de cada um de nós! Quantas lembranças!
Está de parabéns a diretoria do MG Club.
BS
Bob, que belíssima imagem ver toda essa turma reunida !!!
ResponderExcluirSó fico imaginando mesmo os papos que aconteceram nessa bela manhã de sábado, e privilegiados são todos vocês, que podem se reunir e conversar sobre algo que poderia estar se esvaindo com o tempo...
Apesar de não ter vivido o mesmo período (e emoções também,com certeza) que todos vocês, aprendi a amar o automobilismo nas idas furtivas a Interlagos com meu pai, e posteriormente andando forte no Curso Marazzi de Pilotagem, com o Mestre Expedito, que ensinou muita coisa a um deslumbrado jovem de apenas 17 anos de idade, e carteira de motorista a tirar em poucos meses...
O vírus de cheiro de gasolina com pneus no asfalto se instalou naquele momento, e nunca mais saiu da minha existência...
Por contingências do destino, acabei me tornando muito amigo da família Greco, e esse assunto só poderia me fascinar cada vez mais...
Meus parabéns a todos vocês que continuam essa linhagem, e espero um dia ter a sorte de encontrá-los num desses encontros, que certamente entrará na minha memória sensorial para sempre !!!
Grande abraço do amigo paulistano que atualmente mora no Sul,
Mário Buzian - Ivoti/RS
Fantástico este post, quanta paixão nas palavras! Confesso que senti um nózinho na garganta, ao ver a foto com os grandes heróis das pistas brasileiras e ler o relato apaixonado de quem pode viver aquele período romântico do automobilismo brasileiro.
ResponderExcluirBons tempos aquele, de muita raça e verdadeira paixão pelo automobilismo.
Infelizmente, peguei somente o finalzinho dessa época e, mesmo assim, lembro-me de pouca coisa daqueles tempos. É por isso que considero o livro do Bird Clemente simplesmente único, ao nos propiciar uma deliciosa viagem para os tempos áureos do automobilismo brasileiro!
Será possível alguém sentir saudade de algo que sequer presenciou de fato? Quando li este post, me parece que sim...
Bob,
ResponderExcluircada vez mais acredito que eu tenha nascido na época errada.
A vida era mais simples, apesar dos maiores avanços técnicos de agora.
Parabéns a todos desse grupo. Certa vez assisti a uma palestra do Wilsinho na POLI, e achei muito bacana o jeito com que ele falava dos carros de corrida antigos.
Maravilha de grupo!!! Quantas histórias, conhecimentos e cultura acumulados em um único dia hein? Verdadeiros heróis da era de ouro do automobilismo entusiasta...
ResponderExcluirMário César: ótimo relato, entusiasta de carteirinha mesmo. Ivoti? isso me lembra que esse dia 23 têm enduro lá, vai ser um prazer conhecer as trilhas da sua aprazível cidade.
Mister,será um prazer encontrar o amigo aqui na minha terrinha !!!
ResponderExcluirAliás,eu tenho uma Honda XLX 250,mas que não encara mais as trilhas por estar com outro "traje",agora ela veste uma roupagem em estilo Motard,rsrsrsrs !!
Mas certamente vamos acabar nos cruzando por aqui,se quiser deixar um contato,me mande um e-mail para buzian@gmail.com
E será um prazer poder conversar com o amigo !!!
E como dizem os nativos gaudérios,"forte quebra-costelas,guri !!!"
Mantenho contato Mário, e aproveito até este espaço para demonstrar como é grande e eclético o coração dos entusiastas...muitos nos consideram alieandos ou criaturas fora do seu tempo por gostarem de carros ou de motos em uma época em que demonizar tudo que é movido a combustão parece moda.
ResponderExcluirAcham estranhas nossas associações com coisas e lugares que muitas vezes passam por estórias envolvendo carros e assemelhados, mas tudo está interligado (post de hoje do www.motite.com.br exemplifica muito bem isso)...
Minha única visita a Ivoti até então, tinha como pano de fundo um "maximum attack" pelas lindas estradas da via romântica.
Voltando ao assunto do post, os senhores da foto acima, na minha cidade e em muitas outras, esse tipo de reunião de gente mais experiente significaria uma rodada de bisca ou qualquer outro tipo de carteado sobre a mesa. Mas nesse caso ali, a discussão é em torno de mecânica e façanhas que fariam muitos jovens metidos a destemidos arrepiar os cabelos...e são todos autoentusiastas!
E isso é maravilhoso, a chama sendo mantida por várias gerações de centuriões que divergem da massa das ovelhas "condutoras" pretas/pratas.
Que Deus os abençoe!
P.s: Márcio, o enduro é de bicicletas (o tal do coração que cabe tudo) mesmo, deixei as motos para trás para algo mais light -dependendo do ponto de vista - mas apareça com sua motard pois fiquei com coçeira.
Esta foto deve ter quase 1000 anos de automobilismo tupiniquim p-u-r-o!!!
ResponderExcluirE se não tiver, está bem próximo...
Sem achincalhar com o Bob... É nítido que vc e um ou outro ainda possuam cabelos "não tão alvos".
Imagino a idade destes jovens todos, tendo como base o Bob já está na casa dos 60...
Dá gosto de ver a foto!
Literalmente um encontro de gente grande!
Parabéns ao MG Club pelo feito!
Que demais!
ResponderExcluirDeve ser uma alegria enorme para todo esse pessoal se reunir e relembrar de todos esses feitos.
Parabéns
Só tem fera.
ResponderExcluirfico imaginando á a QUALIDADE dos milhões de km percorridos por essa turma,
Impressiona
Eu que sempre li sobre os nossos ases do automobilismo e nunca vi nenhum in loco (só tive o prazer de conhecer o Bob na Oficina Mecanica e já vão mais de 15 anos...) ,muito menos em ação , ver uma foto dessas me enche de lágrimas os olhos, e peço a Deus que mantenha-os e a mim vivos para um dia ainda podermos falar sobre esse assunto que tanto nos alegra:o automobilismo e toda a sua essencia ,cheiros e ruídos...
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirVoce podia convidar uns amigos bloguísticos para estes eventos...
Monstros sagrados, todos vocês, ícones de uma era que infelizmente não volta mais.
MAO
Um forte abraco, Bob, e muito sucesso para o Bird com seu livro.
ResponderExcluirGostaria de ter estado ai na ocasiao, mas vai ficar p/ a proxima. Logo apareco outra vez.
Abraco a todos, se encontrar com Crispim diga que estou esperando o e-mail dele ate hoje.
Bob,
ResponderExcluirFantástica esta foto...
É a história viva do nosso automobilismo !
É um prazer ver reunidos nossos heróis a quem tanto torcemos e vibramos naqueles bons tempos...
Assisti praticamente à todas as provas realizadas em São Paulo e algumas no Rio e Gioiana.
Precisamos continuar com estes encontros e esperamos, se possível, participar de algum evento deste gênero, para podermos ouvir as histórias dos próprios protagonistas...
Um forte abraço,
Alfredo Gehre - FRITZ
Copa Clássicos de Competição
Bob,
ResponderExcluirSensacional, emocionante. Parabéns, prezado Amigo. Que esses encontros se repitam muitas vezes. Espero um dia estar aí com voces.
Bob, olha esse link, vc está nele, http://www.bandeiraquadriculada.com.br/BobSharp.htm ....Fritz Jordan?Esse nome está no mínimo em umas 50 QR antigas que eu tenho, tá faltando ele na foto tb!
ResponderExcluir