google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 KOIZYZTRAÑA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

KOIZYZTRAÑA

No post do JLV alguns leitores perguntaram sobre o Koizyztraña. Para os que não sabem, o Koizystraña (homofonia de "coisa estranha") foi um projeto de veículo off-road, ou semi-off-road como definido pelo próprio JLV, feito sobre chassis e mecânica do Landau para o Salão do Automóvel de 1981.
A matéria abaixo, do JLV na Motor 3, nos conta uma parte da história. Mas continuamos sem saber que fim levou o "Koiza". Vamos ver se o JLV nos conta o que aconteceu.

12 comentários :

  1. disse-me o jlv, em época na qual havia um gálaxie 78 na minha garagem, com motor feito pelo alexandre garcia, e que eu intentava cometer coisa parecida para ser carro-trator no museu do automóvel, ter sido furtado.
    segundo lembro, estava numa oficina especializada em gálaxies, landaus e outros veículos medidos em metros cúbicos. os carros lá dormiram, mas não acordaram. alguéns levaram todos - 12 ou 14 - se o tempo não incrementou os números.

    a meu ver, e como sugestão, peçam ao jlv para contar a fórmula de fazer um hot ou street car cortando uma fatia longitudinal. é coisa fantástica. nasser

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Laranjo27/08/2009, 22:43

    Coisaestranha........

    ResponderExcluir
  3. PK: JLV na Motor 3 fez o Chepala e Koyza, ensinou uma geração a fazer.

    Recentemente,em 2001 ou 2002, Evandro Lima montou na raça a Autopower, ensinou uma geração a fazer chão e motor dentro de estudos, e antes de encerrar a missão, saiu novo carro da fornalha editorial, o Focus 500 HP...

    Nesse meio tempo, Bob Sharp, na QR,na Sigla, na AE, BCWS , manteve a informação em dia,caso a caso.

    Tiro o chapéu para esses 3 monstros sagrados e chamo a atenção para o fato que todos convergiram na Motor 3, junto com Marazzi, o quarto mostro sagrado, sendo BS na seção de cartas,sempre atento, e Evandro Lima como leito- babado-confesso da mesma,assim como nós...

    Nessa reportagem, o Koiza está sem os paralamas,que estavam em confecção. Creio que JLV fez o Koyza depois de pilotar um Gaiola em Interlagos, com Rubinho, um pirralho de uns 7 anos, no colo e... ao volante.

    JLV que descobriu Rubinho.... rs

    ResponderExcluir
  4. Alexei

    Legal você ter se lembrado do Evandro. Aquele ali é um entusiasta de primeira grandeza, digno de figurar ao lado dos outros citados.

    FB

    ResponderExcluir
  5. Mario Henrique28/08/2009, 23:21

    PK: Obrigado pela força!
    Realmente, curioso veículo, simboliza que, em termos de mecânica, nada é impossível, o que manda é o custo, "o fantasminha"!

    Talvez até porque esteja ligado à minha adolescência, tempo maravilhoso, representa saudade!

    gtx-) Roubado? Que fim inglório, não merecia....
    O destino do Koiza é igual ao "Quem matou Salomão Hayala?"

    Motor 3 foi uma lenda....

    JLV, com a palavra:

    ResponderExcluir
  6. Esse projeto foi o principal motivador para ir de encontro a um curso de engenharia.
    Apenas isso.

    ResponderExcluir
  7. Anos finais do século XX, eu andava de karts,

    Telefonei JLV pedindo umas dicas e ele, após se inteirar-em minuto-do regulamento técnico de motores,disparou um " Experimenta isso",explicando mais ou menos o que fazer e muito sobre o que ganharia e porque ganharia,uma aula teórica em minutos via Embratel.

    Fiz a traquitana e durante dois ou 3 anos, a máquina andou 2 a 3 décimos por volta melhor que a concorrência. Legalmente e de modo imperceptível.

    Só descobriram o " truque jlv-niano" quando instalei o sistema no motor de um piloto campeão brasileiro, sob olhares dos fabricantes e obviamente funcionou.

    Funcionou tão bem que a fábrica anexou a traquitana ao motor e passou,desde então, a disputar a preferência dos pilotos de ponta,entrando com pé direito no século XXI.

    Por Telefone.....

    Gênio deixa seu recado por rascunho, código morse e até Landau serrado..

    ResponderExcluir
  8. E aproveitando o assunto, que tal, aos poucos, ir disponibilizando o conteúdo dessa saudosa revista aqui no blog. Faço esse apelo principalmente à todos que possuem e/ou colecionam os exemplares da Motor3: Não sejam egoístas. Façam um entusiasta feliz!

    ResponderExcluir
  9. Tinha a coleção completa desde a Status Motor. Mas sumiu.

    ResponderExcluir
  10. O KOIZYSTRAÑA está com um comerciante de autos antigos do Rio chamado Jose Zembrod.

    ResponderExcluir
  11. Sempre vejo esse bicho, ou uma réplica dele, em Piracicaba.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.