Eu pensava exatamente como o Bob. Vejam o post dele de ontem: o melhor carro é o novo, zero-km, até que, cerca de quatro anos atrás, por força do trabalho, passei cinco meses com carros alugados.
Pessoal, nada pode trazer maior tranquilidade. Carro de locadora vem com seguro e IPVA pago. Em caso de acidente, basta um B.O. e a locadora já lhe entrega outro carro. Lavar? Não precisa. Pneu murcho ou furado? Troque, coloque no porta-malas e passe na garagem da empresa, eles trocam o carro para você, para que não se perca tempo com o conserto do pneu.
Para somar a todas essas maravilhas de não se perder tempo com coisas fúteis, ainda há a vantagem de poder trocar de marca e modelo caso a locadora seja de bom tamanho e tenha frota
variada. Usei um Fiesta, modelo antigo, já com mais de 20 mil km rodados. Após duas semanas, troquei esse modelo por um Palio com a configuração de pneus "canela fina em mulher gorda", e ele balançava nas retas como um cachaceiro às 3 da manhã. Voltei lá no dia seguinte e pedi para trocar pelo velhinho, e fui prontamente atendido. Que maravilha de carro, o alugado.
Clio, com ótimo motor mas bancos e comandos de vidros horríveis: uns três dias de avaliação, tentativa de entortar minha coluna para se adaptar a um banco primitivo, treinamento de tato no escuro para abrir ou fechar vidros, e a paciência deu o alerta: devolve essa tranqueira! Voltei à locadora e mudei de modelo.
Gol, que coisa! banco horroroso, alavanca de mudanças muito para trás, cotoveladas no encosto do banco na segunda e quarta marchas, ventilação sofrível, apesar de todos os modelos que usei terem ar-condicionado, e vamos lá: usei alguns dias e voltamos às meninas do balcão para trocar de carro. E minha esposa já me dizendo: você não pode ser assim, chato. Tá indo lá toda hora só para ver as moças! Não querida, os carros são mais tortos do que eu, preciso encontrar um que se adapte a mim, pois não posso parar de trabalhar para fazer plásticas e cirurgias ortopédicas.
E voltava sempre ao Fiesta velhinho, com assento de banco muito alto e sem regulagem, mas um doce de carrinho. Comandos no lugar, com forças de acionamento corretas, design antigo-clássico-britânico, meu preferido.
Muito bom mesmo descobrir que, melhor que carro novo, é o carro alugado.
JJ
Andei quase um ano num Fiesta alugado, desses antigos que já vinha de Rocam 1.6. E como você, a serviço. O carro é adorável, com esse motor, ficou melhor ainda. E comigo ainda teve mais uma vantagem, não pagava nem o combustível... Esse sim é um senhor carro!!
ResponderExcluirLuís F.
Não entendo porque o Fiesta é tão rejeitado no Brasil....
ResponderExcluirO problema não são os carros da Ford, é a própria Ford. Sou fã da marca pelas atividades nos EUA, Europa e Austrália, mas a Ford BR é de dar enjoo.
ResponderExcluirNão investe em marketing como deveria por aqui.
Quanto ao carro alugado, alguém já pos na ponta do lápis quanto custa essa brincadeira? Considerando impostos, manutenção, depreciação, etc? O que vale mais a pena financeiramente? Algum economista de plantão?
abraços.
Um Gol básico 1-litro com ar-condicionado começa em R$ 95/dia na Localiza, em São Paulo. Por mês seria R$ 2.850. Tem-se ainda que pagar combustível e seguro, fora dificilmente será um carro zero-km. Tem certeza de que é a melhor solução? Carro alugado funciona em determinadas situações. Por exemplo, sabe-se que o nova-iorquino típico usa transporte público para trabalhar e carro alugado nos fins de semana. Aí é vantajoso. Ou uma viagem a cidade distante, usando avião e pegando o carro alugado por alguns dias.
ResponderExcluirÉ barato para empresas com frota grande que usam o aluguel para prescindir de um departamento de manutenção. Também deve ter alguma coisa contábil pela não necessidade do aumento do patrimônio referente aos veículos.
ResponderExcluirNada melhor que carro próprio, não ter que devolver, ficar a pé pra buscar, devolver. Carros com filtro de cabine imundos, e aqueles que não tem, eles não fazem adaptação (ouviram donos de Honda, Toyota, Renault?). Não dá. Carro que os outros colocam as nadegas (para não dizer bunda), não rola. Dá pra fazer um teste drive ou nem isso e já se saber qual o modelo mais ergonômetro. Pra min que não abro os vidros nem pro pedágio, pode ter os comando de vidros no porta-malas...
ResponderExcluirÓtimo post, uso muito carro alugado para serviço pois rodo muito em viagens e vale a pena mesmo.No final das contas fica até barato pois você não se preocupa com impostos e tudo mais e sempre se pode ir trocando por um mais novo.
ResponderExcluirabs
Ficar sem carro nenhum eu acho complicado. E, se for para alugar 'full time', acho que vai ficar bem mais caro do que comprar um e trocar de dois em dois anos. Já em situações esporádicas pode ser bem mais interessante do que manter um segundo carro que anda muito pouco. Mas para pequenos deslocamentos melhor um taxi mesmo, pois além de todas as vantagens que o JJ listou, ainda vem com motorista para encarar o trânsito por nós.
ResponderExcluirMeu Deus! Alguem aqui gosta de carro? Coisa mais sem graça alugar um carro popular porque é mais barato e pratico. Onde fica o amor e o prazer de dirigir uma maquina sonhada? Um carro que tenha sua cara, e reflita seu estilo de vida.
ResponderExcluirOnde tem um a
Caravan para alugar, ou um Chevette, ou um Alfa, um BM ou um Jipe?
É bom, dá para esmirilhar sem peso na consciencia, passar por buracos em pensar "ai meu carro". Dá para fazer coisas que voce nao faria mesmo com o seu carro mesmo.
ResponderExcluirE as multas como ficam ? Dá para passar sem peso nas consciencia no pau por radares ?
Leonardo, não sinto muito entusiasmo para com os automóveis de sua parte.. Vc tá parecendo mais a Felícia dos aninamiacs. Só pq é alugado vai descer o pau? Que pensamento pobre de espírito.
ResponderExcluirEu vou dizer uma coisa: carros alugados já são uma realidade na Europa e dentro de 100 anos será assim no mundo todo. Vc pega um carro na esquina, larga em outra, e assim vai.
E isso implica na transformação do automóvel de máquina da liberdade para eletrodoméstico descartável.
Caros amigos: eu quis dizer que o melhor do alugado é não ter as preocupações da propriedade de veículo. Isso é fato. Se não é zero km, sem problemas para mim. Se outro dirigiu antes, tanto faz, é só uma condução e não é meu carro. Para mim, só um carro de coleção e/ou passatempo, já está ótimo.
ResponderExcluirOlá Pessoal!! Como Engº de produto fui muito à Camaçari a trabalhao e, até como benchmark, escolhia sempre uma marca diferente de "popular com ar" e sou da opinião do JJ. O Fiesta Street ainda é melhor que os outros de sua categoria (Inclusive melhor que o próprio Novo Fiesta). Numa avaliação mais ostensiva, diria que ele justamente não levava 10 pelo desing exterior mas por dentro é ergonomicamente caprichado, envolvente e aconchegante, muito gostoso de dirigir (em comparação com os de sua categoria). Pela ordem na classificação geral... Fiesta Street, Palio, Gol e Celta (este... sem comentários).
ResponderExcluirOlá Pessoal!! Como Engº de produto fui muito à Camaçari a trabalhao e, até como benchmark, escolhia sempre uma marca diferente de "popular com ar" e sou da opinião do JJ. O Fiesta Street ainda é melhor que os outros de sua categoria (Inclusive melhor que o próprio Novo Fiesta). Numa avaliação mais ostensiva, diria que ele justamente não levava 10 pelo desing exterior mas por dentro é ergonomicamente caprichado, envolvente e aconchegante, muito gostoso de dirigir (em comparação com os de sua categoria). Pela ordem na classificação geral... Fiesta Street, Palio, Gol e Celta (este... sem comentários).
ResponderExcluirOlá Pessoal!! Como Engº de produto fui muito à Camaçari a trabalhao e, até como benchmark, escolhia sempre uma marca diferente de "popular com ar" e sou da opinião do JJ. O Fiesta Street ainda é melhor que os outros de sua categoria (Inclusive melhor que o próprio Novo Fiesta). Numa avaliação mais ostensiva, diria que ele justamente não levava 10 pelo desing exterior mas por dentro é ergonomicamente caprichado, envolvente e aconchegante, muito gostoso de dirigir (em comparação com os de sua categoria). Pela ordem na classificação geral... Fiesta Street, Palio, Gol e Celta (este... sem comentários).
ResponderExcluirÉ mesmo Luiz Fernando sou tão não entusiasta que faço Engenharia Mecânica Automobilista na FEI.
ResponderExcluirSou associado da SAE, só para diminuir meu entusiasmo tambem.
Como funciona as o sistema de multas em carros alugados ?
Ops, corrigindo:
ResponderExcluirEngenharia Mecânica Automobilistica