Andaluzia, Espanha, de San Pedro de Alcantara a Ronda pela A-397.
http://www.bestbikingroads.com/motorcyclegps.php?n=A397-Ronda-San-Pedro-de-Alcantara&code=283e4
São 41 km de curvas deliciosas. Encabeça muitas listas das "10 melhores estradas do mundo". Nem sempre tem pouco trânsito, caminhões criam algumas retenções chatas, mas nada tira o prazer de se percorrer esses quilômetros da estrada para Ronda, no sul da Espanha. No sentido recomendado acima, é uma leve subida, como prefiro ao passar por estradas desconhecidas. Basta aliviar o acelerador e fica fácil a correção de um abuso. Em descida, tudo complica.
Sinceramente não lembro da paisagem, tal a concentração nas curvas em sequência e no tráfego. Repare no mapa como são longas, some um asfalto perfeito e imagine os minutos de diversão. Não se engane, não é preciso altas velocidadades pra curtir um "circuito a céu aberto" desses, apenas o suficiente para que se sinta em sintonia com a máquina e curtindo fazer cada curva melhor que a anterior. Simples assim.
Coloque em sua lista. Vale pelo país, pela região, pela estrada e pelo destino. Não é fácil encontrar tal combinação.
MM
Cidade de Ronda. Impressionante, não? A vista lá em cima também é.
P.S.: Não foi à toa que a última versão da BMW M3 foi apresentada à imprensa nessa região da Espanha. Combina a luxuosíssima cidade litorânea Marbella com ótimas estradas de montanha com o incrível Ascari Race Resort, próximo a Ronda.
Marco,
ResponderExcluirTive o prazer de andar nessa estrada em 1996, lançamento do Citroën Saxo. Tudo o que você disse é espelho fiel do que se sente ao dirigir nela. Aproveitando, lá em Ronda, após o almoço, eu e outros jornalistas fomos visitar o Museo del Bandolero, pequeno porém marcante. Numa das paredes havia um painel contando a história do mais terrível bandolero de Ronda. Ele (não lembro seu nome) era toureiro e um dia saiu de casa, a cavalo, para ir tourear numa cidade próxima. Mas no meio do caminho o cavalo machucou uma pata e foi preciso apear e caminhar de volta para casa puxando o animal. Ao chegar em casa sem ser esperado, ele encontra a mulher com um homem na cama do casal. Num acesso de fúria, atirou os dois pela janela, que tem uma altura de centenas de metros. Amargurado, a partir desse dia ele resolveu seguir o caminho do crime, ser bandido. Ao final da história há uma frase da qual não me esqueço: "No hay perdición de los hombres que de la mujer no venga"...
Bela estrada. Pena que não deixam você (brasileiro) passar do aeroporto...
ResponderExcluirMe lembrei disto:http://www.youtube.com/watch?v=5rrVcinG8AY&feature=related
ResponderExcluirLuis,
ResponderExcluirótima propaganda, já repassei a um parente meu que tem um carro desses e também não conhecia esse video.
Mas a mensagem é essa mesma! Estradas que pedem uma boa máquina (2 ou 4 rodas, tanto faz), uma boa companhia e nenhuma pressa de chegar, apenas a certeza que o caminho é tão ou mais importante que o destino.
Abraço,
MM
É por ai. Os "bastardos" são demais, previu o futuro James Dean? sahuhasuahuashauhs
ResponderExcluir