google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PERUAS: A FALTA DE RESPEITO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PERUAS: A FALTA DE RESPEITO




A foto acima foi tirada há poucos dias e representa bem a minha indignação com algumas modificações que são feitas sem o menor critério técnico.

Esta "pickup", feita a partir de uma Caravan de primeira geração, até que aparenta ter sido bem adaptada. Tem um acabamento relativamente bem cuidado e possui até uma capota marítima feita sob medida. Mas isto é apenas aparência.

Carros conversíveis originais de fábrica precisam de reforços consideráveis sob o assoalho para recuperar a rigidez estrutural original, perdida com a remoção do teto que servia de "amarração". E mesmo sendo uma modificação original com alto custo, nem sempre esse objetivo é totalmente alcançado.


Como alguém imagina uma modificação ser feita no fundo de uma oficina de funilaria/lanternagem, na na base da esmerilhadeira, da talhadeira e da solda, realizar uma modificação tão complexa num veículo já antigo, com monobloco desgastado pela fadiga e muitas vezes com corrosão em pontos estruturais, conseguindo o que se consegue na fábrica com veículos novos com muita dificuldade?

Para piorar, esta modificação busca obter um veículo de carga.

Podemos reparar nas ruas que as peruas são o primeiro tipo de veículo a perder valor e logo passam a realizar todo tipo de serviços desgastantes.

Enquanto podemos ver alguns hatchs e sedãs com oito anos rodando com dignidade, as peruas fabricadas da mesma idade já são vistas como veículos de carga para pedreiros, pintores e mecânicos que carregam todo tipo de carga pesada ali, desde sacos de cimento e areia a motores babando óleo.

Por que uma perua para uso profissional e não uma pickup original de fábrica?

Perguntando a alguns profissionais proprietários desses carros, a resposta que tive foi de que uma pickup é menos interessante porque ela mantém a carga exposta ao tempo e aos amigos do alheio, e uma capota rígida seria um custo que não compensaria. Mais barato é partir para uma perua desvalorizada mesmo.

Com o tempo, foi criado um processo realimentado, tipo "efeito Tostines": profissionais preferem as peruas por serem carros desvalorizados, e as pessoas encaram peruas com alguma idade como "carro de pedreiro", desvalorizando prematuramente esse tipo de veículo.

Com o desgaste acelerado que sofrem após assumir esse uso profissional, em geral estes são os primeiros de sua linha a sumir das ruas.

A transformação de peruas em pickups em oficinas fundo de quintal ocorre porque esses carros estão tão desvalorizados que o preço do serviço aparentemente compensa sobre a compra de uma pickup original mais velha.

Há uma empresa que conheço, recicladora de papel e papelão de bom porte, possui uma frota constante de três Caravans transformadas em pickups que circulam o dia todo com pilhas de carga com mais de 3 metros de altura. Regularmente esses carros são substituídos por não suportarem o serviço pesado. Mesmo com ciclo de vida curto, elas parecem oferecer boas vantagens financeiras sobre a compra de uma pickup pesada.

Uma das últimas a serem substituídas foi de dar dó. Era uma Caravan de primeira geração, verde esmeralda metálico, simplesmente perfeita, até com as calotas originais logo que veio. Em menos de 6 meses já tinha sido substituída por outra, de segunda geração, e que agora já anda com chassis torcido e empenado.

A Caravan é o carro que conheço que mais sofre esse tipo de transformação, mas já vi ser feito com diversos tipos de carro. Há vários casos envolvendo Variant, Belina e Marajó.

Este tipo de transformação é altamente perigosa. Estes carros não possuem boa rigidez estrutural, e, quando carregados, perdem completamente a estabilidade direcional.
No entanto, para este tipo de coisa, que oferece risco à população, a fiscalização é completamente omissa.

Enquanto isso, estes carros, cada vez mais raros, vão se perdendo por muito pouco.


AAD

8 comentários :

  1. Fico muito triste quando vejo uma aberração destas.
    A Caravan pickup também é a mais comum por aqui, mas não são feitas com tanto esmero quanto a da foto. Um mercado de bairro aqui perto tem uma para entregar as compras os clientes.
    Mas já cheguei ver uma Suprema em péssimo estado transformada em pickup, porém, uma modificação porca onde, praticamente, só cortaram o teto.
    Há pouco tempo vi uma Parati (quadrada) que tive vontade de fotografar e enviar para postarem no blog, mas estava sem câmera no momento. Não se tratava de uma transformação estrutural como a abordada no post, mas sim o exemplo de como piorar a visibilidade frontal e o Cx e aumentar área frontal de um carro. Era, simplesmente, uma Parati com a frente (porcamente) modificada ao estilo Rolls-Royce. Aquele enorme "monte" quadrado saíndo do meio do capô e com uma grade de barras (tortas) na frente. E pior, no lugar onde ficaria a estatueta "Espírito de Êxtase", estava um boneco colorido (talvez de plástico) que não consegui identificar de quem era...

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  2. Minha Caravan, comprei de um amigo que a usava como carro de trabalho, ele na época era serralheiro, mas, também um entusiasta, e mecanico amador (ja fizemos alguns motores juntos) então o carro estava bem cuidado, claro que a pintura esta feia, mas so isso.
    Ele usava principalmente porque ela é grande e é fácil transportar grades e portões no bagageiro (construido por ele), e as ferramentas no porta malas, mas nunca exagerou no peso.

    Hoje ele não trabalha mais com isso, e até esta com a Caravam emprestada, pois o carro dele (uma Elba) quebrou um anel, e estamos reformando o motor.

    É possivel usar peruas como bons carros de trabalho sem destrui-las, temos so que respeitar os limites.

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  3. ahhh
    deixa o homem trabalhar!!

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  4. Soda, em São Bernardo vivo vendo uma Variant/TL(não dá para identificar o que "era") modificada para pickup.

    Bom isso sem contar as velhas "pickapinhas" de FIATs 147s, ficou tão popular a modificaçao que a FIAT criou a propria.




    Pô meu, não fala mal não das peruas velinhas não, meu avô tem uma reliquia. Subaru Legacy SW 2.2 AWD Automática 1992 com 770000km. Suspençao a "ar" mesmo, como em onibûs/rebaixados e um botão no painel que eleva uns centimetro a mais o carro. Super Carro !



    É pena mesmo que as peruas perderam MUITO espaço para as mini-vans, gosto desse tipo de carro.

    A aerodinamica de uma perua é MELHOR que de um sedã de um mesmo modelo sabiam ?

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  5. Para um apaixonado por peruas e a Caravan em especial, este post é de dar nó no coração!!! Ainda mais agora, que acabei de "reinaugurar" meu Caravan esta semana, após quase 2 meses de reforma.

    A transformação na Caravan da foto ficou horrível, nunca gostei desse tipo de aberração...

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  6. segurança, segurança,... e as nossas otoridades? e a inspeção veicular? e o policiamento diário para recolher estes lixos ao lixo?? esse é o nosso brazil.

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  7. como diria um amigo: Perua é a mãe!
    wagon, SW, e etc... seria o termo mais correto

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